MEIA ENTRADA
Mais do que sabido, a MEIA ENTRADA é o ABSURDO DIREITO concedido, por força da Lei Federal 12.933/2013, aos ESTUDANTES, aos JOVENS, aos PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS e aos IDOSOS, de obter o DESCONTO DE 50% na compra de ingressos para todo e qualquer evento CULTURAL e/ou ESPORTIVO em todo o Brasil.
DESCONTO ESPECIAL SOBRE A ALÍQUOTA PADRÃO
Pois, por incrível que possa parecer, a MEIA ENTRADA também figura, com o termo -EXCEÇÕES- no ESDRÚXULO TEXTO da REFORMA TRIBUTÁRIA. Como tal, considerando que a PEC venha a ser aprovada no Senado do mesmo jeito como passou na Câmara, vários setores de atividades resultarão beneficiados com a enxurrada de -DESCONTOS ESPECIAIS- sobre a estúpida -ALÍQUOTA PADRÃO- acertada inicialmente em 25%- para a tributação de BENS E SERVIÇOS.
RACIOCÍNIO LÓGICO
Ora, como a simples lógica de raciocínio esclarece que o preço da MEIA ENTRADA resulta do desconto de 50% do preço da ENTRADA INTEIRA, uma coisa é matematicamente óbvia e certa: quanto maior for o valor da -ENTRADA INTEIRA- maior será, obviamente, o preço da MEIA ENTRADA. Ou seja, quem não for alcançado pelas VANTAGENS ou PRIVILÉGIOS concedidos pela LEI DA MEIA ENTRADA tem o DEVER DE PAGAR MAIS pelo INGRESSO. Aplicando o mesmo raciocínio no tocante às -EXCEÇÕES- aprovadas na REFORMA TRIBUTÁRIA, isto significa, claramente, que haverá um efetivo AUMENTO DA ALÍQUOTA PADRÃO para quem não for alcançado pelos PRIVILÉGIOS.
TODA E QUALQUER EXCEÇÃO AUMENTA A ALÍQUOTA
Aliás, como bem afirma o economista Bernard Appy, secretário extraordinário da REFORMA TRIBUTÁRIA, a criação de REGIMES ESPECAIS (EXCEÇÕES) entra como PESO na DEFINIÇÃO DA ALÍQUOTA FINAL DO IVA - Imposto sobre o Valor Agregado dual cobrado. Mais: - a alíquota do novo tributo poderia ser inferior a 25% caso não houvesse qualquer tipo de EXCEÇÃO à regra de cobrança do novo imposto. O ideal seria que o instrumento fosse limitado a SETORES ESPECÍFICOS, como de saúde, educação e alimentos, padrão já adotado por outros países. Ora, por mais que seja acaciano, é bom que todos entendam que -TODA E QUALQUER EXCEÇÃO AUMENTA A ALÍQUOTA-. Que tal?
IVA MAIOR DO MUNDO - POR CONTA DAS EXCEÇÕES
A propósito, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que a alíquota efetiva do IVA, novo tributo brasileiro para taxar o consumo de bens e serviços, pode chegar a 28,4%.
De novo: confirmado o que foi aprovado na Câmara dos Deputados, a alíquota brasileira será a maior do mundo. A expectativa inicial era que o IVA ficasse em 25%. No entanto, regimes tributários favorecidos, alíquotas reduzidas e isenções devem elevar o novo tributo.
Em países com reformas tributárias recentes, a alíquota para taxação do consumo de bens e serviços costuma ser bem menor. Na Austrália, por exemplo, o imposto é de 10%.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: SOMOS GOVERNADOS POR ANTROPÓFAGOS DE CABEÇA PEQUENA, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar