Artigos

13 set 2005

PERSONALIDADE MARCANTE


Compartilhe!           

CARLOS MURGEL
Certas pessoas têm um significado especial para cada um de nós. São aquelas que cultivamos sempre pelas ótimas lembranças e a quem damos crédito pelas coisas boas que nos proporcionaram. O interessante é que estas personalidades marcantes não precisam estar exatamente entre os amigos com quem mais temos contato. Mas estão sempre entre aqueles a quem queremos bem. Quando recebemos a notícia de que deixaram esta vida, já ficamos imediatamente mais saudosos. Esta certeza se revela mais ainda quando lamentamos a perda. Sem usar os anteparos dos cínicos protocolos que a vida social reserva a muitos dos presentes nos velórios.
NOVA JORNADA
Carlos Murgel, diretor presidente da Forjas Taurus é uma dessas pessoas marcantes na minha vida. Foi o primeiro a acreditar nas minhas convicções. Confiante, fez questão de assinar por muito tempo, com a marca Taurus, as minhas opiniões liberais. Acreditou seriamente no meu trabalho. Fez, no entanto, uma forte ressalva ao conceder a assinatura comercial da Taurus nos meus programas: -
Quando mudares de lado estarei fora. Não haverá razão alguma para a Taurus continuar contigo
-. Falecido ontem, Murgel, tenho certeza, não partiu decepcionado. Grato pela confiança, Murgel. Que continues como personalidade marcante também na nova jornada. Adeus.
DISCRIMINATÓRIO
O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial ?ETCO- está se mostrando uma instituição altamente discriminatória e carregada de sentimento de perseguição. Ataca tão somente a pirataria e o contrabando de cigarros, DVDs, CDs, periféricos e outras bugigangas. E tem foco, principalmente, na fronteira com o Paraguai, pelo visto. É uma pena que seja assim, pois está deixando de examinar, informar e perseguir, junto com os nossos governantes, as verdadeiras razões da existência destes atos ilegais.
ALTA TAXAÇÃO
A pirataria e o contrabando só existem quando um país exagera nos tributos. Produtos mais tributados são aqueles sempre mais sugestivos para quem quer ganhar algum dinheiro. Está tudo muito claro: os mais sugestivos são os produtos mais taxados. Portanto, ao conceder um desconto, ao comprador, de uma parte do imposto que deixa de ser pago, a vantagem para ambos os lados do negócio já é excepcional. Vale o risco. Considerando ainda que o sistema de fiscalização não é muito severo, mais atraente fica a ilegalidade.
CÓRNER
Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, pirataria é o ato de praticar roubo, extorsão e patifaria. Ora, se a extorsão está inserida no significado, o cartel também está entre os crimes que afeta o espírito concorrencial. Como os postos de combustíveis praticam abertamente a extorsão pelos preços cobrados, qual a razão para tanta perseguição para com àqueles que vendem DVds e Cds? O ETCO precisa rever com urgência a sua posição e entrar para valer naquilo que está deixando toda a sociedade em córner.
LEI ELEITORAL
Por favor, não confundam esta proposta de uma nova Lei Eleitoral, já aprovada no Senado e que tem muitos furos, com uma necessária Reforma Política, que sequer começou a ser feita. Embora seja razoável mexer nas regras que definem procedimentos de candidatos é importante que não se estabeleça, a partir das mudanças, um princípio de censura. Além disso, sugiro que, ao invés de verbas públicas para custear campanhas (que tem origem nos impostos pagos pelos cidadãos), que os recursos continuem sendo obtidos por doações empresas e pessoas físicas. Mas, que passem a ser todos, obrigatoriamente, depositadas no Fundo Partidário. Seria mais transparente. Os doadores, por sua vez, poderiam ter o direito, (e não o dever) de indicar suas preferências por candidatos e partidos. Sendo tudo pela via nominal, não haveria razão para suspeitas.