Artigos

05 jun 2018

NO BRASIL, OPORTUNIDADE É IGUAL A ENCRENCA


Compartilhe!           

OPORTUNIDADE

No editorial do dia 23/05, com o título -A OPORTUNIDADE ESTÁ BATENDO NA NOSSA PORTA-, escrevi o seguinte: - "Os leitores são testemunhas do número de vezes que já disse,  de forma insistente, que para ser OTIMISTA é preciso ter uma boa CAUSA. Caso contrário, volto a afirmar, este sentimento, além de pobre, não passa de um sonho que, no final, invariavelmente, ainda que ninguém queira admitir, acabe marcado como FRUSTRAÇÃO"-.


CATACLISMA

Mais: - Ao mesmo tempo em que me atualizava sobre os desdobramentos da -greve dos caminhoneiros- o meu ambiente se impregnava por uma forte onda de OTIMISMO. Sentimento este, altamente positivo e inebriante, porque os caminhoneiros perceberam, enfim, que o DESABASTECIMENTO GERAL poderia se transformar no grande CATACLISMA SALVADOR DO NOSSO EMPOBRECIDO BRASIL.-


FRUSTRAÇÃO E ONERAÇÃO

Pois, para infelicidade geral, o que sobrou para o povo brasileiro foi muita FRUSTRAÇÃO e forte ONERAÇÃO. Isto porque os líderes do movimento dos caminhoneiros não tinham noção (certamente não se conscientizaram) de que o -CATACLISMA- promovido pelo forte desabastecimento tinha tudo para se transformar em SOLUÇÃO dos grandes problemas que afligem a vida de 99% da população brasileira.


CRISE É ENCRENCA

Se na China a CRISE é igual a OPORTUNIDADE, no Brasil é bem diferente. Aqui, CRISE  é igual a MAIS ENCRENCA, infelizmente. Isto ficou patente quando os líderes do movimento se reuniram apenas e exclusivamente com o Executivo, deixando de fora o Legislativo e o Judiciário, que são detentores dos reais poderes para transformar o Brasil.


PAUTA CORRETA

A pauta do caminhoneiros estaria plenamente atendida se os líderes do movimento tivessem exigido, de TODOS OS PODERES, uma necessária e definitiva REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO. Começando pela REDUÇÃO IMEDIATA DO CUSTO BRASIL, que implica numa efetiva REFORMA DA PREVIDÊNCIA, PRIVATIZAÇÃO DE TODAS AS ESTATAIS E REDUÇÃO DRÁSTICA DOS GASTOS PÚBLICOS, notadamente com deputados, senadores, juízes, etc.


CAUSA E CONSEQUÊNCIA

Com REDUÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS, a CARGA TRIBUTÁRIA cairia automaticamente, o que atenderia por completo, não só os pleitos dos caminhoneiros, mas a pauta de toda a sociedade brasileira. De novo: sociedade esta que, infelizmente, insiste sempre na redução de tributos (CONSEQUÊNCIA) e deixa em paz o essencial (CAUSA), que é a DESPESA  PUBLICA.


SOBROU ENCRENCA

A OPORTUNIDADE, portanto, foi PERDIDA, TOTALMENTE PERDIDA! Sobrou, mais uma vez, a ENCRENCA. Mais uma vez, como sempre, apenas se saíram bem aqueles que atuam no setor público, cujos direitos (incluindo a estabilidade no emprego) estão plenamente protegidos pela CONSTITUIÇÃO CIDADÃ, através de nojentas cláusulas pétreas.