Artigos

07 jul 2022

FOME DE JUSTIÇA


A FOME E A MÍDIA

De uns dias para cá, um dos assuntos que ganhou enorme preferência da mídia foi a FOME NO MUNDO. Pois, considerando a importância deste tema, antes de tudo se faz necessário informar e/ou esclarecer que o aumento da FOME NO MUNDO é a CONSEQUÊNCIA DIRETA do maldito LOCKDOWN imposto por maus governantes com apoio contínuo e irrestrito da própria MÍDIA. De novo: a maioria dos meios de comunicação mundo afora teve papel decisivo na lógica que levou a um aumento da FOME. E agora, com muito cinismo e falsa compaixão, tenta esconder o criminoso papel que desempenhou ao longo dos dois últimos anos de pregação do LOCKDOWN.


A FOME NO BRASIL

Ora, diante desta triste realidade, cujos atores perversos deveriam ser responsabilizados pelo crime que cometeram, é necessário esclarecer, ou lembrar, em primeiro lugar, que a FOME NO BRASIL não bateu em nenhum dos lares dos SERVIDORES PÚBLICOS. Isto é algo que só cabe, infelizmente, aos BRASILEIROS DE SEGUNDA E TERCEIRA CLASSE, que sofreram brutalmente pela impossibilidade de PODER TRABALHAR, sendo que um contingente enorme precisou se contentar com o AUXÍLIO BRASIL. 


CRISES DE GRÃOS E DE ENERGIA

Pois, mesmo diante desta situação dramática embalada por uma onda de ELEVAÇÃO CONSTANTE DE PREÇOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS, que se agravou ainda mais com a CRISE DE GRÃOS E A CRISE DE ENERGIA, resultantes das SANÇÕES -KAMICAZES- impostas à Rússia, com respingos diretos na Ucrânia, pelos países da OTAN, o governo brasileiro, procurando diminuir o impacto do visível DESAQUECIMENTO DA ECONOMIA tratou de encaminhar ao Congresso uma PEC EMERGENCIAL visando dar algum conforto para um contingente de BRASILEIROS DE SEGUNDA CLASSE.


DERRUBADA DE VETO

Entretanto, o que mais chama a atenção (não da mídia, infelizmente) é que a turma da esquerda, liderada pelo PT, tem feito de tudo para que a PEC EMERGENCIAL não consiga aprovação na Câmara. Mais: ao mesmo tempo que tenta impedir a aprovação, esta mesma e perversa turma não esconde a grande vibração quanto à DERRUBADA DO VETO às Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, fazendo valer o fantástico GASTO DE R$ 7 BILHÕES que serão destinados à ARTISTAS. Pode? 


FOME DE JUSTIÇA

Como se vê, claramente, quando se trata de apoiar os mais necessitados, o PT, a mídia e seus seguidores ideológicos são CONTRA. Já quando se trata de distribuir somas enormes de dinheiro para os AMIGOS ARTISTAS, aí tudo bem. De novo: os R$ 7 BILHÕES que vão parar nas mãos de meia dúzia poderiam amenizar o sofrimento de milhões de brasileiros. Com um agravante: os mesmos que já estão passando FOME, assim como aqueles que vão passar pelo mesmo calvário, são os mesmos que serão obrigados a sustentar, com seus escassos recursos obtidos com o AUXÍLIO EMERGENCIAL, os selecionados ARTISTAS beneficiados pelo VETO. Que tal?  Resumindo: o Brasil tem FOME DE JUSTIÇA. MUITA FOME!



Leia mais

06 jul 2022

É PRECISO ACELERAR A VENDA DAS REFINARIAS


REESTATIZAÇÃO DA BR DISTRIBUIDORA?

Li, ontem, no site Poder 360, sem a menor surpresa, que o GRUPO QUE ELABORA O PROGRAMA DE GOVERNO do bandido-candidato Lula, coloca -com destaque-, como POSSÍVEL AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, caso o petista e ex-presidiário vença a eleição para presidente, a REESTATIZAÇÃO DA BR DISTRIBUIDORA. De novo, para que fique bem claro: ao invés de resolver problemas, o PT só tem olhos voltados 1- para piorar a vida dos brasileiros; e, 2- para obter vantagens para seus abnegados. 


NOZAKI

Segundo informa o Poder 360, quem propõe esta imbecilidade é o professor-petista da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Willian Nozaki, um dos responsáveis pelas discussões do programa de Lula na área de óleo e gás. Mais: Nozaki é integrante do NAPP (Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas) da Fundação Perseu Abramo, instituto ligado ao PT.


DANOSAS PARA A SOCIEDADE

Ora, até as formigas do meu jardim já estão plenamente conscientizadas de que EMPRESAS CONTROLADAS PELO ESTADO são extremamente danosas para a sociedade. Esta certeza vale tanto para quem consome produtos e/ou serviços ofertados por estatais quanto para quem as sustenta, a considerar que nas mãos dos petistas tudo acaba em provados e comprovados ROUBOS E CORRUPÇÃO. Esta, aliás, é a razão para que a REESTATIZAÇÃO DA BR DISTRIBUIDORA faça parte do PLANO DE GOVERNO do maior bandido da história. 


VENDA DE REFINARIAS

Pois, em reposta a esta notícia-informação, o que mais é desejável por todos aqueles que são dotados de um mínimo de discernimento, é que o atual governo, como propõe o Conselho de Administração da Petrobras, consiga vender, o quanto antes, (ainda neste ano) as REFINARIAS: Abreu e Lima (RNEST); Unidade de Industrialização do Xisto (SIX);  Landulpho Alves (RLAM); Gabriel Passos (REGAP);  Presidente Getúlio Vargas (REPAR); Alberto Pasqualini (REFAP); Isaac Sabbá (REMAN); e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).


MERCADO COMPETITIVO

Observem, com muita atenção, que a venda destas refinarias acabaria de vez com o MONOPÓLIO DO REFINO NO BRASIL. Mais: os novos donos tratariam de fazer os investimentos necessários para tornar realmente COMPETITIVA a oferta de produtos refinados no Brasil. Hoje, como se percebe, quem dita o preço da gasolina, do diesel, do gás, etc., é a Petrobras. Depois que forem vendidas estas 8 empresas, cada uma irá disputar o mercado ofertando os mesmos produtos por preços diferentes através das DISTRIBUIDORAS existentes e/ou postos de abastecimento. 



Leia mais

05 jul 2022

A INCRÍVEL DESCOBERTA DE FERNANDEZ


DESCOBERTA INCRÍVEL

Na semana passada, como se tivesse acordado depois de muito tempo em severo ESTADO DE COMA PROFUNDO, o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, acordou com ares de quem, enfim, descobriu que IMPRIMIR DINHEIRO GERA INFLAÇÃO. Em espanhol bem claro, o socialista admitiu, enfim (não se sabe quanto tempo vai durar a sua lucidez) que – CADA VEZ QUE PONEMOS DINERO, LOS PRECIOS SUBEN -. Que tal? 


SILVINA BATAKIS

Entretanto, o surto de consciência do presidente Alberto Fernandez teve curtíssima duração, a considerar pela escolha que fez para substituir o seu ministro da Economia, Martín Guzmán, que no sábado, 02, renunciou ao cargo. Vejam que a substituta, a comunista Silvina Batakis, ao assumir disse alto e bom tom: - EL CAPITALISMO INTERNACIONAL, DECADENTE E INDIVIDUALISTA, EN CUYAS MANOS NOS ENCONTRAMOS DESPUÉS DE LA GUERRA, NO ES UN ÉXITO. NO ES INTELIGENTE, NO ES HERMOSO, NO ES JUSTO, NO ES VIRTUOSO Y NO ENTREGA LOS ARTÍCULOS. EM POCAS PALAVRAS, NOS DISGUSTA Y COMENZAMOS A DESPRECIALO -. Pois é, bastou esta horrorosa declaração para o dólar e o Risco Argentina dispararem. O dólar chegou perto de 300 pesos; e o Risco País, via CDS, pulou para 1030 pontos. Que tal? 


IDEÁRIO COMUNISTA

É pra lá de óbvio que os leitores, ao tomarem conhecimento dos dois assuntos que envolvem a pobre Argentina, foram tomados pelo sentimento de surpresa. Tais façanhas, mais do que sabido, acontecem com frequência em ambientes onde se respira comunismo. Ainda assim, peço que considerem estas informações como um ALERTA GERAL do tipo que revela o tamanho do RISCO que representa para o nosso Brasil eleger um presidente que pensa, age e propaga a todo momento o ideário comunista.  


SHOW DE HORROR???

Mais: enquanto o presidente argentino Alberto Fernandez dá uma pausa no seu longo ESTADO DE COMA, aqui no Brasil o empresário Pedro Passos, fundador da Natura, em entrevista que concedeu ao Estadão, disse, também -alto e bom tom-, que - "A síntese do governo do presidente Jair Bolsonaro é um show de horror". Pode? 


RISCO

Esta frase do -empresário???- é uma demonstração clara do tamanho do risco que corre a empresa Natura. Mais clara fica esta afirmação depois de ouvir que, caso Bolsonaro saia vitorioso, - ele vai levar a gente para uma situação muito grave por conta da situação institucional e da falta de compromisso com determinadas agendas econômicas, como a ambiental, o que isola o Brasil. De novo: podem estar certos de que quem realmente está correndo risco de se dar mal é a Natura. O Brasil, ao contrário, não corre o risco incrivelmente admitido por Passos. 



Leia mais

04 jul 2022

ESPECIALISTAS EM NARRATIVAS


REDUÇÃO DO ICMS

Dias atrás escrevi um editorial destacando o lado extremamente patético do economista Sérgio Gobetti (que se considera -por incrível que pareça- um especialista em contas públicas), ao AFIRMAR que a proposta do governo, de CORTAR alíquota do ICMS PARA 17% sobre itens ESSENCIAIS -como -combustíveis, energia e comunicações- é uma PROPOSTA POPULISTA. Mais: o -especialista- também apoiou a lamentável afirmação feita pelo presidente do COMSEFAZ, Décio Padilha, de que a REDUÇÃO do ICMS não baixaria os preços dos combustíveis.


ESPECIALISTAS EM DIZER BESTEIRAS

Pois, por tudo que o Brasil todo está assistindo, e conferindo, tudo que disseram os DOIS NEGACIONISTAS é uma prova de que ambos são ESPECIALISTAS na arte de dizer grandes BESTEIRAS. Isto já seria o bastante para que esses tipos nunca mais fossem ouvidos e perguntados, pois a realidade, tanto prevista quanto constatada, assegura tudo aquilo que todos esperavam.


POPULISTA

Em primeiro lugar, se a PROPOSTA viesse a merecer o rótulo de POPULISTA, certamente que não obteria tamanha aprovação na Câmara e no Senado. E segundo lugar, se for levado em conta as dificuldades que o governo Bolsonaro enfrenta, constantemente, para aprovar suas propostas, quem deveria ser rotulado de POPULISTA seria apenas e tão somente o PODER LEGISLATIVO.


ROUBO

Por oportuno volto a afirmar o que já disse várias vezes: PRODUTOS E SERVIÇOS -ESSENCIAIS-, por si só nem deveriam ser TRIBUTADOS. Quando muito, mesmo sendo CRIMINOSAS, as alíquotas jamais deveriam ser de DOIS DÍGITOS. Exatamente por isso é que não consigo festejar que PRODUTOS E SERVIÇOS -INDISPENSÁVEIS- para todos sejam tributados em 17% ou 18%. No meu entender e de todos que têm um pingo de decência isto é um ROUBO.


TETO E NÃO PISO

Vou mais adiante: a LEI diz, claramente, que a alíquota de 17% ou 18% é o TETO e não o PISO. Isto significa que nada impede que governantes decentes e realmente preocupados com o POVO venham a reduzir as alíquotas do ICMS para um DÍGITO. Isto, infelizmente, só poderá acontecer com uma verdadeira REFORMA FISCAL, que definiria o tamanho do Estado.



Leia mais

01 jul 2022

UM DOCUMENTÁRIO IMPERDÍVEL


SÉTIMA ARTE

Mais do que sabido, o cinema -considerado como SÉTIMA ARTE- é algo -sui generis-. Além de oferecer a oportunidade de representar a realidade, como a pintura e a escultura, os filmes contam também com o importante -MOVIMENTO. Esta fantástica soma é que leva um enorme contingente de pessoas e/ou admiradores a se interessar pelos filmes, pelos atores e pelos enredos, que podem ser utilizados tanto para comédias quanto para dramas, de acordo com a necessidade do novelista/escritor.


CUBA E O CAMERAMAN

Partindo deste real e fantástico interesse que o público em geral tem pelo cinema, quando chega o final de semana muita gente quer -dicas- de filmes que merecem ser vistos, principalmente, pela família toda. Pois, como estamos em franco período de campanha eleitoral, cujo pleito, pelos programas que cada candidato defende deverá definir o destino do Brasil, aí vai a minha sugestão: NÃO DEIXEM DE ASSISTIR, na Netflix, o filme -CUBA E O CAMERAMAN - um excelente documentário americano de 2017, escrito, dirigido e coproduzido por Jon Alpert. Esta esclarecedora película -original da Netflix- foi exibida pela primeira vez no 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza.


DOCUMENTÁRIO

Com o propósito de aumentar fortemente a curiosidade e o interesse em assistir -CUBA E O CAMERAMAN- vale informar que por ser um DOCUMENTÁRIO, tudo que é mostrado é REAL, ou seja, através de um olhar atento, o fotógrafo Jon Alpert, portando uma câmera portátil, acompanhou, ao longo de TRÊS DÉCADAS, o líder revolucionário de Cuba, Fidel Castro, e mais TRÊS FAMÍLIAS que foram afetadas pela sua política comunista cruel. 


MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA

Como o ex-presidiário Lula é um forte candidato, como apontam as pesquisas, e o seu programa de governo, como vem sendo amplamente divulgado, defende a mesma MATRIZ ECONÔMICA E SOCIAL BOLIVARIANA que vigora na Ilha de Cuba (benchmarking), na Venezuela, na Argentina, no Chile, na Bolívia, etc., isto significa, com todas as letras, que o Brasil, se o eleitor piscar o olho, vai trilhar para o mesmo caminho. Atenção: -Este PROGRAMA DE GOVERNO- está escrito, e à disposição, na -Cartilha do Foro de São Paulo-! 


IMPERDÍVEL E NECESSÁRIO

Portanto, antes que seja tarde juntem suas famílias e assistam o filme CUBA E O CAMERAMAN. Façam um bom, intenso e correto uso da SÉTIMA ARTE e vejam, com olhos e mentes bem abertas, o que informa o DOCUMENTÁRIO. Imperdível e necessário! Bom final de semana!



Leia mais

30 jun 2022

O CUSTO -CRUEL- DO DESENVOLVIMENTISMO


ÚLTIMOS 40 ANOS - 1980 A 2020 -

Em texto recente, o consultor de empresas Stephen Kanitz fez um importante comentário a respeito do estudo produzido pelo economista Claudio González, o qual chama a atenção de que nesses últimos 40 anos, o Brasil cresceu somente 0,7% per capita por ano.


DECISÕES EQUIVOCADAS

Segundo Kanitz, com total razão, o referido estudo mostra o tamanho do fracasso que foi colhido por conta de DECISÕES EQUIVOCADAS pelos nossos governantes -socialistas-, ao longo do período analisado (1980 a 2020), os quais sempre prometeram (sem jamais cumprir) COMBATER A POBREZA. Ou seja, fomos enganados pela estatística de crescimento do PIB sem levar em conta o crescimento da população. Vejam que enquanto o PIB cresceu, em média, 3,5% ao ano nesse período, a população brasileira cresceu 75% (de 120 para 210 milhões de pessoas).


UMA VERGONHA!

Kanitz adverte mais uma vez no seu oportuno artigo, que o crescimento do país se deu porque tínhamos mais pessoas trabalhando, não por causa de “políticas econômicas” bem-sucedidas. Colocado de outra forma, como insiste o consultor, a nossa produtividade per capita cresceu somente 0,7% ao ano por nada menos que 40 anos. Uma vergonha! Tivemos 40 anos de “políticas econômicas desenvolvimentistas”, que OBVIAMENTE FRACASSARAM!


DESENVOLVIMENTISMO CRUEL

Nossos mais famosos -DESENVOLVIMENTISTAS- como Celso Furtado, José Serra, Bresser Pereira, Nelson Barbosa, Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria da Conceição Tavares, Luciano Coutinho, todos discípulos de Gunnar Myrdal e Raúl Prebisch, provavelmente eram idealistas e bem-intencionados. O FATO é que esse DESENVOLVIMENTISMO -CRUEL- nos CUSTOU TRILHÕES EM SUBSÍDIOS, CRIAÇÃO DE ESTATAIS, INVESTIMENTOS DO ESTADO, EMPRÉSTIMOS DO BNDES (QUE NUNCA FORAM PAGOS) E UNIVERSIDADE PARA TODOS, com suas inadimplências. Para completar, Kanitz diz: - Não consigo entender como tantos jornalistas, professores, ricos, pobres e classe média querem eleger, mais uma vez, um governo “desenvolvimentista”, nos condenando a mais 40 anos do mesmo.


ENFRENTAMENTO DO FRACASSO

Como se percebe, a olhos vistos e mentes abertas, o atual governo resolveu enfrentar o fracassado -DESENVOLVIMENTISMO-, propondo, a partir do início de 2019, medidas voltadas para DIMINUIR O TAMANHO DO ESTADO e, da mesma forma,  AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DOS BRASILEIROS. Como o entulho produzido pelo DESENVOLVIMENTISMO ao longo dos 40 anos é imenso e de difícil remoção, mais do que nunca é preciso apoiar e defender as iniciativas que vêm sendo perseguidas pela valorosa equipe econômica do governo. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: O POVO VOTA COM A BARRIGA, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais