Artigos

25 set 2020

ATÉ ONDE VAI O PODER DO -PODER EXECUTIVO-


PÚBLICO-ALVO

Desde o primeiro editorial do PONTOCRITICO.COM, que teve início no longínquo 11 de outubro de 2001 (dentro de poucos dias estará, portanto, completando 19 anos), eu sabia perfeitamente que só leitores/assinantes dotados de razoável nível de raciocínio seriam capazes de entender ou manifestar interesse nas CRÍTICAS, COMENTÁRIOS E OPINIÕES, notadamente sobre temas -POLÍTICOS E ECONÔMICOS-, todos baseados em FUNDAMENTOS LIBERAIS, com ênfase na relação -CAUSA/EFEITO-.


PLENIPOTENCIÁRIO

Pois, mesmo me dirigindo diariamente a um PÚBLICO BASTANTE SELETO, assim considerado porque a maioria dos brasileiros, ao longo de tantos anos de governos de esquerda sofreu uma forte MUTILAÇÃO CEREBRAL que resultou na IMPOSSIBILIDADE de pensar e/ou usar o raciocínio lógico, ainda assim, por inúmeras mensagens que recebo no dia a dia percebo que não são poucos aqueles que estão absolutamente convencidos de que o PRESIDENTE DA REPÚBLICA É UM PLENIPONTENCIÁRIO. 


ESTADO BRASILEIRO

Portanto, mesmo que já tenha dedicado vários editoriais explicando que o ESTADO BRASILEIRO é composto por PODER EXECUTIVO, PODER LEGISLATIVO E PODER JUDICIÁRIO, há quem imagine que quem REALMENTE MANDA E PODE TUDO é o PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Mais: como tal, por ser escolhido pelo povo ganha o DIREITO e o PODER TOTAL para mudar as leis existentes e fazer o que colocou no seu PLANO DE GOVERNO.  


PROPOR NOVA LEI

Então, de novo: uma coisa é LEGISLAR; outra é PROPOR NOVA LEI. Ao Presidente da República cabe, apenas e tão somente, PROPOR ao PODER LEGISLATIVO a sua vontade de criar ou alterar alguma lei. Cabe, portanto, ao LEGISLATIVO, a aprovação ou rejeição da lei proposta pelo EXECUTIVO. Quando se trata de LEI ORDINÁRIA basta a maioria simples de votos do Legislativo e quando se trata de LEI CONSTITUCIONAL, aí só é possível com aprovação da maioria qualificada (2/3 dos votos). 


MEMÓRIA

Tudo leva a crer que a memória dos longos períodos de DITADURAS ainda permanece vivo na cabeça de milhões de eleitores. Boa parte que votou no presidente Bolsonaro se mantém convencida de que ele tem PODER INCOMENSURÁVEL. Ao perceber que muito do que foi prometido não se transformou em algo real e palpável como imaginava, o eleitor acaba jogando o seu descontentamento, a sua indignação e a sua frustração no colo do presidente, como se ele fosse o grande responsável por todos os fracassos. 


O PODER JUDICIÁRIO É QUEM GOVERNA

Esta MEMÓRIA se torna ainda mais evidente porque Jair Bolsonaro, por ser um militar de carreira, levou boa parte dos eleitores a imaginar que ele teria PODERES DITATORIAIS, ou seja, nem o PODER LEGISLATIVO nem o PODER JUDICIÁRIO seriam capazes de impedir a vontade do EXECUTIVO. No entanto, para desespero do povo brasileiro, o que se vê é exatamente o contrário: quem está GOVERNANDO O BRASIL, com PODERES TOTALMENTE DITATORIAIS, é o PODER JUDICIÁRIO. Pior: governa com mão de ferro no sentido totalmente contrário do que o PODER EXECUTIVO pretende.  


ESPAÇO PENSAR +

No Espaço Pensar + de hoje: QUANDO O ÓDIO POLÍTICO SUPERA O AMOR À PÁTRIA - por Percival Puggina e  BOLSONARO VIRA "JUDAS DE SÁBADO DE ALELUIA" PARA A MILITÂNCIA AMBIENTALISTA - por J.R.Guzzo -     para ler acesse o link http:// https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

24 set 2020

EMPREGOS PRECISAM SER INCENTIVADOS


CAMPANHA CÍNICA

É sempre muito importante lembrar que na manhã do dia 11 de março de 2020, quando a OMS - Organização Mundial da Saúde- declarou o CORONAVÍRUS como PANDEMIA, a mídia brasileira, de maneira muito organizada, abusou do seu cinismo habitual para dar início à criminosa campanha -FICA EM CASA-. Contando com a colaboração de governantes tão safados quanto, todos os meios de comunicação trataram imediatamente, pelo efeito repetição, de convencer a pobre sociedade brasileira de que - A VIDA DEVE ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR-.


SAÚDE FÍSICA E FINANCEIRA

Desde então, todos aqueles que acompanham os meus editoriais diários sabem perfeitamente que jamais mudei de opinião a respeito deste tema. Ou seja, sempre afirmei que a SAÚDE DAS PESSOAS, quer física e/ou mental, principalmente, está direta e intimamente ligada à SAÚDE FINANCEIRA de cada cidadão. 


GRUPO DE RISCO

Como tal me coloquei imediatamente ao lado daqueles que afirmavam a todo momento que só os integrantes do chamado GRUPO DE RISCO deveriam ficar em resguardo, ou confinados. Os demais deveriam, com mais tranquilidade, dar continuidade às suas atividades, o que evitaria o brutal e incalculável estrago verificado através de milhares de baixas empresariais e, por consequência, milhões de postos de trabalho. Isto, infelizmente, como se vê, não conseguiu superar a VOZ DO CRMINOSO CINISMO da mídia e dos maus governantes. 


SURPRESA MALDITA

Agora, com CINISMO REDOBRADO, aqueles mesmos jornalistas que, comprometidos com a campanha, trataram de convencer os brasileiros em geral, principalmente aqueles que estão totalmente fora do GRUPO DE RISCO, de que a VIDA DEVE ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR- estão se apresentando -COM CARAS E BOCAS- dizendo que o índice de DESEMPREGO no país é algo DRAMÁTICO E PREOCUPANTE. Alguns, inclusive, abusando ainda mais do CINISMO, fazem ar de surpresa ao informar que a TAXA DE DESEMPEGRO, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), divulgados ontem pelo IBGE, aumentou de 13,2% na terceira semana de agosto para 14,3% na quarta semana do mês, totalizando mais de 13 milhões de pessoas.  


CAUSA PRINCIPAL

Pior: para dar mais ênfase à notícia, e sem se importar minimamente com o fato de que o fantástico DESEMPREGO tem como CAUSA PRINCIPAL a CAMPANHA do -FICA EM CASA-, por eles defendida diuturnamente com unhas e dentes, alguns nem conseguem esconder o prazer ao revelar que de maio a agosto (últimos quatro meses) o número de pessoas desempregadas no país teve um aumento de quase 3 milhões, ou seja, uma alta de 27,6% no período.


DESONERAÇÃO DA FOLHA

Como a equipe econômica do governo, chefiada pelo ministro Paulo Guedes, entende que a RECUPERAÇÃO de empregos é fundamental, para tanto,  se faz necessária a DESONERAÇÃO DA FOLHA. Entretanto, o que MÍDIA CÍNICA, de forma propositada, não informa é que a importante DESONERAÇÃO exige uma nova FONTE DE RECEITA. De novo: ao invés de focar na proposta de SUBSTITUIÇÃO DE RECEITA, a mídia trata apenas de fazer com que a opinião pública entenda que o objetivo do governo é aumentar a carga tributária. Pode? 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: CRISE REFORÇA A EXIGÊNCIA DE ÉTICA E COMPLIANCE - por Telmo Schoeler - leia em : https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

23 set 2020

ENFIM, A ADMISSÃO DO FRACASSO


GUIADOS PELA CIÊNCIA

Ontem, na abertura da sessão de debates da 75ª Assembleia-Geral da ONU, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, admitiu abertamente que o "POPULISMO E NACIONALISMO ÉTNICO FRACASSARAM no combate à PANDEMIA do COVID 19. De forma clara, direta e firme, Guterres disse que o mundo precisa ser GUIADO EXCLUSIVAMENTE PELA CIÊNCIA.


FRAGILIDADE DO MUNDO

 Entretanto, logo após ADMITIR PUBLICAMENTE que o rotundo FRACASSO DO POPULISMO E DO NACIONALISMO acabaram por PIORAR AS COISAS, o secretário-geral, sem citar os principais países que enveredaram por este triste caminho, apontou que PANDEMIA, pela forma como os POPULISTAS insistem, expôs o tamanho da "FRAGILIDADE DO MUNDO".


TEMPO DEMAIS PARA CONCLUIR

Ora, o que me deixa muito intrigado é o fato de Antonio Guterres ter esperado tanto tempo (algo como nove meses ou mais) para descobrir, declarar e/ou concluir que o POPULISMO e NACIONALISMO resultariam em TOTAL FRACASSO. Como de resto, aliás, tanto o POPULISMO quanto o NACIONALISMO jamais foram capazes de produzir resultados positivos. 


SENTIMENTO DE ÓDIO

Pois, apesar da clareza da exposição feita pelo secretário-geral da ONU, a mídia -esquerdista-, que desde sempre promove e vê com grande simpatia as ações POPULISTAS e/ou NACIONALISTAS, encontrou nas afirmações de Guterres uma forma de atacar, com o velho e surrado sentimento de ódio que já é bastante conhecido de todos, os presidentes do Brasil e dos EUA.


GLOBALISMO

Ao concluir a sua participação na sessão de debates, Guterres, sem conseguir disfarçar a sua paixão pelo GLOBALISMO, disse: - "Ninguém quer um governo mundial - mas devemos trabalhar juntos para melhorar a governança mundial". Ai, meu caro Guterres, a mentira soou muito forte...


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje : MAGALU, BAYER, NETFLIX E O UPGRADE DO POLITICAMENTE CORRETO - por Percival Puggina e A FALA DO PRESIDENTENA ONU - por PAULO MOURA . Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

22 set 2020

O STF E A SUA SANHA ATIVISTA


ATIVISMO JUDICIAL

Ontem, movidos pela conhecida convicção que é reservada da maneira incondicional aos militantes da esquerda e pelo já escancarado ativismo judicial, os ministros do STF, Edson Fachin (relator da ação), Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello, em SESSÃO VIRTUAL, votaram contra a venda de refinarias da Petrobras sem o aval do Legislativo.


JULGAMENTO

O julgamento da ação que foi encaminhada pelas mesas diretoras da Câmara e do Senado deveria ser concluído até o dia 25. Entretanto, o atual presidente do STF, Luiz Fux, achou por bem que o JULGAMENTO deixe de ser VIRTUAL e passe a ser PRESENCIAL, ainda que não tenha definido data para tanto.


PRAZO DE VALIDADE

Entretanto, a considerar os votos já proferidos por três ministros, Edison Fachin, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello, é quase certo que o pleno do STF resolva exigir que a VENDA DE ESTATAIS SUBSIDIÁRIAS, como é o caso das REFINARIAS DA PETROBRAS, a exemplo do que já acontece com as ESTATAIS-MÃES, também deva ser AUTORIZADA pelo Poder Legislativo. 


PRAZO DE VALIDADE VENCIDO

Como se vê, mais uma vez o STF entra em cena para mostrar que decisões anteriormente tomadas, como é o caso da LIBERAÇÃO DA VENDA DE SUBSIDIÁRIAS SEM AVAL DO LEGISLATIVO, dependendo de quem está à frente do Poder Executivo o prazo de validade da aprovação é imediatamente encerrado e/ou dado como vencido. Da mesma forma, aliás, como aconteceu com a PRISÃO EM PRIMEIRA E SEGUNDA INSTÂNCIA.  


REELEIÇÃO

Com este claro ATIVISMO JUDICIAL, nem mesmo o pouco que resta de bom ou razoável na nossa lamentável Constituição Federal é respeitado. Já o que está ruim ou péssimo, o ATIVISMO JUDICIAL entra em cena para tornar ainda pior. O Poder Legislativo, para não deixar por menos, e contando com a boa vontade dos ATIVISTAS já está tratando de burlar a Constituição no que diz respeito a possibilidade de REELEIÇÃO dos presidentes Rodrigo Maia (Câmara) e Davi Alcolumbre (Senado). Que tal?     


ESPAÇO PENSAR +

No Espaço PENSAR + de hoje :  ECONOMIA EM XEQUE - por Márcio Coimbra - publicado no jornal O Tempo  - Leia aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

21 set 2020

MAGALU: APOLOGIA AO RACISMO


LIBERDADE INDIVIDUAL

Obedecendo o importante princípio da LIBERDADE INDIVIDUAL, na condição de até então cliente da empresa Magazine Luiza comunico, publicamente, que a partir deste final de semana deixei de ser um consumidor dos produtos por ela vendidos ou anunciados.  


SÓ CANDIDATOS NEGROS

Esta minha firme decisão é a resposta que tenho quanto à decisão, também pública, tomada pelo -board- da Magazine Luiza, com a total LIBERDADE QUE TEM, de informar que só aceitará inscrições de CANDIDATOS NEGROS para seu programa de trainee 2021. 


RACISMO CONTRA OS BRANCOS

A propósito, vale o registro, até o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, que antes de tudo é um cidadão negro, vai totalmente ao encontro do meu pensamento ao afirmar que a decisão tomada pela Magazine Luiza é “RACISMO" contra os BRANCOS.  


SEGREGAÇÃO

A direção da empresa, que no meu entender agiu com espírito claramente -RACISTA-, reagiu às manifestações através de nota publicada no Twitter se dizendo absolutamente tranquila quanto a legalidade do Programa de Trainees 2021. Ora, não entro no mérito do LEGAL ou do ILEGAL, mas de um PRECONCEITO DECLARADO o fato de SEGREGRAR pessoas de etnias diferentes para compor o quadro de funcionários.


DIREITO

De novo, para que fique bem claro: assim como a empresa Magazine Luiza se vê no DIREITO de empregar pessoas de uma "MESMA COR", independentemente de qualquer qualificação, também me vejo no DIREITO de riscá-la, definitivamente, das empresas varejistas que por muito tempo fui consumidor. NADA contra os produtos por ela vendidos, mas TUDO contra o claro e evidente SEGREGACIONISMO que a direção da empresa resolveu estabelecer. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje:  Vídeo do Pensador Paulo Moura - PANDEMIA E MANIPULAÇÃO DE MASSAS - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

18 set 2020

QUEM DETESTA QUEM?


NOTÍCIAS VELHAS

Já faz um bom tempo que deixei de manusear os jornais IMPRESSOS em busca de notícias. Até porque todas elas, no momento em que são separadas para que venham a ocupar as páginas dos jornais que serão entregues no dia seguinte, já foram lidas e relidas -ON LINE- nos sites de notícias e/ou nas Redes Sociais. Ou seja, notícia que aparece nos JORNAIS IMPRESSOS são, indiscutivelmente, NOTÍCIAS VELHAS.


OPINIÕES E INTERPRETAÇÕES

Assim, muito por dever de ofício, o que ainda me prende a determinados PERIÓDICOS, IMPRESSOS OU NÃO, são as opiniões, comentários e/ou interpretações manifestadas por certos colunistas, uns que gozam da minha admiração, como é o caso de J. R. Guzzo e Rodrigo Constantino, por exemplo, e outros que sabidamente usam de uma fértil IMAGINAÇÃO como meio de demonstração do quanto são fiéis à IDEOLOGIA DO FRACASSO.


IMAGINAÇÃO IDEOLÓGICA

Hoje, por exemplo, enquanto tomava conhecimento das últimas notícias publicadas pela Gazeta do Povo, me deparei com um texto onde o autor, Fernando Jasper, antigo colunista do jornal, abusou do uso da sua fértil IMAGINAÇÃO IDEOLÓGICA para tentar confundir seus leitores mais desavisados. 


BOLSONARO DETESTA A IMPRENSA...

Pois, na sua coluna de hoje, com o título -Casamento abalado: Guedes não convence Bolsonaro e busca culpados por fracasso-, Jasper disse que -"BOLSONARO DETESTA A IMPRENSA, E COSTUMA DOBRAR A APOSTA QUANDO SE SENTE CONTRARIADO POR ELA"-  


A IMPRENSA NÃO DETESTA BOLSONARO???

Ao ler este trecho fiquei curioso, apenas curioso sem muitas chances, para saber se o colunista faria alguma menção dizendo algo que é mais do que obvio e pra lá de sabido, qual seja de que a -IMPRENSA EM GERAL DETESTA BOLSONARO-. Foi em vão, como de resto já havia percebido desde o início da minha leitura.


FOFOQUEIRO

Na realidade, a ideia que o colunista me passou é que ELE DETESTA BOLSONARO. Como tal ao se referir ao CASAMENTO entre o presidente e o ministro Paulo Guedes, da Economia, o colunista manifestou que o seu grande propósito é ABALAR A RELAÇÃO entre ambos. A ideia de UNI-LOS, para que o Brasil possa encontrar o bom caminho do desenvolvimento, pelo visto não passa e nunca vai passar pela cabeça do COLUNISTA FOFOQUEIRO. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje : COMO É A VIDA FORA DA "RESERVA ECOLÓGICA DO FUNCIONALISMO" PÚBLICO -  por J.R.Guzzo, publicado ontem na Gazeta do Povo - Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/como-e-a-vida-fora-da-reserva-ecologica-do-funcionalismo-publico-18092020



Leia mais