EMPATIA
Quem tem por hábito usar da EMPATIA, sentimento psicológico que possibilita sentir e/ou entender o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, mais do que nunca, neste momento, é capaz de entender e avaliar o tamanho do sofrimento do ministro Paulo Guedes, da Economia, que luta desesperadamente na tentativa de tirar o Brasil desta incrível e já crônica SITUAÇÃO FISCAL que está metido, e que neste ano ficou ainda mais complicada por conta da PANDEMIA.
REAIS RESPONSÁVEIS
Pois, o que mais preocupa é que o imenso universo de pessoas que, ao invés de procurar entender, minimamente, o quanto são benéficas para o nosso empobrecido Brasil as propostas defendidas por Guedes e sua equipe, preferem, a olhos e ouvidos vistos, CONDENAR o ministro, deixando livres os REAIS CULPADOS, como é o caso dos deputados, senadores e ministros do STF que, sem a menor preocupação com a SITUAÇÃO FISCAL, ora engavetam e não raro DESAPROVAM as medidas que têm por objetivo propor a sempre sonhada retomada do crescimento da ECONOMIA BRASILEIRA.
SALVADORES DA PÁTRIA
Como se isto não bastasse, a mídia esquerdista, notoriamente apoiadora do POPULISMO/ASSISTENCIALISMO, prefere ouvir economistas fracassados, do tipo que já passaram por governos anteriores e que, ao invés de resolver os graves problemas que estamos enfrentando, dão entrevistas vestidos com a rota fantasia de SALVADORES DA PÁTRIA, com o inegável propósito de COMBATER AS IDEIAS LIBERAIS defendidas pelo ministro Guedes.
CULPADO
Neste clima recheado de muita má vontade e esbanjamento de informações equivocadas, o ministro Guedes é considerado pela mídia e seus aliados como FRACASSADO. Principalmente como CULPADO pelo atraso, ou impossibilidade das PRIVATIZAÇÕES e da não aprovação das REFORMAS que foram colocadas -em negrito- no Plano de Governo do presidente Bolsonaro ainda durante a campanha eleitoral.
ATUANTES DO SETOR PÚBLICO
Ora, a bem da verdade, sem precisar de EMPATIA, basta usar 1% do cérebro para entender que boa parte do Congresso Nacional é ocupado por políticos que atuam no SETOR PÚBLICO e, portanto, farão de tudo e mais um pouco para que as PRIVATIZAÇÕES não andem, assim como as REFORMAS que tem no seu bojo o propósito de DIMINUIR AS VANTAGENS E PRIVILÉGIOS que só cabem aos SERVIDORES DE PRIMEIRA CLASSE.
AMOR PELO CAOS
De novo: o ministro Paulo Guedes não cansa de dizer aquilo que o Brasil precisa para sair deste fétido ambiente de PRIVILÉGIOS e de GASTOS ABUSIVOS que os verdadeiros CULPADOS se recusam a atacar. Tais políticos somados aos ministros do STF são os RESPONSÁVEIS pela terrível SITUAÇÃO FISCAL que o país vive. Para essa gente não tem essa de AMOR À PÁTRIA. O AMOR É PELO SUCESSO PRÓPRIO E INSUCESSO DO PAÍS!
ESPAÇO PENSAR +
No Espaço Pensar + de hoje: UM PODER INTROMETIDO - por Percival Puggina - Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/um-poder-intrometido-29102020
EM PRIMEIRO LUGAR NA AL
Faltando dois meses para o fechamento deste triste e complicado ano de 2020, entre tantas especulações que estão sendo feitas a cada momento com o propósito de antever o que pode acontecer de bom ou ruim em 2021, o que ninguém tem a menor dúvida é que o nosso empobrecido Brasil vai encerrar 2020 com a pior SITUAÇÃO FISCAL entre os maiores países emergentes. Na América Latina, para desespero da equipe econômica liderada pelo ministro Paulo Guedes, o Brasil aparece em PRIMEIRO LUGAR no quesito -AUMENTO DE DÍVIDA, com uma estupenda alta de 20 pontos só neste ano.
NOVOS IMPOSTOS
Tal façanha, diretamente influenciada por GASTOS PÚBLICOS -EMERGENCIAIS- que o governo se obrigou a fazer a partir da decretação da PANDEMIA, já deixa claro e evidente que a DÍVIDA PÚBLICA INTERNA fique muito perto da estupenda marca de 100% do PIB. Mais: para piorar este complicado cenário, a tendência é seguir em elevação, uma vez que está sendo gestado um CARÍSSIMO PROGRAMA SOCIAL, cujo financiamento, por absoluta falta de VERBA ORÇAMENTÁRIA, dificilmente escapará da criação de NOVOS IMPOSTOS.
DESPESAS OBRIGATÓRIAS
Pois, o que mais me deixa pasmo é que muita gente, notadamente aqueles que deveriam ter um mínimo de discernimento, por total desconhecimento do que reza a nossa péssima CONSTITUIÇÃO - NADA CIDADÃ- , o que mais faz, a todo momento, é criticar o governo dizendo que tudo se resolve através do CORTE DE DESPESAS PÚBLICAS. Mal sabem estes pobres desinformados que todos os CHEFES DE PODER EXECUTIVO, federal, estadual ou municipal, não têm como fugir das DESPESAS consideradas -por lei- como OBRIGATÓRIAS. Mais: também não sabem que tais DESPESAS representam algo como 95% dos valores arrecadados. Pode?
PESSOAL, PESSOAL E PESSOAL
Ainda que já tenha explicado centenas de vezes, volto a repetir: as TRÊS MAIORES DESPESAS PÚBLICAS são: PESSOAL, PESSOAL E PESSOAL. Mais: por força CONSTITUCIONAL, garantidas e blindadas por -Cláusulas Pétreas-, as DESPESAS COM PESSOAL são absolutamente INTOCÁVEIS. Por TODOS OS PODERES - EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. Ou seja, sem uma NOVA CONSTITUIÇÃO não há como mexer nas atuais DESPESAS COM PESSOAL, que soma as FOLHAS DE SALÁRIOS DE SERVIDORES ATIVOS com a FOLHA DOS APOSENTADOS DO INSS (SETOR PRIVADO); e a magnífica FOLHA DE APOSENTADORIA DO SETOR PÚBLICO. Isto sem falar na FOLHA do BOLSA FAMÍLIA.
A propósito: a DESPESA COM SERVIDORES PÚBLICOS -ativos e inativos- no Brasil foi equivalente a 13,4% do PIB em 2018, o que coloca o país entre os que mais gastam com pessoal numa lista de 70 países para os quais o FMI disponibiliza dados.
NOVA CONSTITUIÇÃO
Considerando que o PIB de 2020, na melhor das hipóteses, deve apresentar uma queda de 5%, aproximadamente, e nenhuma das FOLHAS DE SALÁRIOS acima descritas teve qualquer redução, isto significa, com todas as letras e números, o quanto a já insuficiente e terrível RELAÇÃO GASTOS/PIB fica comprometida. Infelizmente, como se viu ontem, não foram poucos aqueles que caíram de pau em quem ousou DEFENDER UMA NOVA CONSTITUIÇÃO para o Brasil, cujo compromisso é apenas e tão somente de ACABAR COM AS INJUSTIÇAS que a atual CARTA não permite remover.
PROJETO
Pior: os descontentes criticam o FIM e não exaltam o INÍCIO. Explico: em momento algum eu disse ou escrevi que uma NOVA CONSTITUINTE deve ser convocada por ESTE VICIADO LEGISLATIVO. De novo: o que estou propondo é, antes de tudo, a CRIAÇÃO DE UM PROJETO para ser discutido na sociedade. O momento de apresentar, e dar a consequente tramitação, vai depender do tipo de congressistas que estiverem ocupando o Legislativo, que devem estar identificados com aquilo que DEVE SER ENXUGADO E/OU PROPOSTO para que reine, enfim, um MÍNIMO DE JUSTIÇA e DECÊNCIA no nosso ingovernável Brasil.
CHILE - UM PAÍS MAIS JUSTO E DIGNO
No plebiscito realizado no domingo último no Chile, 77% dos eleitores se declararam a favor de uma NOVA CONSTITUIÇÃO. Pois, bem antes da promulgação do resultado oficial do plebiscito, praticamente todos os -vencedores- que foram ouvidos pelas emissoras de rádio e televisão disseram de forma praticamente uníssona que "este é um primeiro passo para ter um PAÍS MAIS JUSTO e é o início de um grande trabalho porque, a partir de agora, todos e todas seremos parte da CONTRUÇÃO DE UM PAÍS MAIS DIGNO".
BRASIL - UM PAÍS MAIS DIGNO E JUSTO
Pois, ontem, 26, aqui no nosso empobrecido Brasil, como que fazendo coro ao que já escrevi em dezenas de Editoriais do Ponto Critico, o líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros defendeu a NECESSIDADE da convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte com o propósito de escrever uma NOVA CONSTITUIÇÃO que, abissalmente diferente da atual, se torne em EFETIVA CONSTITUIÇÃO -CIDADÃ-. Repetindo -ipsis literis- as afirmações dos chilenos -ESTE SERIA O PRIMEIRO PASSO NO SENTIDO DE FAZER DO NOSSO BRASIL UM PAÍS REALMENTE DIGNO E JUSTO-.
GOVERNABILIDADE
Entretanto, a clara diferença que existe entre os interesses e/ou propósitos de ambos os países é a seguinte: a atual CONSTITUICÃO do Chile propõe JUSTIÇA E DIGNIDIADE de fazer inveja a tudo que está posto na nossa CONSTITUIÇÃO. Ou seja, tudo que os chilenos dão a entender é que preferem uma CARTA que confira MUITOS DIREITOS E QUASE NADA DE DEVERES. Tudo, aliás, para fazer do CHILE UM PAÍS INGOVERNÁVEL. No caminho inverso, por tudo que acontece aqui no nosso empobrecido Brasil, PRECISAMOS DE UMA CARTA QUE ESTABELEÇA UM EQUILÍBRIO ENTRE DIREITOS E DEVERES, para que o nosso país volte a ser, enfim, GOVERNÁVEL.
PRIMEIRA CLASSE EM SURTO
Pois, tão logo Ricardo Barros deu o seu recado, alguns dos BRASILEIROS PRIVILEGIADOS, do tipo que possuem o nojento -PASSAPORTE CONSTITUCIONAL- que garante o exclusivo DIREITO a frequentar a PRIMEIRA CLASSE, subiram nas tamancas numa clara e direta atitude de que a simples proposição de uma NOVA CARTA tem por objetivo a pretensão de acabar com as CLÁUSULAS PÉTREAS que a CONSTITUIÇÃO DE 1988 confere, de forma totalmente -IMEXÍVEL-.
ÁLVARO DIAS
Vejam que até o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), contrariando o que disse o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, se colocou prontamente na defesa da INJUSTIÇA E DA FALTA DE DIGNIDADE ao dizer, alto e bom tom, que propor a elaboração de uma nova Constituição para o Brasil "sem nenhum fato histórico significativo é querer provocar uma ruptura". "E isso é particularmente grave em um momento em que as instituições já estão frágeis e o país profundamente dividido. . ". Que tal?
JUÍZES E PROCURADORES
De novo: Ricardo Barros, indignado com tantas INJUSTIÇAS IRREMOVÍVEIS que estão garantidas por Cláusulas Pétreas na ATUAL CONSTITUIÇÃO, está propondo a convocação de uma nova Constituinte para CONTER JUÍZES E PROCURADORES, os quais, gostem ou não, são aqueles que PODEM TUDO E MAIS UM POUCO no nosso INJUSTO E NADA DIGNO BRASIL.
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: VACINA CHINESA, NÃO! - por Percival Puggina. Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
PERIGO À VISTA
Com a aproximação da data das ELEIÇÕES MUNICIPAIS (faltam apenas 20 dias) e, principalmente, pelo fato de ser eleitor sediado em Porto Alegre, cidade que, de forma flagrantemente lamentável e preocupante abriga um enorme contingente de eleitores APAIXONADOS PELO COMUNISMO, sinto-me no DEVER de ALERTAR sobre o grande PERIGO que representa para a Capital do RS o RETORNO DOS COMUNISTAS ao Poder Municipal.
DANOS CEREBRAIS
Considerando que são absolutamente inegáveis os SÉRIOS ESTRAGOS provocados pelo PT e demais partidos -bolivarianos- aliados que integram copiosamente o Foro de São Paulo (hoje Grupo de Puebla), tudo leva a crer que esta PAIXÃO tem muito a ver com os complicados danos que foram produzidos, de forma paulatina, cuidadosa e calculada, nos cérebros deste enorme contingente de eleitores que, segundo revelam as pesquisas, colocam a comunista Manuela à frente na preferência dos eleitores de Porto Alegre.
CAPITAIS DE VÁRIOS ESTADOS
Olhando o que acontece nas capitais dos Estados da Região Sul do país, casos de Florianópolis e Curitiba, os candidatos de partidos de Centro estão com vitória praticamente assegurada, alguns, inclusive em PRIMEIRO TURNO. Subindo um pouco mais, vejam que em Cuiabá, MT, Campo Grande, São Paulo, SP, Rio de Janeiro, RJ, Vitória, ES, e Salvador, BA e Belo Horizonte, MG, por exemplo, os eleitores não querem saber nem do PT e nem do PCdoB. Isto explica o que só acontece em Porto Alegre, onde ainda há um número fantástico de eleitores com CÉREBROS DEFEITUOSOS.
DESUNIÃO DOS PARTIDOS DE CENTRO
O que faz piorar ainda mais a situação é que no RS e, particularmente em Porto Alegre, enquanto os partidos de ESQUERDA se mantém UNIDOS, os partidos de CENTRO fazem de tudo para mostrar TOTAL DESUNIÃO, coisa que dificulta sobremaneira o apoio daquele que vai para o SEGUNDO TURNO. Como se vê, quem sofre com isso é o eleitor, tanto o mais informado quando o contaminado pelo vírus destruidor de cérebros.
CORPORAÇÕES
Diante deste quadro escancaradamente complicado, me vejo na obrigação de ALERTAR os leitores/eleitores para que façam de tudo que estiver ao alcance no sentido de informar e esclarecer que Porto Alegre já sofreu muito pelas mãos e mentes de governantes comunistas. Vejam que mesmo quando vencidos, os comunistas, protegidos por aguerridas CORPORAÇÕES, se mantém impregnados no setor público, dificultando em muito, qualquer boa governança.
POSTO IPIRANGA E LISTA DE VEREADORES
Como o candidato RICARDO GOMES (também pensador integrante do PENSAR+) é o único -LIBERAL- que se ofereceu para participar como candidato a VICE PREFEITO de Porto Alegre, na chapa encabeçada por SEBASTIÃO MELO, pelo menos o meu voto está decidido. A propósito, o candidato RICARDO GOMES se notabiliza como o mais legítimo -POSTO IPIRANGA- do candidato SEBASTIÃO MELO.
Para completar, na lista de nomes de bons candidatos a VEREADOR, entre aqueles que também podem contribuir para uma boa administração de Melo/Ricardo, sugiro os seguintes: Felipe Camozzato, Fernanda Barth, Ramiro Rosário e Políbio Braga, por exemplo.
PAÍS REALMENTE GOVERNÁVEL
Os leitores/assinantes desta -e-opinion-, já perceberam, pelo número de Editoriais que já escrevi enfatizando que a grande CAUSA dos recorrentes e INSOLÚVEIS PROBLEMAS, que tanto nos queixamos, está colocada de forma escancarada e cheia de evidências, na INJUSTA CONSTITUIÇÃO -CIDADÃ- DE 1988, que a partir da sua promulgação fez do nosso Brasil um PAÍS IMPOSSÍVEL DE SER GOVERNADO.
COMBATE ÀS CONSEQUÊNCIAS
Pois, desde o fatídico dia 5 de outubro de 1988, quando a Carta foi promulgada (lá se vão 32 anos), o exercício quase que diário da grande maioria do povo brasileiro tem sido um corriqueiro e equivocado -COMBATE ÀS CONSEQUÊNCIAS- derivadas das tremendas INJUSTIÇAS que, de forma INTENCIONAL, foram nela colocadas, sendo que algumas até foram BLINDADAS POR CLÁUSULAS PÉTREAS.
