Artigos

26 fev 2014

OS CÍNICOS


CONOTAÇÃO SEXUAL?

A Adidas (patrocinadora oficial da Fifa) está sendo bombardeada nas redes sociais por um grupo de cínicos que entenderam que pelas estampas colocadas em duas camisetas que foram apresentadas para promover a Copa do Mundo, o Brasil está sendo retratado com conotação sexual.

TURISMO SEXUAL

Na real, o que Adidas fez nada mais é do que uma leitura correta daquilo que os brasileiros, notadamente os cariocas, mais se orgulham: a paixão pelo futebol e a beleza da mulher brasileira. Pois, para não variar, não é que muita gente cínica resolveu cair de pau na Adidas, dizendo que os modelos apresentados são um claro chamamento para o turismo sexual?

PAÍS DA VIOLÊNCIA

Ora, todo mundo sabe, e os brasileiros, repito, idem e cheios de orgulho, que em todos os cantos do mundo o Brasil é lembrado como o PAÍS DO FUTEBOL e do CARNAVAL (hoje, infelizmente, já está sendo lembrado também como PAÍS DA VIOLÊNCIA).

BIQUÍNI

Pois, além destas características indiscutíveis, as mulheres brasileiras ainda entram em cena, constantemente, desfilando ao longo do extenso litoral brasileiro com seus biquínis maravilhosos. E nos mais diversos desfiles das Escolas de Samba, que acontecem em vários Estados, muitas delas fazem muita questão de se apresentar sem o biquíni.

NOS CAMELÔS

A rigor, olhando as estampas por todos os ângulos, a Adidas não cometeu deslize algum. Ah, se as vendas das aludidas camisetas forem suspensas, uma saída já está acertada: elas serão encontradas livremente nos camelôs. Por um preço menor, obviamente. Vamos ver como os cínicos vão reagir...

MAIS CINISMO

Já que estamos falando em cinismo, vejam mais um absurdo: além da Caixa Econômica Federal e do BNDES, a Petrobras também ajudou a bancar evento realizado durante o 6° Congresso Nacional do Movimento dos Sem Terra (MST), realizado há duas semanas em Brasília. Pode?

SEM LICITAÇÃO

Refrescando a memória: o congresso do MST terminou em confronto com a Polícia Militar na Praça dos Três Poderes - no quebra-quebra, 32 pessoas ficaram feridas, sendo trinta policiais. Pois, segundo informa o jornal -Estadão- de hoje, a Petrobras fechou contrato de patrocínio, sem licitação, com uma entidade ligada ao MST no valor de 650.000 reais. Que tal?

Leia mais

25 fev 2014

RESOLVENDO O DILEMA


OTIMISMO/PESSIMISMO

Volta meia, por provocação de alguns leitores, me sinto pressionado a voltar ao interminável assunto que trata dos sentimentos de Otimismo e/ou Pessimismo, os quais nunca deixam de mexer e remexer com a cabeça de praticamente todos os indivíduos que vivem no nosso planeta.

REALISMO

Alguns leitores, para ficar em cima do muro, insistem em se declarar como REALISTAS. Como se o contato com a realidade fosse suficiente para deixar de estabelecer qualquer relação com as expectativas futuras.

DÚVIDA

Pois, depois de analisar cuidadosamente praticamente todas as mensagens dos leitores do Ponto Critico, cheguei à uma conclusão sobre esse tal REALISMO, que, espero, possa contribuir com aqueles que estão em dúvida sobre como se posicionar diante da situação do nosso pobre país:

OS REAIS OTIMISTAS E PESSIMISTAS

1- Hoje, os verdadeiros e maiores OTIMISTAS são aqueles que seguem e apoiam o SOCIALISMO. Ou seja, todos simpatizantes e seguidores da ideologia defendida pelo PT, PSTU e PSOL; e, 2- Os maiores, senão únicos PESSIMISTAS são, basicamente, os defensores do cada vez mais distante LIBERALISMO (o qual, a rigor, nunca chegou a existir no Brasil).

ECONOMIA EM COMA

A esta altura do governo Lula/Dilma imagino, por exemplo, que até os mais desavisados já concluíram que com este modelo socialista a economia do país jamais vai conseguir crescer. Nenhum liberal, portanto, em algum momento viu este governo com um olhar de OTIMISMO.

VENEZUELA

Entretanto, mesmo diante do caos que vive a Venezuela, os petistas e demais seguidores do social-comunismo não admitem que a situação econômica daquele país é calamitosa. Continuam OTIMISTAS quanto ao caos, portanto. Ontem, por exemplo, quando perguntada sobre as manifestações dos venezuelanos contra o governo, a presidente Dilma declarou que é preciso reconhecer que o governo Chavez/Maduro proporcionou enorme avanço na educação e na saúde. Pode?

CAOS E ORDEM

Mesmo sem entrar em todas as áreas onde o governo deveria estar presente, com soluções adequadas ao tamanho do peso dos impostos que a sociedade paga, é possível reconhecer que para quem adora o caos, o OTIMISMO é real e promissor. Já para quem gosta da ordem e do desenvolvimento, não há como se afastar do PESSIMISMO.

Leia mais

24 fev 2014

GRADUAL, SEGURA E ... ACELERADA


PERCEPÇÃO DE RISCO

A percepção risco, nas mais diversas formas de investimento no Brasil, vem aumentando de forma clara e segura em 2014.Aliás, se comparada com a abertura política-institucional do país iniciada em 1974 (no governo Ernesto Geisel) indo até l988, cujo processo é lembrado pela forma -Lenta, Gradual e Segura-, a percepção de risco só difere mesmo no aspecto velocidade: a -LENTA- deve ser substituída por -ACELERADA-.

MOTIVOS GRITANTES

Como as janelas de observação do risco-Brasil estão todas muito escancaradas, os eventuais erros de visualização e/ou interpretação ficam simplesmente afastados. Vejam, por exemplo, sob o ângulo dos seguintes pontos, onde a visão é muito nítida e gritante:

IBOVESPA

É pra lá de sabido que o Índice da Bolsa de Valores é tido como o grande Termômetro da Economia de qualquer país do mundo. Pois, o Ibovespa identifica, pelo patamar que está, abaixo dos 50 mil pontos, o quanto os investidores estão tratando de cair fora do país.

RISCO-PAÍS (EMBI+)

Outro índice, que reputo de maior importância (é ele que provoca a debandada de capitais) é o que mede o risco-país. Pois, só para que tenham uma ideia do tamanho do risco-Brasil atualmente, nos dois últimos anos a nossa taxa praticamente dobrou em relação ao México. Que tal?

INFORMAÇÃO NULA

Aliás, não consigo entender como os meios de comunicação, que de hora em hora adoram informar o preço do dólar e o comportamento da Bolsa, deixam de lado a informação mais importante, como é o caso do Índice que mede o Risco-Brasil.

INFLAÇÃO

Por mais que o governo afirme que a Inflação Brasileira está dentro da meta, é inegável que está muito distante do alvo. Isto tudo considerando que o câmbio é altamente manipulado e os preços do petróleo e energia elétrica estão fortemente represados. Caso contrário, a inflação estaria num patamar ainda maior. Portanto, quem tinha ideia de investir em energia e petróleo já caiu fora do país faz tempo. Quem tem alguma dúvida a respeito destes pontos basta ler o Boletim Focus, do Banco Central do Brasil. Está tudo lá.

MARCO REGULATÓRIO

Nos países onde os governos são socialistas-intervencionistas não há espaço para terceirizar serviços à iniciativa privada. Esta ideia é vendida ao povo, que sem educação e discernimento, a ponto de provocar uma nítida sensação de que serviços públicos prestados pela iniciativa privada é coisa do diabo. Como o Brasil é governado pelo PT, partido reconhecidamente avesso à privatizações, até as concessões temporárias, que nada têm de privatização, são demonizadas. Pior: a mídia repete isto a todo momento como formadora de opinião. Pode?

Leia mais

20 fev 2014

SEGURANÇA ABSOLUTA EM JURERÊ


CONGRESSO DA FIFA

Ontem, ao cair da tarde, resolvi fazer meu habitual passeio de bicicleta pelas ruas de Jurerê Internacional, onde permaneço até a semana do Carnaval. E como é sabido, em Florianópolis, mais precisamente no Costão do Santinho, está acontecendo o Congresso da Fifa.

INVASÃO POLICIAL

Como grande parte dos congressistas está hospedada no hotel Il Campanário e, na noite de ontem estava prevista uma recepção no P-12 (beach club à beira mar de Jurerê), o balneário foi simplesmente invadido por centenas de agentes de segurança. Com um detalhe importante: em número extremamente maior do que os participantes do Congresso. Que tal?

OITO CAMINHÕES DO EXÉRCITO

Ao estranhar a intensa movimentação de policiais, com tropas da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e da Polícia Federal, os quais se colocavam estrategicamente em todas as esquinas do pequeno balneário, fui, curiosamente, pedalando até o P-12. E, para meu espanto, duas quadras antes de chegar ao -beach club- me deparei com OITO (08) caminhões do Exército Brasileiro, todos lotados de soldados.

ARMADOS ATÉ OS DENTES

Percebendo que todos os agentes portavam rádios de comunicação (que não paravam de ser usados) por um momento cheguei a pensar que algo poderia estar acontecendo além de uma segurança policial preventiva. E mais preocupado ainda fiquei quando notei que os soldados do nosso glorioso Exército estavam armados até os dentes.

AMOSTRA DA COPA?

De novo: não tenho ideia do número de congressistas, mas asseguro que o número de agentes de segurança era bem maior. Ora, se o que presenciei é uma amostra do que vai acontecer nas cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo, o contingente de policiais precisará ser maior do que a população do país.

INÍCIO DA GUERRA...

Um detalhe curioso: mesmo sem ter sido abordado para uma eventual identificação ou informação, não deixei de ser encarado como se eu fosse um possível sujeito suspeito. Sem parar de pedalar, mas atento a tudo que via ao meu redor, perguntei a um pequeno grupo de policias que se posicionava numa das esquinas se sabiam para que horas estava programado o início da guerra. Como um soldado só achou graça, entendi que a minha ironia provocativa não foi bem aceita.

SEGURANÇA TOTAL

Sem querer polemizar sobre este assunto -Copa do Mundo-, que já está fedendo muito nas mais diversas rodas, entendo que o fato de haver uma segurança total e nunca vista para um pequeno grupo de pessoas, e uma total insegurança ao povo, não há como pedir que os protestos sejam contidos para o bem do espetáculo.

Leia mais

19 fev 2014

PESQUISA SENSUS/CNT E O EDITORIAL DE 17/02


COPA DO MUNDO

Nesta semana escrevi a respeito do desembolso que o governo Dilma está fazendo para que a Copa do Mundo seja realizada com algum sucesso, fazendo uma comparação com o rombo da Previdência Social, que, anualmente se repete.

EXTORQUIDOS

Para quem não leu o editorial informo, novamente, que os pagadores de impostos (os mesmos que estão pagando para que a Copa do Mundo seja realizada), são extorquidos em mais de R$ 115 bilhões a cada ano ( a Copa acontece a cada 50 anos) para cobrir o rombo das duas Previdências (INSS e dos Servidores Públicos da União).

PESQUISA CNT

Pois, na pesquisa Sensus, divulgada ontem pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), consta que 75,8% da população acredita que os investimentos feitos no país para a realização do evento foram desnecessários.Quanto aos gastos com os estádios, o número de descontentes é bem maior: 80,2% afirmaram que o dinheiro poderia ter sido utilizado para melhorar outras áreas mais importantes. Mais: 85,4% dos entrevistados acreditam que haverá manifestações populares durante o evento.

RESUMO

Resumo: como se vê, a grande preocupação dos brasileiros em geral é com gastos governamentais menores, que bem ou mal ainda deixam algum legado para as cidades-sedes do evento futebolístico. Quanto aos rombos absurdos e extraordinários, como é o caso da Previdência Social, que representam mil vezes mais em termos de gastos sem retorno algum, o povo não se manifesta.

OUTRO ROMBO

Mudando de assunto: não bastasse o montante espetacular de recursos que o governo Dilma vem colocando (em segredo e, portanto, às escondidas) na Ilha do Dr. Castro, os pobres brasileiros ainda deverão suportar a vontade da pseudo-médica cubana, Ramona Matos Rodriguez, que insiste em ser indenizada em mais de 140 mil reais, através de ação trabalhista que deu entrada no Tribunal do Trabalho.

SILÊNCIO ENSURDECEDOR DAS OPOSIÇÕES

Diante de tantos absurdos que estamos assistindo classifico como algo simplesmente fantástico o silêncio das nossas oposições (se é que elas existem). As notícias dão conta, com toda a transparência, que Cuba recebe favores incríveis do Brasil. Tudo às custas do dinheiro dos brasileiros pagadores de impostos, para a realização de obras que o governo Dilma nem cogita para o nosso pobre país.

BANCO DO FORO DE SÃO PAULO

Pior: quem financia todos os absurdos é o BNDES, já conhecido, e reconhecido, como o BANCO DO FORO DE SÃO PAULO. Com um detalhe importante: os créditos concedidos não passam pelo crivo da qualidade. Até porque se assim fosse nenhum centavo seria aprovado. É calote puro e indiscutível. Pode?

Leia mais

18 fev 2014

A PROMESSA DE DILMA


NO CAMINHO ANUNCIADO

Hoje, sem qualquer possibilidade de erro, arrisco a dizer que não há um apaixonado pelo comunismo que consiga negar que a Venezuela está vivendo uma crise sem precedentes. O mesmo vale neste momento, também para a Argentina e, dentro de pouco tempo, infelizmente, valerá para o Brasil.

CULPADO

Pois, mesmo sem a mínima possibilidade de negar a existência da crise, todos que comungam da mesma ideologia do atraso seguem convencidos de que o grande e único culpado pela péssima situação que vive aquele empobrecido país é o CAPITALISMO. Só que, pelos fatos e imagens, a realidade não admite qualquer disfarce: quem está acabando, de fato, com a Venezuela é tão somente o comunismo.

ESTRANHO

O que soa como muito estranho é que enquanto alguns corajosos venezuelanos estão indo às ruas para protestar contra o comunismo instalado por Hugo Chavez, e mantido a ferro e fogo pelo seu sucessor, Nicolas Maduro, aqui no Brasil muitos brasileiros, de várias facções, estão indo às ruas para exigir que seja colocado em prática os ideais comunistas. Pode?

PREOCUPANTE

O mais preocupante nisso tudo, para não dizer lamentável, é que um grande número de brasileiros (inclusive muitos empresários) ainda se mostra resistente e convencido de que o Brasil não corre o risco de chegar ao mesmo nível que países liderados por membros do Foro de São Paulo, como é o caso nítido de Cuba, Venezuela e Argentina, para ficar só com estes exemplos.

COMPARAÇÃO

Para melhor entender esta terrível descrença de que o perigo é iminente, nada melhor do que comparar com a Bolha Imobiliária, cujo efeito arrasou várias economias de primeiro mundo: ninguém duvidava de que o desastre viria a acontecer, mas muitos analistas diziam que um eventual estouro da Bolha só aconteceria depois de 2008. Resultado: como aconteceu em 2008, aí já era tarde...

CENSURA

Mas, voltando ao que está acontecendo na Venezuela, pelo fato de estarem fortemente censurados os meios de comunicação, o pouco que está sendo divulgado não traduz minimamente o drama que assola àqueles que se manifestam contra o governo Maduro. Algumas fontes, no entanto, informam que a Venezuela vive um verdadeiro ESTADO DE GUERRA CIVIL. Diversos vídeos postados nas redes sociais dão conta de que o governo de Nicolás Maduro está abrindo fogo contra os manifestantes.

PROMESSA

Sei, perfeitamente, que depois de ler este editorial não faltarão aqueles que dirão que estou exagerando e/ou que estou vendo chifres em cabeça de cavalo. Pois, como admito que este tipo de reação é possível, dou uma informação final: a presidente Dilma, na sua recente visita à Cuba fez uma promessa ao povo cubano: prometeu um Brasil verdadeiramente SOCIALISTA, caso vença as eleições em 2014! Que tal? Convencidos????

Leia mais