Artigos

11 jun 2018

COPA DO MUNDO E FESTAS JUNINAS


COPA DO MUNDO FIFA 2018

A partir desta semana, até meados de julho, por mais que notícias ligadas às eleições não deixarão de existir, o fato é que a paixão que o povo brasileiro nutre pelo futebol garante que a mídia, tanto impressa quanto eletrônica, destine mais de 50% do espaço para a COPA DO MUNDO FIFA 2018. 


FESTAS JUNINAS

Ah, sem esquecer a importância das FESTAS JUNINAS, altamente prestigiadas no nordeste brasileiro, com festas e celebrações aos santos por todos os cantos da região. A rigor, as festas têm início amanhã, 12 de junho, véspera da festa de Santo Antônio, o santo casamenteiro (por isso 12 de junho é o dia dos namorados); seguem na noite de 23 de junho, véspera do dia de São João; e encerram no 28 de junho, véspera de São Pedro. 


LONGE DE BRASÍLIA

Levem também em boa conta que os partidos políticos a partir desta semana estão debruçados na tarefa de preparação das convenções, que precisam acontecer entre 20/7 e 5/8, as quais servirão para construir as nominatas definitivas dos candidatos às Eleições 2018, assim como possíveis alianças. Com isso, a maioria dos atuais deputados e senadores não está interessada em viajar para Brasília. 


CAMPANHA ELEITORAL

Com este -gap- de tempo, que encerra no dia 15 de julho (data da final da Copa do Mundo), só a partir do dia 16 julho as -Eleições 2018-, data definida pelo TSE para dar início a campanha eleitoral, é que os noticiários voltarão a destinar maior espaço para a política.

 


PERÍODO CURTO

A propósito: não podemos esquecer que a partir deste ano o período destinado para a propaganda eleitoral é de apenas 45 dias, sendo que no rádio e TV o período é ainda mais curto, ou seja, compreende tão somente 35 dias. 

 


PESQUISAS

Portanto, a partir desta semana, notadamente na 5ª feira, 14/07, a sugestão para aqueles que curtem o futebol é que tratem de se deliciar com os jogos da Copa; já para quem não têm este prazer a sugestão é que tratem de buscar outro passatempo.

Neste meio tempo, no entanto, sugiro que não levem muito a sério o que dizem as pesquisas eleitorais. É preferível esperar para ver o que dizem os eleitores após as Convenções Partidárias.



Leia mais

08 jun 2018

O BRASIL VIROU UMA CRACOLÂNDIA


IDADE MÉDIA

Se os mortos pudessem se manifestar, muitos daqueles que viveram no período da Idade Média, que durou mil anos (entre os séculos V e XV), já estariam em peso no nosso empobrecido Brasil para fazer um veemente protesto.


PROPOSTAS SOCIALISTAS

Diriam todos, imagino, que não aceitam nem como -maneira de dizer- que as propostas apresentadas e/ou defendidas pelos membros dos partidos SOCIALISTAS (principalmente PDT, PT, PSOL, PCdoB) sejam consideradas pelos seus opositores como uma volta ao período da Idade Média.


PRÉ-HISTÓRIA

Na real, por se sentirem muito insultados, os mortos-vivos iriam mais além: pelas propostas que os seguidores socialistas defendem, eles querem que o Brasil volte a viver na IDADE DA PEDRA, conhecida como PRÉ-HISTÓRIA. Mais: por lá  permaneça para todo o sempre.


CRACOLÂNDIA

A propósito, quem se dispõe a comparar as propostas defendidas pelos pré-candidatos de todos os partidos socialistas/comunistas com as pesquisas de intenção de voto para presidente, entenderá que os governos petistas Lula/Dilma, que tiveram como aliados o PDT, PSOL, PCdoB, etc., transformaram o Brasil numa típica CRACOLÂNDIA, onde milhões de eleitores se mostram totalmente dependentes da DROGA DO  POPULISMO/ASSISTENCIALISMO.


VICIADO

Esta PESADA DROGA, infelizmente, levou grande parte do povo brasileiro a ser VICIADO em ações e ideias POPULISTAS e/ou ASSISTENCIALISTAS. A dependência desta droga é de tal ordem que basta alguém pronunciar a palavra -tratamento- para que, instantaneamente, seja alvo de todos os tipos de agressões. 


