Artigos

27 jul 2021

RELAÇÃO DE AMOR E ÓDIO


RECONCILIAÇÃO

O relacionamento de AMOR e ÓDIO que é destilado a todo momento por brasileiros em geral à boa parte dos meios de comunicação é algo muito surreal. Vejam que ao mesmo tempo em que os brasileiros -sofredores- expõem claros e definitivos sentimentos de ÓDIO eterno com as NARRATIVAS, a maioria, cheia de AMOR, segue lendo, ouvindo e assistindo os mesmos noticiários como se buscassem uma reconciliação.


ÓDIO ESCANCARADO

Aliás, bem antes das eleições de 2018 escrevi um editorial informando, por exemplo, que havia deixado de assistir a Rede Globo face ao escancarado ÓDIO que a organização passou a nutrir, e colocar no ar, através de seu vasto contingente de jornalistas, ao então candidato Jair Bolsonaro. E, conforme está lá escrito e registrado em -ARTIGOS ANTERIORES-, em nenhum momento senti falta dos telejornais da Globo, exibidos tanto pela TV ABERTA quanto pelos canais da TV CABO.


MORDENDO A ISCA

Ora, quem tem ÓDIO, certamente usa este sentimento para tentar destruir o seu AMANTE. Em se tratando de meios de comunicação, mais do que sabido, a arma que tem sido utilizada, infelizmente, é a MÁ INFORMAÇÃO. Com NARRATIVAS FALSAS, carregadas de MANIPULAÇÃO, as NOTÍCIAS (?) são lançadas e, como se vê, muita gente acaba mordendo a isca. A partir daí, ao invés de IGNORAR as informações, muita gente COMPARTILHA , provocando discussões sobre coisas que na maioria das vezes são INVENÇÕES cujo propósito é gerar dúvida e/ou desconfiança.


FALSIDADES

Isto tem sido muito comum nas Redes Sociais e, principalmente, através do WhatsApp, Telegram, etc., onde grupos formados por centenas de participantes acabam recebendo mensagens FALSAS e/ou FABRICADAS cujo propósito é o de colocar os mais desavisados em dúvida sobre a honestidade de pessoas preocupadas com o bom futuro do Brasil. Não raro, além do presidente também seus ministros têm se tornado alvo de mentiras que depois de serem lançadas, por força do ÓDIO nutrido mostram enorme dificuldades para serem desmentidas.


AGENDA MAIS LIBERAL

O que acontece neste momento é que a MINORIA está muito mais organizada do que a MAIORIA. Com união de praticamente todas as instituições querendo impedir o avanço de uma AGENDA MAIS LIBERAL, o prato da discórdia está servido. Para disfarçar e colocar a dúvida na cabeça dos brasileiros em geral, o alvo visível a olho nu é o presidente Jair Bolsonaro, mas na verdade o que realmente incomoda não é o presidente, mas a AGENDA. Afinal, não é à toa que o LIBERALISMO sempre foi demonizado no nosso empobrecido Brasil. 


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: COMO SÃO ANTIGAS CERTAS NOVIDADES!, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/como-sao-antigas-certas-novidades!-270721.



Leia mais

26 jul 2021

A VACINAÇÃO NA FLÓRIDA


PCR

Depois de cumprir com a quarentena de 14 dias no México, cheguei neste final de semana na Flórida, EUA. Para poder embarcar, a companhia aérea, como se sabe, exige a apresentação do PCR, com resultado -negativo-. Sem este documento -eletrônico-, que deve ser feito até 72 horas antes de viajar, não há a menor possibilidade de embarcar na aeronave. 


QUARENTENA

Diferente do que imaginava, o setor de imigração americano entende que só entra no país quem apresentou o PCR antes de embarcar. Assim, a única coisa que o agente exige é a prova do tempo (quarentena) que permaneceu no país onde embarcou.


MÁSCARA

Quanto ao uso ou não da máscara, o governo da Flórida deixa isto por conta exclusiva de cada INDIVÍDUO. Isto vale, inclusive para entrar na maioria dos estabelecimentos, onde cada um age de acordo com a sua vontade e/ou interesse de proteção. Resumindo: aqui impera a tal LIBERDADE que o Brasil insiste em não permitir o exercício.


DIREITO DE ESCOLHA

Quanto a VACINAÇÃO, bem diferente do que acontece no nosso empobrecido Brasil, cada cidadão tem o SAGRADO DIREITO DE escolha de qual vacina está disposto a tomar. Assim, ao se dirigir a qualquer um dos inúmeros pontos de vacinação (supermercados, farmácias e/ou várias lojas de departamentos), os cidadãos podem escolher se querem a Pfizer, a Moderna ou a Janssen.


VACINA BOA...

Esta possibilidade de escolha, que nada mais é do que o simples exercício da LIBERDADE, infelizmente não é permitida no Brasil. E quem ousa mostrar preferência é tratado como se fosse um estúpido. Mais: a resposta, para quem detesta a LIBERDADE, é a seguinte: VACINA BOA É VACINA NO BRAÇO. Pode? 



Leia mais

24 jul 2021

O ESSENCIAL E O ACESSÓRIO


SUPERPODERES

A partir do momento em que CORONAVÍRUS foi declarado como PANDEMIA, pela Organização Mundial da Saúde, inúmeros governadores e prefeitos do nosso empobrecido Brasil entenderam que a OMS lhes conferia o DIREITO DITATORIAL de dizer aos seus governados que só o ESSENCIAL poderia ser produzido e/ou consumido. Mais: através dos supostos SUPERPODERES que acreditavam ter recebido da OMS, eles saberiam definir o que era ESSENCIAL e o que era ACESSÓRIO.  


CLIMA DE ABSURDOS

Pois, neste clima onde os absurdos ganharam proporções impressionantes, muitas empresas foram obrigadas a fechar suas portas porque não sabiam produzir algo que fosse considerado ESSENCIAL pelos governantes SUPERPODEROSOS e com isso milhões de brasileiros simplesmente foram demitidos porque não se mostraram capazes de fazer algo que fosse considerado como ESSENCIAL para os consumidores.


ÁLCOOL EM GEL

O curioso, para não dizer revoltante, é que o ÁLCOOL EM GEL, que junto com as MÁSCARAS, foi, e continua sendo, o artigo MAIS ESSENCIAL DE TODOS, figura como o TERCEIRO PRODUTO MAIS TRIBUTADO NO BRASIL (perdendo apenas para TABACO e COMBUSTÍVEIS, segundo informa a Associação Brasileira da Indústria de Higiene e Limpeza, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Em nenhum momento, os SUPERPODEROSOS acharam por bem em reduzir os tributos sobre o produto considerado como mais ESSENCIAL. Nem mesmo o fato de que, em 2020, as vendas de ÁLCOOL EM GEL dispararam 808%, 


A MAIOR PARTE VAI PARA O GOVERNO

Como se vê, infelizmente, esses maus governadores e prefeitos do mal, além de não entender que só o consumidor tem o DIREITO SAGRADO de definir aquilo que é ou não ESSENCIAL para si próprio e/ou para seus dependentes, ainda usa seus poderes TRIBUTÁRIOS para ficar com a maior parte do valor do indispensável ÁLCOOL EM GEL que é vendido -compulsoriamente- no mercado.


MAUS GOVERNANTES

Ora, diante de tamanho absurdo misturado com grossa injustiça, o que precisa ficar bem claro é que em momento de PANDEMIA, os IMPOSTOS deveriam ser considerados como TOTALMENTE DISPENSÁVEIS. Melhor: PROIBIDOS DE SEREM COBRADOS. Não só para o ÁLCOOL EM GEL, mas todos os PRODUTOS. De novo, para que fique bem claro: o que não é ESSENCIAL NEM ACESSÓRIO são esses maus governantes.   



Leia mais

22 jul 2021

O PRESIDENCIALISMO IMPEDE QUE O PRESIDENTE GOVERNE


O ESTRANHO PRESIDENCIALISMO BRASILEIRO

A decisão tomada pelo presidente Jair Bolsonaro, ao escolher o senador Ciro Nogueira para ocupar a Pasta Civil, sugere, enfim, o entendimento claro de que o PRESIDENCIALISMO BRASILEIRO é um SISTEMA que, por incrível que possa parecer, IMPEDE O PRESIDENTE DE GOVERNAR. Pode?


