Artigos

19 mai 2006

VIAGEM A LISBOA


LISBOA, PORTUGAL

Nesta semana, até a próxima sexta feira, estarei em Lisboa, Portugal, atendendo a compromissos agendados há algum tempo. Um deles diz respeito a estudos e avaliações sobre mercados comuns formados e a serem formados, considerando a China como um concorrente isolado e cheio de vigor. Além disso as questões de soberania sempre lembradas como resistências à formação de blocos.

MÁS NOTICIAS

Nas incontáveis vezes que estive fora do Brasil sempre comentei a inexistência de notícias a nosso respeito nos meios de comunicação internacionais. Para saber das coisas que acontecem no Brasil, só através do telefone e da internet. Bem, isto até a semana anterior, quando passamos a ser notícias de capa dos jornais. Em muitos fomos até manchete.

BANDIDAGEM

Aqui em Portugal, além dos inúmeros espaços que a televisão RTP reservou para nós, todos os jornais dedicaram, no mínimo duas páginas inteiras com informações sobre o tamanho e a ousadia da nossa bandidagem. Até em editoriais fomos brindados. Nos espaços de opinião ouve quem afirmasse que estamos em plena guerra civil aí no Brasil.

QUEM E QUEM

Esta tolerância fantástica que as autoridades brasileiras tem para com os criminosos só podia dar no que deu. E por pouco o governo não é destituído pelos marginais, apesar de que não se saber mais quem é o grande perigoso. A turma dos direitos humanos, com toda a certeza, tem muito a ver com esta complacência lamentável.

EXPLICAÇÕES

As agências de turismo, aqui em Portugal, já estão dando muitas explicações e tentam diminuir a preocupação dos ainda interessados em viajar ao Brasil. Creio que os mais corajosos vão passar a exigir guarda-costas para estarem juntos com os grupos de turistas.

MUNDIAL

Assim como aí no Brasil, aqui só se fala agora em Mundial e em Código da Vinci. Todos os dias, as televisões dão espaços enormes para informar tudo a respeito das equipes e dos treinamentos. Uma fase de alegria dos convocados que mais adiante será transformado em frustração pelas desclassificações que 31 equipes precisarão suportar.

DA VINCI

Se o livro já causou muito interesse, o filme esta acima do normal por aqui. Em Cannes já foi um verdadeiro frisson o que a Igreja está enfrentando. Muita gente já anda desconfiada de tanta enganação que não sabe em quem e em que acreditar. Vamos ver até onde vai a fé, a ponto de poder mudar comportamentos e aceitar versões.

DIA E CORRENTE DA SOLIDARIEDADE

Neste sábado, 20, acontece, em sua 9ª edição, o DIA DA SOLIDARIEDADE TEVAH em conjunto com a CORRENTE DA SOLIDARIEDADE TEVAH. Compareça na Av. Goethe, entre 9 e 16 horas, para fazer suas doações de roupas e alimentos não perecíveis.

NOVA SEDE

A partir do dia 22, segunda, a Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) e a Link ABRH-RS Estágios estarão com um novo endereço: Rua dos Andradas, 1234, sala 1802, P.Alegre. O novo telefone é (51) 3254.8200.

ANIVERSÁRIO-1

A CONSTRUTORA SULTEPA S.A, comemora no próximo dia 22, 50 anos de atuação no setor de construção pesada e civil. Aproveita a data para mostrar um de seus projetos a curto prazo: Inspeção Veicular. Aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito, mas ainda não pela Câmara dos Deputados, o procedimento já existe em quase todos os países do mundo, e consiste na fiscalização detalhado a cada dois ou três anos nos carros usados.

ANIVERSÁRIO?2

Também no dia 22 o presidente da CAIXA/RS, Dagoberto Lima Godoy, convida para o concerto da Orquestra Sesi/Fundarte, em homenagem ao aniversário da CAIXA/RS, às 19hs, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo.

COPA VOLUNTÁRIO GERDAU

Uma equipe de funcionários do Grupo Gerdau realiza, neste sábado, 20, uma ação voluntária para arrecadação de alimentos, agasalhos, brinquedos, livros, material escolar e de higiene pessoal. Os 28 voluntários vão receber as doações das 15h às 19h, em um estande montado no Supermercado Carrefour Passo d\Areia, na avenida Plínio Brasil Milano, 2343.

DIA DA DIGNIDADE NACIONAL

Neste domingo, 21, a partir das 15 horas, na Esquina Democrática, marcha em todo o Brasil contra a corrupção e a impunidade de nossos políticos.

Leia mais

18 mai 2006

AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO - 4


TERRÍVEL AMEAÇA

?É uma tarefa muito difícil, mas juntos podemos superar essa terrível ameaça.? Então ele começou a falar tão baixo, que Jonas teve que se inclinar para a frente, para conseguir ouvir suas palavras. ?Confiem em mim. Eu tomarei as decisões por vocês. Assim, vocês ficarão livres de toda a culpa e sofrimento que a liberdade traz. Eu tomarei a meu encargo todo o sofrimento.?

CONSIGAM OS VOTOS

Então o Inquisidor ergueu os braços e gritou: ?Agora, vão, todos vocês! Vasculhem todas as ruas e becos, batam em todas as portas. Consigam votos, como eu os instruí! Está em suas mãos a minha vitória ? a vitória deste, o escolhido de vocês para tomar as decisões por vocês no Conselho dos Lordes!?

ONDE ESTÁ A VIRTUDE?

A multidão gritou, apoiando-o, e começou a dispersar-se em todas as direções. Saíram empurrando uns aos outros, cada um querendo ser o primeiro a chegar às ruas. Apenas o Grande Inquisidor e Jonas ficaram ali. Por fim, Jonas fez ainda uma última pergunta: ?Qual é a virtude de deixarem todas as decisões nas mãos do senhor??

SERENIDADE À VIRTUDE

?Nenhuma?, - respondeu o Inquisidor, com um sorriso de escárnio. ?Pois a virtude só pode existir quando há liberdade de escolha. E os meus seguidores, o meu rebanho de ovelhas, eles preferem a serenidade à virtude. E quanto a você meu pequeno, com todas as suas perguntas, o que é que você prefere? Ajude-me a vencer as eleições, e posso lhe conseguir tudo o que desejar. Deixe que eu também faça as suas escolhas. Então, as suas perguntas não terão mais importância?.

GARGALHADA

Sem uma palavra sequer, Jonas deu meia volta e saiu correndo do parque. E pode ouvir, atrás de si, a sonora gargalhada do Inquisidor. FIM

RESUMO

Qualquer semelhança com o que estamos assistindo no nosso país, não é mera coincidência. Lendo todos os capítulos do livro de Ken Schoollland, tenho certeza de que estarei ajudando na pretendida mudança cultural, que ainda nos remete ao atraso e às dificuldades que a nossa vocação ou desinformação tem nos levado.

APISULCARD

O Grupo Apisul e o Bradesco lançam hoje,18, em Porto Alegre, o ApisulCard, cartão de benefícios destinado ao setor de transportes, que leva a assinatura das duas empresas.

POSSE

O economista Aod Cunha de Moraes Júnior será o novo presidente do Instituto Teotônio Vilela. Aod substitui a Drª. Mercedes Rodrigues,Procuradora Geral do Município de Porto Alegre, que estava no cargo desde 2003. A posse acontece hoje, às 19h, na sede estadual do PSDB/RS.

PRÊMIO

A Aracruz recebe hoje, o reconhecimento de Empresa do Ano concedido pela Associação Nacional dos Profissionais de Venda em Celulose, Papel e Derivados (Anave), no Prêmio Anave 2006. Parabéns!

TECNO MOAGEIRA

Completando 40 anos de atividades, a TECNO MOAGEIRA está recebendo o Prêmio FIERGS/CIERGS de Distinção Indústria 2006.

LANÇAMENTO

A revista VOTO Política & Negócios lança a coluna ? ?S.A in pauta? ? que terá como articulista a jornalista Kátya Desessards . A coluna irá analisar os fatos econômicos e empresariais com um olhar crítico e interpretar as estratégias da iniciativa privada.

PROMOÇÃO

A Claro acaba de lançar uma promoção de Torpedo para a Copa. Nos meses de junho e julho, os clientes da operadora poderão enviar mensagens em toda a Europa com 50% de desconto. Na Alemanha, por exemplo, o usuário paga apenas R$ 0,35 por envio, além de não pagar nada para receber. O serviço funciona em todos os países onde a operadora oferece Roaming Internacional.