SEM MODERAÇÃO

Pois, como fornecedores desta pesada DROGA, e conscientes de que o povo já está totalmente DEPENDENTE, ou seja, praticamente sem forças e/ou vontade para deixar o VÍCIO, os SOCIALISTAS não perdem tempo: injetam na cabeça dos drogados a ideia de quanto maior o consumo maior a FELICIDADE. O que faz com que  a maioria dos brasileiros se DROGUE SEM MODERAÇÃO.



Leia mais

07 jun 2018

BRASIL: UM PAÍS À DERIVA


MAR REVOLTO

Ainda que seja uma tarefa dura e árdua é preciso reconhecer que o nosso empobrecido Brasil guarde enorme semelhança com um barco que está à deriva, num mar que promete ficar cada dia mais revolto.


DESENCANTO

Vejam que até o mês de abril muitos brasileiros acreditavam que a rota do crescimento e do desenvolvimento, mesmo em ritmo baixo, estava mantida. Entretanto, depois que os ventos fortes de maio, emanados pela greve do desabastecimento, deixaram em frangalhos as VELAS do BARCO BRASIL, aí o ambiente foi tomado por grande desencanto. 


ESTRAGO ECONÔMICO

Neste momento até os mais céticos já parecem convencidos de que a GREVE DOS CAMINHONEIROS proporcionou bem mais do que um estrago econômico, o qual, diga-se de passagem, ainda está longe de ser conhecido.


FORMA ENCONTRADA PELO GABINETE

Pois, para desespero geral e ainda maior, a forma que o governo encontrou, ao atender a pauta de exigências dos líderes do movimento grevista, resultou numa demonstração de fraqueza que atingiu por completo a confiança na já claudicante economia.


PORTA ERRADA

Preocupados exclusivamente em dar fim à crise de DESABASTECIMENTO, a saída encontrada para garantir o desconto da parcela dos impostos federais, na ordem de R$0,46/litro, foi a porta ERRADA do lamentável tabelamento de preços do diesel.


TUDO MINADO

Agora, metidos nesta arapuca que eles mesmos (governo e líderes do movimento) criaram, o fato é que  a desorganização geral e irrestrita chegou com força na indústria, comércio e serviços, causando prejuízos fantásticos. Como se vê, não foi só a Petrobrás que foi minada pela desconfiança, mas a economia como um todo.


OLHANDO MAIS A FRENTE

A rigor, o preço do dólar frente ao real e as cotações das ações das empresas brasileiras na Bolsa de Valores é a grande janela que escancara o grau de confiança na economia.

Olhando mais a frente percebe-se que este governo zerou o capital político para fazer as coisas melhorarem até o final do ano (seis meses). E o próximo governante, que ninguém sabe quem será, se for competente e reformista vai precisar de tempo (seis meses) para  fazer algo que dê algum fôlego econômico. Até lá, o que se depreende é que o quadro se manterá triste e preocupante.



Leia mais

06 jun 2018

O POVO GAÚCHO PERDEU O DIREITO DE SER SOBERANO


REMAKE

Quem se dispõe a assistir os telejornais dos maiores meios de comunicação do nosso triste Brasil, ao perceber que a maior parte deles é dedicado para mostrar imagens das absurdas e lamentáveis ações dos FISCAIS de preços do DIESEL, já percebeu, sem a menor possibilidade de estar enganado, de que se trata de um REMAKE.


PERDEDORES NATOS

Enquanto o povo brasileiro se vê envolvido pelo retorno do lamentável tabelamento, que sabidamente já foi responsável por enormes dores de cabeça, outros absurdos continuam sendo cultivados para mostrar que apostar no crescimento e no desenvolvimento econômico do nosso país é tarefa para PERDEDORES NATOS.


ESTUPIDEZ GAÚCHA

Pois, para quem ainda não sabe, a maioria dos deputados do complicado Rio Grande do Sul, Estado que impõe aos seus consumidores uma das maiores CARGAS DE ICMS DO PAÍS, resolveu, na noite de ontem, mostrar que o TERRITÓRIO GAÚCHO é destinado para cidadãos dotados de muita ESTUPIDEZ.


