Artigos

17 jul 2007

ROUBA MAS FAZ!


Compartilhe!           

PROBLEMA CONGÊNITO
Para quem lê e gosta da história do Brasil bem contada, com o máximo de informação e transparência, desde a invasão dos europeus onde os espanhóis e portugueses deram início a partir de 1492, sabe perfeitamente que a corrupção sempre esteve presente em todas as expedições.
EMBARCADA NAS NAUS
Portanto, ninguém pode admitir que os atos de corrupção, que agora estão sendo expostos pela mídia, são coisas recentes. O que é recente, isto sim, é a divulgação das mais diversas falcatruas que nos acompanham há mais de 500 anos. Ou seja, a cultura da safadeza veio embarcada nas naus dos descobridores, ou melhor, dos invasores, independente do tamanho da esperteza de cada um.
REFERÊNCIA
O interessante neste assunto é que, a cada ano que passa os rombos maiores viram referência, afogando por completo os anteriores menores. Exemplo: comparando o que aconteceu no governo Collor com o que está ocorrendo no governo Lula, os desvios da época foram insignificantes. E até merecem ser esquecidos pelo tamanho ínfimo.
LEIS SAFADAS
O curioso nisto tudo, e neste tempo todo, é que os inconformados nunca tomaram atitudes corretas nem reagiram adequadamente. Foram sempre muito ludibriados. A ponto de aceitarem que muitas das safadezas se transformassem em leis. Assim, muitas coisas ruins, injustas e desonestas passaram a ser praticadas dentro da mais pura legalidade.
CRIMES LEGAIS
Os privilégios, as vantagens e os benefícios concedidos ao longo do tempo, desde o Brasil Império, atestam com sobra esta realidade. Isto explica bem o fato de não existir punições para muitos atos que deveriam ser classificados como crimes. E quando há punições para muitas condenações previstas em leis, as mesmas leis abrandam as penas e favorecem os criminosos com prazo ridículos.
ABSOLVIÇÃO
Os brasileiros estão tão preparados para aceitar tudo e não tomar qualquer decisão, que até no caso do PAN a fraude está presente de forma escandalosa e ninguém contesta de forma definitiva. Pelos e-mails que recebo há quem diga: pode ter havido roubo, mas os estádios foram construídos. Como se isto já absolvesse os criminosos. Bem, aí nem precisamos de leis. Basta o senso do perdão para quem rouba, mas faz!
O MAIOR DE TODOS
Para fechar: se a referência é aquilo que há de maior e mais recente, fico com a certeza de que este governo, que não é o primeiro nem o único que pratica safadezas, já ganhou dois títulos que precisam ser ditos e mostrados sempre acompanhados. O atual governo é o mais corrupto da nossa história e o mais mentiroso do mundo.
TEF - 1
As operações com cartões de crédito e débito feitas nos pontos de venda passaram por uma mudança significativa. A partir do próximo dia 1º de agosto, uma lei estadual obriga que todos os pontos comerciais deverão ter instalado o sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), que reúne em apenas um aparelho todas as operações com cartões existentes no mercado brasileiro. A nova ferramenta vai emitir além do documento para a assinatura, o cupom fiscal do produto adquirido.
TEF - 2
Conforme o vice-presidente da CDL de Porto Alegre, Alcides Debus, haverá uma redução na já pequena rentabilidade das empresas, pois a adesão e regularização do novo sistema tem um custo estimado de R$ 5 mil por ponto de venda, em aquisição de hardware e homologação junto aos órgãos oficiais, o que torna-se oneroso para os pequenos e médios empresários. "Os empresários devem ter muita atenção pois as multas são impagáveis se a norma for cumprida. É preferível não vender a utilizar o sistema antigo ou passar a vender com outros meios de pagamento", declara. As operadoras de cartões, por meio medidas judiciais, conseguiram prorrogar o prazo durante dois anos para a instalação do TEF. Atualmente muitos comerciantes possuem mais de uma máquina, com a bandeira de cada cartão.
TRAINEE
A operadora logística ALL ? América Latina Logística (Bovespa: ALLL11), abriu essa semana inscrições para o Programa Trainee 2008. As vagas são direcionadas a graduados ou pós-graduados em qualquer habilitação nos anos letivos entre dezembro de 2005 e de 2007, com inglês fluente, domínio das ferramentas de informática e disponibilidade de mudança. Até 07 de setembro, os candidatos poderão se inscrever pelo site www.alltrainee.com.
ATO PÚBLICO
Mais de 1,5 mil pessoas participaram do ato público realizado na última sexta-feira, sob a organização da OAB/RS e com o apoio de mais de 50 entidades, entre as quais a FIERGS, Federasul, Fecomércio, AJURIS e a Associação do Ministério Público. A Sociedade de Engenharia do RS esteve presente com vários diretores, conselheiros e associados, além de inúmeros profissionais da área tecnológica.