ENTREVISTAS
Ontem, 04, dediquei o dia todo ao Fórum da Liberdade. Aproveitei para gravar entrevistas com diversos palestrantes do evento. Ao todo foram quatro programas gravados. Um seriado, com uma hora cada um, que vai ao ar, na seqüência, a partir da próxima semana, no Canal 20 da NetSul. A partir da próxima semana o PONTOCRITICO.COM disponibilizará, em CDs, aos interessados que não conseguem acessar a NetSul. Informações e pedidos pelo e-mail: lucia@pontocritico.com
VERGONHA
No mesmo momento em que soluções e propostas estavam sendo discutidas para salvar o Brasil e o RS deste pandemônio político e econômico que nos suga a todos, foi divulgado o índice de produção industrial de fevereiro de 2006. Enquanto o país cresceu o RS perdeu. Como os números não mentem jamais, é provável que o governador Rigotto ainda vai culpar a estiagem pelo desempenho do estado. E alguns vão acreditar. Ora bolas.
CONTINUIDADE
Tomando por base o tema do 19º Fórum da Liberdade, que tratou de direitos e deveres dos governos, proponho que ao fim dos trabalhos, para não perder o entusiasmo e a perspectiva das atitudes vencedoras que outros países adotaram, passemos imediatamente para uma próxima etapa: a adaptação e a ação das questões propostas e discutidas.
PROJETO PILOTO
Para tanto sugiro que se faça um projeto piloto usando um estado da federação (melhor seria se fosse o pior deles, o RS). Usando os princípios da liberdade, estabelecendo suas regras inteligentes para a criação de um governo de acordo com o receituário de intervenção zero e gestão mil, em todos os detalhes e, dentro de seis meses a primeira fotografia já poderia ser tirada com os resultados colhidos. Que tal?
GERDAU
Tomando por base, por exemplo, as palavras proferidas por Jorge Gerdau, que expôs a questão da poupança como fator de crescimento, comparando os nossos níveis com a China, já teríamos um bom começo. Quase tudo o que é poupado é entregue ao governo para gastar mal. Daí a exagerada carga tributária que impede novos investimentos privados. Como o governo também não faz poupança com o que recebe pelo comprometimento com despesas absurdas, também não investe. Mudando esta equação já é uma vitória fantástica.
PRIMEIRAS MEDIDAS
Agora imaginemos um estado com este princípio simples, correto e adequado. Usando a governança corporativa da Gerdau ou de outras empresas que sabem fazer governança em todos os níveis, inclusive social, e o Brasil seria o melhor de todos, sem dúvida alguma. O peruano Hernando de Soto não poderia ser mais claro: os liberais querem o cumprimento das leis. As massas querem a anarquia. Com menos leis e bem feitas, com certeza teremos mais gente querendo ser formal e legal.
AQUISIÇÃO
A GERDAU S.A. comunica que sua subsidiária na América do Norte, Gerdau Ameristeel Corporation, assinou acordo definitivo para aquisição da totalidade das ações da Sheffield Steel Corporation, localizada em Sand Springs, Oklahoma, nos Estados Unidos. A Sheffield Steel é uma mini-mill produtora de aços longos, principalmente vergalhões e barras, com vendas anuais de aproximadamente 550 mil toneladas de produtos acabados. A Sheffield opera uma aciaria e uma laminadora em Sand Springs, Oklahoma, uma laminadora menor em Joliet, Illinois, e três unidades de transformação em Kansas City e Sand Springs.
REGISTRO DE ARMAS
A Polícia Federal informa que já está disponível na internet o formulário do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), necessário para o registro e transferência de armas, assim como para comunicar à PF a apreensão, furto, roubo, extravio ou recuperação das mesmas. O registro não garante a autorização para uso da arma. Para isso, é preciso entrar com a requisição de porte de arma junto à polícia.
GOSTINHO BEM BRASILEIRO
A feijoada do Sheraton aos domingos ganhou um tempero especial. A presença de músicos do Clube do Choro de Porto Alegre vai dar um sabor ainda mais brasileiro ao símbolo da culinária brasileira. O cardápio tem o carimbo do chef Mauro de Souza e é servido das 12h30min às 15h30min no Bistrô Porto Alegre, no térreo do Hotel.
DEFESA DO CONSUMIDOR
O Fórum Estadual de Defesa do Consumidor realiza nesta sexta-feira, 07, sua reunião mensal às 9 hs na sede do Banco Central do Brasil (Av. Sete de Setembro, 686). Na pauta do encontro uma apresentação do superintendente de Tratamento da CORSAN/RS, sobre as Novas Obrigações Legais dos Fornecedores de Água X Direitos dos Consumidores. Outro tema a ser debatido será a Nova Realidade do Procon/ RS Integrando o SINDEC (Sistema Integrado de Informações e Defesa do Consumidor) apresentado pelo coordenador Executivo do Procon-RS,Alexandre Appel. As palestras são gratuitas.