REAÇÃO INTERESSANTE
O ministro Mantega, dentro de suas calças modelo ideológico puramente petista, foi muito original ao reagir às queixas de alguns empresários que reclamavam da contínua valorização do real frente ao dólar.
INVESTMENT GRADE
Ao afirmar que o preço da nossa moeda reflete tão somente o tamanho do sucesso alcançado pelo Brasil, sucesso esse que oportunizou a obtenção do cobiçado selo de - Investment Grade -, conferido, ontem, pela agência Moddy?s, Mantega chamou a atenção dos empresários informando que precisam cortar custos para ganhar competitividade.
RACIOCÍNIO DE MANTEGA
Interessante o raciocínio do ministro Mantega. Combina com o famoso ditado:
Façam o que eu digo, mas não façam o que o governo faz.
No momento que em que propõe o corte de despesas das empresas, o governo noticia que só a Previdência registrou um déficit de R$ 30 bilhões até agosto de 2009. Até agosto, entenderam?
EXPORTAÇÕES
Como estamos tratando de exportações, principalmente, é preciso deixar claro que o Brasil só passou a vender produtos para o exterior depois que houve a desoneração do ICMS, através da Lei Kandir. Antes, para impedir que as exportassem, os governos estaduais taxavam os produtos com ICMS.
LEI KANDIR
O resultado obtido era simples: nada de exportações. Com a Lei Kandir, que originalmente foi criada com prazo de dois anos, tinha como propósito a desoneração do valor do ICMS dos Estados para que as exportações passassem a acontecer.
PRORROGAÇÃO
Com o passar do tempo, os Estados pediram à União que a Lei Kandir fosse prorrogada para não perderem arrecadação. Ora, nenhum Estado perdeu dinheiro com a Lei Kandir. Até porque, se o imposto existisse ninguém exportaria coisa alguma.
FAÇAMOS AS CONTAS
Como os Estados não cortam custos na mesma proporção daquilo que imaginam deixar de arrecadar, resolveram que a União tem o dever de ressarcir o valor das chamadas perdas.Ora, ora, gente, façamos as contas e deixemos de ser estúpidos: se o valor da desoneração é bancado pela União, significa que o custo permanece. Ele só deixou de ser estadual e passou a ser federal. Isto é desoneração? A resposta é muito clara, gente: isto é exploração.