SÓ PARA OS SENSATOS
A proposta inicial para discussão na IV Cúpula das Américas deveria ser o aumento do emprego na região. Porém, como o assunto ALCA voltou à tona, penso que nada melhor poderia acontecer para trabalhar a questão do emprego. A formação do Bloco tem tudo para ser uma mão na roda que poderia ajudar a tirar muitos países desta miséria que representa a falta de atividade. Como isto só é percebido pelos mais sensatos, coisa rara no nosso hemisfério fadado a ser subdesenvolvido, o encontro vai acabar marcado pelo confronto. Lamentável.
FOLHA CORRIDA POLICIAL
Não há surpresa nem qualquer novidade quando se diz que muitos dos atuais governantes têm, nas suas folhas corridas da polícia, vários registros de assaltos à bancos e outros atos criminosos de apropriação indébita. Como em momento algum eles se declararam estar arrependidos de seus atos, nada mais evidente que, mais dia menos dia, viriam cometer as mesmas barbaridades. Agora, depois das investigações da CPI, a conclusão é que os mesmo voltaram a confirmar o mau costume de assaltantes de bancos, embora com outros métodos. Como das vezes anteriores vão negar, apesar das provas.
MASOQUISTAS OU BURROS?
Diante destas duas situações acima: a reunião de Cúpula das Américas e o assalto já apurado ao Banco do Brasil, segundo a CPI, muitos manifestantes ainda preferem ficar contra o presidente dos EUA, George W. Bush. Quem vem ao Brasil com o interesse de ajudar é espancado e expulso. Já quem nos rouba é incrivelmente poupado. Somos masoquistas ou só burros? Viva as drogas. Viva Maradona.
OS DECLARADOS
Segundo divulgação recente, os valores declarados ao Banco Central e Receita Federal, pelos brasileiros que têm de recursos depositados no exterior, já chegaram neste ano a R$ 93 bilhões. Antes que alguém mais desavisado diga que isto é um absurdo, vale a pena esclarecer que estes são os efetivamente declarados. O não declarado deve ser, no mínimo, cinco ou seis vezes maior.
JUROS ALTOS?
Como todos reclamam muito por aqui, que as nossas altas taxas de juros promovem uma fantástica acolhida de dinheiro de fora só para sugar o Brasil, vale lembrar que estes quase 100 bilhões de reais, que foram legalmente enviados, não querem os tais juros oferecidos. Isto prova de que o Brasil não oferece garantias suficientes para muitos investimentos. O recado está dado, e só precisa ser entendido: algumas regras precisariam ser mais claras para não afugentar tantos recursos, dos próprios brasileiros, que não confiam nem nos nossos juros altos.
RODA VIVA
Depois de tanto escândalo descoberto, Lula deve estar pensando o que dizer na entrevista do Roda Viva da próxima 2ª feira, já confirmada. Se disser que não sabia merece cair fora. E se disser, corajosamente, que sabia de tudo, deveria ser preso. A conferir a postura dos entrevistadores, que ainda não se sabe se terão direito à réplica.
AGRINHO
O Senar/RS está divulgando hoje, no site: www.senar-rs.com.br, os nomes dos professores e alunos finalistas da fase regional do concurso Agrinho 2005. A comissão julgadora selecionou, entre 3 mil enviados, 120 trabalhos entre redações de 1ª a 4ª série e 5ª a 8ª séria, desenhos e experiências pedagógicas sobre o tema Meio Ambiente.
AUDITORIA
Pela primeira vez, desde a instituição do prêmio Top de Marketing Edição Especial - Os 50 anos do Marketing Moderno-, uma empresa do interior do RS, a Ayub, Pohlmann Auditores & Consultores SS (ayubpohl@terra.com.br), é escolhida para auditar o processo de avaliação dos cases vencedores. Parabéns.
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO
O Escritório de Turismo de Porto Alegre já deu a largada nos preparativos para a realização, na capital gaúcha, em novembro de 2006, do terceiro encontro anual do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e DesenvolvimentoSustentável. Ao longo dos próximos doze meses ocorrerão reuniões e seminários preparatórios em Porto Alegre,nas demais regiões turísticas do RS, como também em outrosEstados brasileiros e países. O objetivo é incorporar atividades e eventos paralelos à agenda técnica do fórum, agregando áreas com as quais o turismo possui transversalidade, como educação, cultura, inclusão social e meio ambiente.
PPPs
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, ontem, 03,projeto do Executivo que cria o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPPs). O objetivo é disciplinar e promover a realização dessas parcerias no âmbito da administração pública em áreas de atuaçãopública de interesse social ou econômico.
MUNDO VERDE
A primeira operação do Mundo Verde, em Porto Alegre, abriu ontem, 03, no Shopping Iguatemi. Mais do que produtos naturais, lights, diets, sem glúten, integrais, cereais, orgânicos, suplementos alimentares, cosmética natural e uma linha diferenciada de presentes, a rede oferece um conceito total de vida saudável.