Artigos

17 nov 2020

UMA ANÁLISE BASTANTE ESCLARECEDORA


GRANDES DERROTADOS

Das análises que me dispus a ler e ouvir sobre as Eleições Municipais, uma de tantas que me chamaram a atenção está no conteúdo produzido pelo pensador Rodrigo Constantino. Eis aí alguns trechos que extraí do texto publicado ontem na Gazeta do Povo: 

Começando pelos GRANDES DERROTADOS, Constantino aponta:

1- O PT: foi dizimado, mas reconfigurado como PSOL (Boulos is the new Lula);

2- O TSE: uma jabuticaba nacional sem credibilidade;

3- JOICE HASSELMANN: foi dizimada, pois o povo de direita não tolera traição; e o povo de esquerda tem alternativas mais genuínas;

4- O POVO PAULISTA : restou agora a escolha entre um tucano vermelho desbotado e um comuna raiz vermelho sangue;

5- Os INSTITUTOS DE PESQUISA E MÍDIA: uma vez mais inflaram a esquerda e com isso influenciaram os resultados, sendo o caso mais vergonhoso o de Manu no Sul.


GRANDE NÚMERO DA ELEIÇÃO

Parece que o grande número da eleição, negligenciado pela mídia, é que o PT perdeu 133 municípios (caiu de 257 para 124). Nenhuma capital relevante é petista. Em termos de população, o PT hoje governa 3,64% dos brasileiros. Conseguiu piorar o cenário após o "furacão" Dilma.


ONDA VERMELHA

O resultado de queda do PCdoB é ainda mais drástico: perdeu 51 municípios e governa apenas 31 (0,42% dos brasileiros). O PDT perdeu 133 municípios, ficando com 201. O PSOL, queridinho da mídia, tem três municípios (0,69% do eleitorado), e resta a disputa em São Paulo, que deve perder. Os outros pseudo-partidos de esquerda (PCO, PSTU, etc.) nem aparecem nas estatísticas.

Ou seja, não há uma "onda vermelha" em nosso país. É verdade que o PSOL conseguiu se destacar em SP, principal capital do país, e enquanto a turma dormia, o partido, contraditório até no nome, ocupou o lugar do velho PT, agora massacrado. Paulo Polzonoff escreveu ótimo texto na Gazeta mostrando como se deu essa transição, e a mídia, que adora os radicais de esquerda, tem muita culpa no cartório.


ESQUERDISMO MASCARADO

Mas é preciso destacar o seguinte: tanto Boulos "caviar" como Manuela "enxoval em Nova York" souberam mascarar seu esquerdismo radical. Boulos praticamente fez como Lula quando virou "paz e amor" com terno Armani, e a mídia, incluindo o Valor, chamou o invasor de propriedades de "moderado". Já Manu virou basicamente uma freira, com roupa discreta fechada até o pescoço, fala mansa e imagem de pudica. A extrema esquerda, em suma, praticou estelionato eleitoral, enganou boa parte dos eleitores. E parece ter "enganado" até Sérgio Moro, incapaz de chamar a turma pelo que é: extrema esquerda!


TSE

O TSE do -Supremo Pavão Ativista- foi outro grande derrotado, ao lado do PT, nessas eleições. A revista Oeste publicou um texto sobre esse vexame, com direito à lentidão, concentração suspeita em Brasília, invasão de hacker, etc. O povo não confia muito nas urnas eletrônicas, e isso é bastante prejudicial à nossa democracia.

Os INSTITUTOS DE PESQUISA também naufragaram uma vez mais. Inflaram os números da esquerda radical, como no caso escancarado de Manuela D'Ávila. A comunista acabou com menos de 30%, em segundo lugar, mas pesquisas a colocavam como líder com até 40% das intenções de voto.

Nossa República "DEMOCRÁTICA” é a grande perdedora, em síntese, com enorme nível de abstenção ou voto branco e nulo, somando em algumas capitais de 30 a 40% do total. Há crescente desinteresse popular, muitos percebem um jogo de cartas marcadas. Precisamos acabar com o fundo partidário, adotar o voto distrital, tentar reaproximar o eleitor do representante.

 


DERROTA BOLSONARISTA

Por fim, muito se fala da derrota bolsonarista. Ela ocorreu, deve servir de alerta para 2022, mas a escala é menor do que alguns pintam. Bolsonaro, por decisão própria, resolveu não mergulhar de cabeça na eleição. Uma decisão delicada, polêmica, tomada talvez por receio de novas traições no futuro, talvez para não ferir "aliados" no Congresso e inviabilizar a governabilidade.

 

Não há milagre aqui. Bolsonaro não tem toque de Midas, e não é capaz de iluminar "postes" apagados. Não é declarando voto em Russomano que ele vai virar o jogo em SP. Não é apoiando Crivella que ele vai arrasar no Rio. O buraco é bem mais embaixo.

 

Se a direita não se reorganizar, não for capaz de se unir minimamente em torno de poucos denominadores comuns, a esquerda poderá avançar e muito, a ponto de tomar de fato o poder novamente. Hoje não temos esse cenário ainda. Hoje o Brasil é "centrão". Mas fica o alerta."


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje :POR QUE AS DEMOCRACIAS NÃO CRESCEM? - por Ives Gandra Martins e OS RECADOS DAS ELEIÇÕES DE 2020 - por Paulo Rabello. Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar

 

 



Leia mais

16 nov 2020

A ABSTENÇÃO FOI O DESTAQUE


NO SHOW

O elevado ÍNDICE DE ABSTENÇÃO foi, indiscutivelmente, a grande vedete destas Eleições Municipais 2020. Segundo o TSE, o NO SHOW atingiu a marca de  23,14%, sendo que em quatro capitais do Brasil esta taxa se mostrou acima de 30%, como é o caso de Porto Alegre (33,1%); Rio de Janeiro (32.8%); Goiânia (30,7%) e Curitiba (30,2%). 


A ABSTENÇÃO VAI PARA O SEGUNDO TURNO

Observem, por exemplo, que em Porto Alegre, o candidato a prefeito, Sebastião Melo, obteve 31,01% dos votos e a candidata comunista, Manuela D`Ávila, 29%. Ou seja, ambos ficaram atrás da ABSTENÇÃO, cuja marca histórica, repito, atingiu 33,1%. Em 2016, vale registrar, o -NO SHOW- já havia mostrado um percentual recorde ao bater na marca de 22,5%. 


VONTADE DO POVO?

Ora, considerando que o Brasil tem 147,9 milhões de ELEITORES APTOS, e 23,14% não votaram, isto significa que 34,2 milhões de VOTOS deixaram de ser depositados, ou digitados, nas urnas. Com isso, a DEMOCRACIA LITERAL define, com todas as letras e números, que os ESCOLHIDOS para comandar as Prefeituras e Câmaras de Vereadores não retratam a necessária VONTADE DO POVO, mas a VONTADE daqueles que POR DIREITO se dispuseram a votar.  


O VOTO NÃO É OBRIGATÓRIO!

O mais incrível é que há quem diga e repita que no Brasil o VOTO É OBRIGATÓRIO. Esta, volto a dizer com a mesma ênfase que usei nas vezes anteriores em que me manifestei, é uma bobagem sem limites. A OBRIGAÇÃO é apenas e tão somente a JUSTIFICATIVA e não o COMPARECIMENTO ÀS URNAS. Ora, ora, se o VOTO FOSSE REALMENTE OBRIGATÓRIO, como se explica o fato de que 34,2 MILHÕES DE ELEITORES -APTOS- simplesmente deixaram de votar? 


FIDELIDADE COM CANDIDATOS E PARTIDOS DE ESQUERDA

Respeitando todas as análises que cuidam de explicar o número expressivo de candidatos de esquerda que foram eleitos como VEREADORES das maiores capitais do país, no meu entender deve ser levado em conta, com boa probabilidade de ocorrência, que a ABSTENÇÃO ELEITORAL foi bem menor entre os eleitores mais identificados com a IDEOLOGIA SOCIALISTA. Considero que a FIDELIDADE com candidatos e partidos de esquerda se mostrou muito mais efetiva. 


CUMPRIMENTOS

Para finalizar envio os meus cumprimentos aos LEITORES QUE AJUDARAM A ELEGER OS TRÊS CANDIDATOS que indiquei para VERADOR DE PORTO ALEGRE.  - Felipe Camozatto, Fernanda Barth e Ramiro Rosário.   Estou certo de que fizeram uma boa escolha. Parabéns, portanto aos três, desejando uma boa jornada na Câmara. Da mesma forma cumprimento a chapa SEBASTIÃO MELO / RICARDO GOMES, para a Prefeitura, na expectativa de que confirmem a necessária vitória, no segundo turno, contra a chapa comunista. Para tanto peço um comparecimento maciço!



Leia mais

13 nov 2020

FOCO TOTAL NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS


TEMA MAIS IMPORTANTE

Não foram poucas as ocasiões em que me vi diante do dilema da escolha do tema que deveria abordar nos meus editoriais diários. Hoje, entretanto, não tenho dúvida de que o tema mais importante para ser tratado é -ELEIÇÕES MUNICIPAIS-. Principalmente porque dentro de poucas horas os eleitores do Brasil todo vão se dirigir às urnas espalhadas por este nosso imenso país para definir, inicialmente, quais Vereadores irão decidir os rumos sociais e econômicos de cada um dos 5570 municípios. No caso dos Prefeitos, a expectativa é que em torno de 90 municípios a decisão só acontecerá no SEGUNDO TURNO, dia 29/11.


PERFIL LIBERAL-CONSERVADOR

Ora, uma vez que o tema de hoje é -ELEIÇÕES MUNICIPAIS-, antes de tudo devo alertar e/ou chamar a atenção de todos os leitores/eleitores do quanto todos podem fazer para que cada município consiga eleger os POSSÍVEIS MELHORES PREFEITOS E VEREADORES.  Considerando que o perfil dos leitores do PontoCritico se define como LIBERAL-CONSERVADOR, sugiro que antes de tudo escolham candidatos que se identifiquem com os princípios e propósitos que propagam e defendem no seu dia a dia familiar e/ou profissional. 


COMPARTILHAR LISTAS COM OS MELHORES NOMES

Mais: uma vez escolhido o nome do candidato, aproveitem a magnífica existência das Redes Sociais e dos grupos do WhatsApp e tratem de COMPARTILHAR LISTAS DOS MELHORES NOMES. Não se deixem levar e muito menos ficarem irritados com tudo que é dito e repetido pelos INFLUENCIADORES DIGITAIS comprometidos de corpo e alma com AGENDA IDEOLÓGICA SOCIALISTA. Isto, como se sabe, faz parte do jogo. O importante,  portanto, é fazer o mesmo jogo no sentido contrário, com inteligência e muito foco.  


PENSAR+

De novo: COMPARTILHAR e pedir mais COMPARTILHAMENTO multiplica o número de eleitores que ainda estão indecisos. Nos últimos dias, como sou eleitor de Porto Alegre, publiquei uma pequena lista com três nomes de CANDIDATOS A VEREADOR, do tipo PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE DE PENSAMENTO, assim como da dupla que concorre a prefeito da Capital do RS. Detalhe importante: como os candidatos a VEREADOR e VICE PREFEITO integram ou integraram a Sociedade Pensar+, da qual também sou membro, isto significa que tenho contato diário com todos eles e sei da qualidade que possuem. 


MINHA LISTA

Volto a lembrar, portanto, que dentre bons candidatos que concorrem a VEREADOR, em Porto Alegre, na minha lista constam os seguintes nomes:

 

FELIPE CAMOZATTO (NOVO) - 30500

FERNANDA BARTH (PRTB) - 28028

RAMIRO ROSÁRIO (PSDB) - 45678

 

E, para PREFEITO E VICE, o meu voto vai para a dupla -SEBASTIÃO MELO/ RICARDO GOMES-  15



Leia mais

12 nov 2020

LICENÇA -REMUNERADA- PARA ATIVIDADE POLÍTICA? POIS É!


VERIFICAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

Nesta reta final das Eleições 2020, quando os eleitores deverão escolher, no próximo domingo, quem vai representá-los na Prefeituras e na Câmara de Vereadores de cada um dos 5570  municípios deste nosso imenso Brasil, antes de tomar a decisão sugiro que atentem para um detalhe por demais importante e pra lá de relevante: VERIFIQUE bem se o candidato que ganhou a sua preferência é um político realmente ÉTICO, DECENTE E RESPONSÁVEL com o dinheiro que você entrega ao SETOR PÚBLICO EM FORMA DE IMPOSTOS. 


SALÁRIOS INTEGRAIS

Antes de tudo, portanto, é preciso que todos saibam que existe, por força de Lei (Art. 106, da Lei Complementar nº 066/2020), a LICENÇA PARA ATIVIDADE POLÍTICA. A tal e nojenta LICENÇA é CONCEDIDA a todo e qualquer SERVIDOR PÚBLICO (PRIMEIRA CLASSE DE BRASILEIROS) que queira CONCORRER a cargo ELETIVO federal, estadual, municipal ou distrital. Agora, a cereja do bolo: todos os SERVIDORES -CANDIDATOS-, pelos três meses anteriores a data da eleição e até o 10º dia seguinte ao do pleito, seguem recebendo, integralmente, seus SALÁRIOS. Que tal? 


QUEM É O SEU CANDIDATO?

Ora, se o eleitor é daqueles que exigem que o CHEFE DO EXECUTIVO e os VEREADORES sejam pessoas minimamente decentes, éticos e responsáveis com o dinheiro dos impostos, verifique, primeiramente, se o seu candidato preferido é um SERVIDOR PÚBLICO. Caso positivo, saiba que enquanto você trabalha para ganhar o seu sustento, o seu candidato segue recebendo, de forma INTACTA, o gordo salário que deveria receber enquanto está à frente das suas atividades profissionais. Quem se serve do povo, do eleitor bem antes da eleição mostra que, além de mau caráter não tem um pingo de ética.


DE NOVO

De novo, para que fique bem claro:  - Em razão da mudança promovida pela Lei nº 13.165/2015, onde a data limite para registro da candidatura passou a ser 15 de agosto do ano do pleito, o AFASTAMENTO REMUNERADO DO SERVIDOR ocorre a partir da desincompatibilização, condicionado à comprovação do registro da candidatura e, a partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o SERVIDOR FARÁ JUS À LICENÇA com vencimentos do cargo efetivo totalmente ASSEGURADOS pelo prazo de 3 (três) meses.


PORTAL G1

A propósito, ontem, 11, o Portal G1 publicou um levantamento que mostra que ao menos 1.593 SERVIDORES DO GOVERNO FEDERAL são candidatos nestas eleições. Esses funcionários foram obrigados a solicitar uma LICENÇA PARA ATIVIDADE POLÍTICA. Em apenas um mês, o salário desses servidores chega a R$ 15,5 milhões. Ou seja, considerando o tempo mínimo de licença, esse montante é de R$ 46,4 milhões. É provável, porém, que os valores sejam ainda maiores, principalmente quando considerados os servidores do Legislativo e do Judiciário, além de funcionários públicos das esferas municipal e estadual.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: A TARRAFA DE TRUMP! - por Thomas Korontai - para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/a-tarrafa-de-trump!-12112020



Leia mais

11 nov 2020

MAIS UMA POBRE REAÇÃO DO PRIMEIRO-MINISTRO


RETOMADA DO TURISMO

Ontem, tão logo tomei conhecimento da REAÇÃO do PRIMEIRO MINISTRO DO BRASIL, Rodrigo Maia, sobre as declarações que o presidente Bolsonaro fez durante a cerimônia -RETOMADA DO TURISMO-, realizada na parte da tarde no Palácio do Planalto, antes de tudo tratei de assistir, na íntegra, a fala do Chefe do Executivo, que durou cerca de 20 minutos. A propósito, para que os leitores não se deixem levar, tanto pela reação do PRIMEIRO MINISTRO quanto da MÍDIA ABUTRE, clique no link (https://youtu.be/4NecuGV5968) e, como eu, assista do início ao fim. 


QUATRO EIXOS

Como já era esperado, infelizmente, nenhum meio de comunicação -abutre-, e muito menos o PRIMEIRO-MINISTRO Maia, se ateve ao tema que foi tratado na cerimônia, qual seja o LANÇAMENTO, por parte do governo federal, de um CONJUNTO DE MEDIDAS PARA ESTIMULAR E ACELERAR A RECUPERAÇÃO DO -DESTRUÍDO- TURISMO NO PAÍS, impactado fortemente pela PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS. As ações propostas têm quatro eixos:

1-PRESERVAÇÃO DE EMPRESAS E EMPREGOS NO SETOR DE TURISMO;

2- MELHORIA DA ESTRUTURA E DA QUALIDADE DE DESTINOS;

3- IMPLANTAÇÃO DOS PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA; e,

4- PROMOÇÃO E INCENTIVOS ÀS VIAGENS.


DESABAFO - NADA MAIS DO QUE UM DESABAFO

Pois, para infelicidade geral da Nação Brasileira, tudo que a IMPRENSA ABUTRE, assim como o PRIMEIRO-MINISTRO Maia, extraíram do evento foi o DESABAFO do presidente Bolsonaro no início da cerimônia. Um deles, sobre a DECLARADA AMEAÇA do presidente -eleito- dos Estados Unidos, Joe Biden, de aplicar sanções econômicas ao Brasil, caso não haja atuação mais firme para combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia, Bolsonaro disse que “apenas pela diplomacia” não daria. “Depois que acabar a saliva, tem que ter pólvora. Não precisa nem usar a pólvora, mas tem que saber que tem”. Outro, quando se referiu à PANDEMIA COVID-19, Bolsonaro disse que o Brasil precisa deixar de ser “UM PAÍS DE MARICAS" e enfrentar a doença. “Tudo agora é pandemia, tem que acabar com esse negócio, pô. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia, aqui todo mundo vai morrer. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. 


HOLOFOTES

Maia, com o propósito de ganhar os holofotes cunhou a seguinte frase, que foi imediatamente para as manchetes da MÍDIA ABUTRE: “Entre pólvora, maricas e o risco à hiperinflação, temos mais de 160 mil mortos no País, uma economia frágil e um Estado às escuras. Em nome da Câmara dos Deputados, reafirmo o nosso compromisso com a vacina, a independência dos órgãos reguladores e com a responsabilidade fiscal. E a todos os parentes e amigos de vítimas da covid-19 a nossa solidariedade”. Como se percebe, nenhuma palavra foi dita sobre a necessária RETOMADA DO TURISMO!


ECONOMIA

Ora, como se vê, o PRIMEIRO MINISTRO Maia adora fazer pronunciamentos sobre ECONOMIA. E, não raro, de forma escancaradamente MENTIROSA. Ontem, por exemplo, Maia disse TER COMPROMISSO COM A INDEPENDÊNCIA DE ÓRGÃOS REGULADORES e com a RESPONSABILIDADE FISCAL. Quanta mentira...Isto, dois dias após ter afirmado que a AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL (que se trata de uma clara INDEPENDÊNCIA do ÓRGÃO REGULADOR DO SISTEMA FINANCEIRO) não é urgente. Da mesma forma, por não agilizar as REFORMAS, assim como não se opor aos AUMENTOS DE DESPESAS PÚBLICAS, que são aprovadas sistematicamente na Câmara, Maia mostra ter muito interesse na hiperinflação.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A VACINA DEPENDE APENAS DE NÓS - por Richard Sacks - Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/a-vacina-depende-apenas-de-nos-111120202


ELEIÇÃO PORTO ALEGRE

Volto a lembrar que dentre bons candidatos que concorrem a vereador em Porto Alegre, sugiro os seguintes nomes:

Felipe Camozatto, do NOVO - 30500

Fernanda Barth, do PRTB - 28028

Ramiro Rosário, do PSDB - 45678

 

E, para Prefeito,  meu voto vai para a dupla -SEBASTIÃO MELO/ RICARDO GOMES-   15



Leia mais

10 nov 2020

REAÇÕES DO PRIMEIRO-MINISTRO, RODRIGO MAIA


FRUSTRAÇÃO

Nesta manhã, na abertura do evento "Boas práticas e desafios para a implementação da política de desestatização do Governo Federal", promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou, com muito pesar, a sua frustração por não ter conseguido PRIVATIZAR NENHUMA ESTATAL FEDERAL nestes dois anos. Isto, lamentavelmente, fez com que um secretário meu (Salim Mattar) pedisse demissão, afirmou Guedes.


ACORDO PARA NÃO DEIXAR PRIVATIZAR

Guedes, assim como eu e inúmeros leitores do Ponto Critico, não tem dúvida alguma de que -TEM ACORDO POLÍTICO NA CÂMARA E NO SENADO QUE NÃO DEIXA PRIVATIZAR-. - "Se a gente já tivesse feito isso lá trás [desde governos anteriores], esses recursos que eram usados para pagamentos de juros da dívida - R$ 300 bilhões, R$ 400 bilhões, que é só o serviço da dívida - estariam livres para transferir esses recursos para os mais pobres", argumentou, citando que o país, só com o PAGAMENTO DE JUROS DA DÍIVIDA, O GOVERNO GASTA O EQUIVALENTE A UM ANO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL.


O POVO ESTÁ FRUSTRADO COM RODRIGO MAIA

Pois, para quem não acompanhou, ontem o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na entrevista que concedeu à CNN, disse que a LENTIDÃO PARA VOTAR PAUTAS IMPORTANTES NO CONGRESSO PODE -EXPLODIR- o Brasil. Disse mais: que o preço do dólar e os juros a longo prazo poderão sofrer com a MOROSIDADE DO LEGISLATIVO. Que tal esta afirmação? Incrível, não? Pois é. Isto saiu da boca do GRANDE E DIRETO RESPONSÁVEL pela pauta de votações na Câmara. O que vale dizer que o POVO ESTÁ FRUSTRADO, ou ENOJADO, COM RODRIGO MAIA. 


PRIMEIRO MINISTRO

A rigor, por esta e tantas outras, Rodrigo Maia parece cada dia mais convencido de que é o PRIMEIRO MINISTRO do Brasil. Com um detalhe infernal: se mete em tudo que é de responsabilidade do EXECUTIVO e, não raro, quando o governo envia qualquer proposta para ser apreciada no LEGISLATIVO, Maia, quando não senta em cima, faz de tudo para dificultar o seu andamento. 


ESPÍRITO DE PORCO

Vejam, por exemplo, o caso da AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL, que recentemente recebeu aprovação no Senado e agora só precisa do aval dos deputados para virar lei. Pois, só por se tratar de uma das bandeiras da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro, o qual conta com total apoio dos agentes do mercado financeiro, Maia, com seu indefectível -ESPÍRITO DE PORCO- entende, simplesmente, que esta proposta, que já tem mais de 40 ANOS, NÃO É URGENTE. Pode? Disse mais: só vai avançar na Câmara após a REFORMA TRIBUTÁRIA.


ELEIÇÕES EM PORTO ALEGRE

Como estamos nos aproximando do dia das Eleições Municipais, atendendo o pedido que me fazem diversos leitores/eleitores de Porto Alegre, volto a lembrar que dentre bons candidatos que  concorrem a vereador em Porto Alegre, sugiro os seguintes nomes:

Felipe Camozatto, do NOVO - 30500

Fernanda Barth, do PRTB - 28028

Ramiro Rosário, do PSDB - 45678

 

E, para Prefeito,  meu voto vai para a dupla -SEBASTIÃO MELO/ RICARDO GOMES-   15


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje:  A CENSURA NA MAIOR DEMOCRACIA DO MUNDO - por Darcy Francisco dos Santos. Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/a-censura-na-maior-democracia-do-mundo-10112020



Leia mais