AGENDA ESTRATÉGICA

Hoje e amanhã, das 8 às 13 horas no 6º andar da Federasul, a Agenda Estratégica RS 2006/2020 abre espaço para tratar de mais dois temas estratégicos: cidadania e responsabilidade social e sobre meio-ambiente.

Leia mais

17 mai 2006

AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO - 3


RESPONSÁVEIS?

Ao ouvir tais palavras, aquela gente toda retraiu-se, e alguns até taparam os ouvidos, com medo.?O que o senhor quer dizer com ? responsáveis ?-, perguntou Jonas, meio hesitante.Irritado com uma impertinência daquelas, o Inquisidor repentinamente decidiu adotar uma outra forma de abordagem. Ele pareceu recuar, e seu rosto adquiriu uma expressão afável. Abaixou-se e arrancou uma plantinha que crescia aos seus pés.

VOZ PATERNAL

?Alguns de vocês, meus amados irmãos e irmãs, talvez não façam idéia dos perigos de que lhes falo. Fechem os olhos, e mentalizem esta minúscula planta na minha mão?. Sua voz era solene e paternal.

ATOS PREDESTINADOS

Todos, exceto Jonas, fecharam bem os olhos e se concentraram. Hipnoticamente, o Grande Inquisidor começou a descrever uma cena para a assembléia. ?Esta pequena planta não passa de um frágil broto de arbusto, enraizado no solo e fixo sobre a terra. Ela não é responsável pelos seus atos. Todos os seus atos são predestinados. Ah, felizes dos arbustos!?

PESO DO ARBÍTRIO

?Agora, meus amados, imaginem um animal. Um pequeno e gracioso camundongo, correndo no meio destas plantas fixas, ocupado em encontrar alimento. Essa criatura peluda não é responsável pelos seus atos. Tudo o que um camundongo faz é predestinado pela natureza. Ah, a natureza! Feliz do animal! Nem as plantas, nem os animais, sofrem com o peso dos arbítrio, porque nenhum se defronte com escolhas e valores. Eles nunca podem estar errados!?

ABRAM OS OLHOS

Algumas pessoas na multidão murmuraram, extasiados: ?Sim, Grande Inquisidor, sim, sim, é isto mesmo.?O carismático líder, de repente, empertigou-se, ficando mais alto, e continuou: ?Abram os olhos e olhem ao seu redor! Um ser humano, qualquer um que sucumbi às escolhas e valores errados podem ferir vocês e os outros. A simples consciência do mal potencial os fará sofrer. E esse sofrimento é .... responsabilidade.

CONFIEM EM MIM

As pessoas estremeceram, e achegaram-se mais umas às outras. Um garoto sentado perto de Jonas de repente gritou: ?Oh, por favor, mestre? Como podemos evitar esse destino? Diga-nos como nos livrarmos desse peso terrível.? CONTINUA AMANHÃ... Para acompanhar o início do capítulo acesse artigos anteriores no nosso site www.pontocritico.com .

TÁ NA MESA

O Tá na Mesa desta quarta, dia 17, recebe José Aníbal, coordenador da campanha do candidato Geraldo Alckmin à presidência da República, para falar sobre ?Gestão pública para um novo Brasil?. A partir das 11h30min, no 6º andar do Palácio do Comércio.

LIXEIRAS

Os parques Redenção e Parcão receberão novas lixeiras plásticas, que serão doadas pela Braskem em retribuição à cedência de espaços nas duas áreas públicas para realização do evento Arte com Plástico, durante a 47ª Semana de Porto Alegre, em parceria com o Escritório Municipal de Turismo. Das 43 lixeiras que serão doadas, 15 serão instaladas no Parcão e 28, na Redenção.

CAMPANHA DO AGASALHO

Será lançada pela primeira-dama ClaudiaRigotto e pelo personagem H. Zálio, hoje, 17, às 14h30min, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.

PARE E PENSE

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Seminário Internacional Pare e Pense, evento promovido pela ONG Parceiros Voluntários que apresenta, em 2006, o tema O Futuro do Ser Humano é Ser Cada Vez Mais Humano?. O evento acontece no dia 29 de maio, das 8h30min às 13h, no Salão de Atos - Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas somente pelo site www.parceirosvoluntarios.org.br .

