EMOÇÕES FORTES
O final de semana, por tudo que já vinha acompanhando com muita atenção, ao longo da semana toda, conseguiu reunir três sentimentos que acabaram se manifestando de forma muito intensa: PREOCUPAÇÃO, SATISFAÇÃO e FRUSTRAÇÃO.
SENTIMENTOS MÚLTIPLOS
A PREOCUPAÇÃO ficou por conta do avanço do furioso furacão Irma, que depois de castigar e/ou devastar várias ilhas do Caribe entrou Flórida adentro, prometendo mais estragos.
A SATISFAÇÃO se deu através da notícia da decretação da prisão dos empresários (?) Joesley Batista e Ricardo Saud, da JBS.
Já a FRUSTRAÇÃO se revelou quando fiquei sabendo que o ministro do STF, Edson Fachin, achou por bem não acatar o pedido de prisão do ex-procurador Marcelo Miller, comprovado comparsa de Joesley.
IRMA
Como tenho por hábito passar, anualmente, várias semanas do ano em Fort Lauderdale, situada no belo litoral da Flórida, não tinha como não ficar preocupado com os possíveis estragos prometidos pelo furacão Irma. Felizmente, como informaram os meteorologistas, além da mudança de trajetória, os ventos foram perdendo intensidade durante o percurso do fenômeno.
LIGADO NA TV
Pois, enquanto permanecia ligadíssimo na tela da TV, acompanhando com muita atenção a trajetória do Irma, eis que entra a grata notícia de que os empresários Joesley Batista e Ricardo Saud se colocaram à disposição da Polícia Federal, para se tornarem presos -temporários-.
AÍ TEM...
Confesso, no entanto, que ainda não consegui entender, depois de tudo que foi noticiado, a recusa do ministro Fachin de decretar a prisão do ex-procurador Marcelo Miller, que, comprovadamente, agiu em favor dos empresários da JBS mesmo quando ocupava o cargo de procurador, no MPF. Esta atitude de Fachin, em meios a tanta desconfiança, faz com que se diga: - Aí tem...
OAB
Pois, diante deste escabroso caso envolvendo membros do MPF, o que mais me incomoda nisto tudo é o papel que a OAB vem desempenhando. Principalmente, porque o seu presidente não dá a mínima importância para o que fazem os advogados que -defendem- os ladrões confessos do dinheiro dos pagadores de impostos.
Causa espanto a nota assinada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, alertando que sobre a sucessão de escândalos que há três anos incorporou-se dramaticamente à rotina do país. Ora, basta ouvir, por exemplo, o que diz, constantemente, o advogado de Lula, quando vem à tona as centenas de safadezas praticadas pelo ex-presidente. Aí, infelizmente, a OAB não se manifesta pedindo justiça.
FORMA
A forma como o petista de primeira hora, Antonio Palocci, relatou ao juiz Sérgio Moro as conversas e atos de corrupção cometidos ao longo dos governos Lula e Dilma, com foco apenas em negócios feitos com a Odebrecht, foi, indiscutivelmente, a grande cereja do bolo da fantástica roubalheira petista, jamais vista em qualquer lugar do nosso planeta.
CALMA
Adotando uma postura extremamente calma, o amigo de fé do ex-presidente Lula, e homem de extrema confiança da cúpula do PT, foi simplesmente pedagógico e altamente didático ao expor, com detalhes, o estreito relacionamento, espúrio e corrupto, que Lula, Dilma e vários -companheiros- do PT mantinham, COTIDIANAMENTE, com a maior empreiteira do país.
CHEFE DA QUADRILHA
Se a riqueza de detalhes na delação feita por Antonio Palocci chegou ao ponto de deixar muita gente surpresa e, quem sabe, convencida definitivamente de que Lula é, efetivamente, o CHEFE DA GRANDE QUADRILHA PETISTA que assaltou o Brasil, a reação dos envolvidos, decididamente não causou espanto e muito menos surpreendeu.
MISERÁVEL MENTIROSO
Vejam que depois de conceder centenas de atestados conferindo total confiança e irrestrita admiração ao -companheiro- Palocci, todos gravados e disponíveis na internet, tão logo foram divulgados os áudios e imagens da detalhada delação do até então amigo de fé e homem da mais irrestrita confiança do PT, o mesmo passou a ser considerado como um miserável mentiroso e/ou um contador de histórias de ficção.
EXECRADOS
Como Lula, Dilma e o PT são fieis incondicionais dos princípios de Joseph Goebbels, o violento ministro de propaganda de Hitler, a ordem, mesmo quando as mentiras são categoricamente descobertas, é negar, negar e negar. Para tentar ludibriar e manter os eternos apaixonados, até os amigos íntimos devem ser execrados para todo o sempre.
FALTA O QUÊ???
Pois, ainda que de certa forma esteja satisfeito com o desmascaramento protagonizado por Antonio Palocci, considerado em todas as rodas como PETISTA DA GEMA, o que mais me incomoda é a quantidade de ladrões livres e soltos. Principalmente Lula, Dilma, José Dirceu e Joesley Batista, sabidamente os maiores destruidores das contas públicas e da economia do empobrecido Brasil. Falta o quê????
JORNAL NACIONAL
Ontem, assim como milhões de brasileiros, fiquei contando os minutos à espera do Jornal Nacional, produzido pela TV Globo, que no horário considerado -nobre- da televisão brasileira, gostem ou não, queiram ou não, é líder absoluta de audiência.
PROJETO PETISTA
A minha expressa vontade de assistir o JN de ontem não tinha como propósito saber o quanto os áudios com conversas entre Joesley Batista e Ricardo Saud deixaram o péssimo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, em maus lençóis, identificado como peça importante no projeto petista, que visava dar fim ao governo Temer. Esta desconfiança, como os leitores sabem muito bem, já ocupava a minha cabeça desde o dia 18 de maio, como informei no editorial de ontem.
POSTURA FRUSTRADA
Como a Rede Globo havia COMPRADO, de forma muito declarada, de corpo e alma, a MANOBRA arquitetada no ambiente da PGR, onde o ex-procurador Marcelo Miller foi peça chave na produção, e o colunista Lauro Jardim na comunicação, o que mais queria ver era a postura FRUSTRADA dos âncoras do JN.
BONNER QUEBROU O PÉ...
Pois, de forma bastante esperta, imagino, a direção do JN deve ter achado melhor deixar o âncora William Bonner fora da bancada. Ou, quem sabe, o próprio Bonner deve ter -quebrado o pé-, como a emissora alega, para não mostrar o quanto ficou aborrecido com a descoberta da safadeza COMPRADA pela Globo. É verdade que às vezes Bonner até faz o possível para disfarçar, mas no fundo acaba sempre entregando a simpatia que tem pelas causas petistas.
SILÊNCIO
Lembro bem que a partir daquela edição extraordinária do JN, em 18 de maio, todos os âncoras e colunistas da Rede Globo foram orientados, claramente, para pedir a saída do presidente Temer. Em nenhum momento foi colocada em dúvida: 1- a postura do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot; e muito menos, 2- o papel desempenhado pelo ex-procurador Marcelo Miller. Silêncio total.
GEDDEL
Mais: ao se referir ao vigarista-mor, Geddel Vieira Lima, notadamente ontem, quando foi descoberto que escondia mais de 51 milhões num apartamento em Salvador, BA, o pessoal da Globo e afilhadas dizem, à exaustão, que o safado é o ex-ministro de Temer e omitem, ao máximo, que antes disso comandou o Ministério da Integração Nacional durante o 2º mandato de Lula. Mais: No governo Dilma, entre 2011 e 2013, ocupou a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal. Que tal?
MONTAGEM
Antes de tudo deixo bem claro que não tenho a mínima iniciação em quiromancia. Esta informação se faz necessária porque, conforme já manifestei em vários editoriais, nunca engoli a MONTAGEM feita pela TV Globo, quando interrompeu a sua programação, na noite de 18 de maio, para levar ao ar, em Edição Extraordinária, as gravações feitas pelos criminosos irmãos Batista, cujos conteúdos atingiam apenas o presidente Temer.
PANTOMIMA
Pois, para confirmar o quanto estava certo ao desconfiar daquela pantomima, ontem à noite o Procurador Geral da República entrou em cena para dizer o quanto eu não estava enganado. Mais: também deixou claro que a Rede Globo não só COMPROU as denúncias feitas pelos irmãos Batista e Ricardo Saud, como INVESTIU pesadamente no Fora Temer.
CONSPIRAÇÃO
Embora não tenham sido divulgadas as gravações que deixaram Janot nervoso, desesperado e de cabelo em pé, o fato é que a peça teatral J&F, que dava a entender que o vilão era o presidente Temer, tem novos e esclarecedores atos que mostram não só a existência de uma grossa conspiração como identificam novos e maiores criminosos.
AÍ TEM...
O que mais deixou Rodrigo Janot preocupado foi o fato de ter descoberto (com enorme atraso) o papel que o ex-procurador Marcelo Miller, que por cerca de três anos foi seu braço direito, estava desempenhando em defesa clara dos irmãos Batista. Aliás, não é possível engolir que Janot tenha se dado conta somente ontem desta maquiavélica manobra. Aí tem...
PREÇO PAGO PELA GLOBO
É óbvio que a Rede Globo, juntamente com suas associadas, depois do que aconteceu ontem, não fará um pedido de desculpas por ter deixado Marcelo Miller, o principal criminoso, fora da cena do crime. Fica evidente que para obter aquelas gravações, que foram colocadas no ar no dia 18 de maio, a Globo deve ter acertado, como preço a ser pago, que investiria pesadamente no Fora Temer.
MINISTROS DO STF SUSPEITOS
Neste momento, assim como inúmeros leitores, estou tomado pela curiosidade. Quero conhecer, tim tim por tim tim, o teor das gravações que deixaram Janot atordoado. Principalmente no que diz respeito aos tais ministros do STF que podem (ou devem) estar envolvidos na conspiração. Aliás, quanto mais cedo melhor, pois da forma como está posta, todos os ministros são suspeitos de participação na conspiração. O que é gravíssimo.
LONGE DAS REALIZAÇÕES
No Brasil, mais do que sabido, estamos muito longe das realizações que fazem bem para o ambiente econômico, político e social. Ainda assim, ao fazer um balanço daquilo que o governo Temer conseguiu emplacar ao longo deste primeiro ano de mandato, completado no último dia (31) de agosto, vê-se que há, sim, razões para comemorar e aplaudir.
MATRIZ ECONÔMICA
É sempre muito importante lembrar que a primeira iniciativa, absolutamente determinante para as demais que se seguiram, foi a mudança de rota. O Brasil, como se sabe, corria celeremente, embalado pela MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA, para o abismo que já havia tragado a pobre Venezuela, comandada pelo ditador Nicolás Maduro.
AGENDA
Ao assumir, em 31/08/2016, para baixar a temperatura provocada pelo INFERNO BOLIVARIANO, o governo Temer se viu -obrigado- a impor uma agenda mais liberalizante. Melhor seria, obviamente, se Temer fosse capaz de impor uma correta AGENDA LIBERAL, que certamente seria festejado como o salto definitivo para a prosperidade do nosso empobrecido país. Ainda assim há razões, repito, para festejar. Eis as mais importantes:
APROVADO NESTE PRIMEIRO ANO
1- A aprovação da PEC do TETO DOS GASTOS;
2- A mudança no REGIME DE EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO, permitindo uma ampla desnacionalização na produção desse item estratégico;
3- A REFORMA DO ENSINO MÉDIO;
4- A REFORMA TRABALHISTA.
5- ADOÇÃO DE UMA ADMINISTRAÇÃO TÉCNICA PARA AS ESTATAIS
OBSTÁCULOS
Além destas, que felizmente conseguiram ser completadas, muitas outras estão tramitando. Destaco aí a Reforma da Previdência, que só não conseguiu aprovação (mesmo sofrendo cortes e alterações preocupantes) porque os ataques da turma da esquerda, sempre atrasada, se transformaram em enormes obstáculos.
SEIS PONTOS
Os avanços obtidos neste primeiro ano de mandato do governo Temer, mesmo envolvido por suspeições, só pelas medidas até agora aprovadas podem ser vistos, e sentidos, através dos seguintes pontos:
1. DESEMPREGO EM BAIXA, como atestam os números da PNAD Contínua.
2. INFLAÇÃO MAIS CONTROLADA, devendo se manter dentro da meta de 4,5% em 2017.
3. TAXA DE JUROS BÁSICA em queda contínua, devendo fechar o ano em 7,5% ou 8%.
4. APROVAÇÃO DA TLP.
5- CONSUMO começa a dar sinais de vida.
6- PIB saindo do negativo, o que é determinante para a saída da recessão.
Isto sem levar em conta as PRIVATIZAÇÕES E CONCESSÕES recentemente anunciadas.
CORROMPO
Por todos os problemas criados, e acumulados ao longo de muitas décadas, no nosso triste Brasil, mais ficamos parecidos com a ilha chamada Corrompo, onde Jonas Gullible, personagem do livro -As Aventuras de Jonas, o Ingênuo-, de Ken Shcoolland, vive uma notável -Odisseia rumo ao Conhecimento-.
A propósito: quem ainda não leu a magnífica obra sugiro que o faça, urgentemente. Mais: providencie para que seus filhos e amigos leiam.
CAPÍTULO 8
Para abrir o apetite desta leitura -obrigatória-, e com isso gerar maior interesse pela comparação daquilo que Jonas viu e acompanhou em Corrompo, publico um Capítulo (8) que escolhi, aleatoriamente, com o título FABRICANDO DINHEIRO. Eis:?
CLIQUE CLAQUE
Jonas, o Ingênuo, ao entrar num dos portões de Corrompo, uma ilha por ele até então desconhecida, onde seu pequeno barco atingido por um forte temporal foi levado, ouviu um ruído -clique claque- de máquinas, que parecia ser de impressoras, que vinha do segundo andar de um prédio de tijolos vermelhos.
CASA DA MOEDA
Talvez seja o jornal da cidade, pensou. Que bom! Assim posso ler tudo sobre esta ilha e o seu povo. Talvez até descubra um jeito de voltar para casa. Procurando a entrada do prédio Jonas se deparou com um casal e perguntou onde ficava a entrada do jornal. A senhora sorriu e disse: - Esta é a Casa da Moeda, não é o jornal. É o órgão mais importante da cidade, pois se trata da fonte da felicidade. As pessoas que aí trabalham imprimem montanhas de dinheiro com o propósito de fazer as pessoas felizes.
CONSELHO DOS LORDES
Jonas imaginou, imediatamente, que ali poderia estar a solução para sair da ilha. Poderia comprar, quem sabe, uma passagem em algum navio. Ainda surpreso disse ao casal: - Isso parece ser uma grande ideia. Talvez eu possa imprimir algum dinheiro e…
Ah, não - censurou o homem, de dedo em riste: - Isso é impossível. Qualquer um que imprima dinheiro sem ter sido incumbido disso pelo Conselho dos Lordes é condenado por falsificação e jogado atrás das grades. Quando os falsificadores imprimem dinheiro e gastam-no, o dinheiro deles invadem as ruas e tira o valor do dinheiro das outras pessoas, arrematou.
GENEROSOS
Jonas franziu a testa e disse: - pensei que o senhor havia dito que imprimir montanhas de dinheiro torna as pessoas felizes.
Sim, é verdade, respondeu a mulher - contanto que seja impressão oficial de dinheiro. O homem, mostrando a sua carteira recheada, completou: se isto for oficial, então não é falsificado. Quando o dinheiro é oficial, aqueles que o emitem não são ladrões. Na verdade, os que gastam o dinheiro são os membros do nosso Conselho dos Lordes. E eles são muito generosos, pois gastam o dinheiro em projetos para as pessoas leais que gentilmente votam neles.
MUITO SATISFEITOS
Olhando para Jonas perguntaram, em coro: - Você não votaria neles? Sem responder Jonas perguntou: - O que acontece com os salários, as economias e as aposentadorias de todo mundo? Vocês tinham dito que diminui quando mais dinheiro é impresso. Isto também acontece quando é o governo que imprime dinheiro? E todos ficam satisfeitos com isso?
É claro que ficamos sempre muito satisfeitos quando os Lordes têm mais dinheiro para gastar conosco. Há tantas necessidades prementes a serem satisfeitas... as necessidades dos trabalhadores, dos desafortunados e dos idosos.
AZAR E O CLIMA
Prosseguindo, a mulher explicou que "Os Lordes são muito escrupulosos em busca das origens dos nossos problemas na Ilha. Eles concluíram que as principais causas das nossas dificuldades são o AZAR E O CLIMA. Sim, o azar e o clima são a causa dos aumentos de preços e da queda do padrão de vida. Mais: não esqueça dos estrangeiros, Principalmente os estrangeiros. A nossa ilha é rodeada por inimigos que tentam arruinar a nossa economia com os elevados preços das coisas que vendem. O elevado preço da querosene deles certamente será a nossa ruína".
Ou os preços baixos, acrescentou. Eles estão sempre tentando nos vender alimentos e vestuário a preços prejudicialmente baixos. Ainda bem que o nosso Conselho dos Lordes trata-os com rigor.
SORTE
Sorte que temos um Conselho sábio para decidir o que é bom para nós, disse a mulher, satisfeita. Espero que nos desculpe, meu jovem. Temos um compromisso com o nosso gerente de investimentos, no banco. Seríamos tolos se perdêssemos a atual onda de entusiasmo com os negócios de compra de terra e metais preciosos. Coitados dos pobres que não aproveitaram o boom como nós aproveitamos.
Que tal?