Artigos

04 abr 2006

FÓRUM DA LIBERDADE - 01


Compartilhe!           

ABERTURA DO FÓRUM
Ontem à noite, na abertura do 19º Fórum da Liberdade, o momento foi reservado para discursos de abertura do evento e da palestra de Douglass North, Prêmio Nobel em Economia de 1993. O presidente do IEE, Leandro Gostisa, foi bastante objetivo e esperançoso ao expor a escolha do tema -
O Poder no Brasil: Quais os Direitos e Deveres dos Governos?
-. Afinal, o momento não poderia ser melhor para a discussão dos reais deveres que o governo tem para com o povo. De antemão já sabemos todos que deveres existem mas não são cumpridos. Apesar disto Gostisa enfatizou: Quando cada um de nós compreender a importância da nossa liberdade é que conseguiremos criar um ambiente capaz de sonhar e de se desenvolver.
DISCURSOS
O prefeito José Fogaça foi oportuno e inteligente. Ao dar as boas vindas aos participantes foi além: espera que os debates possam definir que novos valores e comportamentos que a sociedade deve eleger para que mudanças sejam feitas.Já o governador Germano Rigotto, ainda abatido pela derrota sofrida nas prévias para Garotinho, foi sonolento. A platéia bocejou sem parar ao som das palavras de Rigotto, que ainda insiste em condenar a estiagem, o câmbio e os juros pelo mau desempenho da economia do RS. Deixou claro que só sabe governar com clima bom e com câmbio desvalorizado. Pode?
PRÊMIO NOBEL
Quanto a Douglass North confesso que fiquei frustrado. A sua palestra: - Os Líderes e o Estado de que Precisamos -, não esteve muito afinada com o tema. E quanto à realidade brasileira mostrou-se nada conhecedor do nosso país. Deu a impressão de não saber coisa alguma sobre o Brasil ou preferiu ficar em cima do muro. De qualquer forma a minha decepção foi maior por esperar muito mais de um Prêmio Nobel.
BRUNO E MARRONE
O número de participantes na noite de abertura, embora satisfatório, diante da situação grave em que vive o RS e o Brasil não representou o que precisamos. Vale lembrar que um show de Bruno e Marrone ainda é mais importante para o povo do que discutir liberdade ou deveres de governos. E o preço cobrado pelo espetáculo para ver a dupla de cantores, vejam bem, é mais caro do que o Fórum. Aí é que se entende como a sociedade prioriza seus desejos. Viva.
PALESTRAS SÉRIAS
Existem palestrantes que não conseguem inovar ao dizer coisas já sabidas. Isto acaba por tornar monótonas as palestras e não empolgam as platéias. Não é o caso de Carlos Sabino, professor e pesquisador da Universidade Central da Venezuela. Ninguém como ele para mostrar o risco que os países latinos estão correndo com o aumento significativo do populismo-comunismo na América Latina. O Brasil corre sério risco de ser atingido em cheio pelo canto das sereias incorporadas em Hugo Chávez e Evo Morales, por enquanto. Um pepino enorme a ser descascado.
MAGISTÉRIO PÚBLICO
Um dos bons exemplos de um dever não cumprido pelo Estado, no RS, tem servido de conversas paralelas no Fórum da Liberdade. Em resumo: os cidadãos gaúchos já pagavam um folha de pagamento insuportável ao magistério público estadual sem que as aulas aconteçam pelo estado de greve dos professores. Agora este mesmo povo foi prejudicado pelo aumento da despesa da folha em mais de 8,5% e as aulas, nada. Isto sem falar na baixa qualidade do ensino, que consegue fazer o cidadão ler sem entender o que leu. Ou seja só os custos aumentam. Este é o dever do Estado? Este dinheiro que falta aos professores do ensino fundamental tem sido gasto com Universidade Estadual. Pode?
PROJETO PESCAR
O Tá na Mesa de amanhã, 5 de abril, traz como prato principal a responsabilidade social. Com o tema ?Projeto Pescar, 30 anos de sucesso?, empresários e egressos de algumas empresas da rede darão depoimentos sobre o funcionamento e a eficácia do projeto. A partir das 11h30min, no 6º andar da Federasul.
MEETING DE TECNOLOGIA
Na próxima quinta-feira, 6 de abril, às 12h, na Federasul - Largo Visconde do Cairú, 17 , a ASSESPRO-RS, FEDERASUL, ABINEE/RS ,FINEP, SOFTSUL e SEPRORGS realizarão o Meeting de Tecnologia . Com o tema "Instrumentos de Fomento para Empresas Inovadoras",o evento contará com a presença dos técnicos da Finep/Rio que informarão sobre a 14ª edição do Venture Fórum FINEP.
BRUNCH DE PÁSCOA
O Novotel Porto Alegre está com uma programação especial para toda a família no Domingo de Páscoa (dia 16 de abril). A partir das 11 horas em seu restaurante Côte Jardim será servido um delicioso e completo brunch, com opções de pratos frios, buffet de saladas, pratos quentes, sobremesas e um menu para a gurizada.
AGENDA ESTRATÉGICA RS 2006/2020
O movimento ?O Rio Grande Que Queremos ? Agenda Estratégica RS 2006/2020?, iniciou uma segunda etapa importante na construção do documento final que deverá estar pronto no segundo semestre deste ano. Esta etapa será em forma de pesquisa a ser realizada na capital no próximo domingo, 9/4, no Brique da Redenção (Parque Farroupilha). Segundo o presidente da Força Sindical, Cláudio Janta, que apóia a ação no Brique, ?ninguém pode ficar de fora, pois todos os gaúchos têm um lugar assegurado na mesa de debates e discussões do projeto O Rio Grande que queremos?. A pesquisa também pode ser realizada através do site do movimento - www.agendars.2020.org.br. O prazo para término desta segunda etapa também já está definido. Será no dia 26 de abril, após um segundo encontro coletivo quando essas informações serão consolidadas dando forma ao Mapa Estratégico da Agenda RS 2006/2020.
AGRIMARK
Será realizado no dia 25 de abril o 3º AGRIMARK BRASIL ? Seminário Brasileiro de Marketing no Agronegócio . A mesa-redonda de marketing no agribusiness brasileiro terá como tema central o ?O marketing estratégico dos agroalimentos - Como as estratégias agroindustriais de competição mundial podem afetar o seu negócio.? Informações e inscrições pelo e-mail produção@marprom.com.br