LANÇAMENTO

Acontece quinta, 18, às 19h o pré-lançamento do residencial Belle Vue, primeiro empreendimento com a assinatura da joint-venture Gafisa/Ivo Rizzo no Rio Grande do Sul.

LIVRO

O livro AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO pode ser encontrado no Instituto Liberdade, www.il-rs.org.br , por R$26,00.

Leia mais

16 mai 2006

AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO - 2


CAPÍTULO 29 ? O GRANDE INQUISIDOR

Vejam, então, o que diz o capítulo 29, do livro de Ken Schoolland, que se intitula ? O Grande Inquisidor: A tarde já estava quase terminando, quando Jonas e Maria Joana chegaram a um parque gramado. Pessoas entravam e iam se aglomerando sobre um morrinho no meio do parque. ?Bom?, - disse Maria Joana, ?chegamos cedo?. Daqui a pouco esta área vai ficar cheia de gente que quer ouvir a palavra do Grande Inquisidor. E você encontrará respostas para todas as perguntas.

A APARIÇÃO

Todo vestido de preto, um homem muito magro veio a passos largos e postou-se no centro da aglomeração. Seus olhos percorreram lentamente aqueles rostos todos, que olhavam para ele fixamente. O murmúrio do público cessou e tudo o que Jonas podia ouvir era o zunido de alguns grilos na grama.

LIBERDADE É ESCRAVIDÃO?

?A paz é guerra! A sabedoria é ignorância! A liberdade é escravidão!? A voz firme do homem parecia vir lá do fundo e penetrava o corpo inteiro de Jonas. Ninguém parecia nem um pouquinho surpreso com as palavras do Grande Inquisidor.Num ímpeto, Jonas perguntou: ?Por que o senhor diz que a ?liberdade é escravidão??

UMA DESGRAÇA

O Grande Inquisidor fixou um olhar penetrante no jovem observador. Que pessoa era aquela, que se atrevera a interromper a sua palestra? Jamais alguém da assembléia tivera a ousadia de questioná-lo. Ninguém se mexia. O único som que se ouvia era o leve farfalhar das folhas ao vento. O Grande Inquisidor, então, proferiu, em tom ameaçador, um pouco para Jonas e um pouco para a assembléia: ?A liberdade é a maior carga que poderia pesar sobre a humanidade?.

A LIBERDADE É UMA CARGA?

Falando o mais alto que sua voz permitia, o homem ergueu os braços e cruzou os punhos sobre a cabeça: ?A liberdade é o mais pesado dos grilhões!? Jonas insistiu. ?Por que a liberdade é uma carga? O que há de errado com ela?? Ele simplesmente não conseguira se conter; queria saber do que aquele homem estava falando.

PESO MONUMENTAL

Com duas grandes passadas, o homem precipitou-se para o garoto, e continuou: ?A liberdade é um peso monumental sobre os ombros dos homens e mulheres, porque requer, não, porque exige, o uso da mente e da vontade.? Com um bramido de dor e horror, o Grande Inquisidor advertiu: ?O livre arbítrio os tornaria plenamente responsáveis pelos seus próprios atos!? CONTINUA AMANHÃ...

SEMINÁRIO

O 4º Seminário de Turismo da Cidade de Rio Grande e Região, uma iniciativa promovida pela prefeitura local, com o apoio da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), através do Projeto Turismo na Costa Doce, reunirá cerca de 600 profissionais do setor e administradores públicos para debater as ações de aprimoramento do segmento na Costa Doce. O evento ocorrerá em Rio Grande, nos dias 16 e 17 de maio. Informações através do site www.furg.br/seminarioturismo .

CONVÊNIO

O Secretário Regional da Procuradoria Geral da República no RS ? 4ª Região, Luis Alberto Perroni, e o vice-diretor da FARGS ? Faculdades Rio-Grandenses, Mauro Rocha, assinaram convênio que beneficiará estudantes de Direito da FARGS e funcionários da Procuradoria. O acordo prevê a possibilidade dos alunos de Direito da instituição realizarem estágios na Procuradoria, focando o direito público. Em contrapartida, os funcionários da Procuradoria poderão ter acesso a disciplinas complementares para o aperfeiçoamento profissional, além de poderem ingressar aos cursos superiores, de pós-graduação ou extensão da instituição com descontos especiais.

