Artigos

23 jun 2016

UM PENSADOR NO IBGE


Compartilhe!           

POSSE NO IBGE

Ontem, o economista e pensador (Pensar+), Paulo Rabello de Castro foi empossado como presidente do IBGE. Como estivemos juntos no último final de semana em Flores da Cunha, participando do 4º Colóquio Pensar+, e na ocasião o Paulo discorreu sobre o que pretende fazer à frente da importante Instituição: RETRATAR o que acontece no nosso país, para que os dados divulgados sirvam como um correto instrumento de gestão.  

Eis aí o resumo do discurso de posse do PRC:


RESGATE TRÍPLICE

Paulo Rabello iniciou enfatizando o Resgate Tríplice que pousa nos ombros do presidente Temer:

1- da Confiança do povo brasileiro;

2- do Crédito público; e,

3- da Federação brasileira, que mal se inicia com a repactuação emergencial da dívida mobiliária de Estados. 


RETRATAR O BRASIL

Nesta ponte para o futuro, que devemos construir a toque de caixa, é grande e é nobre a missão institucional da Fundação IBGE de “retratar o Brasil, levando a todos o melhor conhecimento da realidade e aprimorando o exercício da cidadania”. Vamos nos agarrar nesta missão de sermos o “retratista” de uma grande nação. O brasileiro está ávido por mais participação na vida política do País e exige tal espaço. 


DEMOCRACIA DA EFICIÊNCIA

Ao ressaltar as palavras do presidente Temer, que invocou os brasileiros a adotar uma Democracia da Eficiência, Rabello disse: -  Momento de grande inspiração por cunhar esta expressão, já que Democracia sem eficiência é desperdício e dissipação da poupança popular, enquanto Eficiência sem democracia seria até pior, o populismo em benefício de uns poucos privilegiados e ganhadores pré-escolhidos num jogo falso e de cartas marcadas. O IBGE, modestamente, se apresenta como uma espécie de vacina e antídoto contra esse mal. 


GRANDE ÁGORA

Pretendemos construir uma grande ágora de informações relevantes e oportunas: primeiro, para uso do próprio cidadão nas suas múltiplas escolhas e decisões individuais e familiares diárias. Não preciso dizer do efeito quântico sobre a produtividade geral pelo simples fato de termos cidadãos mais bem informados, e tempestivamente, sobre os fatos sociais e ambientais.

 


 


CAMPO POLÍTICO

No campo político, PRC disse que a contribuição do IBGE servirá para melhorar o nível das escolhas dos representantes do povo, pelo debate de temas relevantes e menos desperdício de dinheiro jogado fora em campanhas perdulárias. Finalmente, como supridor de informações úteis para se conduzir um bom governo, aquele voltado para os reais interesses do povo brasileiro.


VÍDEO

Sugiro que os leitores assistam o vídeo (https://youtu.be/HLv-OCuydkc) para ver o que disse, na parte final da cerimônia, o presidente Temer. Vale a pena, principalmente neste momento em que estamos buscando resgatar a confiança no nosso país.