Artigos

19 jan 2006

PAÍS DOS ROMBOS


Compartilhe!           

ROMBO QUILOMÉTRICO
Muita gente ainda não entendeu a importância e a necessidade desesperada que temos em fazer uma reforma completa e radical na nossa Previdência Social. Vejam: os atuais aposentados estão sendo sustentados por uma parcela importante de impostos pagos, naturalmente, por toda a sociedade. O que deveria ocorrer, exclusivamente, por contribuições espontâneas e/ou, compulsoriamente, por aqueles que exercem atividade laboral ou de quem pretende ter ganhos maiores quando se retira da vida profissional.
BRINCADEIRA
Pois bem, deixando ainda de entrar no mérito das aposentadorias dos funcionários públicos, cujo rombo é igualmente brutal e fantástico, só na parte que se refere ao INSS o déficit apresentado em 2005, da Previdência Social, atingiu R$ 37,5 bilhões. O curioso é que ainda assim houve quem conseguiu festejar o rombo dizendo que poderia ter sido maior ainda. Deve estar brincando, certamente.
MAIS ROMBOS A FRENTE
Faço questão de repetir, mais uma vez, que o rombo, só em 2005, foi de quase R$ 38 bilhões. E já existe uma certeza para 2006: o déficit vai aumentar. Como os impostos pagos à vista não conseguem fechar as contas públicas, o país precisa obter recursos no mercado aumentando o nosso endividamento, coisa que significa imposto a prazo. E alguns alienados vivem reclamando das taxas de juros deixando as causas intactas. Pode? Os recursos representados pelos rombos, que são cobertos pela sociedade, se fossem investidos em infra-estrutura, cujo estado é de emergência no Brasil, resolveriam muitos dos nossos problemas. Que tal?
CONSCIÊNCIA DE PODER
Ainda não estou muito convencido de que a atitude dos deputados e senadores, ao decidirem acabar com as remunerações que recebem pelas convocações extraordinárias, tenha sido por força da imprensa e pressão da sociedade. Sendo uma verdade, que a sociedade comece, imediatamente, a se manifestar fortemente contra outros tantos abusos cometidos com o dinheiro público.
QUEM MANDA?
Se nada acontece no sentido de mobilização é provável que não esteja havendo consciência do que precisa ser mudado. Aqui, diariamente, venho apontando abusos e absurdos que poderiam ser evitados, desde que os políticos fossem mais ameaçados. Repito: o papel decisivo do comportamento dos políticos deve ser obra exclusiva de seus mandantes, que somos nós. A sociedade ainda não percebeu claramente que os eleitos são meros mandatários. Eles precisam obedecer aos mandantes. Mãos à obra, gente.
NOVA TAXA SELIC
Mesmo sem agradar aos políticos, empresários e sindicalistas, o COPOM definiu, ontem, a nova taxa Selic para os próximos 50 dias em 17,25% ao ano. A próxima reunião, que ocorre somente em 7 de março mostra que o conservadorismo do Comitê prevaleceu. Prefiro, mais uma vez, concordar com o COPOM, uma vez que as causas que poderiam produzir uma redução efetivamente drástica dos juros estão por ser resolvidas. Graças ao COPOM que a taxa de risco-país vem melhorando nos últimos tempos.
INTERNET RODOVIÁRIA
Dentro de pouco tempo a BR 290, trecho Porto Alegre-Osório, chamada de - Freeway - para os gaúchos, os usuários poderão acessar a internet pelo sistema wi-fi. Maravilha.
CINEMA
Ricardo Difini Leite, diretor da rede GNC Cinemas, foi reeleito presidente da Federação Nacional de Empresas Exibidoras Cinematográficas.
CURSO
A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), realiza, entre os dias 23 a 26 de janeiro, das 18h30min às 22h30min, o curso Gestão do Clima Organizacional, na sede da entidade (Av. Benjamin Constant, 1426), em Porto Alegre.
INVESTIMENTOS
A CRP Companhia de Participações, empresa gaúcha especializada na administração de fundos de investimentos em private equity e venture capital, não tem do que se queixar do ano de 2005. Com 25 anos de atuação nos mercados da região Sul e Sudeste do Brasil a serem comemorados neste ano, a CRP assessorou e intermediou a captação de novo sócio realizada pela Lupapar S.A. (holding que controla a Lupatech S.A.) e as aquisições de empresas realizadas pela Ferramentas Gerais S.A., Lupatech S.A. e Cemar Componentes Elétricos.
NANOTECNOLOGIA
Para homenagear as empresas destaques no ranking Campeãs da Inovação 2005, a Revista AMANHÃ promove, em Porto Alegre, um evento que mostrará todo o potencial da nanotecnologia. Vista até pouco tempo como tema futurista, a nanotecnologia já vem rendendo resultados na prática ? inclusive no campo dos negócios. O tema será um dos destaques do evento sobre inovação que a Revista AMANHÃ promoverá no dia 25 de janeiro, em Porto Alegre.
VINDIMA
A Feira da Vindima 2006 acontece em Flores da Cunha, RS, de 25 de fevereiro a 26 de março de 2006 ( aos sábados e domingos) e tem como slogan - Aproveite esta Oportunidade! -. Local: Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha ? RS, e realização do Centro Empresarial de Flores da Cunha e Prefeitura Municipal de Flores da Cunha. Site: www.floresemcores.com.br - em construção.