8º COLÓQUIO PENSAR+
No último final de semana, pensadores que integram a SOCIEDADE PENSAR+ se reuniram na bela e atraente cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, na condição de participantes do 8º Colóquio -PENSAR+, com o propósito de debater, com profundidade a importante obra -A DESOBEDIÊNCIA CIVIL - produzida, em 1849, pelo escritor e poeta americano Henry David Thoreau.
HENRY THOREAU
Insubmisso e corajoso, Henry Thoreau entendia que NÃO DEVERIA PAGAR IMPOSTOS , notadamente o IMPOSTO DE RENDA, porque acreditava ser errado dar dinheiro aos EUA, um -país então escravocrata e em guerra contra o México- (a 13ª Emenda, que aboliu oficialmente, em território americano a ESCRAVIDÃO E A SERVIDÃO INVOLUNTÁRIA foi adotada anos após, em 6/12/1865). Como tal Thoreau acabou sendo preso, mas sua tia pagou a fiança e, na manhã seguinte, inspirado pela noite que esteve na prisão, escreveu o famoso ensaio - A DESOBEDIÊNCIA CIVIL-. Leon Tolstói, um dos mais famosos escritores do mundo venerava este ensaio e o recomendou, por carta, a um jovem indiano -Mahatma Gandhi-, que se encontrava preso na África do Sul.
O LUGAR DE UM HOMEM JUSTO É A PRISÃO
Pois, num dos trechos da sua obra, Henry Thoreau faz a seguinte e importante observação: - NUM GOVERNO QUE APRISIONA QUALQUER PESSOA INJUSTAMENTE, O VERDADEIRO LUGAR DE UM HOMEM JUSTO É TAMBÉM A PRISÃO. O LUGAR APROPRIADO, HOJE, O ÚNICO LUGAR QUE MASSACHUSETTS PROPORCIONA A SEUS ESPÍRITOS MAIS LIVRES E MENOS DESESPERANÇADOS SÃO SEUS CÁRCERES, NOS QUAIS SE VERÃO APRISIONADOS E EXPULSOS DO ESTADO.-
VIVER COM HONRA
Diz mais o escritor, com notável precisão, que justifica a sua corajosa insubmissão: - É NA PRISÃO QUE O ESTADO COLOCA AQUELES QUE NÃO ESTÃO SENDO COMO ELE, MAS CONTRA ELE. OU SEJA: É O ÚNICO LUGAR, NUM ESTADO ESCRAVO, EM QUE UM HOMEM LIVRE PODE VIVER COM HONRA.
CONCLUSÃO
Os pensadores, ao término do 8º Colóquio -PENSAR+, se mostraram convencidos de que o momento do nosso empobrecido Brasil sugere que as prisões daqueles que ousam se expressar com liberdade, faz do ambiente dos presídios UM LUGAR PARA SE VIVER COM HONRA. Que tal?
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: 8 de JANEIRO, A NARRATIVA E OS FATOS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar