CAMADA DE PAVIMENTAÇÃO
Com a eleição do deputado Rodrigo Maia, sem qualquer surpresa, como presidente da Câmara Federal; e do senador Davi Alcolumbre, que a maioria dos brasileiros desconhecia até então, como presidente do Senado, o caminho que está sendo construído para que o nosso empobrecido Brasil possa chegar a um porto seguro recebeu uma importante camada de pavimentação.
RODRIGO MAIA E DAVI ALCOLUMBRE
No tocante a eleição de Rodrigo Maia, como já era esperado, o clima foi de absoluta tranquilidade e respeito. Já no que diz respeito ao processo que resultou na eleição de Davi Alcolumbre, que concorria com o insuportável Renan Calheiros, simplesmente excedeu todas as expectativas possíveis e imaginárias.
FRAUDE ELEITORAL
Por mais que tudo que se viu e ouviu não tenha se constituído em algo realmente surpreendente, a longa e tumultuada sessão atingiu o seu clímax quando a urna revelou a existência de 82 votos, quando o número de senadores não passa de 81. Ou seja, os casos de suspeições que se verificaram, principalmente, nos períodos em que Renan Calheiros esteve a frente do Senado, se fez presente, desta vez com a clara tentativa de fraude eleitoral.
ESPERANÇAS AUMENTADAS
Pois, deixando de lado os episódios que marcaram as eleições das duas Casas, o fato é que da forma como se desenrolou produziu efeito importante no sentido de aumentar em muito as esperanças dos brasileiros -de bem- quanto à aprovação dos inúmeros projetos que a partir de hoje deverão ser encaminhados ao Legislativo.
CONFIANÇA
No que se refere aos projetos que exigem maioria simples (metade mais um) dos parlamentares para serem aprovados, a situação ficou bastante confortável. No que diz respeito às REFORMAS, que serão apresentadas em forma de PECs ( projetos de emenda constitucional ), que exigem aprovação por maioria qualificada (3/5), ainda que gerem maior preocupação, a eleição da dupla do DEM fez com que aumentasse a confiança de que o Brasil vai, enfim, entrar numa nova e boa era.
ESTRATÉGIA CORRETA
Enquanto vários meios de comunicação tratavam apenas de desqualificar o Senado como um todo, levando muitos leitores, ouvintes e telespectadores a concordar com que diziam, preferi confiar e aplaudir a bela estratégia montada, e executada com grande êxito, por aqueles que desde a semana anterior se mostravam fortemente dispostos a acabar com a possibilidade de Renan vir a ser eleito, considerada até então como fava contada.
Felizmente, tudo que eu estava esperando, com muita confiança e expectativa, acabou se confirmando. Viva!