Artigos

14 out 2016

OLHA O MERCADO AÍ, GENTE!


Compartilhe!           

POLÍTICA DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

A notícia  que saiu na manhã de hoje, de que a Petrobrás passa, enfim a praticar uma política de preços dos combustíveis, baseada, exclusivamente, na paridade de preços internacionais, é algo que precisa ser muito festejado e comemorado. 

 


ENFIM, O MERCADO

Ainda que o preço final, que é pago pelo consumidor, dependa de decisões de distribuidoras e postos de combustíveis, o fato é que na etapa que corresponde ao refino, o MERCADO, enfim, começa a prevalecer. Mais: dá o ar de sua graça num ambiente onde apenas imperou uma forte e estúpida intervenção governamental. 
 


DESVERTICALIZAÇÃO

Segundo informou a Petrobrás, o Grupo Executivo de Mercado e Preços da estatal decidiu, em sua primeira reunião, reduzir o preço do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2% nas refinarias (média Brasil). Com isso haverá maior transparência no processo de DESVERTICALIZAÇÃO, ou seja, na medição e divulgação do desempenho das três etapas do processo: EXPLORAÇÃO, REFINO e DISTRIBUIÇÃO.   


MELHOR SERIA...

Melhor mesmo seria se a Petrobrás deixasse de ser estatal. Até porque o atual presidente, Pedro Parente, que só aceitou o cargo porque o governo Temer se comprometeu a não intervir na administração, é sempre bom lembrar que ninguém é eterno. Isto significa que todas as estatais correm o risco de serem dirigidas por incompetentes e/ou adeptos do intervencionismo.  


MESMA LÓGICA

O que mais quero é que todas as estatais sejam privatizadas, ou extintas se não houver interessados. Ainda assim, enquanto esta providência maravilhosa não acontece, o que é preciso é fazer valer a mesma lógica de raciocínio, anunciada pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobrás, para todas as estatais de norte a sul do Brasil.  


RESTABELECIMENTO DA CONFIANÇA

Aliás, nos últimos dias o que mais presenciamos foi um desfile de medidas alvissareiras, que podem levar o nosso empobrecido país a ser melhor visto por investidores. Daqui e de fora. Este restabelecimento da confiança, que a Matriz Econômica Bolivariana-Petista havia sepultado, começa, felizmente, a ser sentido.  


DETALHES

Se as medidas que foram anunciadas até agora se confirmarem, como é o caso das REFORMAS PREVIDENCIÁRIA E TRABALHISTA e das PRIVATIZAÇÕES e CONCESSÕES, aí o Brasil dá um enorme salto em direção ao desenvolvimento e crescimento. Como se vê, não é só o diabo que está nos detalhes, mas nas oportunidades que se abre, como é o caso da decisão tomada hoje pela Petrobrás .