Artigos

28 out 2005

O TAMANHO DO PÚBLICO É O TAMANHO DA ESPERANÇA


APLAUSOS DEMORADOS

O público que lotou, ontem, o salão da Federasul, para ouvir o governador de SP, Geraldo Alckmin, saiu plenamente satisfeito. Quem assegura esta afirmação foram os aplausos demorados com que a platéia interrompeu diversas vezes às maravilhosas realizações mostradas num telão, pelo governador paulista, promovidas ao longo de seu mandato.

SEM PROMESSAS

Das duas uma: Ou ele se elege presidente, como a platéia demonstrou querer, e até anseia, ou todos acabarão se mudando para São Paulo, visando curtir tudo aquilo que no RS jamais acontecerá. Os exemplos apresentados por Alckmin falam por si. Afastaram, assim, a velha tática das promessas e mentiras que os políticos sempre enunciam quando convidados a falar. Aquelas coisas que só iludem os apaixonados e irritam os desconfiados.

O CAOS CHEGOU PARA VALER

As muitas pessoas que encontro diariamente, todas elas me perguntam onde vamos parar com tanta violência e o que será do nosso futuro. A minha resposta, a partir de hoje, além de mais séria ainda, não mais poderá se entendida como um possível desabafo, coisa muito comum diante da insatisfação por tanta impunidade e incompetência do nosso poder público. Respondo, portanto, que não esperem mais pelo caos. Ele já chegou e vai permanecer por aqui, principalmente no RS, com uma elevação constante da graduação.

OS VILÕES PROTEGIDOS

A Via Campesina, pelos últimos acontecimentos, mostra que pinta, borda, invade, saqueia, rouba, bloqueia estradas e vias públicas e é bem assistida pela Segurança Pública. É bem protegida para quem ninguém se aproxime dos vilões e não os incomode em hipótese alguma. Enquanto isto acontece, o governo assiste. Assiste de tal forma que não quis evitar a invasão feita na empresa Standard, de Esteio. Gente, não é possível que mais de 20 ônibus entrem na região metropolitana, sem que as autoridades não saibam.

VIVA O CAOS!

Qualquer ônibus contratado, ou alugado, precisa de licença do DAER assim como seus passageiros precisam ser identificados. Todos sabem disso. Pois, mesmo assim, nada foi feito. E mais: todos sabiam muito bem o que a Via Campesina gosta e é capaz de fazer. Resultado: prejuízo de milhões para a empresa invadia e saqueada, e temor para a sociedade. E o governo? Ele assiste. Viva a chegada definitiva do CAOS.

DIRCEU NO STF?

Depois de tanta interferência do STF no Poder Legislativo, com o objetivo de ajudar ao máximo o deputado José Dirceu para não ser casado, já se presume que o próximo ministro do STF será o deputado. O que ele precisa fazer agora é só se decidir. Ou fica na Câmara, coisa que o STF pretende garantir, ou deixa a casa por livre e espontânea vontade e assume como ministro do STF. A escolha é pessoal.

FEIRA DO LIVRO

Publicações Senac Nacional em parceria com a Livraria Livros de Negócios estará presente na 51º Feira do Livro de Porto Alegre, a partir de hoje, 28 de outubro, atendendo na Banca nº 86 em frente ao Margs.

UNIVERSO DAS CERVEJAS

A Cia. Zaffari abre espaço reservado à degustação e entretenimento, com estandes de diversas cervejarias, cervejas de diferentes nacionalidades, cursos palestras, música, o museu da cerveja e tudo o que envolve a arte de beber uma boa cerveja. A partir de 3 de novembro, às 19 hs, no Shopping Bourbon Country.

LIVRO

A Isasul Livraria convida para o lançamento do livro: Reformas Trabalhista no Brasil - Princípios, Meios e Fins -, de autoria de Dagoberto Lima Godoy. Dia 31 de outubro, no Pavilhão de Autógrafos da Feira do Livro, às 17:30hs.

ANIVERSÁRIO

Dez anos de realizações da Capacitá Eventos serão festejados no dia 31 de outubro, às 21 hs, no Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

Leia mais

27 out 2005

TREINADO PARA DEPOR


CUMPRINDO À RISCA

À boca pequena, ou grande quem sabe, dizem que o assessor do presidente Lula, Gilberto Carvalho, foi treinado pelo seu advogado, (ministro) Thomaz Bastos, para mentir no depoimento sobre o caso Celso Daniel, na frente dos irmãos deste. Embora tenha ficado claro que Carvalho cumpriu à risca às orientações de seu advogado, certos detalhes acabaram por deixar o depoente mentiroso de saia justa. O incrível, apesar de não surpreender, é que Lula continua mantendo o suspeito assessor no cargo. É muita lama e muita periculosidade, pois estamos diante de um caso que envolve morte e perseguição. Típicas de país comunista, totalitário.

INVASÃO URBANA

O caso de invasão, promovida pela Via Campesina, na empresa distribuidora de alimentos Standard, de Esteio, RS, é um sinal de elevado perigo e forte desconsideração por parte da Segurança Pública. Pelo tamanho do movimento, que envolveu mais de mil invasores das organizações dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ? MST ? e Pequenos Agricultores ? MPA- , com mais 20 ônibus, não há como explicar que a Segurança Pública do RS não sabia e que foi tomada de surpresa.

UM HORROR

Gente, chegamos, finalmente, à invasão urbana privada. Se até agora as invasões estavam sendo feitas, dramaticamente, nas áreas rurais privadas, e nas áreas públicas urbanas, elas chagaram para valer agora nas empresas privadas. Não demora e estarão chegando, também, às casas particulares. Era para isto que o governo queria o desarmamento. Como não conseguiram, nada afastou o desejo e a vontade de invadir. Estamos mal. Estamos péssimos.

MANIFESTO

Em forma de manifesto, as entidades assim lamentaram o ocorrido: ?A FEDERASUL, FIERGS, FECOMÉRCIO, FCDL e FARSUL, vem à público manifestar o seu protesto e a sua indignação contra a invasão, os saques e atos de vandalismo praticados por movimento clandestino na empresa Standard Logística e Distribuição, em Esteio. Os atos não passam de violação escancarada do patrimônio privado. Através de seus líderes, as entidades reafirmam que a inviolabilidade do patrimônio dos indivíduos se encontra acima de qualquer ideologia ou inclinação política. Estamos diante de um caso de claro desrespeito ao direito de propriedade, crescente em nosso País, que, deixado solto, acabará afetando a própria democracia brasileira. Por esta razão, esperamos uma posição clara, firme e decidida de nosso Governador, do Ministério Público e do Poder Judiciário, para impedir que novas invasões ocorram.? Com a palavra as autoridades, há muito tempo omissas.

FALTA DE EDUCAÇÃO E COMPREENSÃO

Aliás, falando em invasão, vale a pena entender a cabeça pequena dos habitantes da Capital gaúcha. A maioria tem sempre se mostrado contra as privatizações de empresas estatais. Por outro lado, pouco se importam com a notória privatização, já ocorrida, das ruas e avenidas que são, ou eram, públicas. Resumo: O que precisa ser público, ou seja, as vias públicas, já estão definitivamente nas mãos dos camelôs. O que deveria ser privado, para evitar a constante corrupção do dinheiro público, permanece nas mãos do Estado. É muita falta de educação e compreensão.

PURA ESTUPIDEZ

Tenho feito muitas críticas pontuais aos diversos governantes que já passaram pelo RS, pela forma atrasada com que estamos em relação ao mundo. Mas, o que está acontecendo no RJ está no mesmo nível e sujeito às mais duras críticas. É algo tão absurdo que consegue mexer até com a cabeça dos menos privilegiados, pelo inusitado da besteira. Vejam: um deputado dinossauro, que por si só já prova a existência da espécie nos dias de hoje, do PSDB do RJ, conseguiu aparecer para o mundo com um projeto escandaloso que tributa as plataformas de petróleo, com o mais grosseiro dos tributos, o IPVA. A lei ainda não foi sancionada pela governadora Rosinha Matheus, mas é de se esperar que as empresas petrolíferas entrem na Justiça para tentar se livrar da estupidez.

GM

General Motors recebeu ontem à noite intimação da SEC (Securities and Exchange Commission) para a entrega de registros sobre suas práticas contábeis. A intimação estimulou comentários de que a GM seria forçada a entrar em pedido de concordata, o que foi negado pela empresa.

PESSIMISMO

O Índice de Confiança do Empresário Industrial ICEI) gaúcho, medido pela FIERGS, registra no terceiro trimestre deste ano (julho a setembro) que 61% consideram que seus negócios pioraram, principalmente em função da conjuntura econômica do País. Também as suas expectativas para os próximos seis meses estão abaladas: somente 20,5% se mostram confiantes na recuperação do atual quadro.

TOP SER HUMANO

Hoje, 27, a cerimônia de premiação do Top Ser Humano e Top Cidadania 2005, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), na sede Alto Petrópolis do Clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

TOP DE MARKETING

Dia 17 de novembro, no Grêmio Náutico União, às 19:30hs, a premiação dos melhores cases do Top de Marketing ADVB. Marca os 50 anos da entidade.

Leia mais

26 out 2005

A NAU DOS INSENSATOS


TERRORISTAS

Os governadores dos Estados brasileiros simplesmente enlouqueceram. E com a loucura adquirida, decidiram que vão incendiar as já esfrangalhadas cortinas do país. Insensatos. No afã de obterem os recursos da Lei Kandir que o governo federal está dificultando, regiram estupidamente com a decretação do fim da isenção do ICMS aos exportadores. Resultado: vão colher o fim das exportações. Junto com elas também teremos o fim dos empregos nas empresas que exportam e das que não exportam. Irresponsáveis, querem ignorar que o noticiado crescimento dos empregos no Brasil, aqueles com carteira assinada, só ocorreu graças ao setor exportador.

A IMPORTÂNCIA DAS EXPORTAÇÕES

Quando o governo, finalmente, se convenceu que precisava soltar as amarras da burocracia, o que só conseguiu fazer em parte até agora, o saldo da balança comercial passou imediatamente a responder com valores positivos, assim como também ocorreu com o saldo do nosso conta-correntes. Portanto, não há quem discuta que o resultado das exportações foi mais do que importante, foi decisivo, para sustentar algum crescimento no nosso PIB, na nossa renda.

CICLO DE PROBLEMAS

Sem levar isto em conta, os governadores resolveram atemorizar o setor exportador e querem por querem acabar com tudo que existe de bom. Ao afirmarem que precisam do imposto, não vão ter pela falta de atividade. Ao dizerem que querem empregos, estes já deixarão de existir pela falta de venda de produtos. Vamos entrar, gente, num ciclo vertiginoso de problemas sociais motivados pela insensatez dos governadores. Jamais deveriam usar este expediente para forçar a barra junto ao governo federal. E, mesmo que funcione para a obtenção de eventual êxito, terão deixado o terror bem espalhado, na certeza de que poderá sempre ser usado este método lamentável. É o fim da picada.

É SÓ IMPOSTO

Só para deixar claro àqueles que, por ventura, estejam solidários com os governadores: Se houver a compensação por parte de governo federal, o ICMS que deixa de ser recolhido nos Estados não deixa de existir para os contribuintes. Ele só está sendo substituído por um outro imposto, federal, invisível, de igual valor. Ou seja, com a permanência da absurda Lei Kandir, nós é que pagamos os impostos que os importadores não devem pagar. É muita esperteza.

MERCANTILISMO

A prova clara de que não há capitalismo neste país é o que está acontecendo em Porto Alegre, nos postos de combustíveis. Mercantilistas puros, os donos dos postos não querem conviver com prática de concorrência no livre mercado. Embora não haja provas da formação cartel dos postos, o que depende de denúncia de algum prejudicado que esteja sendo pressionado a participar do alinhamento dos preços dos combustíveis , a manobra está mais do que clara.

PODERIA SER EVITADO

Esta irracionalidade, misturada com ganância, levou ao Ministério Público a obter liminar que define uma margem máxima de 14,5% na venda dos combustíveis. Por enquanto são quatro postos atingidos e creio até deve cair a liminar. Se é lamentável que tenha sido preciso fazer a intervenção, coisa sempre nojenta, por outro lado, pela insistente recusa ao capitalismo, estas coisas acontecem. E que poderiam ser evitadas.

MOSTRATEC

No dia 24 foi o lançamento, à imprensa, da 20ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e do 12º. Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia (Siet)., em Novo Hamburgo, RS, com a presença de representantes de empresas que irão oferecer prêmios aos alunos vencedores na Mostratec. Entre elas, a Altus, que está oferecendo o Prêmio Altus de Tecnologia aos alunos que estiverem matriculados na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e que apresentarem o projeto que obtiver a maior pontuação na classificação geral, durante a 20ª MOSTRATEC. Mais informações sobre a 20ª MOSTRATEC, que acontece de 07 a 12 de novembro de 2005, no site da Escola Técnica Liberato www.liberato.com.br

LIVRO

A escritora Maria Beatriz Papaléo lança o livro - Vovô Bigode às Voltas com a Teiniaguá - no próximo dia 29, sábado, às 18 hs. A sessão de autógrafos acontece no pavilhão infantil da Feira do Livro. Nessa obra, voltada para o público infanto-juvenil, a autora traz novamente os simpáticos fantasminhas da família Treme-Treme que não arredam o pé do RS.

SEMINÁRIOS

A Deloitte realiza uma nova série de seminários, nos meses de outubro e novembro, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Campinas, para tratar de temas do interesse de um grande número de profissionais das áreas contábil, fiscal, financeira, jurídica, de recursos humanos e de departamento pessoal. Em Porto Alegre, acontece no dia 10 de novembro, no Tryp Hotel (Comendador Caminha, 42).

CICLO DE PALESTRAS

O Instituto Federalista convida para a segunda etapa do 1° Ciclo de Palestras Federalistas do RS. Local: Assembléia Legislativa do Estado do RS, PAlegre.Programação: Dia 27/10/2005, das 19h às 22h, "Reforma Tributária: Uma visão Federalista", com Alfredo Peringer - Membro do Conselho Consultivo do Instituto Federalista - IF - Brasil. E - A Criação de Novas Unidades da Federação no Brasil -, com Luiz Fernando de Moura Ramos - Advogado.Para confirmar sua presença use os seguintes e-> mails: anderlacer@federalista.org.br ou demouraramosadv@terra.com.br>

FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO

A secretária de Turismo de Porto Alegre, Ângela Baldino, recebeu, no Rio de Janeiro, onde participa do Destination 2005 - IIº Encontro do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, a confirmaçãode que a edição do evento em 2006 será em Porto Alegre.

Leia mais

25 out 2005

A VOLTA DO TERROR


O MAL ESTÁ DE VOLTA

Nós vivemos num país onde as MPs, as falcatruas e a insensatez já fazem parte do nosso cotidiano. Tudo aquilo que consta numa MP, porventura o governo não obtenha aprovação no parlamento, pelo excesso de venenos contidos e coisas ruins para a sociedade, acaba ganhando uma roupa nova. Com isto volta, assim, a ser editada, com todos os malefícios possíveis, numa próxima oportunidade. E para que possa ganhar então a aprovação sem que o conteúdo perverso não seja tão percebido, nada melhor do que usar a tal MP do BEM. Aí tudo fica mais fácil.

O MAL DENTRO DA MP DO BEM!

A falecida MP 232, cujo texto horripilante ninguém esquece pela proposição de um aumento violento e estúpido da tributação das empresas prestadoras de serviço, está agora espertamente sendo reeditada dentro de outra MP, de número 255. Esta, para ficar mais palatável, está sendo apresentada à sociedade como algo muito simpático, denominada até de MP do BEM. Um engodo. Confirmo: ela já é mais ou tanto diabólica e destruidora como a primeira, que acabou recusada pelo Congresso, graças, principalmente, às inúmeras e ferrenhas manifestações do povo. É preciso, pois, ficar muito atento.

UMA LEGÍTIMA MP DO MAL

O problema todo, gente, está no rombo da Previdência Pública. Como não há mais ânimo para reformar para valer, tanto a área trabalhista para diminuir a informalidade, quanto a área previdenciária para equilibrar o sistema, o governo mostra que já desistiu, ou melhor, nunca se interessou. Resultado: resolveu agora editar uma MP com a criação de uma alíquota, em torno de 4%, a ser calculada sobre o faturamento das empresas. Pronto. Os formais, segundo o governo, são quem devem pagar a conta. Esquecem que medidas assim só engrossam a fileira da vasta e comprovada informalidade neste país. Viva a MP do Mal.

A MESMA COISA

O governador Rigotto está apavorado com o problema da aftosa. E com razão. Como o gado do Paraná foi atingido e Santa Catarina se não quer vacinar, decidiu fechar a fronteiras do RS para a entrada de animais e produtos de origem animal, vindos de SC. Foi o suficiente para receber críticas pesadas. Isto ajuda muito para a interpretação que precisa ser dada aos mais diversos países do mundo todo, em relação ao Brasil. Nós também achamos absurdo quando alguém fecha as fronteiras para entrada de nossos produtos. O RS está fazendo o mesmo com os produtos catarinenses.

ASILO

Cerca de metade dos membros do Coro Nacional de Cuba abandonou, domingo último, o hotel em que se encontrava no centro de Toronto, para procurar asilo político no Canadá. Não demora muito e já teremos também alguns venezuelanos e, quem sabe, até brasileiros, fazendo o mesmo quando viajarem para o exterior. A amizade forte, nutrida pelo trio - Fidel Castro, Hugo Chávez e Lula ?, cujos ideais são absolutamente os mesmos, deve promover este tipo de atitude. Na Ilha já é assim. Na Venezuela está quase assim. E no Brasil...

RODA VIVA

Assisti, ontem, o Roda Viva, programa de TV Cultura, onde o entrevistado foi o deputado José Dirceu. Firme, decidido e inteligente, deu mostras, mais uma vez, de ser um homem muito bem preparado. Os jornalistas, por óbvio, contribuíram muito para a performance do entrevistado. Perguntas carimbadas e fáceis de responder foram deixando Dirceu a cada momento mais à vontade. E acabou por dominar os entrevistadores. O deputado deixou bem claro, nas entrelinhas, que a sua cassação só acontecerá por vingança pela sua conhecida arrogância. Jamais por alguma prova de crimes que lhes estão imputando. Concordo.

PANVEL

Hoje, 25, a inauguração da nova loja Panvel do Iguatemi, denominada ? A Panvel do Futuro -. Às 19 hs no piso térreo do Shopping Iguatemi.

ESPAÇO MODA

Milka reinaugura, nesta 4ª feira, 26, o Espaço de Moda e vernissage das Telas 2005. Agora, exclusivamente na rua Giordano Bruno, 259, sede própria com estacionamento, a Maison Milka, com seus 2000 m², vem com tudo: estilo festa com todos acessórios, sapatos e bolsas necessários para complementar a roupa. Às 19 hs, na Giordano Bruno, 259, PA.

SICREDI

O SICREDI comemora os 25 anos da Retomada do Cooperativismo de Crédito no RS, em evento que será realizado dia 26 às 20hs, na Sogipa, PA.

LIVRO

A Reforma Trabalhista no Brasil - Princípios, meios e fins - é o título do livro que será lançado na Feira do Livro, dia 31/10, às 17h30min, no Pavilhão de Autógrafos. O autor, Dagoberto Lima Godoy, reuniu no livro seus estudos e experiências como presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e como membro titular do Conselho de Administração da Organização do Trabalho (OIT). Godoy é advogado, mestre em direito, engenheiro civil, empresário e presidente da CaixaRS.

CONCERTOS COMUNITÁRIOS

No próximo domingo, dia 30, a partir das 16h, a Série Concertos Comunitários Zaffari retorna para sua edição anual em Novo Hamburgo, na Fenac. O evento homenageia os 45 anos do Jornal NH, do Grupo Editorial Sinos, e os 85 anos da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI ? NH/CB/EV). Para a apresentação de clássicos da música popular e erudita nacional e internacional, o espetáculo terá as presenças do tenor uruguaio Ruben Boyadjian e da solista Adriana de Almeida

BANCO SIM

Lançado hoje, o Banco Sim é um produto do Banrisul.O banco Sim irá chegar a setores da sociedade, nos quais nenhumaoutra instituição bancária chega. O banco Sim Banrisul será destinado à população que não possui conta bancária e tem dificuldade de comprovar renda. Para abrir conta corrente ou poupança no banco, o cliente precisa ter renda máxima declarada de R$ 800. De acordo com o presidente do Banrisul, no RS cerca de 3 milhões de pessoas não têm conta bancária. A expectativa do Banrisul é de que, com um ano e meio de funcionamento, o Sim Banrisul tenhacaptado um milhão e meio de clientes. O piloto começa por Pelotas, amanhã.

PROMOÇÃO

A TAP Portugal lançou uma nova promoção para promover a capital do Rio Grande do Norte na Europa. A companhia lançou uma tarifa especial para Natal, a partir de ? 499, ida e volta, nas viagens com partida de Lisboa, Porto ou Faro.

Leia mais

24 out 2005

UMA NEGATIVA E TANTO


MUITOS NÃOS

NÃO, NÃO E NÃO. Foram vários os NÃOS colhidos ontem na eleição mais estúpida do universo. A reação da sociedade, frente a um governo pífio, confuso, corrupto e mal intencionado, só podia dar no que deu. Um governo que submete o seu povo a um teste onde o NÃO é um sim, e o SIM é um não, só pode obter uma forte reprovação no teste.

UMA SÓ RESPOSTA

Como o eleitor percebeu que a pergunta escolhida era safada e tinha como objetivo confundir a sua cabeça, acabou usando o plebiscito para dar uma só resposta - NÃO - para muitas perguntas, como: Você está satisfeito com este governo? A segurança pública lhe agrada? Você quer que o PT seja reeleito? Você acredita nas explicações dadas sobre as fraudes? Você gosta das atitudes dos deputados e senadores? O Judiciário faz justiça?

AMANTE ETERNO

Agora resta pagarmos a conta deste lamentável plebiscito, que além de alta foi totalmente inútil e desnecessária. Apesar de tudo deixamos claro mais uma vez, para o mundo todo, que não queremos obter o passaporte para uma passagem ao Primeiro Mundo. Atitudes assim, gente, com gastos inúteis e perguntas tolas, é que fazem do Brasil um amante eterno do subdesenvolvimento.

GROSSEIROS

Mal agradecido, o PT está debitando à imprensa a razão de seus fracassos. Desconsidera, assim, e de forma muito grosseira, que jamais houve outra agremiação partidária a receber tanto espaço na mídia. E quase todos sempre a favor dos absurdos pregados pelo partido. Não está levando em consideração que só está no poder graças à insistência diária da imprensa, aquela bem mais representativa e aberta, que sempre fez de tudo para que o social/comunismo fosse o nosso regime.

COMPARSAS?

José Dirceu não tem feito outra coisa senão atribuir à imprensa o seu desprestígio. E Lula também preferiu dizer que a imprensa o está prejudicando. Ou seja, ambos estão fazendo tudo certo e a mídia é que está errada. Talvez até tenham razão os dois, pois estavam certos de que a mídia era uma parceira, uma aliada, pelos espaços e notícias de aprovação concedidas ao longo dos anos. A queixa está soando como que uma traição sofrida. O PT estava convencido de que a imprensa toda era composta por comparsas?

INCONFIÁVEIS

O PT decidiu, no último sábado, pela expulsão de Delúbio Soares. É um problema que cabe, exclusivamente, ao partido. Ninguém, por certo, deve se meter nestas decisões. Cabe, no entanto, uma análise da seriedade dos membros do PT. A atitude isolada da expulsão evidencia a certeza de que esta gente não é seria. Delúbio nunca agiu sozinho, mas foi o único a ser expulso. A sujeira estava concentrada em um só nome? Tirando fora o Delúbio, a barra fica limpa? É por estas e outras que não se pode confiar em gente assim.

PROJETO PESCAR

Os meninos e meninas do Projeto Pescar das regiões Metropolitana, Vale dos Sinos, Vale do Taquari, Sul e Planalto Central se reúnem na próxima sexta-feira, 28, para o VI Encontro Regional dos Jovens do Projeto Pescar. O encontro acontece na Associação Esportiva da Copesul e espera reunir 750 adolescentes, de 43 unidades do projeto, das 8h30min às 17h.

SAÚDE

Uma semana dedicada à saúde do corpo e da mente é o objetivo da Associação Brasileira de Odontologia/RS, durante as comemorações da Semana do Cirurgião-dentista. A entidade promove, entre os dias 24 e 28 de outubro, uma intensa programação dedicada aos profissionais da odontologia. As atividades acontecem em razão da passagem do dia do Cirurgião-dentista, comemorado dia 25 de outubro.

TÁ NA MESA

No dia 27, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participa do Tá na Mesa extra, a partir das 12h15min. Ele falará sobre "Ética e eficiência na gestão pública". Na Federasul.

VINHOS

O restaurante Clos du Moulin, do Sheraton Porto Alegre Hotel, e a Expand Wine Store, importadora brasileira de vinhos, realizam na quinta, 27, o Wine Dinner, exclusivo para apresentação da linha de vinhos TRIO, da bodega CONCHA Y TORO. O encontro realizado apenas para convidados, terá a presença da enóloga chilena Paula Gajardo, que apresentará três vinhos da linha harmonizados com os pratos especialmente elaborados pelo chef Mauro Sousa.

PRÊMIO CNI

O Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum receberá o Prêmio CNI, na categoria Desenvolvimento Sustentável, Modalidade Gestão Ambiental, que será entregue amanhã, 25, às 18h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). A premiação é um reconhecimento da CNI às empresas que buscam melhores resultados por meio da inovação e criatividade, com foco no desenvolvimento sustentável, design, parcerias para a inovação tecnológica e produtividade.

Leia mais

21 out 2005

NÓS AMAMOS SER ENGANADOS


PERDIDOS NO ESPAÇO

Quando vejo as contundentes manifestações diárias, vindas de todos os setores da sociedade brasileira, onde são despejadas as iras contra as altas taxas de juros, câmbio apreciado e impostos exagerados, percebo, com grande clareza o quanto adoramos viver enganados e perdidos. O Brasil, como todos sabem, têm muitos problemas. E todos eles originados pelo excesso de direitos concedidos, constitucionalmente, ao longo do tempo, para determinados feudos sociais cujos preços são, cada vez, mais tenebrosos. Para poderem ser suportados pela sociedade, as nossas taxas de juros precisam ser mesmo muito altas. Assim como a carga tributária precisa ser também muito elevada.

MAIS UMA VEZ

Volto a tocar no assunto que, só neste ano já tratei mais de cinqüenta vezes. ano. E não devo desistir jamais de chamar sempre a atenção do quanto a nossa sociedade se equivoca em fazer as manifestações. Por isto, e de forma reiterada, afirmo que, enquanto as causas não forem efetivamente atacadas, estes efeitos, sempre reclamados por todos os setores, não tem como serem debelados definitivamente. Sem reformas adequadas e suficientes, jamais vamos deixar de ser terceiro-mundistas. E nunca entraremos para o bloco das Nações sérias que pretendem ter uma economia forte e um povo bem educado.

QUESTÃO DE LÓGICA

Uma andorinha só não faz verão. Felizmente acabo de encontrar outras companhias que estão dizendo a mesma coisa. Embora cedo para festejar qualquer resultado, espero que estejamos um pouco mais perto do convencimento dos reclamantes. Eles, equivocadamente, só choram as conseqüências, quando, e tão somente, só deveriam criticar fortemente as causas que levam os juros e impostos ao patamar muito elevado. O que é preciso ficar bem claro é que, uma vez atacadas as causas, aqueles efeitos cessam. Simplesmente deixam de existir. É uma mera questão de lógica, gente.

INVESTMENT GRADE

Na semana passada, o principal executivo da área de crédito da Moody?s, uma das maiores agências internacionais de classificação de risco de crédito, disse que para o Brasil chegar ao importante Investment Grade tem que superar duas pesadas graduações. E, para tanto, só com reformas sociais e econômicas que infelizmente relutamos em fazer. As nossas melhoras, que têm sido razoavelmente boas, ainda deixam muito a desejar se comparadas com países que já fizeram a lição que nós sempre adiamos ou não queremos.

ASSUNTO ÁRIDO

Este assunto é, com certeza, muito árido. Por isto não há muita gente disposta a entender o problema em que estamos metidos. O que explica a razão de muita gente ficar mais satisfeita com a adoção de soluções sempre mais simplistas, tipo canetada de governos. A sociedade vive, assim, um velho círculo altamente vicioso: a imprensa nunca se mostra interessada em conhecer e divulgar onde começam as doenças econômicas e sociais assim como os remédios efetivos para a cura delas. E a sociedade, muito mal informada por esta mesma imprensa, acaba se interessando mais por futebol, que aparentemente é mais fácil de compreender.

APARENTEMENTE

Repito: aparentemente. Até porque, com tanto espaço destinado a este esporte, pouca gente sabe que gol anulado é coisa que jamais existiu na regra do futebol. E mesmo assim, os comentaristas, repórteres, dirigentes, e torcedores fazem sempre esta afirmação. É muita burrice. Só para entender: a bola até pode entrar no gol, mas se houve alguma infração antes dela entrar, não houve anulação do gol. Houve, isto sim, a constatação da infração, local onde a bola reinicia o jogo. Digam isto para o Malão Bueno e todos mais.

BANCO SIM

O presidente do Banrisul recebe o governador do Estado e a Imprensa, na terça-feira, 25, para a apresentação do Banco SIM Banrisul, o banco para a população não-bancarizada. O encontro, durante café da manhã, será às 9 horas, no quarto andar do edifício-sede, na Rua Caldas Júnior, 108.

LÍDERES E VENCEDORES

Os vencedores do 11º Prêmio Líderes & Vencedores serão anunciados em entrevista coletiva à imprensa na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, às 10h, na Federasul, em Porto Alegre.

HAPPY PIZZA

Na segunda-feira, 24, o lançamento do Happy Pizza, o Happy Hour da Forneria Dado Bier, produzidas em autêntico forno à lenha.

PALESTRA

No dia 27, 5ªfeira, das 19h às 22h, com o tema - Reforma Tributária: Uma visão Federalista -, o economista-chefe da Federasul, Alfredo Marcolin Peringer, também Membro do Conselho Consultivo do Instituto Federalista ? IF ? Brasil fará uma palestra. Na Assembléia do RS.

TECNOLOGIA IP

A Semana de Tecnologia IP, que acontece de 24 a 28 de outubro, mudou de local e se realizará na Sede da SOFTSUL (Padre Chagas, 79, conj. 702 ? Moinhos de Vento). Composta de cinco cursos, a Semana tem como objetivo apresentar os principais serviços e aplicações que empregam a tecnologia IP, descrever cada serviço de forma prática e objetiva além de oferecer atualizações de conceitos e tecnologias.

Leia mais