PIOR DO QUE OS MEDÍOCRES
Infelizmente, já nos acostumamos a fazer comparações entre os medíocres, e não com os necessários níveis de excelência. Assim, também na questão que trata dos investimentos públicos feitos pelos Estados, o quadro apresentado é bastante equivocado. E mesmo já sendo triste e enganosa, a posição do RS piora mais ainda. É medonha. O RS, gente, foi o único Estado da federação que teve a proeza de reduzir os lamentáveis e pífios investimentos públicos. Reduziu o que já não existe, em 2,41% sobre o ano anterior. Embora tenha aumentado a receita. Pode? Pois é. O governo Olívio protagonizou o desastre e o pobre governador Rigotto ainda entende que há vantagens e investir no RS. Onde?
FÓRUM SOBRE A CRISE
Primeiro é preciso chegar à lona para tentar alguma recuperação. Este é o lema do Estado do RS. Como já estamos bem além da lona, os poderes públicos estão querendo discutir saídas para a encrenca que todos os governos anteriores submeteram o RS. Assim, novas discussões serão propostas para um assunto cujo diagnóstico é pra lá de conhecido. Aliás, basta observar o convite tentador que os baianos estão fazendo, abertamente, para atrair empresas gaúchas. O que falta aqui sobra na Bahia, ou seja, impostos mais civilizados.
PROPOSTA SURRADA
Sem qualquer pretensão para a quiromancia estou convencido de que, mais uma vez, nada será feito a não ser repetir uma velha e surrada proposta: criar mais impostos a serem pagos pela sociedade. Tudo para tentar, mais uma vez, recuperar as contas públicas e garantir, naturalmente, os privilégios ao setor público. Reformas constitucionais? Nem pensar. Diminuir despesas com servidores? Nunca! Vou, de novo, dizer o que é melhor para quem quer crescer e se desenvolver: caiam fora do RS. Now!
É POSSÍVEL VOTAR NO PMDB?
Depois de tudo o que ouvi sobre Quércia, contado pelos próprios políticos do PMDB gaúcho, não há como aceitar esta junção interesseira ocorrida por conta do lançamento da candidatura de Rigotto para disputar as prévias em março. Quércia foi perdoado por tudo que foi acusado? Ou o PMDB do RS entendeu que estava enganado a respeito das manchas que viu no currículo do ex-governador de São Paulo? Esta não tem desculpa e não há como engolir. Voto no Lula, caso o PT precise enfrentar o PMBD no 2oturno. Aí o PT é o menos ruim.
O HITLER LATINO
Donald Rumsfeld foi impecável ao definir o maluco Hugo Chávez como o Hitler latino-americano. Também eleito pelo povo, aos poucos Chávez foi se transformando num diabo. Tal qual o alemão enlouquecido, e cujas conseqüências já podem ser imaginadas pelo que está fazendo. A última providência foi expulsar o adido americano na Venezuela. Com a aprovação, é óbvio, dos países amigos do Mercosul.
SALVAGUARDAS?
Falando em Mercosul, que tal o acordo sobre a adoção de salvaguardas, firmado entre Brasil e Argentina? Foi de doer. Começando pela desconsideração com os demais sócios Uruguai e Paraguai. E fechando com a ingenuidade dos brasileiros que deram uma de babacas. Mercado comum com salvaguarda? Sai dessa. É por estas e outras que o Uruguai está querendo cair fora da encrenca-sul.
CADASTROS
A jornalista e consultora Kátya Desessards não responde mais pela assessoria de comunicação do Wal-Mart Brasil (ex- Sonae). A empresária está cadastrando profissionais de Comunicação Social para o banco de free da empresa de assessoria e consultoria em comunicação estratégica, que será lançada no mercado em março, com atuação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parcerias em São Paulo. Contatos podem ser feitos pelo e-mail katyadessessards@hotmail.com.
INAUGURAÇÃO
O Centro Clínico Gaúcho, operadora de planos de saúde, inaugura hoje, 6, sua Central de Especialidades, na avenida Alberto Bins, 391, centro de Porto Alegre. A unidade passa a centralizar atendimentos anteriormente realizados em outras operações da empresa. A reordenação integra o projeto de gestão e crescimento da empresa.
LITORAL GAÚCHO
O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RS, informou quedeve chegar a R$ 100 milhões o investimento nos 140 quilômetros da Avenida doLitoral. O projeto ligará 11 municípios do Litoral Norte, aproveitando trechosjá existentes da Inter-Praias e da Avenida Paraguassú. A avenida compreenderá ascidades de Palmares do Sul (Quintão), Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí,Imbé, Osório, Xangri-lá, Capão da Canoa, Terra de Areia, Arroio do Sal e Torres.De acordo com o secretário, a avenida tem como objetivo a ligação e oabastecimento das praias. "Será uma rodovia lateral à Estrada do Mar, que fará oescoamento do pessoal sem que ocorra a necessidade de passar pelo centro dascidades", acrescentou.
AGENDA ESTRATÉGICA
Os presidentes da Fiergs, Fecomércio, FCDL?s, Farsul e Federasul visitarão, hoje, 06, às 14h, o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Roberto Cervo. O objetivo do encontro é apresentar a base da Agenda Estratégica ?O Rio Grande que Queremos?. Paulo Tigre, Flávio Roberto Sabbadini, Mauro Bessa, Carlos Sperotto e Paulo Afonso Feijó, respectivamente, detalharão à entidade o projeto que tem como proposta convocar os cidadãos gaúchos para a elaboração do mapa estratégico do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul para os próximos 15 anos.