Artigos

15 ago 2017

AGONIA FISCAL


ÚNICA SAÍDA

A equipe econômica do governo Temer tem se desdobrado como pode para convencer a maioria dos deputados e senadores de que a única porta que restou para melhorar (não resolver) os gravíssimos problemas econômico-financeiros que atingem as nossas contas públicas é a APROVAÇÃO DAS REFORMAS. Notadamente a REFORMA DA PREVIDÊNCIA. 


FALTOU A MÍDIA

Pois, ainda que esta turma seja a grande responsável pela melhora e/ou recuperação do nível de confiança na nossa economia, o que mais lamento é a falta de percepção de que, bem antes de convencer deputados e senadores, é preciso convencer a mídia.  


INFLUÊNCIA

Sabe-se, perfeitamente, que em países de baixa escolaridade a mídia exerce um papel de enorme influência na maioria da população. Com isso, grande parte dos nossos parlamentares, que só tem olhos e ouvidos voltados para a próxima eleição, fica de olho na mídia para decidir seu voto.


SEM ALTERNATIVA

Como a situação fiscal do país, assim como de vários estados, atingiu um patamar simplesmente insuportável, e a carga tributária idem,  não resta outra alternativa: ou o Congresso muda a Previdência, cujo ROMBO previsto para este ano (2017) encosta nos R$ 400 BILHÕES; ou será necessário aumentar ainda mais o endividamento público, que nada mais é do que o IMPOSTO A PRAZO, com consequências muito mais sérias a frente.


TÍTULOS PODRES

Vejam que o MAL PREVIDENCIÁRIO não atinge apenas o governo federal. Que o diga o complicadíssimo Estado do RS, cujas contas públicas estão corroídas pela despesa com servidores aposentados. Com um detalhe: os estados não emitem títulos públicos para se financiarem. E se isto fosse possível, certamente não haveria tomadores para títulos tão podres. 


SUGESTÃO

Aliás, dentro desta lógica faço aqui uma sugestão: todos aqueles que se manifestam contra as privatizações e/ou reformas deveriam ser obrigados a investir todos os seus recursos, sejam em forma de Fundos de Pensão ou investimentos individuais,  em títulos de empréstimos/financiamento de empresas públicas e Estados falidos.  


EXIGÊNCIA

Melhor ainda: por coerência, exijam dos administradores dos Fundos de Pensão aos quais pertencem, para que mandem vender todos os títulos/ações de empresas privadas e, de imediato, apliquem 100% dos recursos apurados em aquisições de ações de estatais e/ou em contratos de financiamento de Estados falidos pela previdência. Que tal?



Leia mais

14 ago 2017

TRANSFERÊNCIA DE RENDA E PRAZER


BOA NOVA

Certo dia um cidadão brasileiro, depois de um rotineiro, porém árduo, dia de trabalho, volta para casa transbordando de alegria e satisfação. Como tal queria encontrar o mais rápido possível com a sua família, composta de esposa e dois filhos, para contar a boa nova.
 


PRODUTIVIDADE

Chegando lá ao encontrar a família reunida à mesa da sala de jantar, de pronto disse que, por força de um considerável ganho de produtividade no seu emprego foi chamado pela direção da empresa para ser informado que seria recompensado com um substancial aumento de salário. 


DESTINADO AOS SONHOS

Como não contava com o significativo aumento de seu salário, aproveitou o fato de que a renda extra não estava comprometida no orçamento doméstico para dizer que aquele dinheiro seria destinado para satisfazer os sonhos da esposa e de seus dois filhos.


REFRIGERADOR

Já imaginando o quanto todos ficariam felizes com a proposta, de imediato perguntou à esposa o que ela gostaria de ganhar naquele momento. Tomada de surpresa, entre várias ambições que tinha na cabeça, a esposa disse que ficara feliz se ganhasse um novo refrigerador para sua cozinha. 


DISNEY E FESTA DE 15 ANOS

Anotada a vontade da esposa indagou ao filho mais velho qual era o seu desejo de consumo naquele momento. Sem pestanejar, o rapaz disse que ficaria muito feliz se pudesse passar as férias na Disney, em Orlando, na Flórida. Enquanto anotava mais este pedido a caçula da casa se antecipou e disse que seu sonho era poder comemorar seus 15 anos com uma festa entre amigos e familiares. 


FEITAS AS CONTAS...

Feitas as contas, o chefe da casa disse que no dia seguinte iria tratar de comprar os tais -sonhos- que a sua família acalentava. Entre abraços e beijos de festejos e agradecimento, os quatro foram dormir cheios de alegria e felicidade.


ANÚNCIO DE NOVO IMPOSTO

Na manhã seguinte, quando todos estavam reunidos na mesa do café, ouviram a notícia de que o governo precisou aumentar impostos para poder equilibrar as contas públicas. Entre olhares desconfiados e mostrando certa desesperança, pois todos já sabiam que toda a vez que o governo anunciava aumento de impostos os seus pagadores se viam obrigados a renunciar à compras de bens ou serviços de valor idêntico ao que seriam obrigados a repassar aos cofres públicos, o chefe da casa tratou, imediatamente, de verificar qual prazer (da esposa e filhos) seria obrigado a cortar.
 


QUEM VAI À DISNEY É O FILHO DO VIZINHO

Feitas as contas, os filhos se anteciparam e disseram ao pai que abriam mão de suas vontades para manter a compra do refrigerador. Ainda assim, o filho mais velho disse, com total objetividade e consciência: - Já sei, quem vai à Disney é o filho do nosso vizinho, que é funcionário público aposentado. E arrematou : - O aumento de salário que tu, meu pai, recebeu ontem, não é para ser desfrutado pela nossa família, mas para ser transferido para as famílias dos servidores. Que tal?
  

 



Leia mais

11 ago 2017

A GRANDE TRAGÉDIA NACIONAL


REDES SOCIAIS

A cada dia que passa as redes sociais ganham mais e mais importância no mundo todo. Se a sociedade moderna simplesmente não consegue viver sem elas, a sociedade menos acostumada aos modernismos também já percebeu que viver fora delas significa ficar por fora de tudo que acontece ao seu redor. 



 


CONHECIMENTO

Contudo, na medida em que cresce o número de usuários que se propõem a escrever e/ou postar o que bem entendem nas várias redes sociais disponíveis, mais se torna perceptível o grau de conhecimento adquirido. A regra, incontestável, diz: quanto maior a relação esclarecimento/aprendizado, menor o grau de estupidez dos participantes.

 


DESPROVIDOS DE CÉREBRO

Pois, no nosso empobrecido país, o que mais vem chamando a atenção é a postura infantil e absurda que muitos usuários das redes sociais estão adotando, por exemplo, quando resolvem apontar os maiores responsáveis pelos graves problemas financeiros que o Brasil atravessa. Além de lamentável é uma prova cabal da enorme quantidade de brasileiros desprovidos de cérebro.


DECISÕES EQUIVOCADAS

Quando dizem, por exemplo, que o destino do sempre pretendido aumento da carga tributária é garantir dinheiro para a corrupção e/ou aumento de salário dos funcionários públicos privilegiados, ainda que tenham razão, fica muito claro que não sabem onde reside o real problema, que proporciona o MAIOR ROMBO DAS CONTAS PÚBLICAS. Ou seja, ao invés de, em primeiro lugar, mostrar grande revolta contra as despesas maiores, vê-se que a maioria prefere ficar se lamentando por valores que, comparativamente, tem menor expressão.

Fico imaginando, por tudo que leio nas redes, o quanto este enorme contingente de equivocados deve tomar decisões erradas, tanto na vida pessoal, familiar, quanto profissional.


MAIORES E MENORES

De novo: gasto público, independente de tamanho, precisa ser constantemente analisado antes de ser apoiado ou reprovado. O que não se justifica é que antes de se preocupar com as GRANDE E MAIORES DESPESAS, que estão sufocando e destruindo as Contas Públicas, o povo grite primeiramente contra as MENORES DESPESAS, ainda que nojentas.

 


PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO

A título de melhor compreensão do assunto imaginemos, por exemplo, que ao chegar em casa nos deparamos com vários vazamentos de água, sendo que um deles, o maior e que mais preocupa, deriva de um rompimento de um cano de boca muito larga que em poucas horas provocará uma inundação do imóvel. Os demais, ainda que precisem ser consertados, podem esperar até que o cano maior seja substituído.

 

 


TRAGÉDIA NACIONAL

Ora, quem tem um mínimo de bom senso precisa saber que o primeiro -vazamento- a ser atacado nas CONTAS PÚBLICAS é o ROMBO PROPORCIONADO PELAS DUAS PREVIDÊNCIAS. Como aí reside o grande e maior problema das contas públicas do Brasil, independente do cuidado que precisamos ter com outras DESEPSAS, todos os esforços devem ser dirigidos, neste momento, para a VERDADEIRA TRAGÉDIA NACIONAL.
 



Leia mais

10 ago 2017

A ECONOMIA DÁ SINAIS DE VIDA


AR DA GRAÇA

Depois de permanecer soterrada por vários anos, obra resultante de uma vontade deliberada, planejada e executada pelos governos  Lula/Dilma, a economia brasileira, finalmente, dá sinais de que vai se reerguer. Ainda que a remoção dos pesados escombros, além de custosa é uma tarefa que exige tempo e paciência, o fato é que a confiança está dando o ar da graça.


MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA

Pois, gostem ou não, apoiem ou detonem, o fato é que tudo isto só está acontecendo porque o atual presidente Michel Temer, tão logo assumiu o mandato, mandou às favas a Matriz Econômica Bolivariana, responsável direta pela brutal destruição da ECONOMIA (PIB) e, por consequência, de milhões de EMPREGOS. 


CHAPA DILMA/TEMER

Já disse, inúmeras vezes, que JAMAIS votei em candidatos petistas. JAMAIS!!. Assim, nunca precisei ficar envergonhado ou fazer pedido de desculpas, como milhões de brasileiros estão fazendo, por ter contribuído com o CAOS. Portanto, por nunca ter votado no PT não haveria a menor possibilidade de votar na chapa Dilma/Temer.


CONSTITUIÇÃO

Os leitores sabem muito bem que a nossa Constituição, por vários motivos, não conta com o meu agrado. Entretanto, enquanto não for modificada para melhor é extremamente necessário que todos respeitem o que lá está escrito. Ora, como foi a Constituição que determinou que a presidência do país deveria ser exercida por Michel Temer, em caso de afastamento de Dilma ( o que foi confirmado em 31 de agosto de 2016, felizmente) só posso avaliar o seu desempenho através das suas decisões. 


NÃO É LIBERAL

Pois, contrariando os maiores veículos de comunicação do país, me faço presente, confessadamente,  no reduzido bloco daqueles que aprovam o governo Temer. Antes de tudo, porém, sei, perfeitamente, que Temer não é, nunca foi e nunca será adepto do liberalismo. Desta forma estou convencido de que não há como exigir que o presidente tome atitudes e decisões próprias de um liberal. 


MUITA COISA BOA

Entretanto, o fato é que ao longo desses doze meses, para um governante que está fortemente desgastado politicamente, Temer fez muita coisa boa e até inesperada. E promete, pelo que se vê, lê e assiste, a despeito da enorme má vontade de vários meios de comunicação que insistem em não reconhecer, encerrar o seu mandato, em dezembro de 2018, deixando o Brasil mais perto do próspero.


IMPACTO ECONÔMICO

Mais: caso consiga emplacar a Reforma da Previdência, mesmo que o projeto sofra amputações por parte de políticos que adoram o CAOS, o presidente Michel Temer será considerado como o melhor presidente que o Brasil já teve. Não estou aqui desconsiderando as demais Reformas (Tributária, Fiscal, Política, do Judiciário etc.), que são todas importantes e necessárias. Estou me referindo aquela que mais impacta, neste momento, a economia do país, que quer sair do buraco, ou dos escombros.



Leia mais

09 ago 2017

A ORIGEM DAS DESPESAS


SÓ PENSA NAQUILO

Ontem à tarde, o governo voltou a sacudir o mercado e os nervos dos brasileiros ao noticiar que estava analisando a possibilidade de (mais uma vez) aumentar a arrecadação via aumento da carga tributária. No final do dia, ao perceber que a sociedade estava muito revoltada, o governo voltou atrás desistindo (temporariamente) da má ideia.


ROMBO E MAIS ROMBO

O problema, no entanto, é que o ROMBO NAS CONTAS PÚBLICAS, segue crescendo de forma incontrolável e como tal precisa ser atacado. Vejam que o pesado ROMBO de R$ 139 bilhões, previsto no Orçamento Geral da União e devidamente aprovado pelo Legislativo Federal, já não tem como ser cumprido. Como o governo depende das reformas que precisam ser aprovadas pelo Legislativo, o mesmo se vê obrigado a admitir que até o final de 2016 o DÉFICIT pode ficar bem acima de R$150 bilhões.


ORIGEM DAS DESPESAS

Pois, após ouvir as manifestações de líderes de vários setores de atividades, todos  se colocando visceralmente contrários ao aumento da carga tributária, confesso que aquela que mais me impressionou (sem surpreender) saiu da boca de Rodrigo Maia, que preside a Câmara dos Deputados, ambiente onde são aprovados todos os  AUMENTOS DE DESPESAS PÚBLICAS, notadamente privilégios nojentos e impagáveis. Pode?


CAUSA/CONSEQUÊNCIA

Rodrigo Maia, rodeado por dezenas de microfones, disse, alto e bom tom: -Aumento de imposto não passa na Câmara!  Fantástico. O mais interessante é que quanto ao AUMENTO DE DESPESAS, Maia nunca agiu desta forma. O fato, que precisa ser bem entendido, é que IMPOSTO é mera CONSEQUÊNCIA. Mais ainda: que uma das grandes CAUSAS (senão a maior) do ROMBO DAS CONTAS PÚBLICAS, é a falida PREVIDÊNCIA SOCIAL. 


