RÁPIDO E ESPERTO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi esperto e não perdeu tempo. Anunciou, ontem, que o salário-mínimo será reajustado para R$ 350,00 a partir de 1º de abril e que a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física será corrigida em 8%. Em ano eleitoral, nada melhor do que uma decisão rápida e de acordo com os anseios da sociedade e além de fechar a boca dos sindicalistas aliados. Providências como estas vão dificultar bastante as campanhas eleitorais de seus opositores.
INTERVENCIONISMO
O ranço intervencionista que paira neste país e, principalmente, no RS é de amargar. O Sindicato Médico do RS, por exemplo, está declarando todos os dias, de forma insistente, que não se deve aumentar o número de faculdades de medicina. O curioso é que alguns comunicadores, como sempre muito mal informados ou cooptados, também endossam esta besteira. Ora, quem deve decidir sobre a quantidade de faculdades ou cursos é o mercado. Ao governo, através de seus órgãos de fiscalização, compete zelar pela qualidade, nunca pela quantidade dos cursos. Chega de cartórios, gente. Os pretendentes a cursar qualquer faculdade precisam de informação, não de intervenção.
CAVALO ENCILHADO
A euforia instalada em Caracas, com a realização do Fórum Social Mundial, já chegou aos olhos e ouvidos dos investidores. E vai pesar muito na decisão do ambiente para seus novos negócios. Vários países da América Latina, que durante o FSM passarão a compor a recém criada Aliança Bolivariana, como consta na programação do evento, já estão sendo melhor analisados. Tais países, cujos povos têm no sangue doses elevadas de comunismo e muita raiva de nações ricas e desenvolvidas, acabarão por serem retirados das pretensões de novos investimentos. Com isto, os asiáticos agradecem e vão ser depositários de mais investimentos. Mais uma vez vamos perder o bonde da história ou o cavalo encilhado.Viva.
OS IGUAIS
Por ingenuidade, confesso que até cheguei a pensar que Germano Rigotto fosse muito diferente de Olívio Dutra. Errei. Ambos são bem iguais quando se trata da escolha dos meios de comunicação para distribuição de verbas de publicidade de governo. Tanto Olívio quanto Rigotto não suportam críticas. Vingativos, os dois, cada qual no seu tempo, deram ordens para que não fossem veiculados comerciais de governo e de empresas estatais nas mídias isentas, que não usam o expediente do puxa-saquismo.
MAIS IGUAL
Foi o que aconteceu ontem, quando, por ordem expressa do Palácio Piratini (entenda-se governador Rigotto), a mídia do Banrisul foi retirada dos veículos do
CASO DE POLÍCIA
O problema sério aqui divulgado nesta semana, da venda e entrega de um veículo da marca Nissan, equipado com pneus podres, cujo prazo de validade certamente estava vencido há muito tempo, continua. Os donos e administradores da revenda Nissan de Porto Alegre, ainda não entenderam o risco de vida que os proprietários correram ao trafegarem com pneus que simplesmente de deterioraram enquanto rodavam. Cortes com mais de 10 cm identificaram o péssimo estado da estrutura da borracha, que poderiam ter causado acidente de graves proporções. Ao invés de resolverem o problema estão deixando um rastro complicado para o futuro dos negócios da revenda.
HOLOCAUSTO
A Assembléia-Geral das Nações Unidas aprovou recentemente a resolução - co-patrocinada pelo Brasil - que marca o reconhecimento histórico do Holocausto, reafirma o compromisso dos países membros de lutar contra todas as formas de intolerância e estabelece o dia 27/01 como o ?Dia Internacional em Memória as vítimas do Holocausto?. Segundo o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, esse dia serve para lembrar que a cada atentado que se comete contra uma pessoa inocente fere-se, na verdade, um direito à vida que é de todos nós.
INTERNET NA CHINA
O número de internautas chineses cresceu 18% em 2005 e chegou aos 111 milhões de pessoas, segundo uma reportagem publicada no jornal "Economic Daily". Isso significa que 8,5% da população de 1,3 bilhão de pessoas navegam pela internet. O país só perde na quantidade de usuários para os Estados Unidos. O crescimento, no entanto, está abaixo das expectativas. As agências oficiais do país haviam feito previsões de que 120 milhões de chineses estariam conectados até o final de 2005, com a popularização da tecnologia. Cerca de 71 milhões de internautas chineses têm acesso à banda larga, este valor representa aumento de 50% em relação àqueles que navegavam via conexão rápida em 2004. Apesar da popularização da internet no país, esta ferramenta ainda sofre censura por parte do Governo, que bloqueia o acesso a alguns tipos de conteúdo, entre eles, informações contra o Governo publicadas em blogs. Além disso, o Google chinês "não encontra" páginas que falam do Dalai-lama ou sobre as relações entre China e Taiwan, por exemplo. Jornal do Commércio - RJ Da agência folhapress
VIVA VOZ
Começará em março o treinamento dos consultores do Viva Voz, um serviço que presta informações e orientações ao público com o objetivo de evitar o uso indevido de drogas. O treinamento será ministrado pelo SESI do RS que também vai direcionar a disponibilidade do serviço às empresas que participam do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família. Além disso, o serviço de informação sobre drogas também serádivulgado na rede de lojas SESI Farmácia.
CURSO
O Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos ? CDRH SOFTSUL em parceria com a Mylius & Marodin ? Gestão de Projetos, promove o Mini Curso: Como Implantar com Sucesso uma Sistemática de Gestão de Projetos na sua Organização, no dia 15 de fevereiro (quarta-feira), das 13h30 às 17h30, na sede da SOFTSUL.