PLEBISCITO

Para que todos os leitores saibam, o RS é o único estado do país que exige, por lei, que o povo decida, através de plebiscito, se admite ou não a possibilidade do governo se desfazer de empresas estatais. Ou seja, os deputados, quando aprovaram a estúpida lei, disseram, alto e bom tom, que o POVO É SOBERANO PARA DECIDIR.


REJEIÇÃO

Ontem, entretanto, quando o governo do RS, já desesperado para encontrar fundos para satisfazer as crescentes despesas públicas, notadamente a Folha dos Servidores, colocou em votação a proposta que entrega ao povo gaúcho a decisão, por plebiscito, de admitir ou não a venda da CEEE, Sulgás e CRM, a maioria dos deputados rejeitou. Pode?


SEM DIREITO DE SER SOBERANO

De novo: para o Legislativo gaúcho, quando a estúpida lei foi aprovada, o povo foi considerado como SOBERANO para apontar e decidir o destino das estatais. Agora (ontem) o Legislativo, por maioria de votos, entendeu que o povo não tem mais o direito de ser soberano. Pode?



Leia mais

05 jun 2018

NO BRASIL, OPORTUNIDADE É IGUAL A ENCRENCA


OPORTUNIDADE

No editorial do dia 23/05, com o título -A OPORTUNIDADE ESTÁ BATENDO NA NOSSA PORTA-, escrevi o seguinte: - "Os leitores são testemunhas do número de vezes que já disse,  de forma insistente, que para ser OTIMISTA é preciso ter uma boa CAUSA. Caso contrário, volto a afirmar, este sentimento, além de pobre, não passa de um sonho que, no final, invariavelmente, ainda que ninguém queira admitir, acabe marcado como FRUSTRAÇÃO"-.


CATACLISMA

Mais: - Ao mesmo tempo em que me atualizava sobre os desdobramentos da -greve dos caminhoneiros- o meu ambiente se impregnava por uma forte onda de OTIMISMO. Sentimento este, altamente positivo e inebriante, porque os caminhoneiros perceberam, enfim, que o DESABASTECIMENTO GERAL poderia se transformar no grande CATACLISMA SALVADOR DO NOSSO EMPOBRECIDO BRASIL.-


FRUSTRAÇÃO E ONERAÇÃO

Pois, para infelicidade geral, o que sobrou para o povo brasileiro foi muita FRUSTRAÇÃO e forte ONERAÇÃO. Isto porque os líderes do movimento dos caminhoneiros não tinham noção (certamente não se conscientizaram) de que o -CATACLISMA- promovido pelo forte desabastecimento tinha tudo para se transformar em SOLUÇÃO dos grandes problemas que afligem a vida de 99% da população brasileira.


CRISE É ENCRENCA

Se na China a CRISE é igual a OPORTUNIDADE, no Brasil é bem diferente. Aqui, CRISE  é igual a MAIS ENCRENCA, infelizmente. Isto ficou patente quando os líderes do movimento se reuniram apenas e exclusivamente com o Executivo, deixando de fora o Legislativo e o Judiciário, que são detentores dos reais poderes para transformar o Brasil.


PAUTA CORRETA

A pauta do caminhoneiros estaria plenamente atendida se os líderes do movimento tivessem exigido, de TODOS OS PODERES, uma necessária e definitiva REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO. Começando pela REDUÇÃO IMEDIATA DO CUSTO BRASIL, que implica numa efetiva REFORMA DA PREVIDÊNCIA, PRIVATIZAÇÃO DE TODAS AS ESTATAIS E REDUÇÃO DRÁSTICA DOS GASTOS PÚBLICOS, notadamente com deputados, senadores, juízes, etc.


CAUSA E CONSEQUÊNCIA

Com REDUÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS, a CARGA TRIBUTÁRIA cairia automaticamente, o que atenderia por completo, não só os pleitos dos caminhoneiros, mas a pauta de toda a sociedade brasileira. De novo: sociedade esta que, infelizmente, insiste sempre na redução de tributos (CONSEQUÊNCIA) e deixa em paz o essencial (CAUSA), que é a DESPESA  PUBLICA.


SOBROU ENCRENCA

A OPORTUNIDADE, portanto, foi PERDIDA, TOTALMENTE PERDIDA! Sobrou, mais uma vez, a ENCRENCA. Mais uma vez, como sempre, apenas se saíram bem aqueles que atuam no setor público, cujos direitos (incluindo a estabilidade no emprego) estão plenamente protegidos pela CONSTITUIÇÃO CIDADÃ, através de nojentas cláusulas pétreas.



Leia mais

04 jun 2018

O PIB BRASILEIRO NAMORA COM O FRACASSO


NOVA PROJEÇÃO DO PIB 2018

Passado o feriadão de Corpus Christi, que nesta edição as viagens foram bastante prejudicadas pelo colapso do desabastecimento, que tudo indica já estará normalizado (se nada acontecer de ruim nos próximos dias) até o final desta semana, é hora de refazer as projeções quanto ao desempenho do PIB brasileiro de 2018. 


PARA O VINAGRE

Pois, se antes deste brutal desabastecimento a coisa já não vinha bem, depois do levantamento dos enormes prejuízos verificados com o extraordinário estrago das mercadorias (animais e vegetais) perecíveis fica a certeza de que o PIB de 2018 foi simplesmente para o vinagre.


FOCUS

Tomando por base a pesquisa Focus divulgada hoje, 04 de junho, a projeção para a taxa de crescimento do PIB em 2018 caiu de 2,37% (semana passada) para 2,18%. Relembrando: em março, o mesmo Boletim Focus projetava alta de 2,90%, e desde então tudo que aconteceu foram quedas sucessivas.


PRIMEIRO TRIMESTRE

Aliás, o comportamento do PIB brasileiro, país que se recusa a fazer a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, identifica, com absoluta clareza, o quanto as nossas estimativas são feitas mais com base no -otimismo-, e menos com os pés no chão. Muita gente acreditava que só pelo fato do PIB ter apresentado queda por oito trimestres sucessivos, por questões cíclicas a recuperação aconteceria automaticamente. Ledo engano.


40ª POSIÇÃO

Vejam, a propósito, que numa lista de 43 países analisados pela consultoria Austing Rating, que monitora os resultados dos países com as maiores economias do mundo, o Brasil aparece na 40ª colocação em termos de crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2018. A comparação leva em conta a variação da economia na comparação com o primeiro trimestre de 2017.


AMÉRICA LATINA

O crescimento (comparativo) do PIB brasileiro, segundo o IBGE, foi de 1,2%. Na América Latina, por exemplo, o PIB do Chile avançou 4,2%, o do Peru 3,2%; e o da Colômbia 2,2%. Que tal?


LISTA DE 43 PAÍSES

Eis a lista dos países que divulgaram seus resultados até 30 de maio de 2018 e a posição que desfrutam na comparação com o 1º.tri.17:

1º Filipinas 6,8
2º China 6,8
3º República Dominicana 6,4
4º Malásia 5,4
5º Egito 5,4
6º Polônia 5,2
7º Indonésia 5,1
8º Tailândia 4,8
9º Hong Kong 4,7
10º República Tcheca 4,5
11º Cingapura 4,4
12º Hungria 4,4
13º Letônia 4,3
14º Chile 4,2
15º Israel 4,0
16º Romênia 4,0
17º Chipre 3,8
18º Eslováquia 3,6
19º Lituânia 3,6
20º Bulgária 3,5
21º Suécia 3,3
22º Peru 3,2
23º Ucrânia 3,1
24º Áustria 3,1
25º Taiwan 3,0
26º Espanha 2,9
27º Estados Unidos 2,9
28º Coréia do Sul 2,8
29º Finlândia 2,8
30º Holanda 2,8
31º Croácia 2,5
32º Alemanha 2,3
33º Colômbia 2,2
34º Portugal 2,1
35º França 2,1
36º Bélgica 1,6
37º Itália 1,4
38º México 1,3
39º Rússia 1,3
40º Brasil 1,2
41º Reino Unido 1,2
42º Japão 0,9
43º Noruega 0,3


Sem Título



Leia mais