DESCONFIANÇA GENERALIZADA
Diante dos intermináveis casos de corrupção que estão vindo à tona a cada momento neste nosso pobre país, envolvendo políticos, empresários e diversos agentes das mais variadas organizações públicas e privadas, o que mais cresce na nossa sociedade é a desconfiança. Isto, por consequência, dificulta que o povo venha a acreditar que possa existir, de fato, alguém sério e competente para o desempenho das funções públicas.
FELIZ DA VIDA
Face à este triste cenário, considerando também que é monumental o baixo nível de escolaridade do nosso povo, o que impõe séria dificuldade para desenvolver o discernimento, a maioria dos eleitores fica feliz da vida quando tem a sorte de escolher alguém honesto para representá-lo nas funções públicas.
VIRTUDE
Por óbvio, o melhor de tudo seria se os escolhidos fossem probos e capazes. Entretanto, o simples fato de alguém ser e/ou parecer HONESTO, não significa que também é COMPETENTE. O que, por si só já torna a tarefa de escolha, por parte do eleitor bem mais complicada. Principalmente, porque HONESTIDADE, no nosso país passou a ser uma VIRTUDE e não uma essencial OBRIGAÇÃO.
INDECENTES E INCOMPETENTES
Portanto, no frigir dos ovos o quadro que tem se apresentado à frente dos eleitores, a cada eleição, exige um cuidados acima do necessário para um povo que tem baixa capacidade de discernimento. Aliás, as últimas eleições, pelo que se pode concluir, revelam que o prejuízo para o povo brasileiro tem sido DUPLO, pois a maioria dos políticos, além de INDECENTES são extremamente INCOMPETENTES.
PREJUÍZO MENOR
Levando em conta este quadro dantesco, a título de colaboração dou aqui um conselho a esses eleitores que vivem em estado de enorme frustração: por mais que devam votar em candidatos HONESTOS E COMPETENTES, se estiverem diante de um dilema (hipotético) no qual a escolha deva recair apenas entre um CORRUPTO e um INCAPAZ, não pestanejem: votem no CORRUPTO. O prejuízo para o país, com toda certeza, será bem menor.
DIFERENÇA BRUTAL
À primeira vista este meu conselho pode soar como algo absurdo e inconsequente. Mas, analisando com mais cuidado verão que não é bem assim. Vejam, por exemplo, que de tudo que foi roubado, ou descoberto, até o presente momento, por mais que seja revoltante, o tamanho das falcatruas são insignificantes diante dos ROMBOS provocados pela INCOMPETÊNCIA dos nossos representantes.
CONTA SALGADA
Como estamos em ano eleitoral e é humanamente impossível educar os eleitores para que analisem cuidadosamente os candidatos que vão se apresentar, vale a dica. Caso encontrem algum corrupto de sua confiança, do tipo que ao menos seja competente nas coisas que faz e projeta, não perca tempo. Vote nele. Não dê, em hipótese alguma, a chance para um INCOMPETENTE, pois a conta será muito mais salgada.