PROPOSTAS NECESSÁRIAS

Portanto, antes de dizer que não aceita aumento de impostos, o que o nosso Legislativo, liderado por Rodrigo Maia, deveria defender, com unhas e dentes, por exemplo: 

1- a diminuição de DESPESAS PÚBLICAS;

2- a aprovação de medidas que produzam a necessária  EFICIÊNCIA DO SETOR PÚBLICO.

3- a não aprovação  dos absurdos REFIS;

4- o fim de  todos os privilégios assim como os malignos DIREITOS ADQUIRIDOS. 


513 SECRETÁRIOS DA DESPESA

Não esqueçam: é no Legislativo que as DESPESAS PÚBLICAS são discutidas e/ou aprovadas. Dou, portanto, total e irrestrita razão ao ex-secretário da  Receita Federal, Everardo Maciel, quando disse que a Câmara abriga 513 SECRETÁRIOS DA DESPESA FEDERAL.  



Leia mais

08 ago 2017

ADVERTÊNCIA FEITA EM 2007


MARCEL GRANIER

Ontem, enquanto assistia alguns vídeos mostrando a violência que assola a pobre Venezuela, decorrente do brutal assassinato da DEMOCRACIA, cometida pelo sanguinário ditador Maduro, lembrei da conversa, seguida de entrevista, que mantive, em abril de 2010 (pouco mais de sete anos), com Marcel Granier Haydon, então presidente da RCTV -Rádio Caracas Televisión. 


DATA MARCADA PARA DESAPARECER

Para quem não lembra, no dia 4 de abril de 2010, data de realização do XXIII Fórum da Liberdade, Marcel Granier foi agraciado com Prêmio LIBERDADE DE IMPRENSA. Como fui o primeiro a receber este troféu, criado pelo IEE -Instituto de Estudos Empresariais- em 2007, quis ouvir o que Granier tinha a dizer por ocasião do recebimento do prêmio. Principalmente, porque sua empresa de comunicação (RCTV), por decisão de Hugo Chávez, estava com data marcada (27 de maio de 2007) para desaparecer. 


POSICIONAMENTO

Vale dizer, a título de esclarecimento, que em dezembro de 2006 o então presidente Hugo Chávez já havia decidido, de forma ditatorial, que não seria renovada a concessão da RCTV. Argumentou, para tanto, que a Rádio Caracas Televisión havia se posicionado contra o governo durante o -golpe- de 2002. Que tal?

 


14 ANOS ANTES

Marcel Granier insistiu dizendo que, segundo constava no contrato, o prazo de validade da concessão ia até o ano de 2021. Chávez, no entanto, sem dar a mínima pelota para a existência ou não de contrato, decidiu que o expiramento, sem a mínima chance de renovação, ocorreria no dia 27 de maio de 2007, ou seja, com antecipação, na marra, de 14 anos. Tudo por vontade ditatorial própria.


CONFISCO

Assim, exatamente às 11h59m do dia 27/05, tão logo foram encerradas as transmissões da RCTV -Rádio Caracas Televisión-, o ditador Hugo Chávez, ainda insatisfeito, foi em frente: tratou de confiscar (estatizar) os equipamentos de transmissão da emissora e passou a transmitir, usando o mesmo sinal, um novo canal estatal de serviço público chamado TVes. 


ADVERTÊNCIA

Pois, ao agradecer por ter sido escolhido para receber o notável troféu  -Liberdade de Imprensa 2010-, Marcel Granier fez uma forte advertência pública: - NÃO DEIXEM QUE ISTO QUE ESTÁ ACONTECENDO NA VENEZUELA ACONTEÇA TAMBÉM AQUI, NO BRASIL. Mais: mencionou, com muita firmeza, que a organização comunista -Foro de São Paulo- tinha objetivos claros para transformar a América Latina numa região dominada pelo COMUNISMO. Finalizou dizendo: - CUIDEM-SE! EVITEM ISTO AO MÁXIMO! 


RCTV E A GLOBO

Infelizmente, caros leitores, nem Granier nem o Ponto Critico foram levados muito a sério, pois a organização comunista cresceu muito, a olhos vistos, dificultando a sua destruição. Aliás, quem mais está ajudando nesta tarefa é o próprio ditador Nicolás Maduro, a considerar o empobrecimento do povo venezuelano.

Ah, só para deixar bem claro: a RCTV estava para a Venezuela como a Rede Globo (ainda) está para o Brasil. Entenderam bem o que isto significa?



Leia mais