CAMBALEANTE
Lula agora sentiu o golpe. Cambaleou. Caiu no desespero. Estas foram as conclusões tiradas por vários analistas, psicólogos e psiquiatras que se manifestaram quanto ao seu comportamento nos seus últimos discursos. O presidente já não consegue mais esconder a sua surdez contraída pelas fortes e insistentes pancadas que estão sendo dadas nas portas do Palácio da Alvorada. Pancadas estas que informam as falcatruas no seu governo. O homem está ficando doido com tanto barulho, gente.
PROTEÇÃO
Alucinado com os acontecimentos, Lula já busca proteção de forma desesperada. E está apelando na forma populista. Deve ser fruto dos conselhos recebidos de seus amigos mais íntimos, como Fidel Castro e Hugo Chávez. Lula está, categoricamente, apelando para os seus militantes sindicalistas, buscando uma forma de se manter no Poder. É mais uma apelação populista-chavista, enquanto lhe resta alguma popularidade. Ele sabe tudo e sabe mais: que a sua aceitação está dando sinais de grande fadiga.
AFINAL, A DEFINIÇÃO DO RISCO
Se alguém estivesse morando em outro planeta e resolvesse dar uma voltinha no Brasil ficaria assustado. Não precisaria ir muito a fundo nas questões de corrupção. Bastaria que desse uma olhada na revista Veja desta semana. Gente, é mais do que suficiente para entender o que é Risco-Brasil. Ainda lembro bem quando um tal de Arnaldo Jabor fez críticas às notas baixas que os yuppies, no sentido mais pejorativo possível, estavam dando para definir o nosso elevado risco-país. Segundo ele, yuppies são um bando de garotos exibidos e irresponsáveis que, com suas gravatas coloridas, resolvem se divertir rebaixando constantemente os países subdesenvolvidos. Como se fosse uma perseguição à toa.
A NOTA
Pois é. Não tenho certeza de que o crítico esteja convencido e arrependido pelas bobagens que disse na TV Globo. Pelo menos não fez reparos. Mas, enfim, tudo o que está acontecendo, em termos de divulgação, espelha claramente o tamanho do nosso risco. Vejam: a alta pontuação não significa somente casos de corrupção. Somam-se aí também a atuação pífia da nossa Justiça e o constante encobertamento das falcatruas. Alguém daria nota melhor para o Brasil depois de tudo que tomamos conhecimento?
ESCLARECIMENTOS URGENTES
Não conheço o tal de Cícero Lucena. E também desconheço o tamanho das suas supostas falcatruas que as autoridades estão examinando sobre ele e outros mais. O que sei é que ele foi preso por suspeitas. Por outro lado já conhecemos relativamente bem o Delúbio Soares, o Silvio Pereira, o Marcos Valério e outros mais. Porquê nenhum desses foi preso quando já não há qualquer suspeição, mas certeza? São todos criminosos confessos e nada acontece. Porquê? Isto é Justiça? Ou é proteção a bandidos confessos e criminosos provados? Precisamos de esclarecimentos, pelo amor de Deus.
CRIME INAFIANÇÁVEL
Alguns crimes, chamados hediondos, foram, muito recentemente, considerados pelas nossas autoridades, faltas graves sem direito à fiança. Assim é cadeia imediata para os bandidos que os cometem. O que não se entende é que o mau uso do dinheiro público, quando descoberto que foi por atos de corrupção, não constam na mesma lista ou classificação. Sem deixar de considerar os demais crimes hediondos, algum deles pode ser mais hediondo do que roubar e desviar dinheiro dos contribuintes? Não creio. É por isso que a sociedade se revolta e tende a fazer justiça onde as autoridades se recusam a fazê-la.