DIREITOS E DEVERES IGUAIS
Ao longo dos últimos anos, a minha -quase que eterna- insistência tem sido no sentido de alertar que sem mexer na CAUSA, o nosso empobrecido Brasil seguirá, infelizmente, como um PAÍS TOTALMENTE INGOVERNÁVEL. Mais: não canso de dizer, com total e absoluta convicção, que a SOLUÇÃO DOS GRAVÍSSIMOS PROBLEMAS que atingem em cheio as CONTAS PÚBLICAS do nosso Brasil passa pela SUBSTITUIÇÃO da atual CONSTITUIÇÃO, por uma NOVA onde, NO MÍNIMO, os -DIREITOS- de cada cidadão, independente de sexo, religião, cor, formação, idade, cargo (público ou privado), etc., sejam iguais aos -DEVERES- que todos devem ter, de forma igualitária.
CLÁUSULAS PÉTREAS
Sem essa importante providência, vale registrar para que não paire dúvida, é simplesmente IMPOSSÍVEL fazer do nosso Brasil um país onde impere o mínimo que se possa esperar de JUSTIÇA. Vejam que basta igualar DIREITOS COM DEVERES para que cesse a existência dos nojentos e inconcebíveis PRIVILÉGIOS. Mais: se os CONSTITUINTES entenderem que a NOVA CONSTITUIÇÃO deve contemplar a existência de CLÁUSULAS PÉTREAS, aí o mais lógico e decente é que sejam para GARANTIR que todos os brasileiros sejam considerados verdadeiramente IGUAIS PERANTE A LEI, como, aliás, consta no Artigo 5º da atual Carta - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
CARGA TRIBUTÁRIA LIMITADA EM 20%
No tocante à questão FISCAL, a sugerida NOVA CARTA deve estabelecer, por Cláusula mais Pétrea ainda, que a CARGA TRIBUTÁRIA deve ser LIMITADA, por exemplo, em, 20% do PIB. No máximo! Mais: nenhum governante estaria autorizado a GASTAR E/OU INVESTIR além deste TETO TRIBUTÁRIO/FISCAL. Assim, todo e qualquer ORÇAMENTO (União, Estados e Municípios) só pode criar DESPESAS E/OU INVESTIMENTOS com RECURSOS arrecadados dos PAGADORES DE IMPOSTOS até o LIMITE DE 20%. Ou seja, o ESTADO passaria a caber no BOLSO dos cidadãos.
PROJETO PARA UM PAÍS VERDADEIRAMENTE JUSTO
Sei perfeitamente que estou vivendo um sonho, mas mesmo assim vou continuar insistindo. Se os brasileiros estiverem realmente dispostos em ATACAR A GRANDE CAUSA dos nossos graves PROBELMAS, a saída está, gostem ou não, numa NOVA CARTA. Pra contribuir estou mostrando aquilo que é realmente necessário para constar no PROJETO. Um dia, quem sabe, o povo brasileiro acorde para esta clara necessidade de fazer do Brasil um PAÍS VERDADEIRAMENTE JUSTO...
MAU CARATISMO
A estranha e pouco sincera maneira de agir e falar utilizada de forma corriqueira pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, faz com que muita gente diga que a sua personalidade é típica de pessoas consideradas FALSAS. Pois, contrariando quem pensa assim, sem precisar da ajuda de qualquer profissional da área da PSICOLOGIA, afirmo com todas as letras e sons que Maia é um político VERDADEIRO. Ele simplesmente não esconde o quanto o conteúdo de seu MAU CARATISMO é capaz no sentido de atrasar, ou mesmo impedir, a aprovação das BOAS AÇÕES e/ou INTENÇÕES propostas pelo PODER EXECUTIVO.
LIBERAIS INDESEJADOS
Vejam que nem mesmo a PANDEMIA, que provocou uma queda brutal das atividades econômicas no nosso empobrecido Brasil, fez com que a Câmara dos Deputados, sob a sua péssima e interessada liderança, se preocupasse em analisar e/ou aprovar medidas importantes que poderiam diminuir o alto grau de sofrimento imposto pelo aumento dos GASTOS PÚBLICOS. Esta atitude, pensada e estudada com muito carinho, revela o quanto o VERDADEIRO MAIA odeia aqueles que se dizem CONSERVADORES e mais ainda os LIBERAIS. Estes, por sinal, Rodrigo Maia considera como -INDESEJADOS-.
PAUTAS INDESEJADAS
Pois, para confirmar tudo que penso a respeito do presidente da Câmara, hoje cedo li uma notícia no jornal -Gazeta do Povo- dando conta que "várias pautas enviadas à Câmara dos Deputados pelo governo Bolsonaro, as quais foram temas frequentes na campanha eleitoral - e com grande aceitação entre os apoiadores do governo federal - NÃO SAÍRAM DO PAPEL." Entre elas, FLEXIBILIZAÇÃO DO PORTE DE ARMAS, ENSINO DOMICILIAR (HOMESCHOOLING), AÇÕES PARA IMPEDIR A DOUTRINAÇÃO EM SALA DE AULA(ESCOLA SEM PARTIDO), MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS AO ABORTO, FIM DO FORO PRVILEGIADO E PRISÃO APÓS CONDENAÇÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA. Que tal?
MAIA, O VERDADEIRO, FAZ O QUE BEM ENTENDE
Uma coisa é praticamente certa: a probabilidade de que tais projetos sejam votados neste ano é praticamente nula. Até porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de forma escancarada, quer distância de PAUTAS consideradas CONSERVADORAS. Como bem diz o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, deputado Diego Garcia, do Podemos PR: “Há grandes dificuldades quanto à forma com que o Rodrigo Maia vem conduzindo as coisas. Ele está alinhado aos PARTIDOS DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO e não coloca os parlamentares para trabalhar; segura MEDIDAS PROVISÓRIAS, permitindo que elas caduquem; não autoriza o retorno das atividades nas comissões – mais de 80% de todos os projetos de lei são conclusivos nas comissões. Ou seja, está tudo parado”. Garcia conclui dizendo que o trabalho dos parlamentares de forma remota – uma realidade nas duas casas legislativas federais desde março – é outro obstáculo para que deputados governistas pressionem a presidência da Câmara. “Não tem ninguém em Brasília, está todo mundo fora, trabalhando de forma remota. Maia está num momento em que FAZ O QUE BEM ENTENDE e vai continuar fazendo o JOGO DA OPOSIÇÃO sem permitir que as matérias tenham andamento”.
BLOQUEIO
A deputada Caroline de Toni (PSL-SC), que também integra a BASE DO GOVERNO, endossa a análise de Garcia, e destaca "que a dificuldade em votar PAUTAS CONSERVADORAS é permanente desde o início do mandato de Bolsonaro. O Rodrigo Maia, infelizmente, não dá muito respaldo para as nossas pautas. Então, não temos expectativa nenhuma de aprovar matérias desse tipo até o final do ano. No ano que vem, com a eleição de um novo presidente, a gente acredita que possa ter andamento", avalia.
MAU COMPORTAMENTO
Fica claro, portanto, o sentimento de irritação que o ministro Paulo Guedes expõe quanto ao MAU COMPORTAMENTO do presidente da Câmara. Maia usa, constantemente, todos os motivos possíveis e imaginários para dar a impressão de que é maltratado por Guedes. Ora, na crua realidade, como se vê, Maia mostra o quanto não tem o menor interesse em ajudar o nosso entalado país. O caráter dele, portanto, nada tem de FALSO. Ao contrário, tem tudo de VERDADEIRO!
O SENADO E A LEI DO GÁS
Como se não bastasse a má vontade revelada pela Câmara, o Senado não fica atrás. Ontem, o seu presidente, senador Davi Alcolumbre, avisou ao governo que só aprovará a NOVA LEI DO GÁS caso haja o compromisso de garantir demanda, através da contratação do combustível pelas usinas térmicas. A exigência foi o bastante para que a importante votação deste projeto de lei, que estava prevista para hoje, 22, ficasse para uma data indefinida. Pode?
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR + de hoje: VIVER PERIGOSAMENTE - por Percival Puggina . Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar