PASSADO
Toda a vez que um balanço é publicado, independente de empresa, setor, ou mesmo de um país, por exemplo, tudo que ali está posto e registrado (contabilizado) é algo que já aconteceu. É, portanto, PASSADO, e com isso não há mais como ser alterado. No máximo, só pode ser corrigido.
GERENCIAMENTO
Ainda assim, mesmo que retratem o PASSADO, os balanços devem servir como relatórios de gerenciamento, para que providências sejam tomadas por conselheiros e diretores e/ou investidores, com o propósito de melhorar o desempenho presente e futuro, ou enfrentar tempos ruins que podem se colocar à frente.
FUTURO
Através de uma análise criteriosa dos números apresentados numa série histórica de balanços, assim como das justificativas que levaram aos resultados divulgados em cada período, é possível traçar uma curva de tendência de comportamento FUTURO.
CURVAS
Pois, quem vem acompanhando e comparando os números do Brasil, divulgados nos últimos 12 anos, onde o PT Destruidor esteve à frente do Poder Executivo, com Lula e Dilma na presidência do nosso pobre país, já se deu conta de que:
1- a curva de desempenho econômico (PIB) sempre se apresentou DECLINANTE;
2- a curva inflacionária sempre se mostrou, invariavelmente, ASCENDENTE;
3- a curva do esbanjamento dos gastos públicos foi impressionante; e,
4- a curva da CORRUPÇÃO excedeu de forma nunca vista ou imaginada.
PISARAM NO ACELERADOR
Infelizmente, mesmo diante de tantos resultados ruins, mas altamente previsíveis, que vem acontecendo desde que o PT assumiu o Executivo, nem Lula nem Dilma se preocuparam em analisar os balanços para com isso tentar reverter a situação. Ao contrário: ambos pisaram fundo no acelerador como que querendo agravar ainda mais a situação, como bem revelam os números dos balanços dos últimos 12 anos.
Ah, não foi por falta de aviso: o Ponto Crítico, como os leitores sabem muito bem, advertiu, constantemente, que através da adoção da Matriz Econômica Bolivariana o futuro do Brasil seria caótico.
CIRURGIAS
Para quem ainda tem dúvidas da situação que estamos vivendo basta observar os números recentes, que foram divulgados só nesta semana, ou seja depois do Carnaval. Por mais ruins que se esperava, ainda assim reforçam a convicção de que a nossa pobre economia está gravemente doente e que, por falta de várias cirurgias para segurar as fortes hemorragia, a situação vai piorar mais daqui para frente.
BOA RECESSÃO A TODOS!
O PIB, por exemplo, depois de sofrer por vários anos, se aproximando de forma gradual e segura em direção ao desempenho ZERO, na semana que antecedeu o Carnaval entrou, triunfalmente, no terreno NEGATIVO. Mais: com tendência cada semana pior, como bem informa o Boletim Focus.
Se tudo acontecer como manda o figurino Bolivariano, que o péssimo governo Dilma não admite abandonar, chegaremos ao final de 2015 com taxa superior a -2%. Que tal?
Com isso e falta de reformas só me resta desejar uma BOA RECESÃO A TODOS!