CONSTITUIÇÃO FRANKENSTEIN

Antes de tudo é sempre oportuno lembrar a seguinte frase que José Sarney disse e repetiu pouco antes da promulgação desta péssima Constituição de 1988 : - A inclusão de todas as reivindicações CORPORATIVAS tornou o país ingovernável, fazendo da Carta Magna algo mais grave do que um Frankenstein. 


SALADA DE PARTIDOS POLÍTICOS

Pois, ao longo desses 30 anos, a Constituição Federal provou que não é apenas CORPORATIVISTA. Para piorar ainda mais transformou o SISTEMA PRESIDENCIALISTA em algo totalmente dependente da vontade e do humor do LEGISLATIVO. Este PODER, por sua vez, é uma verdadeira SALADA DE PARTIDOS POLÍTICOS, cujos ingredientes dificultam sobremaneira a governabilidade. Mais: Desconsidera que os ingredientes fazem parte do PROGRAMA DE GOVERNO, peças fortemente decisivas na orientação do voto dos eleitores.


ENTEDIMENTO DA SITUAÇÃO

Ora, enquanto o povo brasileiro, notadamente a mídia, não entender que a GOVERNABILIDADE é refém das vontades do PODER LEGISLATIVO, é certo que terá maior dificuldade para perceber que a escolha do senador para ocupar a PASTA CIVIL é condição mínima necessária para que o PRESIDENTE POSSA, ENFIM, GOVERNAR. De novo: GOVERNAR significa dar seguimento efetivo aos projetos e propostas que integram o PROGRAMA DE GOVERNO.


PARLAMENTARISMO, JÁ!

Vou continuar fazendo de tudo para levar o entendimento de que o Brasil precisa, antes de tudo, uma NOVA CONSTITUIÇÃO, na qual a cláusula de barreira determine um adequado número de partidos, o voto distrital venha a existir e que o PARLAMENTARISMO seja o SISTEMA DE GOVERNO BRASILEIRO. Esta de ficar escolhendo o PRESIDENTE DA REPÚBLICA para ver o vencedor sem chances de governar é ficar sofrendo sem parar.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ : A DESCONHECIDA HISTÓRIA DO EMBARGO CUBANO, por Nelson Rodriguez Chartand. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

21 jul 2021

SUJAMENTO CEREBRAL


LAVAGEM CEREBRAL

O expressão -LAVAGEM CEREBRAL-, pelo que se sabe, foi cunhada pelo jornalista norte-americano Edward Hunter, por volta de 1950, para explicar a súbita mudança de comportamento de soldados americanos, que ao voltar para casa, após deixarem de ser reféns de chineses e norte-coreanos na Guerra da Coréia, passaram a ser defensores do comunismo.


SUJAMENTO CEREBRAL

Pois, diante dos comprovados rastros de incalculável destruição que o comunismo promoveu, e promove, em todos os cantos por onde se instalou, o que ocorreu com aqueles soldados americanos não foi uma LAVAGEM CEREBRAL. Foi, isto sim, um efetivo -SUJAMENTO CEREBRAL-.


CARTILHA DO FORO DE SÃO PAULO

Nas Américas Central e do Sul, o SUJAMENTO CEREBRAL figura com grande destaque na CARTILHA EDUCACIONAL que foi cuidadosamente elaborada pela Organização Comunista -FORO DE SÃO PAULO- e/ou, mais recentemente, pelo -GRUPO PUEBLA-. Com um detalhe extremamente importante: a baixa escolaridade dos povos da região contribuem barbaramente para uma rápida obtenção dos resultados definidos na CARTILHA.


EXEMPLO BRASILEIRO

Vejam, por exemplo, o que acontece no nosso empobrecido Brasil: depois das inúmeras catástrofes que foram produzidas pelos governos SOCIALISTAS/COMUNISTAS, notadamente nas terríveis administrações comandadas pela dupla Lula e Dilma -Petistas-, não são poucos os brasileiros que querem a volta dos MAIORES BANDIDOS DO PLANETA para governar o país. Aí está, comprovadamente, o resultado do SUJAMENTO CEREBRAL.


DEFENDER A LIBERDADE É LAVAGEM COM O MELHOR DETERGENTE

Portanto, para que fique bem claro, embora muitas mentes já não têm mais como se recuperar do terrível SUJAMENTO, quando alguém se dispõe a defender a LIBERDADE INDIVIDUAL e demais formas de tornar a vida de todos mais JUSTA, é preciso admitir que este comportamento dá total sentido a uma correta, necessária e indispensável -LAVAGEM CEREBRAL-. Trata-se de uma LAVAGEM COM O MELHOR DE TODOS OS DETERGENTES! 


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR + de hoje: VIRTUDE PESSOAL E VIRTUDE INSTITUCIONAL, por PERCIVAL PUGGINA. Acesse aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

20 jul 2021

SOU PARLAMENTARISTA RAIZ


LIBERAL E PARLAMENTARISTA

Além da LIBERDADE INDIVIDUAL, coisa que é pra lá de sabido e confirmado por todos que me acompanham nesta minha longa trajetória como comunicador, desde sempre também tenho me colocado como um fiel defensor do PARLAMENTARISMO. Sou, portanto, um PARLAMENTARISTA RAIZ! 


TOLERÂNCIA

Como tal, obviamente, sou um defensor ferrenho do VOTO DISTRITAL. Ainda que seja totalmente a favor do VOTO DISTRITAL PURO, admito que para ver prosperar a possibilidade do Brasil optar pelo PARLAMENTARISMO sou capaz de tolerar o VOTO DISTRITAL MISTO. 


NOVA CONSTITUIÇÃO

Na realidade, o melhor que poderia acontecer para o nosso empobrecido Brasil seria uma NOVA CONSTITUIÇÃO, como já referi em diversos editoriais. Uma CONSTITUIÇÃO realmente CIDADÃ, e não uma peça SINDICALISTA e/ou CORPORATIVISTA como a atual, que de forma abjeta e injusta divide os brasileiros em DUAS CLASSES BEM DISTINTAS, onde 11 milhões gozam de privilégios enquanto que aos restantes 200 milhões cabe apenas o DEVER de pagar a conta da nobreza.


ESTABILIDADE POLÍTICA

Pois, neste clima de pouco interesse nacional por uma necessária NOVA CONSTITUIÇÃO, o presidente da Câmara, Arthur Lira, preocupado com os recorrentes pedidos de impeachment de todos aqueles que são eleitos para PRESIDENTE DO PODER EXECUTIVO, está acenando com a possibilidade de implantar um REGIME PARLAMENTARISTA ou SEMIPRESIDENCIALISTA, com o propósito de alcançar a estabilidade política.


APROVEITANDO O CLIMA

Aproveitando o clima ruim que está instalado no país, onde o povo dá sinais de apoio ao presidente enquanto que os Poderes Legislativo e Judiciário mostram o contrário, desde já encaro a ideia de Lira como um avanço importante. Detalhe: o melhor para o Brasil seria o PARLAMENTARISMO e, obviamente, com a existência do VOTO DISTRITAL, PURO OU MISTO. Seria, no meu claro e estudado entender, um passo e tanto para o bem do Brasil.


QUEM MANDA

Aqui entre nós e o mundo: o presidente do Brasil, de forma mais do que comprovada, tem poder limitado. Quem manda é o PODER LEGISLATIVO. E olhe lá, pois acima dele está o PODER JUDICIARIO, notadamente o STF, que nos últimos anos assumiu o PODER DECISÓRIO BRASILEIRO. Portanto, ao invés de um CENTRÃO para dar condições ao presidente da República para governar, quem assume este papel é o PRIMEIRO-MINISTRO, que é um dos eleitos para o ocupar o LEGISLATIVO.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR + de hoje, O FENÔMENO BOLSONARO, por YPOJUCA PONTES. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais