Artigos

05 set 2022

7 DE SETEMBRO: O ARÍETE


MOBILIZAÇÃO GIGANTESCA

Na próxima 4ª feira as ruas, parques e avenidas de todo o País vão se transformar em grandes e importantes PALCOS DE MANIFESTAÇÃO DO CADA DIA MAIS AMORDAÇADO POVO BRASILEIRO. Se para os -sofredores- este 7 DE SETEMBRO só ganhou relevância porque marca a passagem do BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA, o fato é que a GIGANTESCA MOBILIZAÇÃO tem um grande motivo: apoiar, como nunca, o presidente Jair Bolsonaro. 


ARÍETE

Metaforicamente, esta MOBILIZAÇÃO GIGANTESCA se identifica com um ARÍETE, a velha máquina de guerra usada na Antiguidade e na Idade Média para -ABRIR BRECHAS EM MURALHAS OU PORTÕES DE CASTELOS E POVOAÇÕES FORTIFICADAS-. Os assírios empregaram-no com muita perícia. 


ALEXANDRE

Se no passado, segundo os historiadores, quem melhor fez uso do ARÍETE para obter conquistas foi o ex-rei da Macedônia -Alexandre, o Grande-, aqui no Brasil, neste 7 DE SETEMBRO, quem promete usar -com maestria- a velha máquina de guerra é o POVO BRASILEIRO. Detalhe curioso: a grande coincidência, entre passado e presente, é que nas duas situações há a presença de alguém que leva o nome ALEXANDRE. Que tal?


DEFESA DA LIBERDADE

Pois, pelas incessantes, provocativas e ilegais decisões -tirânicas- que são tomadas a todo momento pelo ALEXANDRE DO STF E DO TSE, a impressão que se tem (dedução simplista) é que o POVO BRASILEIRO cansou de esperar pelas devidas ações que supostamente deveriam ser tomadas em nome da decantada DEMOCRACIA E/OU O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO. Como o STF, na figura principal (não única) do ALEXANDRE, insiste em CALAR O POVO assim como o candidato JAIR BOLSONARO e seus apoiadores, a figura do ARÍETE cai como uma luva nesta luta pela LIBERDADE. Ao fim e ao cabo, o uso -simbólico- do ARÍETE tem como propósito a DEFESA DA LIBERDADE. LIBERDADE DE OPINIÃO, DE IR E VIR, DO ESCAMBAU...


EU VOU!!!

EU VOU!!!



Leia mais

02 set 2022

O REAL PROPÓSITO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS


PROPÓSITO

Por princípio, as CAMPANHAS ELEITORAIS existem para que PARTIDOS E CANDIDATOS divulguem aos eleitores em geral os PROJETOS POLÍTICOS que defendem e/ou julgam como melhor para a sociedade. A partir daí, cada eleitor, se assim estiver disposto, tem o direito de escolher quais candidatos oferecem maior e/ou melhor capacidade para representá-lo no Legislativo e no Executivo.


INTERESSES PESSOAIS

A rigor, infelizmente, a grande maioria dos candidatos, tanto aqueles de -PRIMEIRA VIAGEM- quanto os de SEGUNDA, TERCEIRA, QUARTA VIAGEM... (que buscam eternas reeleições), têm mostrado que querem entrar para vida pública para satisfazer nojentos INTERESSES PESSOAIS. Ou seja, depois de eleitos, os INTERESSES PÚBLICOS, vendidos abertamente nas CAMPANHAS ELEITORAIS, com sorrisos falsos, são imediatamente esquecidos.


DECISÕES TIRÂNICAS

Pois, diante de decisões -tirânicas- que vem sendo tomadas por quem não tem MANDATO DE REPRESENTAÇÃO DO ELEITOR, os eleitores brasileiros estão se propondo a escolher candidatos que se manifestem francamente prontos e dispostos para conter a sanha criminosa daqueles que resolveram, por vontade própria, agir -fora das quatro linhas-, qual seja totalmente acima do que manda a CONSTITUIÇÃO.


INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE

A propósito desta enorme preocupação que tomou conta da sociedade brasileira -indefesa-, eis o ótimo texto produzido pelo advogado Pedro Lagomarcino, com o título - INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE -:
E eu que pensei que jamais escreveria esta palavra. Eis que, um Ministro, pasmem, na condição passageira (felizmente) de Presidente do TSE me concede esta deferência. Onde já se viu? - Criar, pasmem, sem Lei, ou Emenda Constitucional e através de uma "porcaria", digo, Portaria, um "Núcleo de Inteligência" para coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral? Francamente e com o possível devido respeito, isso é medida INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE criada de um Serviço Secreto no seio do Tribunal Superior Eleitoral.
A que ponto chegamos? Fato esse, no que concerne a criação da "porcaria", digo, Portaria, saliento e desenho (a bem de se evitar o ativismo judicial tão em voga e infelizmente utilizado por inconfundíveis tiranos), digno do inconstitucional, do inacreditável, do surreal e do bizarro. Choram, em pânico e de joelhos, a república, a federação, a democracia, o Estado Democrático de Direito, os princípios de harmonia e separação dos poderes, as Leis, a Constituição e o Brasil.


PORCARIA 833

Pedro Lagomarcino, a quem parabenizo, se refere à absurda -PORTARIA-TSE 833, de 30/08/2022, que Institui Núcleo de Inteligência, em conjunto com a Presidência do TSE e em parceria com o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG), para instrumentalizar o enfrentamento à violência política no processo eleitoral de 2022 e dá outras providências.

Diz a Portaria, ou porcaria, que o PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, no uso de suas atribuições e Considerando a criação, pela Portaria-TSE nº 674, de 21 de julho de 2022, de Grupo de Trabalho destinado a apresentar estudos e sugerir diretrizes voltadas a disciplinar ações de enfrentamento à violência política nas eleições de 2022; Considerando que, para que o alcance dos objetivos do Grupo de Trabalho, há necessidade de ações permanentes de inteligência, com a finalidade de identificar ameaças à normalidade do pleito; Considerando a importância da união de esforços entre a Justiça Eleitoral e os órgãos de segurança pública na prevenção e repressão da violência política, durante o período eleitoral; Considerando o resultado de reunião realizada em 24 de agosto de 2022, entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG), em que ficou acordada a implantação de Núcleo de Inteligência com composição paritária, conforme consta da respectiva Ata de Reunião; e Considerando, finalmente, as indicações do Presidente do CNCG-PM, por intermédio do Ofício nº 183/2022 - CNCG, RESOLVE: Art. 1º Instituir Núcleo de Inteligência, em conjunto com o Gabinete da Presidência, destinado a coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral de 2022, com composição paritária entre representantes do TSE e do CNCG. Art. 2º O Núcleo de Inteligência terá a seguinte composição: I - Presidente: Ministro Alexandre de Moraes, Presidente do TSE; II - Representantes do TSE: a. Marco Antonio Martin Vargas, Secretário Executivo; b. Eduardo de Oliveira Tagliaferro; c. Roberto Allegretti. III - Representantes do CNCG: a. Ten.-Cel. PMDF Waldicharbel Gomes Moreira; b. Ten.-Cel. PMMG Lázaro Tavares de Melo da Silva; c. Ten.-Cel. PMBA José Luís Santos Silva. Art. 3º A forma de atuação do Núcleo de Inteligência, assim compreendida a periodicidade de Ano 2022 - n. 170 Brasília, quinta-feira, 01 de setembro de 2022 297 Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (DJE/TSE). Documento assinado digitalmente conforme MP n. 2.200-2/2001 de 24.8.2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, podendo ser acessado no endereço eletrônico http://www.tse.jus.br/ Art. 3º A forma de atuação do Núcleo de Inteligência, assim compreendida a periodicidade de reuniões, a frequência de produção de relatórios, os fluxos de difusão e a adoção de medidas relativas ao conhecimento produzido, será definida por seu Presidente na primeira reunião de seus integrantes. Art. 4º A presente Portaria entra em vigor na data de sua publicação. Pode?


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje, JORNALISMO 007, LICENÇA PARA MATAR A VERDADE, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

01 set 2022

PRIMAVERA ECONÔMICA


VIDA NOVA

Mais do que sabido, SETEMBRO é o mês da PRIMAVERA, estação das flores, que dá um colorido especial à natureza. Mais: é saudado como o período de VIDA NOVA, MOVIMENTO e TRANSFORMAÇÕES que a vida pede.


NOTÍCIA ANIMADORA

Pois, no nosso esforçado Brasil, o mês de SETEMBRO de 2022 iniciou de maneira ímpar e carregado de esperança, embalado pela importante informação do IBGE, dando conta de que o nosso PIB -Produto Interno Bruto- cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano frente ao trimestre anterior, marcando o QUARTO RESULTADO POSITIVO CONSECUTIVO deste importante indicador após o recuo de 0,3% no segundo trimestre do ano passado. Resumindo: o PIB BRASIL atingiu R$ 2,404 trilhões em valores correntes. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o crescimento do PIB foi de 3,2%. 


MAIS UMA VITÓRIA DE PAULO GUEDES

O mais interessante é que o número ficou bem acima do esperado, o que deve ter deixado a TURMA DOS AGOURENTOS ainda mais desesperada. Segundo as expectativas observadas pela pesquisa realizada pela empresa Refinitiv, que faz parte da LSEG (London Stock Exchange) o crescimento esperado era de 0,9% sobre o primeiro trimestre e de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, puxado principalmente por serviços. Como se vê, esta é mais uma vitória consagradora do ministro Paulo Guedes, que em todas as ocasiões sempre apostou que o nosso crescimento seria superior ao que os -especialistas- apontavam.


BOLA DA VEZ

De novo: se no Brasil o mês de SETEMBRO marca o início do REAQUECIMENTO DO CLIMA, nos países do hemisfério norte, onde tradicionalmente se concentram as maiores economias do mundo, é o início do RESFRIAMENTO DO CLIMA. E para piorar a situação, a guerra Ucrânia x Rússia promete um estrago ainda maior naquela região, via escassez brutal da oferta de gás e petróleo, commodities imprescindíveis para o enfrentamento do INVERNO RIGOROSO. Misturando esta encrenca com a já anunciada RECESSÃO ECONÔMICA, vê-se que o Brasil tem tudo para ser, enfim a BOLA DA VEZ. 


TAXA DE DESEMPREGO - MENOR PATAMAR

Ah, para deixar o CAMPO ECONÔMICO BRASILEIRO ainda mais florido, ontem, 31/8, para brindar a chegada do mês de SETEMBRO, o IBGE divulgou, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que a TAXA DE DESEMPREGO no Brasil caiu para 9,1% no trimestre encerrado em julho, o MENOR PATAMAR desde dezembro de 2015. Mais: a POPULAÇÃO DESOCUPADA caiu para 9,9 milhões de pessoas e é a MENOR DESDE O TRIMESTRE ENCERRADO EM JANEIRO DE 2016. Já o contingente de PESSOAS OCUPADAS SUBIU PARA 98,7 milhões, o MAIOR DA SÉRIE HISTÓRICA INICIADA EM 2012. Segundo a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, - “É possível observar a manutenção da tendência de crescimento da ocupação e uma queda importante na taxa de desocupação”. Que tal? 


REDUÇÃO DE PREÇOS DA GASOLINA

Para completar a AGENDA DAS ALVISSAREIRAS NOTÍCIAS DA PRIMAVERA ECONÔMICA, hoje pela manhã a Petrobras anunciou nova redução no preço da gasolina. O valor médio de venda do combustível para as distribuidoras passará de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro, uma redução de R$ 0,25, ou 7%, por litro. A nova redução entra em vigor amanhã, 2/9. Nos últimos dois meses, essa é a quarta redução nos preços da gasolina. 



Leia mais

31 ago 2022

AGORA É FAZER E ACONTECER


CUMPRIMENTOS À REDE BANDEIRANTES

Antes de tudo, da mesma forma como apoiei todas as NOTAS DE REPÚDIO contra as decisões TIRÂNICAS e/ou absolutamente ANTIDEMOCRÁTICAS do ministro Alexandre de Moraes, do STF, sinto-me no dever de CUMPRIMENTAR a Rede Bandeirantes pelo EDITORIAL que foi lido ontem, 30, na abertura do Jornal da Band, no qual chama o ditador Moraes de MANDANTE FORA DA LEI E MINISTRO JUSTICEIRO. A Band até poderia ter ido mais fundo, mas o fato de ser a primeira emissora de rádio e televisão que resolveu sair do silêncio ensurdecedor, isto me agrada muito. Parabéns, Band!


NOTAS DE REPÚDIO

A rigor, as mais diversas NOTAS DE REPÚDIO que foram publicadas até agora, cuja primeira, vale ressaltar, foi emitida pelo CLUBE DE JORNALISTAS E EDITORES DE OPINIÃO DO RS, do qual orgulhosamente ocupo uma vice-presidência, não precisariam ter sido escritas e tornadas públicas caso o COLEGIADO do STF, atendendo apenas e tão somente o que manda a nossa Constituição, resolvesse frear os medonhos e insanos atos ANTIDEMOCRÁTICOS que, em série, passaram a ser tomados pelo tirano Alexandre de Moraes. Infelizmente, a instituição que deveria cumprir o efetivo papel de GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, através de seu péssimo presidente, já declarou apoio irrestrito ao MOVIMENTO TIRÂNICO conduzido por Moraes, Facchin e Luiz Barroso. 


PASSO SEGUINTE

Pois, na medida em que entidades e instituições começam, enfim, a SAIR DOS ARMÁRIOS, manifestando total REPÚDIO pelos INEQUÍVOCOS E NOJENTOS atos ANTIDEMOCRÁTICOS, o que a sociedade brasileira espera, com muita pressa, é que as NOTAS EMITIDAS produzam os necessários e devidos EFEITOS. Ou seja, se as INSTITUIÇÕES que foram criadas com o propósito de estabelecer e/ou garantir 1- a HARMONIA ENTRE OS PODERES e,  2- o devido CUMPRIMENTO DA CARTA CONSTITUCIONAL - não cumprirem com suas responsabilidades -, ninguém poderá se dizer surpreso se o POVO -SOBERANO- resolver assumir a encrenca. Resumindo: as NOTAS DE REPÚDIO indicam, com total clareza, que o próximo passo, que não pode demorar, é -FAZER ACONTECER-.


POVO INSATISFEITO COM O STF

De novo: quanto mais NOTAS E EDITORIAIS DE REPÚDIO, melhor para uma correta compreensão do que se passa no nosso país. Tais manifestações servem para esclarecer, de uma vez por todas, quem são os verdadeiros GOLPISTAS. O povo, graças às decisões monocráticas e estúpidas de alguns ministros do STF, começando pela DESCONDENAÇÃO DO PRESIDIÁRIO LULA, tirada da cartola pelo ministro -companheiro- Edson Facchin, passou a conhecer de perto o que realmente significa a prática da INJUSTIÇA. Não é à toa, portanto, o fato de que as pesquisas revelam que a maioria do povo brasileiro está muito INSATISFEITA COM O STF. Pudera... 



Leia mais

30 ago 2022

O STF, O ADÉLIO E O GRUPO DE EMPRESÁRIOS -GOLPISTAS-


ESCALADA DITATORIAL EM CURSO

É notória, preocupante e pra lá de assustadora a ESCALADA DITATORIAL que está em curso no nosso país, liderada de forma explícita e prazerosa pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Pois, para espanto geral, esta incrível e perigosa ESCALADA tem total e irrestrito apoio de parte do presidente da entidade, Luiz Fux, como revelou, cheio de elogios derramados ao ministro Moraes, na recente entrevista que concedeu ao jornalista Roberto D’Avila, da GloboNews.


GOLPISTAS

Fux, com ar de satisfação, disse que Alexandre de Moraes sempre age com muita firmeza e se ele determinou essas medidas constritivas e mais graves, certamente o processo o levou a tomar essa decisão com muita firmeza. Que tal? Em nenhum momento, pasmem, o presidente do STF admitiu que os empresários que trocavam mensagens corriqueiras e principalmente -PRIVADAS- num grupo de WhatsApp são pessoas DECENTES, que se preocupam com o desenvolvimento econômico e social do nosso Brasil. Ao apoiar a decisão de Moraes, o ministro Fux dá a entender que os empresários (Luciano Hang - Havan; Afrânio Barreira - Coco Bambu; José Koury - Barra World Shopping, no RJ; Ivan Wrobel - Construtora W3 Engenharia; e Marco Aurélio Raymundo - Mormaii) são CRIMINOSOS e/ou GOLPISTAS. Pode?


ACIMA DA CONSTITUIÇÃO

Pois, para confirmar a sua satisfação com a operação deflagrada por Alexandre de Moraes, Fux disse que é absolutamente inaceitável que pessoas flertem com o autoritarismo, flertem com atos antidemocráticos, principalmente porque a nossa democracia foi conquistada entre lutas e barricadas. Ora, por tudo que sabemos quem não respeita a CONSTITUIÇÃO , definitivamente não respeita a DEMOCRACIA. E neste particular o STF tem se revelado como entidade -divina- e partidária- do tipo que está totalmente ACIMA DA CONSTITUIÇÃO. 


ADÉLIO BISPO

O mais curioso é que enquanto os empresários, que apenas trocavam mensagens -privadas- num grupo de WhatsApp, são tratados como CRIMINOSOS E GOLPISTAS, o tratamento que o STF dá ao CRIMINOSO ADÉLIO BISPO, autor da facada no presidente Jair Bolsonaro, é de alguém que padece de TRANSTORNO DELIRANTE PERSISTENTE, com alucinações de cunho religioso, persecutório e político que se manifestam frequentemente. Adélio, para o STF, não é perigoso. Perigosos são os empresários que contribuem para a cura dos graves problemas do Brasil. 


LISTA DE CANDIDATOS A DEPUTADO DO RS

Em tempo: na minha PRIMEIRA LISTA de bons candidatos a DEPUTADO ESTADUAL DO RS, deixei de mencionar dois excelentes nomes. Assim, levem em boa consideração, além dos nomes anteriormente sugeridos, as candidaturas de

1- GUSTAVO VICTORINO - 10022; e

2- GIUSEPPE RIESGO - 30500.  



Leia mais

29 ago 2022

O STF UNIU O BRASIL


UNIDOS COMO NUNCA

Em meio às decisões -tirânicas- da maioria dos ministros da Suprema Corte, com atenção maior à Alexandre de Moraes, Luiz Roberto Barroso e Edson Fachin, uma coisa, mais do que certa, precisa ser reconhecida e festejada: apenas estes três ministros foram capazes de UNIR O BRASIL contra o STF. Mais: UNIDOS COMO NUNCA, de forma espontânea e vigorosa, os inconformados e enojados brasileiros já marcaram presença nas manifestações que deverão acontecer Brasil afora, no próximo 7 de setembro. 


TEXTO DO JORNALISTA J. R. GUZZO

A propósito, o jornalista J.R. Guzzo, na sua coluna de hoje da Gazeta do Povo, resume bem as atitudes lamentáveis do ministro Alexandre do Moraes, no texto -Graças a Alexandre de Moraes, a justiça brasileira é igual à de republiquetas-. Eis: 

O ministro Alexandre de Moraes, com o apoio cego, incondicional e automático da maioria dos seus colegas do STF, está impondo ao Brasil uma justiça de Idi Amin – aquele deboche violento, e baseado na força bruta, que as piores ditaduras da África fazem da trágica deformidade que apresentam como o seu aparelho judicial.

Nem existe mais esse Idi Amin, uma caricatura de ditador patológico que foi estrela do noticiário internacional nos anos 70, nem o seu regime de barbaridades. Mas pelo que indicam os fatos, os puros e simples fatos, o seu estilo de fazer justiça ressuscitou no Brasil de hoje e está transformando o ministro Moraes, junto com o resto do Supremo, numa espécie de cópia mal resolvida dos déspotas subdesenvolvidos de 50 anos atrás.


LIBERDADE DE OPINIÃO

“Temos liberdade de opinião, mas eu não posso garantir a liberdade de quem deu a opinião”, diz Amin numa piada que circula nas redes sociais. É um retrato perfeito do STF de hoje. Falam, em seus manifestos à nação e em suas palestras em universidades dos Estados Unidos ou Europa, que o cidadão brasileiro tem direito de pensar livremente e dar a sua opinião sobre o que bem entenda. Mas a cada cinco minutos Moraes está mandando a polícia atrás de quem tem opiniões que ele acha “antidemocráticas” – e aí se vê que a liberdade de ninguém está garantida depois que a opinião foi dada, mesmo que numa conversa particular. É exatamente o que acaba de acontecer com os “empresários golpistas”, um grupo que trocava ideias pelo WhatsApp e foi enfiado por Moraes nos inquéritos totalmente ilegais que ele usa há três anos para perseguir pessoas cujas posições políticas não admite. No caso, trata-se de admiradores do presidente da República – mais uma vez.


EMPRESÁRIOS GOLPISTAS

O seu estilo de fazer justiça ressuscitou no Brasil de hoje e está transformando o ministro Moraes, junto com o resto do Supremo, numa espécie de cópia mal resolvida dos déspotas subdesenvolvidos de 50 anos atrás.

Que ideias os empresários estavam trocando? Não interessa: eles têm o direito, garantido pela Constituição Federal, de expressar suas opiniões pessoais. Mais ainda, estavam dando essas opiniões dentro de um grupo fechado de correspondência, cuja privacidade foi violada; o teor do que se dizia ali acabou publicado na imprensa. Como diz a respeito o ex-ministro Marco Aurélio Mello: “Não há crime de opinião no Brasil”. Mas Moraes e o STF desrespeitam grosseiramente este princípio – o caso dos “empresários golpistas”, na verdade, é apenas a última demonstração de sua longa e repetida insistência em rasgar a lei, nesse e em outros assuntos.


REPUBLIQUETA AFRICANA

Moraes mandou a polícia invadir às 6 horas da manhã os escritórios e as residências dos empresários sem ao menos avisar o Ministério Público – a única autoridade, no Brasil, que tem direito a fazer denúncias criminais e solicitar à justiça que elas sejam examinadas. Mas Moraes, há três anos, ignora o MP de maneira sistemática e truculenta; nesse caso, só mandou um comunicado aos procuradores depois de iniciada a operação. É pior ainda. O MP, a quem cabe a exclusividade da acusação, é contra essa investigação dos “empresários golpistas”, por não ver nenhum cabimento nisso – não há qualquer prova, nem indício, de atividade ilegal por parte do grupo. É contra, aliás, outras investigações do ministro e já pediu formalmente que sejam arquivadas. Não adianta nada. Ele passa por cima dos pedidos ou, então, abre investigações novas, e igualmente ilegais, sobre o mesmo assunto. Moraes, por lei, não pode tocar inquérito policial nenhum. Faz isso o tempo todo.

 

Os empresários também não poderiam, segundo diz a lei, ter a sua conduta sob a apreciação do STF; só são julgadas ali, quando é o caso, pessoas que têm foro privilegiado, como o presidente da República, ministros de Estado e outras altas figuras. É óbvio, até para um advogado de porta de cadeia, que nenhum deles é nada disso, e caso tivessem feito alguma coisa errada (o que o MP acha que não fizeram) teriam de responder a um juizado de primeira instância. Mas e daí? A própria justiça, através do STJ, já decidiu, em outro aspecto da questão toda, que transcrições escritas de conversas no WhatsApp não são prova de coisa nenhuma. Moraes passou por cima disso também – prova é o que ele acha que é prova. Fim de conversa.

Está tudo errado, em suma, neste caso dos “empresários golpistas”. Na justiça de republiqueta africana que o STF criou no Brasil, entretanto, o que se está fazendo aí é “a defesa da democracia”.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje, MEDO, MEDO TERRÍVEL, É O CASTIGO DOS TIRANOS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais