CANONIZAÇÃO
Espero que o Vaticano não tenha tomado conhecimento do discurso emocionante, proferido pelo presidente do Senado, José Sarney, ontem no Plenário da Casa. Caso contrário o Brasil assistirá, ainda neste Ano da Graça de 2009, a célebre canonização de São Sarney.
VIGÍLIA
No Amapá e Maranhão, principalmente, os devotos do mais novo candidato a figurar na galeria dos santos milagreiros, já devem estar fazendo vigília até que a canonização seja concretizada. Bah.
PELO VOTO
Mesmo tendo absoluta razão quem afirma que os representantes são fruto das escolhas feitas pelo povo, através do voto, é preciso que se atente para o aspecto educacional dos eleitores.
POBRE EM DISCERNIMENTO
Uma sociedade pobre em discernimento e escolaridade não consegue votar corretamente, gente. Os políticos, muito espertos, por conhecerem a fundo essa séria deficiência, se aproveitam dela para chegar ao poder.
POLÍTICO INOFENSIVO
Além de deficiente no pensamento, a sociedade mostra o quanto é pobre também na manifestação. Como que apaixonada por seus eleitos, muita gente deve ter ficado emocionada com o discurso sentimental de José Sarney. A ponto, até, de acreditar que se trata de um político inofensivo.
PASSIVIDADE
Esta forma de pouco pensar e de nunca agir do nosso povo explica, claramente, o nível de popularidade alcançado pelo presidente Lula. E explica, também, a enorme passividade com relação à corrupção que grassa no país todo.
CONHECIMENTO ATROFIADO
Um povo atrofiado de conhecimento não tem capacidade para perceber que o financiamento da insuportável corrupção é custeado pelos impostos e contribuições cobrados pelo governo. Assim, se e quando a corda um dia vier a rebentar, o nosso futuro será melancólico. Tudo porque o tamanho da falta de educação é proporcional à falta de bom senso para consertar qualquer encrenca.