MELHORES DA TERRA

O Grupo Gerdau lança a edição 2006 do Prêmio Gerdau Melhores da Terra hoje,16, na Agrishow Ribeirão Preto (SP). A premiação, realizada há 24 anos, é a maior da América do Sul para o segmento. O Prêmio Gerdau Melhores da Terra é dividido em três categorias: Destaque, Novidade e Pesquisa e Desenvolvimento.

ADVOGADOS PREPARADOS

O 1° Curso prático de Direito Empresarial Americano, promovido pela Câmara Americana de Comércio ? Amcham Porto Alegre - irá reunir os advogados Gilberto Deon Corrêa Júnior, sócio do grupo Veirano Advogados da capital, e o norte americano Richards Strasser, que tratarão de assuntos referentes a negociação de contrato entre empresas internacionais. O curso tem como objetivo habilitar o executivo brasileiro a negociar com empresas americanas de modo mais seguro, buscando eliminar ao máximo os riscos de vínculos contratuais e de cláusulas de arbitragem. O evento será realizado hoje, 16, na sede da Amcham Porto Alegre (Av. Mostardeiro, 322, 11° andar) das 18h às 22h. Os interessados podem realizar inscrições e obter informações adicionais pelo telefone (51) 2128.8999.

AGENDA ESTRATÉGICA

O primeiro fórum da Agenda Estratégica 2006/2020 está acontecendo hoje, 16/05, das 8h às 13h, na sede da Fiergs e tratará da infra-estrutura do Rio Grande do Sul. Na ocasião, empresários e especialistas irão levantar os fatores críticos de sucesso e os indicadores mais adequados para os objetivos da meta que são os seguintes: implantação de uma rede logística integrada de transporte privilegiando modais de menor custo, estabelecimento de parcerias público-privadas e aumento da disponibilidade de energia para o Estado. . Até o final do mês de junho serão promovidas 22 reuniões técnicas, envolvendo cerca de 300 convidados. O objetivo é detalhar as ações, indicadores, metas e prazos para cada um dos 11 temas sugeridos no mapa estratégico da Agenda.

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Na próxima quinta, 18, uma grande mobilização em todo o País pelo fim da violência sexual infantil marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião será lançado oficialmente o novo número do Disque-Denúncia nacional.O telefone para informar casos de agressões sofridas por crianças e adolescentes agora é 100. A ligação é gratuita e o serviço funciona todos os dias da semana das 8h às 22h, inclusive nos feriados. As informações recebidas são analisadas por técnicos e transmitidas para os órgãos competentes em no máximo 24 horas.

Leia mais

15 mai 2006

AS AVENTURAS DE JONAS, O INGÊNUO - 1


PELA VIA DA EDUCAÇÃO

Os brasileiros, de forma geral, desde sempre mostram resistências muito fortes, explicadas muito por questões culturais, para conhecer e, quem sabe, aderir às idéias e pensamentos liberais. Não havendo outra forma, que não pela via da educação e do ensino, para que sejam conhecidas e comparadas as vantagens derivadas do capitalismo, do liberalismo, sempre bombardeados embora jamais experimentados, me proponho a fazer isto sempre de maneira incansável.

EDUCAR NÃO É ALFABETIZAR

A propósito: quando o assunto é educação não se pode admitir que educar é alfabetizar. Este é o pré-requisito para que a sociedade possa ser bem educada. O importante é o que vem depois, ou seja, o processo que propõe o desenvolvimento do raciocínio lógico, do discernimento dos indivíduos. Há, pois, que separar a alfabetização do conhecimento.

LIVRO

Dentro desta lógica educacional sugiro, por exemplo, a leitura do livro de Ken Schoolland ? As Aventuras de Jonas, o Ingênuo ? Uma odisséia rumo ao conhecimento -. Gente, anotem aí: este é um livro que deveria ser lido por todos. Adultos, adolescentes e crianças. A obra recebeu duas vezes a medalha de honra George Washington, por comunicação pública e educação econômica, da Freedom Foundation, de Valley Forge.

NOVELA DE RÁDIO

Gostoso de ler, o livro - As Aventuras de Jonas, o Ingênuo - confirma tudo isto pelo fato de que as histórias, contadas em forma de aventuras, começaram como um seriado na rádio KHVH, do Havaí. Mas tarde foram produzidas como drama e irradiadas pela KABN e KCWA, no Alasca. E foi traduzido, em várias línguas, inclusive russo, holandês, norueguês, lituano, romeno e sérvio. Chega?

BOA OPORTUNIDADE

Como o Brasil é o país das novelas e das mini-séries, a maioria delas sem qualquer enredo sério, mas com garantia de grandes audiências, aí está uma boa oportunidade para que se faça uma série televisiva que possa melhorar o nível de educação do nosso povo. Leis de incentivo à cultura não faltam, o que garante recursos abundantes para financiar uma novela como ? As Aventuras de Jonas, o Ingênuo -, por exemplo.

CAPÍTULO

Como sugestão às redes de televisão, que funcionam por concessão governamental, e para tentar seduzir e promover mais entendimento sobre o grande perigo que está afligindo o nosso Brasil, via Eixo Latino-Americano liderado por Hugo Chávez, publico a partir de amanhã, um capítulo do livro, escolhido aleatoriamente, para que entendam a mensagem do autor.

PACTO PELO RIO GRANDE

Hoje, 15, às 19h30, no palco do Teatro Dante Barone, o deputado Fernando Záchia lança oficialmente o projeto Pacto pelo Rio Grande.

AULAS

As aulas da primeira etapa do projeto "Brasil, Meu Negócio é Turismo" em Porto Alegre iniciam hoje, 15, com um grupo de 143 alunos em cinco turmas. As aulas serão ministradas por orientadores locais, capacitados pela Fundação Roberto Marinho. O projeto visa qualificar os serviços turísticos na Capital, preparando a cidade para receber, de 29 de novembro a 2 de dezembro deste ano, o Fórum Mundial de Turismo. Em junho, novos alunos serão capacitados na segunda etapa do projeto.

COMCET

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia -O COMCET- realiza no próximo dia 17, quarta, a V Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia, no auditório da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 ? 3º andar), das 8h às 18h. A V Conferência é um evento bienal que objetiva reunir a comunidade porto-alegrense para debater e discutir as propostas de Ciência e Tecnologia, que orientem as políticas públicas para a cidade bem como eleger as instituições que vão compor o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia ? COMCET - para o biênio seguinte. Informações : www.softsul.org.br e e-mail: comunicacao@softsul.org.br .

DEMOCRACIA LIBERAL

O Instituto Liberdade do Rio Grande do Sul (IL/RS) participa do Seminário Internacional sobre Democracia Liberal, em São Paulo, hoje e amanhã, representado pela sua Vice-Presidente Executiva, Margaret Tse e pelo membro do conselho, Márcio Coimbra. O encontro vai mostrar aos participantes a visão liberal de diversas personalidades políticas internacionais sobre as questões que envolvem a democracia nos dias atuais.

CORREÇÃO

O e-mail correto para informações sobre o seminário Agronegócio - Reflexões e Estratégias, promovido pela Comissão das Produtoras Rurais da Farsul é comissoes@farsul.org.br .

Leia mais

12 mai 2006

EVO, O IMORAL


IMORALES

Evo Morales não faz jus ao seu nome. Deveria se chamar Evo Imorales, pela sua conduta. Aliás, é mais do que imoral, é ignorante e cheio de rompantes ridículos, porém perigosos. Depois de fazer gato e sapato de Lula e dos brasileiros, ontem nos chamou também de contrabandistas, usando a Petrobrás como agente do crime.

LEMBRAM?

Continuo afirmando que Imorales não está surpreendendo. O presidente Lula e o seu ministro Amorim é que, certamente, estão destilando este sentimento. Sem ser pitonisa, reafirmo: há muito tempo estamos rodeados por canalhas agora mais revelados. Há muito tempo. E quase fui crucificado por dizer isto, lembram?

GRANDE NEGÓCIO

Embora entenda que o setor primário é de vital importância para o Brasil, pela forma que está sendo conduzido e administrado virou um negócio cheio de privilégios para os produtores. Pelo menos é o que está bem claro, caso sejam atendidas pelo governo, com o óbvio dinheiro público, as reivindicações que os manifestantes estão fazendo através das muitas mobilizações, que vão desde a queima de máquinas a obstrução de estradas.

PLEITOS

Observem só os pleitos: 1- prorrogação de dívidas por 25 anos com juros ínfimos; 2- preço mínimo, bem acima da cotação de mercado, para os grãos produzidos; 3- mudança na política cambial, que significa nada mais nada menos do que fixação de valor de moeda de acordo com suas vontades. Só isto justifica a razão para a existência do MST. Afinal, quem não quer esta moleza?

CUSTO

Há poucos anos atrás, para por fim à crise no campo, a rolagem (ou perdão) das dívidas dos agricultores quase quebraram o Banco do Brasil, que precisou fazer uma mega operação de aumento de capital, por subscrição para evitar a quebra. O Tesouro Nacional, de todos nós, por ter a maioria das ações votantes, foi chamado a participar, em nome dos contribuintes brasileiros.

CALOTE

Agora, com mais este calote de prazo exigido, e com juros subsidiados, mais o custo da diferença entre os preços mínimos e o preço de mercado, mais a diferença de cambio (ufa), os contribuintes de impostos serão chamados. É duro.

O GOVERNO BANCA

Ou seja, os negócios em geral precisam respeitar a lei de mercado, ou seja, correm riscos inerentes. Enfrentam a concorrência, as intempéries, o câmbio, os juros, os prazos de financiamentos e muito mais. E seus ativos se valorizam quando seus negócios são exitosos. Já na agricultura não é assim. O valor das terras se valoriza mesmo que os resultados não correspondam. Parece absurdo? Nada disso. O negócio é ótimo porque não tem risco. Se algo dá errado, o governo banca. E se der certo, o lucro é do agricultor. Simples, não?

FORMAS DE MANIFESTAÇÃO

O método para garantir as vantagens que estão sendo exigidas, como mostram claramente os noticiários, é tão vitorioso que se mantém o mesmo ao longo dos anos, desde o descobrimento do Brasil. A primeira atitude dos manifestantes é se posicionar em frente às agências do Banco do Brasil. A segunda é obstruir estradas para chamar a atenção e impedir que outros trabalhem. A terceira, e não menos importante, é dizer alto e bom som que são eles que garantem a comida na mesa da população. Maravilha, não?

BANCADA RURALISTA

E o pior é que funciona. O governo sempre acaba cedendo. Até porque não tem como resistir às exigências da bancada ruralista no Congresso, que impede a votação de qualquer matéria caso não sejam atendidas as reivindicações. E no final, todos ficam plenamente convencidos de que a agricultura precisa mesmo de privilégios, pois é um setor muito estratégico. E os bobos acreditam e aplaudem.

AGRONEGÓCIO

Nos dias 15 e 16 de maio, no Auditório da Farsul, em Porto Alegre, será realizado seminário Agronegócio - Reflexões e Estratégias, promovido pela Comissão das Produtoras Rurais da Farsul. Informações: comissoes@farsuk.org.br .

POSSE

Será no dia 16 de maio, às 19h, no Armazém do Cais do Porto, PortoAlegre, a posse do novo presidente da Federasul.

DIA DAS MÃES

O restaurante Outback Steackhouse irá presentear as mães com algumas novidades. Os clientes que freqüentarem o estabelecimento no dia 14 de maio, dia das Mães, ganharão um lindo cartão decorado especialmente para a ocasião. Além disso, o Outback irá presentear as mães presentes com uma bela caneca personalizada com a marca do restaurante.

CAIXA/RS

O presidente da CaixaRS Dagoberto Lima Godoy será mediador do painel ?O financiamento como fator crítico? na II Conferência Internacional de Gestão Social, hoje, 12. Será debatido o financiamento como instrumento importante para a realização de projetos sociais, as formas de solicitação, a disponibilidade de atender as demandas, o papel das organizações não-governamentais e as perspectivas para disponibilidade de recursos. O evento acontece de 10 à 12 de maio no Centro de Eventos da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787).

CLARO-RS

A regional Rio Grande do Sul da Claro teve o maior número de premiados na campanha Copa Claro. Uma campanha de incentivo que foi realizada nos meses de fevereiro, março e abril, em todas as regionais da Claro no Brasil e acompanhou os resultados de vendas de todos os canais da empresa. Os gaúchos foram os grandes vencedores e estão mandando mais representantes para assistir a Copa na Alemanha.

Leia mais