Artigos

28 jul 2006

O VÍRUS DA IMBECILIDADE


Compartilhe!           

FERRAMENTAS
Ao longo dos últimos anos, todos os governos trataram de atrair investimentos para seus estados. Saíram todos, tanto no país quanto no exterior, em busca de investidores. Passaram a visitar, anunciar e montar programas com objetivos claros de sedução para que as empresas se instalassem nas suas jurisdições. As ferramentas para maximar os resultados pretendidos: impostos menores , boa infra-estrutura, vantagens logísticas e boa qualidade de vida, entre outras.
IDEOLOGIA BURRA
O RS também entrou na competição. A conquista da fábrica da GM deu notoriedade importante ao Estado. Mas, problemas de ordem político- cultural e muito ideológicas, acabaram por matar o Estado. A situação se agravou ainda mais depois que a fábrica da Ford, que havia sido também conquistada, foi expulsa do RS, coisa que jamais será esquecida por quem veio e quem não veio para o RS. Estas e outras dificuldades, além de impedir investimentos relevantes, produziram efeito contrário. Muitas empresas acabaram dando o fora o quanto antes, para evitar o pior.
SEM EFEITO
Diante desta realidade incontestável, o RS, por pura opção, entrou em séria crise econômica e financeira. Para tentar frear a catástrofe, já instalada, a Assembléia Legislativa gaúcha, tentando salvar o que ainda restava, aprovou, por unanimidade um Pacto pelo Rio Grande, já referido aqui com bastante ênfase. O deputado Cézar Busatto, coordenador do Pacto, quando viu aprovada a LDO que definiu congelamento de gastos públicos que poderiam viabilizar o RS, não se conteve e até chorou copiosamente.
FIM DO PACTO
Pois, ontem, dentro do previsto, o Ministério Público, com solidariedade completa do Poder judiciário, liquidou com o Pacto, por liminar. O curioso é que estes poderes que só enxergam a Constituição, se negam a entender os limites do caixa do Tesouro. Provavelmente, ainda estão acostumados com as antigas emissões de títulos públicos, que podiam ser feitas a qualquer custo, sem limites.
MURO ALTO
O que se espera agora? Nada de bom: Busatto já deve estar em crise e agora vai chorar sem parar. Além disto, os representantes dos demais Estados da Federação, que aqui estiveram para levar empresas para seus ambientes, deverão financiar a construção de um muro bem alto para tentar segurar a população gaúcha que já deve estar pensando seriamente em cair fora do RS. Já imaginaram a fuga de dez milhões de gaúchos desesperançados?
SEM NOVIDADE
Aliás, isto não é novidade, pois ao longo dos anos, milhares de gaúchos, sem gritos e sem barulho, já vivem em outros Estados. Do centro, do oeste e do norte do Brasil, principalmente. Tanto é verdade que o número de CTGs distribuídos pelo país é algo fantástico. Gente, com esse espírito público pobre, limitado, corporativo, indecente, pouco solidário e perverso, o negócio é cair fora antes da construção do muro.
CONSTRUSUL
A Associação dos Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul, AsBEA/RS, estará com um Lounge na 9ª edição da Construsul, que é uma das mais conceituadas Feiras da Indústria da Construção Civil (terceira maior do Brasil e a primeira de abrangência regional). A 9º Feira Construsul acontece de dois a cinco de agosto na Fiergs (Av. Assis Brasil, 9787), em Porto Alegre.
ENCONTRO
Será realizado de 3 a 5 de agosto em Porto Alegre o VI Encontro Regional de Direito Constitucional, tendo por tema básico "A Reforma das Instituições Políticas: em Busca do Consenso". Segundo explica o coordenador do Encontro, prof. Cezar Saldanha Souza Junior, estarão presentes constitucionalistas e politicólogos do Estado e do Centro do País e políticos de amplo espectro ideológico que debaterão a importância das instituições constitucionais para o funcionamento eficiente e limpo da democracia. Informações através do fone (51) 3316.3306 e fone/fax 3316.3987 / e-mail ppgd@ufrgs.br/site: www.ufrgs.br/ppgd
CONTRATO
A PURAS fechou um dos maiores contratos no segmento de alimentação coletiva. A empresa está administrando os restaurantes de todas as plantas industriais e sede da Volkswagen Brasil no Pais. No conjunto dos 18 restaurantes instalados em seis unidades da Wolkswagem em São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlo, Jabaquara, Resende e Curitiba, a PURAS está servindo 24,5 mil refeições por dia, sem contar os serviços de lanches e café da manhã.
EXPOSIÇÃO
Foi prorrogada até o dia 13 de agosto a Exposição Freud 150 Anos, organizada pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), e que está no Bourbon Shopping Country. A mostra, que também já esteve no Memorial do Rio Grande do Sul, integra a programação das comemorações do sesquicentenário de nascimento de Sigmund Freud, promovida pela SPPA.