ESCLARECIMENTOS
Sobre os negócios escandalosos que levaram a Petrobrás à lona e, por consequência, promoveu estragos irreparáveis na economia brasileira como um todo, pelo rombo que representam para os nossos pobres pagadores de impostos, volto ao tema para tratar de alguns pontos que não foram explicados nem esclarecidos.
PRIVATIZAÇÃO
1- Caso a Petrobrás tivesse sido privatizada, o povo brasileiro estaria ganhando triplamente: a) não estaria passando pela situação constrangedora de ser chamado de babaca; b) o governo estaria faturando bilhões de reais em impostos; e,c) mesmo que a empresa, em mãos privadas, viesse a ser nocauteada (probabilidade quase nula) por má administração, os eventuais prejuízos recairiam somente aos seus acionistas e não à sociedade.
VALE
2- É mais do que certo que, se o controle acionário da Vale voltasse para as mãos do governo, como os petistas pretendiam quando Lula ganhou as eleições, a empresa de mineração já estaria em maus lençóis, do tipo que envolvem a empobrecida Petrobrás.
PUT OPTION
3- Como pouca gente sabe o que é a tal de PUT OPTION, que obrigou a Petrobrás a adquirir 100% da refinaria de Pasadena, me disponho a explicar: Put Option é uma OPÇÃO DE VENDA. Quem detém, ou adquire, uma opção de venda, ou -put option-, ganha o direito de vender. Ora, se o COMPRADOR de uma OPÇÃO DE VENDA tem o direito de vender, o VENDEDOR da OPÇÃO DE VENDA (no caso, a Petrobrás) sabe do risco de ser exercido no vencimento do contrato. Como o possuidor da opção de venda achou por bem exercer, a Petrobrás se obrigou a honrar o compromisso.
À DERIVA
Por tudo que o PT tem feito ao longo dos últimos 12 anos à frente do Executivo, o mundo todo já sabe que o Brasil, pelas mãos (ou seriam os pés?), da dupla Lula/Dilma, está procurando o fundo do poço desde 2002. A Petrobrás, portanto, nada mais é do que um veículo da frota brasileira que, pilotado de forma irresponsável pela equipe Lula/Dilma, está à deriva.
TEMPO
O que mais está atordoando os poucos brasileiros que não estão suportando os inúmeros atos de incompetência e/ou corrupção que assolam o país é o tempo que os malfeitos levam para sair do armário. Se o Mensalão já havia ultrapassado as medidas da compreensão, pelo tempo que levou para ser julgado, a falcatrua que o governo promoveu na Petrobrás foi mais além: estourou agora, em 2014, quando o negócio escandaloso aconteceu em 2006. Pode?
CLEPTOCRACIA
Como os casos de corrupção nunca foram tantos e ainda assim parecem não ter fim, muita gente traduz a indignação com frases de efeito. O fato é que, com ou sem frases de efeito, o Brasil vive uma legítima Cleptocracia, que pelo nível alcançado está destruindo com a frágil Democracia. A Petrobrás, como se sabe, principalmente nos governos Lula/Dilma, tem sido fortemente atingida, pela frente, pelos lados e pelos fundos, por armas potentes disparadas por incompetentes, corruptos . Ou ambos.