Artigos

21 jun 2007

PDC ? PROGRAMA DE DESACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO


Compartilhe!           

CORRENDO RISCOS
O tão falado, discutido e festejado PAC ? Plano de Aceleração do Crescimento - já está correndo sérios riscos de vir a se transformar em um legítimo PDC - Plano de Desaceleração do Crescimento. Aliás, isto não seria uma tarefa difícil depois de analisarmos os pífios índices de crescimento que estamos apresentando. Para desacelerar até que não precisa muita força.
BOM MOMENTO
Os números da economia brasileira, com toda a razão, atestam como nunca que estamos passando mesmo por um momento muito rico sob o ponto de vista de investimentos e crença no crescimento do país. Fenômeno, aliás, que acontece praticamente no mundo todo.
FESTEJAR
Se isto, hoje, é um fato incontestável e que precisa ser aproveitado, deve-se muito, mas muito mesmo ao poderoso fluxo de liquidez demonstrado no cenário econômico internacional. Este bom momento, pois, não pode ser negado sob qualquer hipótese e o momento, enfim, precisa ser festejado, embora com bastante cuidado para não perder o otimismo.
APROVEITAR POLITICAMENTE
Crescer é, obviamente, sempre bom e necessário. Cria oportunidades e gera riquezas. Porém, este nosso festejado crescimento ainda é muito baixo, se comparado com todos os demais países do mundo à exceção do Haiti. O que não impede, no entanto, que o presidente Lula, sem qualquer reparo, aproveite a onda e tire o melhor proveito das boas notícias e da situação. Com isto ganha certamente mais adesões e simpatia dos seus eleitores.
FALTA ATENÇÃO
Em alguns momentos, diante de tantas boas notícias econômicas, materializadas claramente pelas altas persistentes do índice Bovespa e pelas quedas sucessivas do Risco Brasil, muita gente não dá a atenção devida às questões sérias que em muito contrastam com tanta euforia. Já não se fala, por exemplo, com tanta agressividade, dos juros altos. Até porque, no patamar atual eles já deixam de ser tão competitivos com outras formas de investimentos.
EMPURRAR COM A BARRIGA
Em períodos de euforia, a história conta que, lamentavelmente, muita gente acaba empurrando com a barriga os problemas que precisam ser resolvidos para que o bom momento permaneça por mais tempo. Coisas do tipo: Em time que esta ganhando não se mexe!
DEIXANDO DE LADO
Assim estamos deixando de lado o ataque inadiável para resolver: 1- a pesada carga tributária, impedimento cruel e majestoso a um crescimento mais vigoroso; 2- a falta de reformas imprescindíveis e já muito retardadas; 3- a infra-estrutura altamente comprometida para que possamos tornar sustentável e continuado por muito tempo este clima que vem seduzindo os investidores neste momento.
MAIS DESPESAS
Some-se a estas questões importantes, que precisam ser atacadas desde ontem, ao festival de despesas de custeio que o atual governo vem promovendo. As contratações de CCs, por exemplo, não param e a previdência está cada vez mais deficitária. Como as despesas crescem num ritmo extremamente superior à inflação, isto significa que rombos de caixa serão sentidos já, já. É só haver um derrapamento em qualquer curva mais adiante e tudo acaba no brejo.
ENCONTRO
Foi aberto na manhã de hoje, 21, pelo prefeito José Fogaça, o seminário \"A Cooperação entre Brasil e União Européia - estado atual e perspectivas\", promoção da Delegação da Comissão Européia no Brasil que ocorrerá até amanhã na Capital. O evento conta com o apoio da prefeitura, por meio do Gabinete de Captação de Recursos e Investimentos (Captare).
TERCEIRO SETOR
O VI Encontro Internacional do Terceiro Setor, acontece de 25 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em PAlegre. Mais de 30 palestrantes do Brasil e do exterior irão debater o tema central Economia Social e a Educação: Real Vertente do Desenvolvimento. Promovido pela Fundação Irmão José Otão (FIJO), PUC-RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Ministério Público/RS - Procuradoria de Fundações, o evento propõe um grande debate sobre questões que envolvem políticas públicas na área da educação, criação de empregos, consciência política, família e infância, o papel da universidade e a prática empresarial no processo de desenvolvimento, entre outros. Inscrições na sede da FIJO (Prédio 2 do campus da PUCRS) ou pelo site www.fijo.org.br/viencontro até o dia 22 de junho.
SINE
Foi inaugurado ontem o primeiro posto municipalizado do Sistema Nacional de Emprego (Sine), no andar térreo da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), na avenida Mauá, 1013, esquina com Avenida Sepúlveda, S/Nº. Além dos atendimentos ao cidadão, os 22 atendentes que receberam treinamento ministrado por técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já firmaram convênio com empresas e indústrias para contratação dos trabalhadores. As empresas interessadas no aproveitamento de mão de obra do Sine podem solicitar uma visita dos captadores de vagas pelo telefone 32894796 ou pelo e-mail sine@smic.prefpoa.com.br .
LANÇAMENTO
A Cooperativa Vinícola Aurora traz novidades para o tradicional Festival de Queijos e Vinhos do BIG, que inicia nesta quinta-feira (21). O Aurora Millésime é elaborado com 100% de Cabernet Sauvignon. É um vinho intenso, de excelente corpo, com taninos maduros e equilibrados. O lançamento sai em tiragem limitada e será comercializado em locais selecionados.
ARACRUZ
A Aracruz foi homenageada pelas oportunidades dadas a empresas capixabas no Projeto de Otimização das fábricas do Espírito Santo. Todas as empresas escolhidas para atuar no processo são capixabas, dos setores de construção civil, montagem eletromecânica, engenharia, gerenciamento e fabricação de estruturas e equipamentos. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, e foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedor (PDF).