Artigos

19 abr 2006

A BASE E O ORÇAMENTO


FAVAS CONTADAS

Tudo aconteceu como havia sido previsto. Depois da impressionante onda de corrupção, descoberta através das denúncias apontadas na CPI e na imprensa, nada mais óbvio do que o governo perder muitos de seus aliados. O constrangimento e a ira da oposição se tornaram favas contadas, como ficou provado na dificuldade que o governo teve para votar o Orçamento de 2006.

FRAGILIZADA

Agora, vamos entender o que acontecerá em 2007, caso Lula (que Deus nos livre desta loucura) chegue à reeleição: a sua base de governo, necessária para obter maioria no Congresso para que projetos sejam aprovados e reformas sejam feitas, está desde já bastante ameaçada. Ou seja, se a sua base está fragilizada hoje, nada mudará para melhor no próximo ano.

PLENIPOTENCIÁRIO

O povão, como sempre, não está percebendo isto. E, caso ainda consiga imaginar Lula como salvador da sua Pátria, vai vivenciar um período de coisa nenhuma. O que representa um ingrediente sério para uma conseqüente frustração logo adiante. O problema é que, ao votar, muita gente imagina que presidente é um ser plenipotenciário.

SEM DEMOCRACIA

O Brasil, indiscutivelmente, não pode ser acusado de não possuir instituições bastante fortalecidas. Mas nem por isto pode ser entendido como um país onde se esbanja democracia. A razão, ou razões, já foram bem percebidas pela parcela da sociedade mais esclarecida. As instituições, sem qualquer receio de dizer alguma injustiça, não foram feitas para o povo, mas, exclusivamente, para os que nelas trabalham.

PAGAR A CONTA

Todas elas, sem exceção, mais existem para defender quem faz parte das corporações. Têm vantagens que os comuns jamais alcançarão e, a exemplo dos religiosos islamitas, estão plenamente convencidos que cada ser neste mundo desempenha um importante papel. O nosso, segundo estes privilegiados, é que chegamos ao mundo com uma só missão: a de pagar a conta. Deles.

O RECEIO

Coisas assim é que definem a existência ou não das democracias. Vejam que os privilegiados são aqueles que, aqui no Brasil, insistem diariamente, afirmando que vivemos numa democracia. O suficiente para mostrar o receio de que alguém vá negar isto, pela falta de serviços e pela falta de respeito das instituições para com o povo. É que, se o povo resolver se rebelar, as mamatas podem deixar de existir.

TERMO DE APOIO

A CaixaRS Fomento Econômico e Social assinará hoje 19, termo de apoio para incentivo às ações do Projeto Escola do Instituto Martim Pescador. A cerimônia será às 14h30min, na sede da CaixaRS.

RESULTADOS CLARO

A Claro comemora os bons resultados de março. Segundo a Anatel, das 1,34 milhão de novas linhas celulares adquiridas no mês, a Claro foi a operadora que obteve os melhores resultados de vendas. Conquistou 501 mil novos clientes, obtendo a liderança com 37,3% de participação de mercado. TIM e Vivo registraram, em março, 24,2% e 8,3% respectivamente.

EXPLOCLARA

A COOPERATIVA SANTA CLARA, com sede em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, promove entre os dias 20 e 23 de abril na cidade de David Canabarro a 1ª EXPOCLARA, evento que acontece em paralelo com a 3ª Festa da Moranga e a 5ª EXPOARC, no Parque de Exposições da cidade. Distante 255 quilômetros de Porto Alegre, David Canabarro promove os eventos com o objetivo de mostrar as potencialidades do município nas áreas de Agricultura, Pecuária, Comércio, Prestação de Serviços e Indústria. A cooperativa participará com a exposição de 70 animais de seus associados, entre terneiros e novilhas, das raças Holandesa e Jersey.

ELEIÇÃO

Foi eleita ontem, 18, a nova diretoria do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau para o biênio 2006-2007. A diretoria Executiva é composta pelo presidente, Ricardo Kruger Ritter, 1º vice-presidente, João Carlos Gasparin, 2º vice-presidente, Lourdes Fellini, e 3º vice-presidente, Renato Silva de Mendonça. Os novos dirigentes do POAC&VB assumem nesta quarta-feira, 19 de abril.

Leia mais

18 abr 2006

FIM DE UMA NOVELA


A RECOMPRA

Hoje, finalmente, o Brasil está encerrando a sua participação na novela Bradies Bonds. Recomprar estes últimos títulos de credito, ainda presentes do mercado internacional, sem dúvida já ajuda bastante na importante conquista de mais credibilidade. Não significa, contudo, que estamos sendo apagados da fotografia em que posamos como caloteiros internacionais. Até porque ninguém deve esquecer que tudo isto teve origem no nada saudoso governo Sarney, com o seu fracassado Plano Cruzado, do PMDB.

INVESTMENT GRADE

Entretanto, é sempre bom lembrar que a recompra dos Bradies não basta para que o Brasil obtenha o tão cobiçado -investment grade-. Para atingir esta graduação é importante que a relação dívida líquida sobre PIB caia dos atuais 50%, aproximadamente, para pelo menos 40%. A variação dessa relação é função das seguintes variáveis: crescimento econômico e superávit fiscal. Aliás, tudo aquilo que pode levar a uma queda expressiva da taxa de juros.

INGREDIENTES

Para obter o Investment Grade, em 2009, os ingredientes são os seguintes: 1- a taxa Selic deve cair para algo próximo de 15% a.a. no final de 2006, e continue a cair no mesmo nível atual; 2- a economia deve crescer pelo menos 3,5% ao ano, em média, nos próximos três anos; 3- a relação superávit primário sobre PIB se mantenha nos atuais níveis de 4,25%.

REFORMAS

Para que tudo aconteça antes do prazo acima sugerido (2009), a receita é simples: basta retomar as reformas constitucionais, sempre anunciadas e ainda não feitas. Isto reduziria a nossa relação dívida sobre o PIB e traria todas as vantagens que escrevo diariamente aqui.

NEOLIBERALISMO

O lamentável é que estas soluções incontestáveis para a cura das nossas graves doenças são apontadas como coisas típicas do chamado neoliberalismo. Isto, infelizmente, já basta para que não façamos esta primeira lição. Países mais vencedores, como é o caso da Rússia e do México, que já possuem o importante Investment Grade.

SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL

O RS é um estado lamentável. Ao invés de se notabilizar pelo crescimento da sua economia dá uma preferência incrível pelo crescimento das dívidas de governo. Como não sabe administrar suas contas, o governo resolve que deve colaborar para destruir as contas de outras instituições. Deve se por isto que propõe um salário mínimo maior do que o nacional. Burrice sem tamanho, que quase todos os demais estados não se atrevem.

SIMECAN EM HANNOVER

Pelo quarto ano consecutivo o Sindicado das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita participará da Feira de Hannover, na Alemanha, coordenando um grupo de empresas associadas que estarão expondo seus produtos e serviços na maior feira industrial do mundo. Contando novamente com o apoio do Poder Público de Canoas, estarão como expositoras as empresas CEL Construções Elétricas, Inelbra Indústria Elétrica, Lasa do Brasil Tecnologia e Automação, Omnitec Automação e Passo Produtos para Automação. Também integrarão a missão, na condição de empresas visitantes, a Metalúrgica Martinelli e Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos.

LEITE

A Nestlé anunciou a instalação de uma planta da empresa no município dePalmeira das Missões,RS, na região da Produção. A nova fábrica da joint ventureentre a Nestlé e a Fonterra, uma cooperativa da Nova Zelândia, a Dairy PartnersAmerica (DPA), irá processar inicialmente um milhão de litros de leite/dia.

VERGALHÃO

O presidente Lula estará no RS nesta quarta-feira, 19, para conhecer as instalações do maior parque eólico da América Latina e um dos maiores do mundo, localizado no município de Osório (RS). O empreendimento utilizará mais de oito mil toneladas de Vergalhão GG 50, da Gerdau, cortado e dobrado. O produto possibilita aumento de produtividade, maior qualidade na confecção das armaduras e eliminação de perdas no canteiro de obra.

REDUÇÃO DE TRIBUTOS

A partir desta semana que é o limite para o recolhimento das contribuições PIS e COFINS, os reflexos da redução destes tributos, previstos em lei nº 11.196, no artigo 48, será mais sentida pelas empresas que participam da ARCOMETAIS ? Associação Riograndense de Comercio de Metais. Desde o dia 01/03/06, a lei afirma que a incidência das contribuições de seguridade social PIS e COFINS ficarão suspensas para todas as empresas que negociarem (venderem) sucata (nos termos da lei, desperdícios, resíduos e aparas), para as pessoas jurídicas que apurem o imposto de renda pelo lucro real.

CONGRESSO

O Porto Alegre Convention & Visitors Bureau vai fazer uma ampla divulgação da Capital gaúcha no período de 29 de abril a 1o de maio, durante a realização do 26o Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão em São Paulo. O objetivo é mostrar Porto Alegre aos participantes do evento, sede do 27o Congresso no ano que vem. Porto Alegre venceu a disputa com Foz do Iguaçu, através de um trabalho de captação coordenado pelo dr. Jefferson Braga Silva, com apoio do POAC&VB. O Congresso vai reunir 1.000 médicos.

Leia mais

17 abr 2006

HOSPITAL DE EMPRESAS ?


AINDA A VARIG

O assunto Varig não sai dos noticiários. E, pelas manifestações dos apaixonados, já se percebe que a sociedade é muito sentimental e adora empresas quebradas. Entende, inclusive, que o maior papel dos governos é o de ser hospital de empresas sem saúde. Com toda certeza, esta mesma parcela da sociedade é que mais reclama que os impostos são elevados e os juros idem. Pode?

USO DOS IMPOSTOS

Quando escrevi, na semana anterior, que a única solução da Varig passa por um necessário aumento de capital por subscrição de novas ações, no montante da sua dívida, houve quem discordasse e entendesse que bastaria o governo ajudar a empresa. Curiosa esta manifestação, pois isto envolve o uso dos nossos impostos para continuar a não resolver a situação da empresa.

NEM O COMUNISMO ACEITA

Raciocinem comigo: o problema da Varig, que levou às suas pesadas dívidas, é o falido modelo de gestão, o qual continua persistindo há muito tempo, desde que a empresa foi declarada inviável financeiramente. Os mantenedores deste caos administrativo não admitem a dispensa de pessoal e outras mordomias, que, teimosamente, chamam de direitos adquiridos. Só que para manter estes privilégios às custas de impostos pagos pelos contribuintes é coisa que até o comunismo não aceitaria.

CONTINUARIA INVIÁVEL

E esta de que o governo deve ressarcir a empresa com valores parecidos com o tamanho da dívida, não seria solução. As demais empresas de aviação que também seriam beneficiadas pela medida não estão na situação da Varig. O problema - repito - é de gestão. E isto a empresa não quer saber de consertar. O que significa que mesmo usando o dinheiro dos impostos a Varig continuaria inviável. Aí é demais.

FORA LULA !

Estou, a partir de hoje, entrando de cabeça na campanha eleitoral de 2006. Com todos os cuidados que a lei impõe vou fazer o possível para que Lula não seja reeleito, caso venha a ser candidato. Vai ser difícil, pois estou plenamente convencido de que pertenço a uma minoria. Mesmo assim, estou disposto a fazer de tudo para que Lula e sua corja de corruptos já conhecidos saiam do governo.

BANALIDADES

Com tudo que está acontecendo estou plenamente convencido de que Collor não foi um presidente tão corrupto. Tudo aquilo que fizeram com o ex-presidente não passou de um grande embuste promovido pelo PT e seus adoradores que mais queriam o poder. Mesmo que Collor não tenha sido um bom exemplo de governante, as suas safadezas, comparadas com as da equipe de Lula, são coisas muito banais.

ATENÇÃO, ATENÇÃO

Não caia nesta jogada de anulação do voto. Os fanáticos da esquerda comunista não anularão seus votos e votarão nos candidatos do PT. Acreditam que os participantes do PT e do atual (des)governo não fizeram nada em causa própria e sim para a "causa ideológica" e por isso não devem ser condenados. Caso os demais eleitores anulem seus votos, eles ganharão novamente e aí no 2º mandato teremos um "maravilhoso" governo nos mesmos moldes da Venezuela, onde tudo isto que está acontecendo aqui, já aconteceu lá...Portanto, NÃO ANULE SEU VOTO - NÃO VOTE EM BRANCO.

AGENDA ESTRATÉGICA

A pesquisa de opinião que objetiva dar prioridades as ações que constam dos 11 temas levantados pela Agenda Estratégica RS 2006/2020, será aplicada aos participantes da 39ª Reunião de Qualidade do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). O evento será realizado na terça-feira (18/4), no Teatro do SESI em Porto Alegre, das 8h30 às 17h30. A expectativa é que cerca de 700 pessoas participem do encontro.Na ocasião, Ronald Krummenauer, que coordena a parte técnica da Agenda e André Coutinho, diretor da Symnetics, consultoria de São Paulo que detém a metodologia que está sendo utilizada na formatação do projeto, também irão detalhar aos participantes da reunião do PGQP o desenvolvimento deste trabalho.

ELEIÇÕES

Amanhã, terça-feira, 18, das 11h às 16h, os mantenedores do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau escolherão a nova diretoria da entidade para o biênio 2006-2007. A eleição será realizada na sede do POAC&VB. A chapa única é formada por Ricardo Krüger Ritter, presidente, João Carlos Gasparin, Lourdes Fellini e Renato Silva de Mendonça, vices-presidentes.

TÁ NA MESA

A Federasul recebe para o Tá na Mesa da próxima quarta, dia 19 de abril, o presidente e CEO da General Electric do Brasil, Alexandre Silva. O executivo falará sobre \"Inovação: fator crítico de sobrevivência\". As 12h30min no Palácio do Comércio.

FÓRUM

Na próxima quarta, 19, das 9h às 12h, no Salão Nobre da Fiergs, será realizado o 1° Fórum ALL Service de Responsabilidade Social, com apresentação de casos de sucesso como o Projeto Renovar e o Grupo de Ação Social (GAS) da Ferramentas Gerais, e palestra com a presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter. O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: forumallservice@allservicest.com.br.

Leia mais

12 abr 2006

FLUXO DE FUNDOS


QUANDO A VENDA É A LÓGICA

Um país que tem baixo nível de poupança, como é o caso do Brasil, se depender dos seus recursos jamais conseguirá melhorar a lucratividade de seus ativos. Tão logo o volume da poupança bata no teto da sua utilização, cujo prazo para que isto ocorra é de acordo com o tamanho do valor poupado, a demanda por ativos acaba e interrompe a valorização. Quando se chega a este ponto, o movimento de venda dos ativos é a lógica.

POUPADORES INTERNACIONAIS

A Bolsa, no Brasil, portanto, para obter valorização no índice, não depende exclusivamente da qualidade dos ativos das empresas e/ou da rentabilidade de seus balanços. É preciso que poupadores internacionais, com dinheiro sobrando, se interessem pelas nossas ações, vendo nelas algo mais do que empresas de outros países estejam oferecendo.

SETOR A SETOR

Quanto maior for o fluxo dos fundos internacionais em direção ao Brasil, melhor para a valorização dos papéis, os quais serão sempre comparados, pelos preços de cotações, setor a setor, com o desempenho das demais bolsas do mundo todo.

FLUXO

Este fluxo, nos últimos anos, devido a grande liquidez internacional, tem sido significativo, principalmente, para os chamados países emergentes, onde figuramos. Quando as valorizações acontecem, os preços dos ativos são medidos e comparados com outros dos mesmos setores de outras bolsas. Quanto maior esta valorização, mais perto se encontra ponto de exaustão.

SEM EMOÇÃO

Chegando este momento, a ordem é sair. E aí os administradores de fundos internacionais tomam decisões técnicas. Não há espaço para decisões emocionais. Isto significa que, qualquer modificação de rumo ou direcionamento, não pode ser traduzido com os resultados das empresas que podem continuar sendo bons e até excepcionais.

QUEDA SISTÊMICA

A saída dos recursos, quando a oferta dos ativos é maior do que o número de compradores, faz a festa da baixa das cotações, independentes dos lucros empresariais. É o que chamamos de queda sistêmica, que se contrapõe a bons desempenhos das empresas. As quedas se explicam pela debandada dos investidores que justificam suas razões para mudar de ambiente menos arriscado.

MOSTRA DE PÁSCOA

De 12 a 23 de abril, o Bourbon Shopping Country, juntamente com a Associação de Arte Decorativa Brasileira, apresentará a Mostra de Páscoa. O público poderá conferir os trabalhos de mais de 19 artistas, todos feitos especialmente com motivos pascais, no segundo piso em frente ao Cinema Unibanco Arteplex.

INAUGURAÇÃO

Nesta quarta-feira, 12 de abril, iniciam as atividades da loja Zaffari Boulevard, principal âncora do Boulevard Strip Center, localizado na avenida Assis Brasil, nº 4.320. O supermercado estará aberto ao público a partir das 9h30min.

PROJETO MAIS VIDA

Pelo segundo ano consecutivo, a Assembléia Legislativa será parceira da campanha de doação de sangue denominada Mais Vida. Locais de doação: Serão disponibilizados na entrada da Assembléia Legislativa formulários para quem quiser participar desta campanha. As pessoas interessadas também poderão se cadastrar e obter informações pelo site www.projetomaisvida.com.br

SACCARO

A fábrica de móveis Saccaro lança sua nova coleção 2006/2007 no dia 18 de abril. O evento será às 19h30min, na Loja Saccaro, na avenida Nilo Peçanha, 2218.

CASA LOURO

A partir do dia 17, segunda, as lojas Rincão dos Shoppings Iguatemi e Moinhos passam a se chamar CASA LOURO, que volta, após 30 anos, ao varejo gaúcho.

Leia mais

11 abr 2006

O QUE AS PESQUISAS JÁ ESCLARECEM


TÃO NEM AÍ

Decididamente, pelo que nos parece, nosso povo não está nem aí para a terrível corrupção que está abalando as estruturas do Brasil. A prova mais evidente está nas pesquisas eleitorais, onde Lula, apesar de tudo, domina tranqüilamente a preferência dos eleitores. Em algum momento este significativo contingente até poderia admitir existir uma má vontade dos denunciantes para com o PT.

O QUE MAIS INTRIGA

No entanto, depois das provas incontestáveis já divulgadas, não há como não enxergar o governo Lula como o grande campeão da corrupção. Ora, se a mídia toda mostra isto, com todas as provas, como se explica esta continuada e intrigante preferência por Lula? Pergunto: Será o espírito masoquista do povo? Será a imbecilidade geral, que não permite tal compreensão? Será que é este procedimento que o povo queria e esperava de um governo? As urnas vão responder, mas as pesquisas estão antecipando que um governo corrupto é o máximo. Viva.

UMA SOLUÇÃO PARA A VARIG

Tenho observado que muita gente está sensibilizada com a situação da Varig. Entre políticos e jornalistas que se dispõem a defender a empresa, se misturam também pessoas que não tem o mínimo conhecimento de administração. Todos estes, simplesmente, querem que o dinheiro público resolva o que as más administrações da Varig destruíram.

ESTOU FORA

Como não tenho o menor interesse em participar desta aventura irresponsável, assim como não concordo com o uso do dinheiro público para sanear qualquer tipo de empresa, proponho uma solução fantástica para a Varig, que suponho será bem aceita pelos apaixonados:

ASSEMBLÉIA URGENTE

1- Marcar imediatamente uma assembléia geral de acionistas e simpatizantes, com o objetivo de propor um aumento de capital, com emissão de novas ações, no valor total de R$ 7 bilhões;

CONCLAMAÇÃO

2- Com toda a certeza, todos estes apaixonados e interessados em manter a Varig com seus aviões no ar, não deixarão de adquirir as ações através da subscrição. Aliás, a minha impressão, pelo número e vontade dos manifestantes apaixonados, vai haver uma grande corrida às ações. Um verdadeiro over-booking. Juntem-se aí os portadores de milhagem que sequer admitem perder seus pontos. Vai ser um sucesso, podem ter certeza.

MUDANÇAS NECESSÁRIAS

A redução da intervenção governamental e alterações na legislação são mudanças necessárias se a América do Sul quiser garantir o crescimento das empresas privadas do setor de energia. A conclusão é da 8ª edição de -O Grande Salto: Pesquisa Global do Setor de Utilities 2006-, realizada pela PricewaterhouseCoopers com 116 executivos seniores das 98 principais empresas do setor, em 43 países. De acordo com a pesquisa, reajuste na tabela de preços, a redução de custos e melhorias na performance do setor, atrairiam mais investimentos para os países sul-americanos, que serão essenciais para que o setor conquiste um crescimento sustentável.

CONCERTOS COMUNITÁRIOS ZAFFARI

Canela será o primeiro palco de 2006 para a Série Concertos Comunitários Zaffari, que está completando 19 anos de sucesso. O espetáculo, em homenagem à Páscoa, acontece às 20h30min, junto à Catedral de Pedra, onde a orquestra e o coral da PUC/RS serão acompanhados dos solistas Adriana de Almeida (soprano), Marcelo Vannucci (tenor) e Pedro Spohr (baixo). O repertório, composto de 15 clássicos da música nacional e internacional popular e erudita, apresenta como destaques ?Sob Raios e Trovões?, de Strauss, ?Sento una forza indômita?, da Ópera O Guarani, de Carlos Gomes e ?Marcha Triunfal?, da Ópera Aída, de Verdi. O espetáculo contará ainda com as apresentações do Ballet Concerto e da Cia. de Dança Cadica Borghetti. A regência é do maestro Frederico Gerling Júnior e a produção é do Instituto de Cultura Musical da PUC/RS. A entrada é franca.

PÁSCOA

Os lojistas da Capital gaúcha parecem otimistas com relação às vendas para a Páscoa. A tendência do presente útil, ou seja, fora dos chocolates, caixas de bombom, ovos e coelhinhos é comemorada por lojistas de diferentes segmentos. A procura por presentes como livros, Cds, roupas e brinquedos faz com que a CDL de Porto Alegre projete um crescimento de até 9% nos negócios do período.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

Uma ação conjunta para reeducação de motoristas no Rio Grande do Sul. Esta é a intenção da parceria entre a Assembléia Legislativa e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran/RS), ao confeccionar um manual informativo que deve contemplar, além da questão educativa relacionada ao trânsito, os passos para a primeira habilitação, informações sobre registros de automóveis e dicas ao motorista para evitar infrações.

FALTA DE VERGONHA

O Governo do RS encaminhou à Assembléia Legislativa, projeto de lei que considera de efetivo exercício os dias em que os servidores da Educação estiveram paralisados. Pode? Só num estado fracassado. No RS, o Executivo acorda com grevistas o pagamento dos salários referentes ao período em que não lecionaram.

Leia mais

10 abr 2006

A REAÇÃO DOS PROVINCIANOS


HERÓI? QUE HERÓI?

Não é correto desmerecer a missão espacial do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, pela possível experiência obtida na sua viagem espacial. O que precisa ser entendido, porém, por todos os brasileiros é que o nosso país pagou para que ele pegasse uma carona na nave Soyus. Gente, com toda a transparência que o assunto merece: foi esta providencia que proporcionou a sua ida ao espaço.

HERÓI É O POVO BRASILEIRO

O que consagra a nossa imagem de país subdesenvolvido é considerar Marcos Pontes um herói, como fez o provinciano jornal gaúcho ZH, em reportagem publicada no sábado, 08. Como se já não bastassem as ridículas matérias que a Globo apresentou ao longo da semana. Apesar deste excesso de provincianismo, os brasileiros não precisavam mais essa, de elevar um astronauta que participou de uma missão experimental, a ser considerado um herói. Herói é povo que paga por tudo isto. Sai dessa.

O INTERVENCIONISTA

O governo, sempre com seu espírito incorrigível de grande intervencionista, está acenando aos milhares de aposentados que ganham mais de um salário mínimo, com a possibilidade de virem a obter descontos nas passagens de ônibus interestaduais e intermunicipais. Que maravilha, não? Este é o pensamento desta gente estúpida que só sabe cumprimentar com o chapéu alheio. E o interessante é que assim cativa os aposentados.

SEM ALMOÇO GRÁTIS

O governo precisaria dizer claramente quem vai pagar a conta. Como não existe almoço grátis, o certo é que os demais passageiros serão convidados a pagar a diferença, certamente. Ou vocês imaginam que o governo vai compensar tudo através da redução de impostos às empresas de transporte, para garantir o benefício? E tem gente que vibra com medidas tão populistas e demagógicas.

NOVO MURO

Se a Europa já descartou o socialismo-comunismo, com a derrubada definitiva do Muro de Berlim, entendendo que o regime representou um atraso brutal aos países que insistiram com o monstrengo, a América Latina está mergulhando definitivamente em direção ao passado mais atrasado do universo.

DEBANDADA GERAL

Embriagados pelo populismo exalado e exaltado por Fidel Castro, Hugo Chávez, Evo Morales, Lula, Kirchner, e agora com chances de Humala presidir o Peru, acabamos de formar definitivamente a nossa Cortina de Ferro Latino-americana. Vai ser uma debandada geral de investidores para outros destinos. Quem tem dinheiro para aplicar neste mundo não vai perder tempo com a América Latina.

ASSISTÊNCIA JURÍDICA

A partir do dia 17 estão disponíveis os serviços prestados pelo Serviço de Assistência Jurídica e Comunitária ? SAJUC, uma iniciativa da FARGS ? Faculdades Rio - Grandenses. O projeto está integrado à disciplina de Prática do Direito e consiste na prestação de serviços gratuitos na área jurídica a pessoas carentes, feita por alunos do 7º semestre do Direito da FARGS. Neste primeiro semestre serão atendidas ações de Responsabilidade Civil, como defesa do consumidor, problemas em contratos, acidentes de trânsito etc. Podem receber o atendimento pessoas de todo o Estado que comprovarem renda de até dois salários mínimos. Os interessados devem comparecer à sede da FARGS no campus Centro sempre às segundas, quartas ou sextas - feiras, das 17h às 19h, portando documento de identidade e comprovação de renda.

IMPOSTO DE RENDA

Não esqueça de relacionar os dependentes na DECLARAÇÃO ANUAL DE RENDIMENTOS - PESSOA FÍSICA:01) Governo Federal - IR, CPMF, etc.;02) Governo Estadual - IPVA, ICMS, etc.;03) Governo Municipal - IPTU, TRSD. ISSQN, etc.;04) INSS - Contribuição previdenciária;05) Conselho Regional Profissional - Contribuição anual;06) Sindicato da Categoria Profissional - Contribuição anual;07) DMAE/COMLURB - Contas de água e esgoto (consumo mínimo) e taxa de coleta de lixo;08) Plano de Saúde - Mensalidade;09) Detran - Licenciamento anual de veículo, transferência e renovação de carteira de habilitação;10) Contran - Taxa de inspeção veicular;11) IRB - Seguro automotor obrigatório;12) CET/DSV/ESTAR - Talões de estacionamento;13) Tomadores de conta de veículos, guardadores de lugar em filas, cambistas diversos, flanelinhas e vendedores de semáforos - Caixinha, cafezinho etc.;14) Carteiro, lixeiro, varredor de rua, leitores de relógios e entregadores de contas - Páscoa, Natal, Ano Novo etc. 15) Os deputados e senadores, com as respectivas CORJAS.

ALMOÇO DE VAREJO

Com o tema Shopping Center e Comércio de Rua - Desafios e Rumos da Gestão e da Convivência, a CDL de Porto Alegre promove nesta terça-feira, 11, o seu Almoço de Varejo. No encontro, as questões da segurança, sonegação, pirataria e empregabilidade no comércio são algumas das preocupações dos lojistas de Porto Alegre. Às 12h, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Inscrições e pelos telefones, 3216-8220 e 3216-8144.

FUSÕES E AQUISIÇÕES

O número de fusões e aquisições, nos três primeiros meses do ano, apresentou crescimento de 21% em relação ao mesmo período de 2005. No período, ocorreram nove transações com valor superior a UR$ 100 milhões, somando mais de US$ 2,6 bilhões, enquanto que no primeiro trimestre do ano passado foram registradas apenas três transações deste porte, totalizando US$ 660 milhões.O aumento das transações tem sido constante desde o segundo semestre de 2004.O número de aquisições e compras lideradas por empresas brasileiras teve um aumento de 28% no mesmo período. Este volume ocorreu principalmente nas operações que envolvem compras minoritárias, com crescimento de 83%.

Leia mais