Artigos

21 set 2009

O IMPORTANTE É CHEGAR LÁ


Compartilhe!           

FRASE
Há uma frase de Deng Xiaoping que diz: Não importa se o gato é branco ou preto, o que importa é que cace os ratos. Metaforicamente, na América Latina, significa: Não importa haver uma data para que todos os países do Bloco se tornem neo-comunistas, o que importa é que cheguem lá.
OBJETIVO
Segundo o plano, discutido à exaustão nas diversas reuniões do Foro de São Paulo, cada governante afinado precisa ser cauteloso para não perder a oportunidade que tem em mãos. Para atingir o objetivo, o ideal é adotar métodos que melhor combinem com o ambiente de cada país.
BOTE ESTATIZANTE
Repito o que já escrevi em artigos anteriores: o Foro de São Paulo existe. Não é uma fantasia nem está no meu imaginário ; o MST não é uma organização com foco na produção; e o governo petista não gosta de empresas privadas. Se há alguma tolerância é porque ainda não apareceu a oportunidade para o bote estatizante.
VALE
O presidente Lula, por exemplo, sem dar margens para qualquer interpretação equivocada, está fazendo de tudo para re-estatizar a Vale do Rio Doce. A estratégia que Lula está usando é simples: está minando em doses pequenas, mas de forma constante, a mente do povo dizendo que o presidente da Vale se acovardou com a crise e desempregou trabalhadores.
APLAUSOS
A atitude tomada pelo presidente da Vale, Roger Agneli, que só interessa aos acionistas da empresa, acabou sendo usado como mote da campanha pela re-estatização. E os aplausos que Lula está colhendo já estão sendo ouvidos de forma crescente e perturbadora.
ESTRATÉGICO
É bom lembrar que no caso do pré-sal Lula usou o seguinte argumento: - Naquilo que é estratégico para o país, o governo deve mandar. Perfeito, presidente. Nada a reparar. Só que não existe nada mais estratégico no Brasil do que a educação. E aí? Aí, nada, não é mesmo?
PRÓXIMOS PASSOS
Como o Brasil está surfando numa onda de otimismo, e gozando de boa reputação no mercado financeiro internacional, a nossa sociedade pensante está quieta. Como os integrantes desse grupo estão aproveitando as benesses que o mercado oferece, a ordem é deixar tudo como está. Enquanto isso Lula vai à ONU, mas inclui no retorno um pit-stop na Isla Marguerita. Vai se reunir, pela enésima vez, com seu dileto amigo e consultor Hugo Chávez. Vão acertar os ponteiros para decidir quais os próximos passos.