CUSTO DE VIDA
Diante da inegável e expressiva alta dos preços dos alimentos preferidos da totalidade do povo brasileiro, como é o caso da carne, feijão, arroz e farinha de trigo, principalmente, onde todos figuram na composição da CESTA BÁSICA, isto tem provocado um forte encarecimento do CUSTO DE VIDA da nossa população, como apontam os mais diversos institutos de pesquisa de preços.
OFERTA E DEMANDA
Ainda que qualquer alimento que fique mais caro por força de maior DEMANDA possa ser substituído por outro cuja OFERTA implique em redução ou manutenção de preço de venda, o fato é que a PANDEMIA fez com que os ALIMENTOS produzidos no Brasil fossem muito mais DEMANDADOS mundo afora, notadamente por países orientais.
SETE ENTRE DEZ
Como bem mostram os números da Balança Comercial, SETE produtos do agronegócio figuram entre os DEZ principais bens exportados pelo Brasil. Entre esses estão a SOJA, as CARNES DE FRANGO, SUÍNA E BOVINA, o AÇÚCAR EM BRUTO e o CAFÉ, por exemplo, que totalizam algo como 30% de tudo que é embarcado para fora do país.
ARROZ
Pois, além da forte DEMANDA INTERNACIONAL por alimentos produzidos no Brasil, o fato é que a DESVALORIZAÇÃO DO REAL ainda foi maior do que a alta dos preços no mercado interno. No caso do ARROZ, por exemplo, os preços baixos verificados em anos anteriores, mais a seca deste ano, proporcionaram uma boa redução da área plantada. Ora, produção menor e desvalorização cambial maior acabaram por estimular a exportação do produto e a elevação do preço.
AUMENTAR A ÁREA PLANTADA É A MELHOR SAÍDA
O que precisa ser dito e repetido à exaustão é que o Brasil tem reais condições para AUMENTAR A OFERTA DE ALIMENTOS. Assim, ao invés do presidente Bolsonaro fazer o ridículo pedido aos supermercadistas para que não aumentem os preços dos alimentos (na realidade os supermercados apenas comercializam produtos), bastaria oferecer a possibilidade de aumentar a ÁREA PLANTADA.
SÓ 7,6 % DO TERRITÓRIO
Para quem não sabe, o Brasil utiliza somente 7,6% de seu território para a agricultura, como já foi comprovado pela Embrapa e pela NASA. Este número é insignificante se comparado com países europeus, como o Reino Unido, que cultiva em 64% de seu território e a Alemanha, que usa 57%. Mais: grandes concorrentes como Estados Unidos, cultiva 18,3%; a China, 17,7%; e a Índia, 60,5%.
MUDANÇA ESTRUTURAL NO ORÇAMENTO DA UNIÃO
Na semana passada, contando com lamentável, porém já esperado silêncio de parte da -IMPRENSA POLITICAMENTE HIPÓCRITA-, a equipe econômica do governo, liderada pelo ministro Paulo Guedes, deu início a uma negociação com o Congresso Nacional visando uma necessária e importante MUDANÇA ESTRUTURAL NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO.
REQUISITOS FUNDAMENTAIS
A -MUDANÇA ESTRUTURAL- que tem como propósito inicial TIRAR AS AMARRAS DO ORÇAMENTO, só surtirá o efeito desejado caso forem atendidos os seguintes TRÊS REQUISITOS FUNDAMENTAIS que, infelizmente, foram colocados como peças que inviabilizam por completo o almejado Programa RENDA BRASIL.
3-D
Os TRÊS IMPORTANTES REQUISITOS, todos iniciados com a letra -D-, que já é mais conhecido como 3D, são:
1- DESVINCULAÇÃO (acabar com os RECURSOS CARIMBADOS);
2- DESINDEXAÇÃO (acabar com os REAJUSTES AUTOMÁTICOS PELA INFLAÇÃO); e
3- DESOBRIGAÇÃO (acabar com os MÍNIMOS CONSITUCIONAIS, que engessam por completo as DESPESAS PÚBLICAS).
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Esta proposta, em forma de PEC, já se encontra no Senado desde o ano passado sem que o presidente daquela Casa manifestasse algum interesse em apreciá-la. Entretanto, a negociação voltou a ganhar interesse por ser necessária para a viabilização do Programa -RENDA BRASIL-, cujos recursos, para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, teriam como fonte a DESVINCULAÇÃO, a DEXINDEXAÇÃO e a DESOBRIGAÇÃO que estão impostas pela Lei Orçamentária.
INDEXAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Não foram poucas as vezes em que manifestei que a INDEXAÇÃO ORÇAMENTÁRIA é um de tantos absurdos que só existe no nosso empobrecido Brasil. Mais: além de ser uma ferramenta do tipo -macaco- que simplesmente ELEVA O PISO, o que, a rigor, produz uma constante APROXIMAÇÃO COM O TETO DAS DESPESAS PÚBLICAS. Com isto acaba por diminuir, ano a ano, com os INVESTIMENTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS.
CONTROLE PASSA PARA A CLASSE POLÍTICA
Aliás, como bem disse o ministro Paulo Guedes, ao aprovar a PEC do Pacto Federativo com os tais 3-Ds-, quem passa a ter o controle do Orçamento da União é a classe política. E não é pouca coisa: trata-se de algo como R$ 1, 5 trilhão. É mole?
ESPAÇO PENSAR +
No Espaço Pensar + A PÁTRIA EM HORAS DECISIVAS - por Percival Puggina - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
COMO FUNCIONAM AS COISAS NA AMAZÔNIA
Na última 4ª feira, 02, após indagação quanto às declarações feitas pelo ator Leonardo DiCaprio, que usou as redes sociais para compartilhar uma notícia divulgada pelo jornal -The Guardian- sobre desmatamento na Amazônia, afirmando, categoricamente, que houve um aumento de 28% nas queimadas na floresta no mês de julho, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que pretende convidar DiCaprio para que venha ao Brasil e veja com seus próprios olhos "COMO FUNCIONAM AS COISAS NA AMAZÔNIA".
BOLSAS DE VALORES
Tão logo tomei conhecimento da ótima reação do vice Mourão, me veio à lembrança algo que aconteceu lá por volta de 1990, quando os mercados -financeiro e de capital- eram constantemente atacados por políticos de esquerda, e principalmente pela mídia, fazendo com que muita gente acreditasse que as Bolsas de Valores -ações e mercadorias- seus membros (corretoras de valores) eram antros dominados por agentes desonestos e perigosos. Lembro bem que até nas novelas televisivas, esta era a tônica.
VISITA A NOVA IORQUE E CHICAGO
Diante de tamanho bombardeio totalmente equivocado, o então superintendente da Bovespa, meu xará e amigo Gilberto Biojone, teve a brilhante ideia de convidar e/ou levar alguns desses equivocados políticos para Nova Iorque e Chicago com o propósito de conhecer e/ou entender -in loco- o trabalho -decente- desenvolvido pelas principais Bolsas dos EUA ou mesmo do mundo.
IMPORTANTE, SURPREENDENTE E REVELADORA
Como naquela época eu atuava como agente da Bovespa no RS, acompanhei de perto a boa iniciativa e percebi o quanto ela foi importante, surpreendente e reveladora. Como relatou Biojone, os convidados assistiram com muita atenção todas as palestras e, no final do encontro, em almoço na Bovespa, o então senador Mario Covas, que era um crítico feroz, fez, em nome dos participantes, o discurso de agradecimento demonstrando ter entendido perfeitamente tudo o que viu.
ÁREA HUMANIZADA
O custo de enviar aqueles CRITICOS E DESCONHECEDORES POLÍTICOS para passar uma semana entre Nova Iorque e Chicago foi ínfimo, se comparado com o resultado do CONVENCIMENTO admitido pelos convidados. Assim, tenho quase que certeza de que Leonardo DiCaprio caso se confirme o convite, a sua vinda ao Brasil tem tudo para surtir efeito ESCLARECEDOR sobre a FLORESTA AMAZÔNIA, que segundo Mourão -NÃO ESTÁ QUEIMANDO- porque os incêndios ocorrem somente no que ele chamou de "área humanizada".
ESPAÇO PENSAR +
No Espaço Pensar + de hoje: SOB O TACÃO DO STF - por Percival Puggina e QUANDO OS JURISTAS DIFICULTAM - por Ives Gandra Martins - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
DESCONHECIMENTO DA CONSTITUIÇÃO
Dizem as mais diversas pesquisas que o povo brasileiro em geral jamais se interessou em ler a Constituição. Muito menos, a atual, de 1988 que, além de ser uma das mais extensas do mundo, é carregada de incríveis e absurdos DIREITOS, inúmeras IMPERFEIÇÕES e gritantes INJUSTIÇAS.
SOBERANIA FAJUTA
A rigor, o povo brasileiro em geral nunca leu sequer o ARTIGO 1º, Parágrafo único, da CF, que expõe, ipsis literis, a PRIMEIRA E GRANDE MENTIRA CONSTITUCIONAL, qual seja a de que: -TODO O PODER EMANA DO POVO, que o exerce por meio de REPRESENTANTES ELEITOS.
OCUPAÇÃO DE CARGOS NO SETOR PÚBLICO
Antes de tudo, a título de ESCLARECIMENTO, a ocupação de cargos no SETOR PÚBLICO no nosso país se dá: por ELEIÇÃO, por CONCURSO PÚBLICO ou por NOMEAÇÃO. Por aí já é possível entender que a SOBERANIA DO POVO se limita à escolha de representantes, por prazo determinado, para ocupar cargos nos PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO da União, dos Estados e dos Municípios.
NOMEADOS SEM EXIGÊNCIAS
Pois, para desespero de quem tem um mínimo de discernimento, a nossa FAJUTA CONSTITUIÇÃO determina que a ocupação de cargos de ministros do STF, órgão máximo do PODER JUDICIÁRIO, se dá por NOMEAÇÃO. De novo: quem decide tudo e realmente manda no país não são ELEITOS PELO POVO nem são CONCURSADOS. São NOMEADOS sem a exigência de mostrar REPUTAÇÃO ILIBADA E NOTÓRIO SABER JURÍDICO.
O PODER NÃO EMANA DO POVO
Ora, se a Constituição Federal, no ARTIGO PRIMEIRO, fere por completo, de forma gritante e nojenta, o que se entende como SOBERANIA DO POVO, fica fácil compreender as razões pelas quais o povo não mostre mínimo interesse pelos demais e exaustivos artigos e parágrafos. O que preocupa é que mesmo sem ler as barbaridades contidas na Carta Magna a maioria dos brasileiros acredita que o Brasil é um país DEMOCRÁTICO e que o PODER REALMENTE EMANDA DO POVO.
SOPRO DE ESPERANÇA
Ontem, em meio a árdua disputa entre o STF e o TSE, instituições que lutam desesperadamente para ver qual levará o troféu -PRÓ-CRIME 2020-, patrocinado pelas mais diversas ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, a Câmara dos Deputados, ao aprovar duas importantes LEIS, proporcionou um sopro de esperança para o futuro do nosso país.
NOVA LEI DO GÁS NATURAL
Começo este editorial me regozijando com a DOSE DUPLA DE ALEGRIA proporcionada pela maioria dos deputados federais: uma delas diz respeito, ainda que com grande demora, da aprovação da NOVA LEI DO GÁS. Este novo MARCO REGULATÓRIO para o mercado de gás natural deverá promover um aumento significativo de investimentos e/ou redução de custos, graças à competição no setor.
PENA DUPLICADA
Outra, também de enorme importância, diz respeito à aprovação do Projeto de Lei 1485/2020, que DUPLICA A PENA PARA OS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA quando cometidos em período de calamidade. Bom seria que houvesse PENA DE MORTE para tais crimes, mas como isto no Brasil é algo impossível...
FICHA SUJA
Como vivemos no Brasil, quando algo de bom acontece os MALVADOS entram imediatamente em cena para neutralizar as boas novas. Com este claro propósito, o TSE - Tribunal Superior Eleitoral - por maioria de seus membros, decidiu que um candidato declarado FICHA SUJA EM 2012 poderá participar das ELEIÇÕES DESTE ANO. O entendimento é de que houve mudança do calendário que adiou para novembro o dia da votação. Detalhe: na macabra sessão, prevaleceu a vontade do ministro Alexandre de Moraes, seguida imediatamente pelos ministros Mauro Campbell Marques, Tarcísio Vieira, Sérgio Banhos e Luís Roberto Barroso. Que tal?
PÊNDULO
Como se vê, a trajetória do pêndulo que governa a cabeça da maioria dos ministros do STF, onde alguns também são ministros do TSE, tem balançado, inequivocamente, para o lado dos CRIMINOSOS. Basta fazer uma simples verificação das decisões que são tomadas, no dia a dia, dentro destas fétidas e maldosas instituições.
ESPAÇO PENSAR +
No Espaço Pensar + de hoje: O STF e a CF ainda há Constituição? - por Alexandre Garcia - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
AGORA VAI?
Hoje cedo, para felicidade geral da Nação, após profícua reunião com líderes partidários, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que daqui a dois dias (5ª feira, 3/9), o governo encaminhará ao Congresso Nacional o tão esperado projeto de REFORMA ADMINISTRATIVA. Ufa!
DECLARAÇÃO DISPENSÁVEL
No seu breve pronunciamento, o presidente disse que as regras que deverão constar na pretensa REFORMA ADMINISTRATIVA, só deverão ser aplicadas aos futuros ingressantes ao funcionalismo público, ou seja, não valerão para os atuais servidores. Ora, tal declaração é totalmente DISPENSÁVEL e/ou INCABÍVEL, uma vez que a nossa estúpida Constituição Federal não admite, em hipótese alguma, a perda de DIREITOS ADQUIRIDOS.
REFORMA TRIBUTÁRIA
Pois, enquanto saboreamos a boa nova, volto a lembrar que temos pela frente a REFORMA TRIBUTÁRIA, que precisa ser bem entendida e discutida por todos os brasileiros. Principalmente porque muita gente confunde REFORMA TRIBUTÁRIA com REFORMA FISCAL.
REFORMA FISCAL
Volto a frisar: o foco da REFORMA TRIBUTÁRIA é a SIMPLIFICAÇÃO do terrível processo de pagamento e/ou arrecadação de impostos. No caso de uma eventual e por ora não cogitada REFORMA FISCAL, o foco é o exame da CARGA FISCAL. Esta, para que VENHA A SER MENOR OU DEIXE DE CRESCER, só será possível quando uma NOVA CONSTITUIÇÃO for escrita, eliminando por completo com DIREITOS ADQUIRIDOS QUE ESTÃO BLINDADOS POR CLÁUSULAS PÉTREAS.
ESTUDO/PROPOSTA DO INSTITUTO ATLÂNTICO
Pois, com o propósito de levar esclarecimentos sobre a REFORMA TRIBUTÁRIA, sugiro que leiam atentamente o estudo/proposta produzida pelo pensador e economista Paulo Rabello de Castro e pelo jurista Miguel Silva, ambos do preocupado INSTITUTO ATLÂNTICO, com o título REFORMA TRIBUTÁRIA - UMA PROPOSTA AGLUTINADORA. (https://www.atlantico.org.br/wp-content/uploads/2019/10/REFORMA-TRIBUT%C3%81RIA-V4.0-24-10-19-5.pdf).
ENVIEM AOS DEPUTADOS E SENADORES
Sugiro mais: depois de ler cuidadosamente o conteúdo peço que enviem todas as observações possíveis aos seus deputados e senadores representantes. Antes de tudo é preciso que tenhamos em mente que os políticos precisam ser constantemente informados, caso contrário, acabam aprovando qualquer coisa.
ESPAÇO PENSAR +
No Espaço Pensar + de hoje: STF VIRA "PÉ DE CABRA" PARA PARTIDOS DE ESQUERDA ARROMBAREM A VONTADE DA MAIORIA - por J.R.Guzzo - https://www.pontocritico.com/espaco-pensar