JAMAIS CAIRÁ
Tomem nota: entre tantas coisas que todos os brasileiros precisam se convencer, de forma definitiva, principalmente aqueles que têm um pingo de discernimento, uma delas é que a excessiva e sempre reclamada -CARGA TRIBUTÁRIA- que impera no nosso pobre país jamais cairá. Ponto.
SONHO IMPOSSÍVEL
Portanto, mesmo que a redução da absurda CARGA TRIBUTÁRIA faça parte do grande sonho da maioria dos cidadãos brasileiros (se é que existe cidadania no nosso pobre país), o fato é que nenhum governante, ainda que manifeste tal vontade (o que é altamente improvável) chegará a tanto.
A ÚNICA SAÍDA
Ora, apesar desta triste, porém incontestável realidade, que além de colocar no chinelo a nossa competitividade, se comparada aos demais países deste planeta, também explica a nossa baixíssima -taxa de investimento- (porque grande parte do que poderia ser investido é repassado ao governo em forma de altos impostos e contribuições), ainda existe uma saída, chamada EFICIÊNCIA TRIBURÁRIA.
BUROCRACIA
Se partirmos na direção de uma efetiva e incessante busca pela EFICIÊNCIA TRIBUTÁRIA, que poderia ser obtida através de uma eliminação de boa parte do processo burocrático que aflige o nosso país (que come grande parte dos recursos arrecadados por todos os níveis de governo), é possível obter uma economia, segundo cálculos sérios, equivalente a um PIB brasileiro num período de quatro anos, aproximadamente.
SEM IDEOLOGIA
O que me faz um grande entusiasta desta oportunidade única, sem ser tomado pela ingenuidade, é que a tal EFICIÊNCIA pode ser conquistada por uma simples e notória razão: EFICIÊNCIA não se mistura com IDEOLOGIA.
APOIO TOTAL
Até agora, em todas as rodas e/ou eventos onde foi a ideia-proposta, criada e desenvolvida pelo MBE - Movimento Brasil Eficiente, do qual o grupo PENSAR+ é parceiro e apoiador de primeira hora, não houve uma só voz em contrário. Vejam do que se trata:
PLANO REAL DE IMPOSTOS
O sistema de cobrança de impostos no Brasil, mais do que sabido é confuso e oneroso. A partir daí o Movimento Brasil Eficiente (MBE), que reúne entidades empresariais e especialistas em contas públicas, formulou um plano de simplificação tributária para ser cumprido em QUATRO ANOS.A proposta, inclusive, já foi entregue aos candidatos à presidência, que têm demonstrado interesse em enfrentar o problema a partir de 2015.Como informa Paulo Rabello de Castro, que além de Pensador (membro do Pensar+) é coordenador do MBE, as medidas são simples e objetivas: - São tão transformadoras que podem ser consideradas um Plano Real dos Impostos, diz ele. A meta é unificar sete impostos e contribuições que formam a espinha dorsal da arrecadação brasileira e reagrupá-los em apenas dois tributos. Que tal?