ROTA DO ATRASO
Na medida em que nos aproximamos das Eleições 2022, mais do que nunca é preciso ler, reler e compartilhar o oportuno texto -VINTE MOTIVOS PAR NÃO VOTAR EM BRANCO-, produzido pelo atento pensador Percival Puggina. Mais ainda aqueles que sabem, perfeitamente, que o PLANO DE GOVERNO DO PT, cuidadosamente elaborado pela organização comunista -Foro de São Paulo-, tem como escancarado e estudado propósito -RECOLOCAR O NOSSO BRASIL na conhecida -ROTA DO ATRASO-, para voltar, triunfante, a fazer companhia à Cuba, Venezuela e Argentina, por exemplo.
ABSTENÇÃO DE CULPA
Puggina inicia seu texto dizendo - Não sei onde andam os eleitores de Lula. Mas sei, com grande certeza, que no dia da eleição estarão todos formando fila nos seus locais de votação. Por outro lado, tenho encontrado eleitores, não de esquerda, que pretendem votar em branco, ou abster-se de votar. De algum modo, ASSOCIAM A ABSTENÇÃO À ABSOLVIÇÃO DE CULPA OU RESPONSABILIDADE pelo que acontecer ao país. Lavam e enxáguam as mãos na torneira do voto em branco sem perceber que ele é, também, uma posição política. Uma vez assumida, principalmente quando serve à estratégia da esquerda, tem gravíssimas consequências!
CEMITÉRIO DO REALISMO
O ÚLTIMO ANDAR DO IDEALISMO É O CEMITÉRIO DO REALISMO. Significa desconhecer a política real, aquela que manda no Estado, nas ruas e por várias frestas, invade a casa da gente. É a mesma que põe sob sigilo o que queremos saber e, de modo deslavado, mente sobre o que sabemos. É grave imprudência desconsiderar os conhecidos e onerosos flagelos causados pelo lulismo. O retorno do petismo ao poder produzirá tragédias ao país. Entre muitas outras, estas vinte:
MOTIVOS
1- reinserção de uma organização criminosa no quadro dirigente da República, atribuindo a essa organização o direito de nomear outros dois ministros do STF;
2- tomada do poder nos termos de José Dirceu;
3- reestatização do que tenha sido privatizado;
4- influência e interferência política no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público;
5- recrudescimento das ações terroristas dos movimentos sociais;
6- relativização, quando não supressão, do direito de propriedade;
7- restrições ainda maiores ao direito de defesa dos cidadãos;
8- apoio político à legalização do aborto;
9- incentivo ao aparelhamento partidário da burocracia federal;
10- manutenção do sequestro da Educação pelas organizações políticas de esquerda;
MAIS MOTIVOS
11- ampliação do poder da extrema imprensa em geral e da Globo em particular;
12- restrições mais severas à liberdade de opinião e expressão nas redes sociais;
13- aceleração do fracionamento identitário da sociedade brasileira;
14- combate crescente à instituição familiar como célula essencial da sociedade;
15- apoio estatal à erotização da infância e estímulo ao desenvolvimento confuso da sexualidade;
16- omissão perante a criminalidade de rua e o crime organizado;
17- uso do poder para garantia da impunidade;
18- extinção das escolas cívico-militares e - controle dos currículos de formação militar;
19- revisão das regras de promoção e venezuelização das Forças Armadas;
20- interpretação equivocada da laicidade do Estado.
VOTO EM BRANCO E VOTO NULO
O VOTO EM BRANCO, ante um perigo de tais proporções, é lamentável e estupendo favor prestado ao mal de todos. Por isso, é muito preocupante saber que enquanto os eleitores de esquerda são perfeitamente capazes de votar em alguém como Lula para que se cumpra a pauta acima, eleitores não de esquerda, optam por uma omissão que coloca toda a sociedade sob o risco de ficar a ela submetida.
E o VOTO NULO? Não representa protesto quantificável. Ele vai misturado com os votos dados por quem não sabe usar a maquininha.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O PODER DO MITO, por Alexandre Schwartzman. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.
A VIDÊNCIA E A EVIDÊNCIA
Antes de tudo devo esclarecer que não tenho o dom sobrenatural de ver o futuro. Entretanto, a partir do momento em que os governantes resolveram decretar o -FIQUE EM CASA, a ECONOMIA A GENTE VÊ DEPOIS-, até os menos iniciados em VIDÊNCIA já tinham plena e total noção de que o PREÇO A SER PAGO pelo LOCKDOWN seria muito alto. Ou seja, a EVIDÊNCIA, por ser demasiadamente -ÓBVIA-, fez com que os a VIDENTES não precisassem prever, imaginar e/ou projetar.
DESORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Ao contrário do que muita gente pensa e afirma, não foi a PANDEMIA DO CORONAVÍRUS que provocou esta forte recessão mundial. Foi, isto sim, o célebre e criminoso -FIQUE EM CASA- que promoveu a desorganização econômica dos fatores de produção, cujo efeito -EVIDENTE- aí está através de forte aceleração dos preços das matérias-primas, da falta de componentes industriais, dos gargalos no transporte marítimo, de aumento fantástico do ENDIVIDAMENTO PÚBLICO e familiar, etc...
RECADO DO FMI
A propósito, na semana passada o FMI admitiu que esta encrenca, por ÓBVIO, deverá durar de dois a três anos e que a recuperação do nível de atividade tende a ser menor onde o aumento do passivo ficou concentrado em companhias com finanças vulneráveis e pessoas com baixa renda. Mais: a insolvência de firmas inviáveis deverá avançar e os bancos centrais, inevitavelmente, vão precisar elevar os juros rapidamente.
ENDIVIDAMENTO PRIVADO
No capítulo 2 do relatório -PERSPECTIVA ECONÔMICA MUNDIAL-, a crise provocada pelo criminoso -FIQUE EM CASA- fez com que o endividamento privado -mundial- esteja em patamar superior a 13% do PIB global, colocando o pé no freio da retomada da demanda agregada internacional. Diante deste quadro dramático, o FMI defende a redução do peso dos gastos públicos.
CORPORAÇÕES DO SETOR PÚBLICO
Pois, como se vê, aqui no Brasil as CORPORAÇÕES DO SETOR PÚBLICO, cujos funcionários foram absurdamente beneficiados com o criminoso -FIQUE EM CASA -CONSUMINDO-, sem correr o risco de PERDER O EMPREGO e/ou de VER SEUS PROVENTOS REDUZIDOS, estão fulos da vida com a proposta do governo, que oferece, como reajuste salarial, a quantia de R$ 11,1 BILHÕES, valor este que, escancaradamente, é pago por aqueles que FAZEM OS PRODUTOS E SERVIÇOS, ou seja, aqueles que fazem a economia funcionar.
DANOS IRREPARÁVEIS
No Brasil para que fique bem claro, o PREJUÍZO CAUSADO PELO CRIMINOSO -FIQUE EM CASA- é ainda maior, pois beneficiou enormemente os SERVIDORES PÚBLICOS e causou danos irreparáveis aos TRABALHADORES DA INIICIATIVA PRIVADA, que seguem se sacrificando para TENTAR atender os anseios de seus algozes. Pode?
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR + de hoje: ESTÃO QUERENDO VIRAR A MESA, por J.R.GUZZO. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.
ÍNDICES DE PREÇOS
Pouca gente se deu conta de que o importante e verdadeiro ÍNDICE QUE MEDE A INFLAÇÃO simplesmente não existe. A rigor, o que temos são ÍNDICES que medem a VARIAÇÃO DE PREÇOS E SERVIÇOS, tipo:
IPCA -índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-, calculado pelo IBGE, que mede a VARIAÇÃO DE PREÇOS de produtos e serviços para o comprador final;
IGP-M:-Índice Geral de Preços-Mercado-, calculado e divulgado todos os meses pela FGV-IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas);
IPC-S -Índice de Preços ao Consumidor Semanal-, medido pela FGV, que calcula a variação de PREÇOS DE PRODUTOS E SERVÇOS em sete capitais do Brasil.
IPP -Índice de Preços ao Produtor, que mede a VARIAÇÃO NOS PREÇOS MÉDIOS RECEBIDOS PELOS PRODUTORES nacionais de bens e serviços, sendo um indicador antecedente dos preços ao consumidor.
VARIAÇÃO DE PREÇOS
Observem que enquanto o IPCA leva em consideração a VARIAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS para o consumidor final, o IGP-M tem como base a OSCILAÇÃO DE PREÇOS em todas as etapas de produção. Ou seja, todos os ÍNDICES acima descritos, e outros tantos que são divulgados a cada semana ou mês informam apenas e tão somente a VARIAÇÃO DOS PREÇOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS, cuja variação espelha o real comportamento da OFERTA e da DEMANDA ao longo do período da medição.
MODO DE DIZER AS COISAS ERRADAS
Pois, como bem me alertou o atento leitor e amigo, Alfredo Peringer, após ler o editorial anterior, datado de14/4, com o título -CAUSAS E EFEITOS DA AGRESSIVA PANDEMIA INFLACIONÁRIA-, não cabe, em hipótese alguma, confundir -AUMENTO DE PREÇOS DE PRODUTOS- com -INFLAÇÃO-. Pois, mesmo que já tenha dedicado vários editoriais sobre este importante tema, ainda assim acabei sendo mais uma vítima do corriqueiro -MODO DE DIZER, OU REPETIR, COISAS ERRADAS-.
FENÔMENO MONETÁRIO
A propósito, como bem disse, com absoluta clareza, o saudoso economista Milton Friedman, agraciado com o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 1976, INFLAÇÃO "is always and everywhere a monetario phenomeno" (é sempre e em toda parte um fenômeno monetário). Ou seja, a INFLAÇÃO é um FENÔMENO MONETÁRIO que se manifesta quando o -AUMENTO PERCENTUAL DE MOEDA FOR MAIOR DO QUE O AUMENO PERCENTUAL DA PRODUÇÃO- (pode-se usar o PIB como proxi).
REPONDO A VERDADE
O que ocorre atualmente no Brasil, assim como de resto em várias partes do mundo, é um AUMENTO DE PREÇOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS. Não é, portanto, algo contínuo, como ocorre quando há INFLAÇÃO. Na mensagem de alerta com o propósito de repor a verdade, Peringer completou: -se não for acompanhado com o AUMENTO MONETÁRIO, o AUMENTO DOS PREÇOS NÃO SE SUSTENTA POR MUITO TEMPO. De novo, para que fique bem claro: a desorganização, ou a limitação da OFERTA se deu por: LOCKDONW, CRISE DE ENERGIA, ESTIAGEM BRUTAL e mais recentemente, pelo CONFLITO RÚSSIA/UCRÂNIA.
ÍNDICES DE INFLAÇÃO AINDA NÃO EXISTEM
Como se vê, ainda não temos um ÍNDICE QUE MEDE A INFLAÇÃO, mas apenas e tão somete, ÍNDICES QUE MEDEM VARIAÇÃO (PARA CIMA OU PARA BAIXO) DE PREÇOS DE PRODUTOS. Aliás, como bem informam as medições feitas pelo IBGE, FVG, e outros institutos.
PANDEMIAS
Mais do que sabido, a GRANDE CAUSA que levou, a OMS -Organização Mundial de Saúde- a decretar -ESTADO DE PANDEMIA-, foi a rápida e intensa propagação, por todos os cantos do planeta, do vírus -COVID-19-. Pois, o que muita gente ainda não percebeu, muito por força da péssima INFLUÊNCIA DA MÍDIA, tanto nacional quanto internacional, é que o GRANDE E MAIOR EFEITO, resultante dos criminosos LOCKDOWNS impostos por governantes -socialistas-, se transformou numa AGRESSIVA PANDEMIA, propagado pelo vírus -INFLAÇÃO-, ainda que o FMI- Fundo Monetário Internacional-, ou mesmo a ONU -Organização das Nações Unidas- não tenham decretado.
INFLAÇÃO DECORRENTE DA BAIXA OFERTA
O fato é que a INFLAÇÃO se espalhou rapidamente, penalizando amargamente tanto fornecedores quanto consumidores. De novo: impedidos de produzir, os fornecedores ficaram impossibilitados de atender um enorme contingente de consumidores que por estarem -confinados- viram crescer o apetite por vários produtos, fazendo valer a velha e infalível LEI DA OFERTA E DEMANDA, onde a elevação de preços é fruto da escassez. Vejam que a escassez se fez presente não apenas por força do lockdown, que atingiu em cheio produtos e serviços, mas decorrente fruto da fantástica CRISE DE ENERGIA HÍDRICA; da forte ESTIAGEM; e da baixa oferta de combustíveis decorrente do conflito Rússia-Ucrânia.
ALERTA DO FMI
Como se percebe, a INFLAÇÃO não deu trégua nem escolheu este ou aquele país para mostrar a sua cara feia e perversa. Os índices que medem, mundo afora, o movimento de alta dos preços dos mais variados produtos aí estão para mostrar o quanto a renda média -per capita- vem diminuindo. Vejam que o FMI está alertando para o fato de que a elevação da inflação é um fenômeno bem disseminado, atingindo em cheio, com o mesmo vigor, por exemplo, os Estados Unidos, a Zona do Euro, os países da América Latina e as nações do Leste Europeu.
A GRANDE CAUSA
Ora, como a INFLAÇÃO está presente em todos os países do mundo, promovendo desastres de toda ordem e sem trégua, isto faz crer que estamos diante de uma evidente e clara PANDEMIA. De novo: o que precisa ser sempre lembrado é que a GRANDE CAUSA, aquela que deu o pontapé inicial e perverso foram os criminosos LOCKDOWNS, que desorganizaram por completo a relação -OFERTA E CONSUMO-, além de promover enterros, em cova rasa, de milhares de empresas e empregos.
FENÔMENO MONETÁRIO
Anotem aí: enquanto as cadeias produtivas não forem reestabelecidas e a renda não alcançar o patamar que leva a um importante equilíbrio entre o que é OFERTADO e o que é CONSUMIDO, a PANDEMIA INFLACIONÁRIA não dará trégua. Entretanto, se os governantes mundo afora resolverem emitir moeda para favorecer o consumo, aí o FENÔMENO MONETÁRIO entra para levar a INFLAÇÃO para patamares absurdamente altos. Vide o que acontece, por exemplo, na Venezuela e na Argentina.
JOIAS DA COROA
Mais do que sabido, e comprovado, a PETROBRAS, com o firme apoio dos seus funcionários, que estão pra lá de convencidos de que são seus LEGÍTMOS e ÚNICOS DONOS, sempre foi a estatal preferida da MÍDIA ABUTRE na nefasta arte jornalística de explorar ao máximo a ingenuidade do pobre povo brasileiro. Através de conteúdos -falsos-, porém ainda muito eficientes, esta criminosa parcela da mídia VENDE A IDEIA de que a DESESTATIZAÇÃO das empresas -administradas- pelo governo é entregar de mão beijada as JOIAS DA COROA para o demônio.
EMPRESÁRIO
Pois, mesmo sabendo que é difícil, ou praticamente impossível competir com a grande mídia, ainda assim, de forma incansável, me proponho a provar, constantemente, o quanto é bom e maravilhoso para o povo brasileiro, inclusive para os bons funcionários das estatais, o ESTADO se afastar, de uma vez por todas, da ideia e da tarefa de ser -empresário-. Está mais do que provado e comprovado, que é algo que só tem sentido nas mãos e mentes de profissionais com real expertise na arte de investir, controlar e administrar com eficiência.
ELETROBRAS
A propósito, para quem não sabe, ontem o ministro Paulo Guedes jogou todas as suas fichas na expectativa de que dentro de QUATRO SEMANAS a ELETROBRAS estará apta e pronta para ser DESESTATIZADA. O único obstáculo que ainda existe é o aval do Tribunal de Contas da União, mas Guedes está confiante que o relator, Aroldo Cedraz, libere o processo nos próximos dias. Ufa, pois o futuro da energia brasileira depende desta venda, a considerar que a Eletrobras não tem condições nem caixa para fazer os investimentos necessários, que são na ordem de R$ 15 BILHÕES/ANO.
ENTRE AS MAIORES DO MUNDO
Sobre a PETROBRAS, vale lembrar, que se fosse uma EMPRESA PRIVADA o nosso Brasil já estaria figurando entre os MAIORES EXPORTADORES DE PETRÓLEO, competindo -pau a pau- com Irã, Emirados Árabes, China e Iraque, ficando atrás apenas dos EUA, Arábia Saudita, Rússia e Canadá, como mostra a reportagem da Gazeta do Povo, assinada pela competente jornalista Cristina Seciuk. Ou seja, controlada pela INICIATIVA PRIVADA, a empresa não teria sido SAQUEADA, teria um número bem menor de funcionários e seria extremamente mais eficiente. Mais: através do LIVRE MERCADO, ou LIVRE CONCORRÊNCIA, os consumidores teriam o direito de escolha levando em conta a célebre relação CUSTO/BENEFÍCIO.
DESVERTICALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Mais: assim como a tarefa de DISTRIBUIÇÃO de combustíveis já é dominada por empresas privadas, o mesmo precisa acontecer, com urgência, com a tarefa do REFINO, que exige pesados investimentos para processar, com eficiência desejada, todos os tipos de petróleo (leve e/ou pesado). Da mesma forma, a EXPLORAÇÃO, atual foco da Petrobras, seria muito mais eficiente quanto mais empresas gozassem da LIBERDADE PARA OPERAR no nosso Brasil.
CARIMBO DE -FAKE NEWS-
Pela ótica da MÍDIA ABUTRE, da maioria dos MINISTROS DO STF e do TSE, dos PARTIDOS DE OPOSIÇÃO e da ESQUERDALHA EM GERAL, qualquer cidadão que por livre e espontânea vontade ouse admitir, através das redes sociais, que o governo Jair Bolsonaro fez algo de bom e/ou de positivo para o Brasil, a sua manifestação, mais do que sabido, será imediatamente CARIMBADA, com letras garrafais, como -FAKE NEWS-. Mais: dependendo do grau de admiração manifestada, o cidadão corre sério risco 1- de ser preso e, 2- de ficar impedido de votar nas próximas mil eleições.
BALANÇO DAS PRINCIPAIS ENTREGAS
Pois, mesmo correndo o risco acima exposto, pelo FATO de estarmos em ANO ELEITORAL, momento em que os candidatos devem apresentar seus PROGRAMAS DE GOVERNO, aproveito a mensagem que me foi enviada pelo leitor assíduo Roberto Carneiro, na qual aponta o BALANÇO -atualizado- DO GOVERNO BOLSONARO, listando as 86 PRINCIPAIS ENTREGAS que foram feitas desde janeiro de 2019 até fevereiro de 2022, apesar das incontáveis dificuldades impostas pelo Legislativo e, principalmente, pelo Judiciário.
PEÇO ATENÇÃO REDOBRADA
Ainda que muitos leitores porventura aleguem que não têm nem muito tempo nem muita paciência para ler e/ou absorver uma grande quantidade de itens listados, pelo fato de estarmos em ANO ELEITORAL, momento em que os eleitores precisam se definir pelo candidato que pode fazer o melhor para o Brasil e pelo povo brasileiro, sugiro que acompanhem, com atenção redobrada, item por item todas as entregas que foram feitas pelo candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Só por aí já se tem uma ideia da quantidade de boas medidas que serão propostas ao longo do próximo mandato.
Eis aí a lista das 86 entregas:
BALANÇO DAS ENTREGAS
1) Reforma da Previdência
2) PEC Emergencial
3) Marco do Gás
4) Nova Lei de Falências
5) Marco Legal do Saneamento
6) Independência do Banco Central
7) Privatização da Eletrobrás
8) Lei da Liberdade Econômica
9) Lei Combate à fraude Previdenciária
10) Marco Startups
11) Marco Telecom e Agencias de Regulação
12) Privatização da BR Distribuidora
13) Início da Privatização dos Correios
14) Privatização TAG (Petrobras)
15) Privatização da Companhia Energética Manauara
16) Digitalização de Serviços
17) CNH 10 Anos
19) Open Banking
20) Venda Imóveis da União
21) Privatização da Termoelétrica Potiguar
22) Privatização da Gaspetro
23) 80 Leilões - Minfra
24) Marco das Ferrovias
25) Marco do câmbio
26) Leilão 5G
27) Criação do PIX
28) Lei das Assinaturas Eletrônicas.
29) +5 mil Obras Entregues
30) +231 mil moradias no Nordeste
31) Entrega Transposição S. Francisco
32) CNH 40 pontos
33) FMI - Realocação Inteligente de Recursos Pandemia
34) Endividamento Patamar Pré-Pandemia
35) LC 176/20: Resolução do Passivo Lei Kandir
36) Marco da Cabotagem (BR do Mar)
37) DTe Caminhoneiros
38) Marco das Garantias
39) Convite OCDE
40) Cadastro Positivo
41) Nova Lei de Licitações
42) Novo FGTS
43) +1000 Obras de Infra Turísticas Concluídas
44) Auxílio Brasil (R$ 400,00)
45) Disque Direitos Humanos (Disque 100)
46) Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180)
47) Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável
48) Nova Lei Rouneat
49) Programa Lixão Zero
50) +230 mil Títulos de Propriedades Rurais
51) Programa Wi-Fi Brasil (14,5 mil pontos)
52) 130 Escolas Cívico-Militares
53) +2.500 Obras Escolares
54) Revogaço (23 mil atos revogados)
55) Extinção de 27 mil Cargos Públicos
56) Lei Superendividamento CPF
57) Operação Guardiões do Bioma
58) De 124ª para 65ª no Ranking Doing Business do Banco Mundial
59) Privatização CODESA (Portos)
60) Projeto de Desestatização de Portos
61) PL Regulamentação do Lobby
62) TranformaGov - Moderniza a Gestão da Administração Pública
63) Auxílio-Emergencial (R$ 600,00)
64) Venda/Transferência de Veículos por meio Digital
65) Programa Pró-Trilhos
66) Programa de Apoio à Elaboração de Planos de Mobilidade Urbana Municipais
67) Programa Brasil M.A.I.S - Apoio de perícias, investigações e operações
68) +600 milhões de doses de Vacina COVID-19 Adquiridas
69) 78 Pedidos de Autorização Ferroviária
70) 30 Contratos de Novas Ferrovias
71) 10.000/km de Malha Ferroviária
72) Inova Simples – Startups
73) 34 Aeroportos Privatizados
74) + 90 Ativos da União Vendidos
75) Escritório de Representação do Ministério da Economia em Washington (EUA)
76) Antecipação da Neutralidade Climática de 2060 para 2050
77) Programa Caminho da Escola – 5,9 mil Ônibus fabricados
78) 1º Escritório Regional da OMT (Organização Mundial do Turismo) nas Américas
79) Super Renegociação do FIES
80) FI-AGRO / CPR Verde
81) RG Único (Centralização do CPF)
83) Novo Inmetro – Modelo Regulatório Pró-Mercado
84) Redução de 25% do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados)
85) Zerar IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) gradualmente até 2029
86) Sistema Balcão Único – abrir empresas em poucas horas
RECORTE, COPIE E REPASSE
Ah, sugiro aos leitores que recortem e coloquem junto ao título eleitoral, para que não esqueçam de nenhuma destas tantas entregas. Se possível, façam mil ou mais cópias e repassem aos amigos e parentes eleitores. Duvido que pessoas de bem e/ou dotadas de mínima inteligência queiram um outro presidente para o Brasil, depois de tantas e boas entregas. Vamos nessa?
ESPAÇO PENSAR +
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: LÓGICA DA REALIDADE, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.