NEM SEMPRE O MELHOR VENCE
Mais do que sabido, e comprovado, em qualquer competição esportiva, independente da modalidade, nem sempre a equipe que melhor se apresenta é aquela que sai vencedora. Notadamente quando a decisão se resume a apenas uma partida, do tipo -mata ou morre-, onde o improvável está sempre à espreita para se fazer presente.
TROFÉU
Mesmo que a equipe que melhor se apresentou ao longo do ano venha a figurar uma boa posição no ranking, ou mesmo durante uma determinada competição, o que realmente interessa para todos é quem (clube ou seleção) levou o troféu de campeão.
RANKING
Comparando o esporte com a economia, quer seja mundial ou local (estados e municípios), aí a competição não se dá por torneio ou campeonato, onde é preciso apontar um campeão, mas por análise de desempenho constante. Assim, aqueles países (ou estados e municípios) que apresentam melhor desempenho econômico passam a ocupar posições de maior destaque no ranking.
SEM ESQUECER A LÓGICA
Ora, por mais que saibamos que esta nossa Seleção tem muita -bala na agulha-, ou seja, reúne grande capacidade competitiva (e não apenas participativa) o que contribui para uma possível chegada à final nesta Copa do Mundo, ninguém pode negar a lógica de que, além de haver outros bons competidores, nem sempre o melhor vence.
PURA MÁ VONTADE
Da mesma forma é preciso salientar que a nossa Economia, por exclusiva vontade da maioria dos nossos governantes, notadamente dos parlamentares e juízes, não tem -bala na agulha-. Ao contrário, o estado raquítico identifica chance -zero- de, a curto, médio e longo prazos, para ocupar uma posição minimamente decente no ranking mundial de desempenho econômico. Pode?
TRISTEZA
Confesso que fico muito triste ao perceber que só mostramos interesse para formar uma equipe de futebol que enfrente, de igual para igual, com razoáveis vantagens competitivas, aquelas que o calendário da Copa nos impõe. Naquilo que poderia transformar o Brasil numa efetiva potência mundial em economia, nada acontece.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Vejam, por exemplo, que nos últimos 40 anos (lá se foram 10 Copas do Mundo neste período), o ROMBO DA PREVIDÊNCIA aumentou de forma dramática. Pois, mesmo assim, a REFORMA que o Brasil exige poder para equilibrar as Contas Públicas, não anda. Pode?
VOTOS
Faço votos que nesta folga de dois dias que o calendário da Copa do Mundo concede antes do início das quartas de final do torneio, que acontece a partir desta sexta-feira, o povo brasileiro volte a se interessar pelos reais e preocupantes problemas do nosso empobrecido Brasil.
GATO E SAPATO
Um deles, senão o maior, ainda que não seja uma novidade, diz respeito ao legítimo -GATO & SAPATO- que certos e bem conhecidos ministros da Suprema Corte promoveram ao nosso já humilhado e desprezado povo, enquanto torciam desesperadamente para a nossa Seleção.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
O que se viu, sem tirar nem por, foi uma farta e nojenta distribuição de ALVARÁS DE SOLTURA a bandidos considerados como íntimos. Tais decisões soaram, de forma nua e crua, como mais uma prestação de serviços aos partidos políticos aos quais integravam com orgulho e paixão antes de serem escolhidos -a dedo- para ocupar cargos de ministro do STF.
DEMOCRACIA
A democracia, no nosso enlouquecido Brasil, infelizmente é esta que aí está, onde a cada dia ficamos mais convencidos de que somos absolutamente IMPOTENTES para frear as atitudes de um Judiciário que só sabe livrar e/ou deixar impunes os amigos-íntimos que foram condenados a penas de mais de 30 anos de prisão. Pode?
ALERTA
Admitindo que além da Copa do Mundo o povo (e a mídia) mostre real interesse nas Eleições, aí vai um alerta que não pode ser desprezado por tudo que aí está: se o próximo presidente e governadores eleitos não estiverem alinhados ideologicamente com a maioria dos ministros do STF, aí a chance de sucesso nas suas pretensões é nula.
QUEM MANDA
Como o inimigo mora nos detalhes, não esqueçam que mesmo que contem com a sempre eventual boa vontade de seus Legislativos, os Executivos -Federal e Estaduais- não estarão livres para fazer aquilo que o STF não goste e não queira. Pouco importa se é JUSTO ou não. O que importa, infelizmente, é a IDEOLOGIA.
IDH
Não há como negar que a Copa do Mundo é o evento que mais mexe com a vida dos brasileiros em geral. O interesse é de tal ordem que pouco importa, por exemplo, que o nosso pobre país figure nas últimas colocações no IDH -Índice de Desenvolvimento Humano-, como informa, anualmente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH).
AÍ NÃO!
O que a maioria dos brasileiros não admite, em hipótese alguma, é que o Brasil não ocupe as primeiras colocações no ranking do futebol mundial. Aí não!
COPA DE 2014
Pois, já que estamos falando de Copa do Mundo, vale lembrar que este evento não tem sido nada bom para o Brasil. Vejam que a Copa de 2014, que aconteceu aqui, deixou muitos dissabores e inúmeras contas impagáveis.
PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO PLANO
Observem que a mídia em geral aponta como maior problema da Copa de 2014, em primeiro plano, a derrota de 7x1 para a Alemanha. Em segundo plano vem o forte esquema de CORRUPÇÃO que foi montado, e só em terceiro plano a quantidade de obras inacabadas e outras tantas que jamais serão concluídas.
VAREJO BRASIL
Pois, enquanto a Copa 2018 rola na longínqua Rússia, o Brasil amarga estragos brutais na economia. O faturamento do VAREJO, por exemplo, no Brasil todo, caiu 25%, em média, nos dias em que a seleção brasileira foi a campo. Isto antes das oitavas de final que começaram ontem.
O setor que teve a queda mais acentuada foi o vestuário, com 49,6% nos dias de jogos do Brasil, seguido do setor de moveis, eletrônicos, etc., que amarga queda de 45,7%. Que tal?
CAIR FORA O QUANTO ANTES
Ora, diante deste quadro dantesco fico imaginando se não seria melhor o Brasil cair fora da Copa o quanto antes. Até porque quem está com a vida ganha são apenas os jogadores da seleção, que não por acaso nem vivem no nosso empobrecido Brasil.
Sem Título
Sem Título
IMPATRIOTA
Mais do que sabido, em dia que a seleção brasileira joga, nada existe de mais importante. A bem da verdade, por absoluta influência da mídia, já nas vésperas das partidas quem se dispõe a prestar algum serviço, ou mesmo produzir alguma coisa, já é rotulado de impatriota.
COPA DO MUNDO
Considerando que hoje o Brasil ganhou do México, os festejos pela vitória da seleção brasileira certamente deverão se prolongar, no mínimo, até o próximo jogo que acontece na 6ª feira, 6, às 15h. Até lá, portanto, poucos estarão interessados em qualquer assunto que não seja a Copa do Mundo.
TRIO COMUNISTA
Pois, enquanto este sentimento -futebolístico- domina por completo o pensamento da maioria dos brasileiros, o nosso país segue a sua desabalada e intencional trajetória que, pela vontade de grande número de eleitores, como informam as pesquisas de intenções de voto, levará o BRASIL a compor, junto com CUBA e VENEZUELA, o TRIO de países latinos declaradamente comunistas.
CUBA
Confesso que custo a acreditar que um país como Cuba, que em Julho de 1961 (dois anos depois da Revolução de 1959) oficializou o comunismo, cujo resultado mostra, a quem quer que seja, que além da mais absoluta falta de liberdade o sistema produziu miséria geral e irrestrita por todos os cantos da Ilha, continua sendo um MODELO a ser seguido.
VENEZUELA
Da mesma forma é inacreditável que um país como a VENEZUELA, que a partir de 1999, pelas mãos e mente de Hugo Chávez implantou socialismo do século XXI, cujo regime segue firme sob a batuta do ditador Nicolás Maduro desde 2013, também continue sendo um MODELO de -democracia- a ser implantada por aqui.
MISÉRIA E MAIS MISÉRIA
Se muitos cubanos não pensam em outra coisa a não ser cair fora da Ilha de Cuba, milhares de venezuelanos, como a mídia internacional informa diariamente através de imagens e depoimentos, não fazem outra coisa senão buscar refúgio na Colômbia e no Brasil, de forma desesperada. Tudo porque o que mais sobrou ao longo desses anos, tanto em Cuba quanto na Venezuela foi miséria e mais miséria.
MARCA REGISTRADA DO FRACASSO
Pois, mesmo diante destes casos que se escancaram nestes dois países latinos, onde o COMUNISMO é a marca registrada do fracasso inequívoco, há quem queira, de uma vez por todas que o regime da miséria vigore de forma oficial e para sempre no nosso empobrecido Brasil.
CONFIANÇA DETERIORADA
É pra lá de preocupante a substancial queda de CONFIANÇA, tanto de empresários quanto de consumidores, como vem sendo apurado de forma contínua pelas Confederações que representam todas as atividades econômicas e sociais do nosso cada dia mais empobrecido Brasil.
DE FRENTE PARA A RECESSÃO
Pois, se observado (é importante que isto aconteça) não apenas a Confiança, mas o que estampam os índices que medem o desempenho da Indústria, do Comércio, dos Serviços, da Construção, etc., o mínimo que poderia se esperar é que algo viesse a ser tentado para evitar a volta da RECESSÃO, que já aparece no horizonte do nosso país.
ÚNICA PREOCUPAÇÃO
A rigor, a única preocupação que o povo brasileiro em geral demonstra, neste grave momento em que o CAOS está batendo à nossa porta, diz respeito ao desempenho da nossa Seleção nesta Copa do Mundo. Com a substancial ajuda da mídia que monitora, minuto a minuto, tudo que cada jogador faz ou deixa de fazer, o que ninguém está disposto a admitir é que o Brasil não seja o campeão.
AÍ NÃO!
Pelas manifestações que são mostradas através das imagens de apaixonados apenas pelo futebol, tanto daqueles que foram à Rússia quanto aqueles que se espalham por todos os cantos do nosso imenso Brasil acompanhando não só os jogos mas todos os treinos e/ou movimentações, o que ninguém admite é que o Brasil venha a cair no índice que mede o desempenho das Seleções de futebol da FIFA. Aí não!
MAIS RICOS COM SAÚDE, EDUCAÇÃO SEGURANÇA E JUSTIÇA
O que mais impressiona é que só uma pequena minoria tem a clara noção que com ou sem vitórias, os craques da nossa seleção, além de continuar vivendo fora do Brasil, o que lhes garante melhor saúde, segurança, educação e justiça para si próprios e suas famílias, só pelo fato de terem sido convocados ainda ficarão mais ricos. Que tal?
QUEM SABE...
Em síntese, tudo de ruim pode acontecer com a economia, com a infraestrutura, com a educação, com a Justiça, com a segurança e com a saúde, no nosso empobrecido Brasil. O que não pode, em hipótese alguma, é o Brasil deixar de ganhar esta Copa.
Se isto vier a acontecer, aí não tem jeito: - A CASA CAI DE VEZ! Pois, pensando nisso creio que a salvação do Brasil está mesmo no futebol, considerado o ÓPIO DO POVO. Quem sabe...
VOLTOU AO LOCAL DO CRIME
O ministro-petista do STF, Ricardo Lewandowski, que no dia anterior, na qualidade de presidente da 2ª Turma do Supremo, acompanhando os votos de Dias Tóffoli e Gilmar Mendes, numa só penada tirou os corruptos José Dirceu e José Claudio Genu da cadeia, e tornou inválidas as provas contra os petistas Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, voltou ontem à cena do crime para mostrar que é real a sua tara de querer o fim do Brasil.
LIMINAR-PÉROLA
Agindo como eterno insatisfeito com tudo que pode acontecer de bom ou razoável para o Brasil, Lewandowski deferiu uma -liminar-pérola- determinando que a PRIVATIZAÇÃO DE ESTATAIS, quer federais, estaduais ou municipais, só poderá acontecer depois de aprovação do Congresso Nacional. Pode?
ENTIDADES SINDICAIS-PETISTAS
Tal liminar, considerada estapafúrdia, atrasadíssima e imbecil para os sensatos, ainda que em caráter provisório, foi assinada pelo ministro Lewandowski como uma clara demonstração de forte apoio aos interesses de duas entidades sindicais-petistas, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenaee) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). Que tal?
MINISTRO-VENEZUELANO
Como se vê, Lewandowski tem se revelado não só como um grande -inimigo- do Brasil. Pela maneira como toma decisões ou vota sobre as mais diferentes matérias, o tipo demonstra, a cada dia que passa, o quanto está disposto a entrar para história como ministro -venezuelano- do STF. Um horror!
A CAMINHO DO CAOS
A propósito, quando referi em diversos editoriais que o Brasil caminha claramente para o CAOS, muitos leitores, usando da sagrada liberdade que têm para manifestar suas opiniões, viram exageros na minha colocação com requintes de elevado pessimismo.
OBRA DE ENGENHARIA
Pois, só para deixar bem claro que continuo com total razão, vejam que quem comanda a OBRA DE ENGENHARIA que está construindo o CAOS brasileiro é o STF, através do seu corpo de ministros que simplesmente deixou de julgar para legislar. Mais: legislar da pior forma possível.
Para finalizar: se acontecesse uma (necessária) INTERVENÇÃO NO STF, a medida, em hipótese alguma poderia ser considerada GOLPE. Por tudo que o trio de ministros que compõe a 2ª Turma faz, seria um legítimo e inquestionável CONTRAGOLPE.