APÓLICES DE SEGURO
De tudo que li, ouvi e assisti sobre as graves consequências provocadas pelo rompimento da barragem de Brumadinho, o que mais estranhei é que até o presente momento ninguém fez qualquer referência quanto ao tamanho e abrangência das apólices de seguro obviamente contratadas pela Vale.
SEGURADORAS APAVORADAS
Como a Vale é, no mundo todo, reconhecida como empresa bem administrada, neste momento em que muita gente especula sobre os prejuízos que a tragédia de Brumadinho já causou, e continuará causando por um bom tempo, às atividades da empresa, é importante que seus acionistas saibam o quanto deste prejuízo ficará por conta das -apavoradas- seguradoras.
LEITE DERRAMADO
Enquanto esta importante resposta não vem, e mesmo que todos os noticiários estejam dando total e absoluta atenção à catástrofe que resultou em muitos mortos e/ou desaparecidos, o fato é que, gostando ou não, o leite já está derramado, ou seja, a barragem de Brumadinho já foi rompida e não há como voltar atrás no tempo.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Assim, por mais que estejamos muito tristes e amargurados com as perdas (todas) causadas pelo rompimento da barragem, é preciso olhar para frente. Isto significa que não basta apenas ficar buscando culpados pela tragédia. É preciso aprimorar e colocar em prática medidas preventivas, visando diminuir ao máximo a probabilidade de ocorrência de acidentes do tipo.
ATENÇÃO DOBRADA
Como chegamos ao último dia de janeiro, e amanhã, 01 de fevereiro, quando deverão ser eleitos os presidentes da Câmara e do Senado, inicia o ANO LEGISLATIVO BRASILEIRO, tudo que vou fazer daqui para frente é redobrar atenção aos projetos que serão enviados pelo Executivo (governo Bolsonaro) e as consequentes decisões que serão tomadas pelos ocupantes das duas Casas.
REMÉDIOS E TRATAMENTO ADEQUADOS
Como o nosso empobrecido Brasil é vítima escancarada de centenas de TRAGÉDIAS, que destruíram por completo o tecido social e econômico do País, tudo que mais quero é que o novo governo ministre remédios e tratamentos fortes e adequados que resultem em efetiva cura dos nossos males.
Chega de colocar esparadrapos que só escondem do povo brasileiro a gravidade da infecção e do tamanho dos talhos.
TRAGÉDIA
Em todos os dicionários, TRAGÉDIA é sinônimo de calamidade, catástrofe, desgraça, fatalidade, flagelo, infortúnio, revés... Daí a razão para classificar como tal o enorme estrago provocado pelo rompimento da barragem de Brumadinho.
TRAGÉDIA INCOMPARÁVEL
Ora, por mais atenção que este grande desastre mereça, principalmente pelo número de mortes e desaparecimentos que causou, é preciso que todos entendam que em matéria de TRAGÉDIA nada se compara ao tenebroso rastro de destruição -econômico/social- deixado pelos desastrosos governos petistas, comandados por Lula e Dilma.
ESPAÇO REDUZIDO
O espaço que destino aos meus editoriais, certamente são extremamente reduzidos para listar todas as TRAGÉDIAS que levaram o nosso empobrecido País, Estados e Municípios a trilhar a extensa AVENIDA DA AMARGURA, onde muitas das grandes barbaridades, ou TRAGÉDIAS, que levaram o Brasil literalmente a lona podem ser vistas.
TRAGÉDIAS EMBLEMÁTICAS
Sem guardar uma ordem cronológica das enorme e incontáveis TRAGÉDIAS EMBLEMÁTICAS promovidas pelos petistas, a AVENIDA DA AMARGURA expõe casos como PASADENA, CELSO DANIEL, MENSALÃO, PETROLÃO, VALERIODUTO, BNDES, PEDALADAS FISCAIS, ESTÁDIOS DA COPA, etc, etc...
20 OU 30 ANOS
Ora, mesmo considerando que as ações impostas para consertar os estragos -físicos- provocados pelo rompimento da barragem de Brumadinho levarão um bom tempo para produzir bons efeitos, as medidas que o Brasil exige para atenuar (apenas atenuar) os estragos provocados pelas TRAGÉDIAS PETISTAS, só serão sentidas (se aprovadas) daqui a 20 ou 30 ANOS.
IMPORTÂNCIA ABSOLUTA E RELATIVA
De novo: este editorial não tem como propósito desmerecer as atenções que estão sendo dadas à TRAGÉDIA DE BRUMADINHO. O que estou afirmando é que os meios de comunicação em geral, pelo seu poder enorme de persuasão, convencimento e formação de opinião, preferem dar importância -ABSOLUTA- para a TRAGÉDIA que destruiu Brumadinho e importância -RELATIVA- (baixíssima) à TRAGÉDIA que varreu a economia do BRASIL.
DETROIT NEWS
Em meio a tantos assuntos que se colocam no modo -prontos para receber opiniões e comentários-, um deles diz respeito à reportagem recentemente publicada no jornal Detroit News, na qual o presidente mundial da GM, Mary Barra, ao considerar a possiblidade da montadora cair fora da América do Sul, onde mantém fábricas no Brasil e na Argentina, disse: - "Não vamos continuar investindo para perder dinheiro".
COMUNICADO
Pois, tão logo Barra anunciou que investimentos futuros da companhia no Brasil dependerão do retorno das margens de lucro ainda neste ano, o presidente da GM da América Latina, Carlos Zarlenga, emitiu um comunicado explicando o assunto a todos os funcionários das cinco fábricas existentes no Brasil.
SEM SURPRESA
Pois, sem nenhuma surpresa, o comunicado emitido pela GM foi lido (e está sendo tratado) pelos sindicalistas de maneira estúpida e, portanto, lamentável. A reação da fantástica turma do atraso, ao invés de propor algo que tenha como propósito reverter a decisão da GM, foi na direção inversa, ou seja, funcionou como um forte estímulo para que a GM acelere o encerramento das atividades no Brasil.
PIOR E MELHOR
Como participei de praticamente todas as comitivas, lideradas pelo governador Antônio Britto, que resultaram na decisão da instalação do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), onde se encontra a montadora da GM no RS, desde então o que mais se viu foi uma enorme má vontade, tanto da mídia quanto dos sindicatos e, notadamente, do PT (obviamente), que sempre trataram de fazer com que os gaúchos entendessem que a vinda da montadora, para o RS, significava: 1- o PIOR negócio para o Estado; e, 2- o MELHOR negócio para a montadora.
MÁ INFORMAÇÃO
Pois, passados mais de 22 anos desde que a GM optou pelo RS, o que ainda se vê e ouve por todos os cantos do RS é fruto da má informação produzida pela turma do atraso que citei aí acima. Principalmente, no que diz respeito aos incentivos que o governo se dispôs a conceder para empresas que estavam dispostas a INVESTIR no RS. Vejam que muita gente ainda acredita, de pés e mãos juntas, no PT, que segue afirmando que o governo deixou de arrecadar, à época, mais de R$ 1,7 bilhão em função da renúncia fiscal. Duro, não?
FUNDOPEM
Ora, como a atividade -montadora de veículos- não existia no RS, a arrecadação do ICMS -incentivado- que o Estado concedia, através do FUNDOPEM/RS ( instrumento de parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico do RS) era algo novo que a partir de então passaria a existir.
Para quem ainda não sabe, o FUNDOPEM/RS jamais liberou recursos financeiros para empreendimentos incentivado. O FINANCIAMENTO PARCIAL do ICMS -INCREMENTAL MENSAL- é gerado a partir da sua operação. De novo: -ICMS INCREMENTAL-, ou seja, imposto que só aumentaria com novos negócios que até então o RS não contava.
OS MESMOS
O curioso é que todos aqueles que lutaram, com unhas e dentes, na tentativa de impedir para todo o sempre a vinda da GM para o Estado do RS, são os mesmos que agora estão se colocando na resistência, ou seja, não aceitam, em hipótese alguma, que sem obter bons resultados, a montadora se diz pronta para cair fora do RS. Pode?
CATÁSTROFE
Pelo elevado grau de destruição provocado pelo rompimento da barragem de Brumadinho, é impossível não falar sobre esta impressionante catástrofe, que atinge em cheio a Vale, reconhecida como uma das maiores empresas de mineração do mundo, com posição de liderança nos segmentos de minério de ferro e níquel.
LAMA
O rompimento da barragem, como já foi amplamente divulgado, provocou o deslocamento de enorme quantidade de lama (estimada em mais de 12 milhões de metros cúbicos), resultando em brutal soterramento de tudo que se encontrava pela frente e pelos lados, deixando muita gente morta e centenas de desparecidos.
INVENTAR E AUMENTAR
Pois, como se não bastasse os males produzidos pela catástrofe, que precisa ser muito bem investigada antes de apontar os responsáveis, boa parte da MÍDIA -SENSACIONALISTA- tratou, de cabo a rabo, desde o primeiro minuto, de fazer o que mais sabe, gosta e lhe dá enorme prazer: INVENTAR AQUILO QUE NÃO SABE; e AUMENTAR, DE FORMA IMPRESSIONANTE, O TAMANHO DA TRAGÉDIA.
PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA
Com o claro objetivo de manifestar, muita total má vontade, tudo aquilo que é projetado e/ou construído pelo sistema produtivo, esta complicada parte da mídia jamais admite a existência da PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA de tudo que acontece ao nosso redor, independente de lugar.
NUNCA É IGUAL A ZERO
Ninguém discute que a PREVENÇÃO é fundamental para quem pretende diminuir os RISCOS de acidentes ou doenças. Entretanto, por mais cuidados que se tome, o RISCO sempre está presente. Isto é provado pelo cálculo da PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA, que mostra, claramente, que nunca é igual a zero.
ESTADO DE PARANÓIA
Como o Brasil vive um momento de certa PARANÓIA, motivada por excessiva quantidade de notícias falsas, somadas a dezenas de -coincidências- de situações mantidas sob -segredo de justiça-, isto faz com que não seja desconsiderada a possiblidade de que o rompimento da barragem da Vale seja mais um CASO DE SABOTAGEM, entre tantos que faz do brasileiro um povo muito desconfiado.
A FRAUDE DO PARAÍSO PROMETIDO
Desde o fatídico ano de 2002, quando o PT venceu as eleições e, em 01/01/2003, assumiu o comando do Brasil até pouco tempo atrás, dediquei milhares de editoriais esclarecendo sempre que as doses cavalares de POPULISMO misturadas com muita CORRUPÇÃO acabariam por levar o embriagado povo brasileiro a imaginar, com otimismo doentio, que era real o fantástico PARAÍSO prometido a todo momento, sem moderação, pelos safados.
QUINTO DOS INFERNOS
Agora, depois de totalmente provado o quanto sempre estive ao lado da razão nas minhas observações (coisa que muitos consideravam como uma atitude de um pessimista incorrigível e sem causa), este mesmo povo -agora muito mais sofrido-, na medida em que foi percebendo que o custoso PARAÍSO foi projetado e construído para atender os governantes petistas e seus mais diletos amigos corporativistas, começou a exigir que os POPULISTAS E CORRUPTOS fossem habitar o QUINTO DOS INFERNOS.
A LÓGICA
Pois, como prevaleceu a velha lógica que diz -SER IMPOSSÍVEL ALGUÉM ENGANAR A TODOS POR TODO O TEMPO-, nas eleições de 2018 os eleitores enganados resolveram dar um definitivo BASTA às práticas de incontida MÁ ADMINISTRAÇÃO, extremada CORRUPÇÃO e impagáveis PRIVILÉGIOS.
PELA FORMA DEMOCRÁTICA
Observem que os eleitores brasileiros, que de forma DEMOCRÁTICA cometeram o grave ERRO de escolher o PT para comandar o Brasil, em 2002, 2006, 2010 e 2014 (admitindo aí que não houve fraude eleitoral), são os mesmos que, também de forma DEMOCRÁTICA, resolveram eleger um novo governo, que mostra intenções claras de tirar o BRASIL DO INFERNO.
SENTIMENTO DE REVOLTA
O que ficou muito claro em outubro do ano passado (2018) foi o sentimento de revolta do eleitor brasileiro, que percebeu, com enorme atraso, que o tal PARAÍSO, vendido pelo PT sem o menor escrúpulo, além de inexistente era fruto de uma propaganda criminosa, articulada e proposta pelo indecente Foro de São Paulo.
PESO DIFERENTE
Pois, por incrível que possa parecer, quem menos admite a vontade explícita do povo não é, como muitos imaginam, o PT, o PSOL e o PCdoB, que sabidamente são, e sempre foram, defensores dos comunistas. Quem menos suporta, gostem ou não, sem qualquer comparação, é a mídia brasileira, notadamente a Rede Globo.
É impressionante o peso que esta grande rede de comunicação, contando com suas inúmeras associadas, dá, a todo momento, às notícias (algumas falsas, outras plantadas) que tem como único propósito atacar o governo Bolsonaro. Governo este, diga-se de passagem, eleito por avassaladora vontade dos eleitores.
BRASILEIROS E VENEZUELANOS DOTADOS DE BOM SENSO
Ontem, enquanto os brasileiros dotados de bom senso, do tipo que passam sem a menor dificuldade nos testes básicos de raciocínio lógico, festejavam, cheios de esperança, as declarações de Paulo Guedes, na entrevista que concedeu ao canal -Bloomberg TV-, os venezuelanos que têm este mesmo perfil, agora mostrando que é para valer, deram a entender que só vão descansar depois de derrubar o ditador Nicolás Maduro.
BRASIL
No que diz respeito ao nosso empobrecido Brasil, que tanto sofreu nas mãos de governantes COMUNISTAS, todos formados com distinção pela academia FORO DE SÃO PAULO, como é o caso de LULA, DILMA, CHÁVEZ, ORTEGA, IRMÃOS CASTRO, MADURO, KIRCHNER, MORALES, etc., o anúncio feito por Paulo Guedes, informando que parte essencial no plano do governo Bolsonaro para zerar o déficit fiscal, já em 2019, é a implementação de REFORMAS ESTRUTURAIS, em especial a aprovação de uma profunda REFORMA DA PREVIDÊNCIA, é algo que produz felicidade e animação.
QUASE NADA DE NOVO
A rigor, diga-se de passagem, Guedes não disse quase nada de novo. Entretanto, da mesma forma como é bom ouvir várias vezes certas músicas, também é bom e importante ouvir, inúmeras vezes, que - Precisamos CONSERTAR O ANTIGO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO e INTRODUZIR UM NOVO SISTEMA, fazendo a TRANSIÇÃO para o MODELO DE CAPITALIZAÇÃO, como enfatizou Guedes, ontem, ao âncora da Bloomberg TV.
REORGANIZAÇÃO DO ESTADO E REVOLUÇÃO NA ECONOMIA
O fato é que os brasileiros dotados de bom senso, que ouviram as melodias bem orquestradas pelo superministro da Economia, renovaram a sensação de que o ESTADO BRASILEIRO está pronto para passar por uma verdadeira REORGANIZAÇÃO; e, a ECONOMIA, como apontou o ex-ministro Delfim Neto, por uma grande REVOLUÇÃO. Ufa!
VENEZUELA
Já no que diz respeito a paupérrima Venezuela, só o fato de (até o final da noite de ontem) líderes de 13 países terem reconhecido o deputado Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, e ainda por cima manifestarem apoio político e econômico para a volta da democracia, fez voltar a esperança naquele destruído País.
MÚSICA NOS MEUS OUVIDOS
Neste momento de glória, onde a grande maioria dos povos latinos trata de afundar de vez com a MATRIZ POLÍTICA E ECONÔMICA BOLIVARIANA, que até pouco tempo atrás era dominante na região, soou como música nos meus ouvidos a declaração do Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, quando disse que os Estados Unidos não retirarão da Venezuela seus diplomatas e funcionários de governo, expulsos por Nicolás Maduro, que ontem rompeu as relações diplomáticas com o Tio Sam. Bárbaro!