MAIS AFASTADO
A semana termina com Palocci um pouco mais afastado do seu cargo, se comparado com a posição que estava na semana anterior. Problemas políticos que possam envolvê-lo com possíveis atos de corrupção, neste momento pesam menos para o seu afastamento, pelo que se deduz. Além de contar com a ministra Dilma Roussef, com Tarso Genro e muitos outros petistas, o presidente da Fiesp e líderes de outras Federações também querem por que querem uma outra política econômica.
CERTEZAS
Este afrouxamento que vem sendo pressionado pelos mais influentes trará muitas certezas para os brasileiros. Se as taxas de juros caírem imediatamente, como todos querem, a desorganização da economia será grande. Havendo uma elevação rápida do câmbio, como é o desejo dos exportadores que estão ajudando na pressão, a inflação dará as caras desde logo. Como o Brasil não tem recursos para financiar os gastos de governo, quem dirá para investir, o nosso risco tende a aumentar. Preparem-se.
OLHANDO PARA O UMBIGO
Esta falta de percepção das coisas, por parte de quem acredita que mudando a política econômica as coisas melhoram para o país, terá um custo elevado. Pode melhorar a situação de uma ou outra empresa, mas a situação do Brasil piora na medida que as contas públicas ficam frouxas. O mercado é sábio e detecta isto imediatamente. Infelizmente, uma visão necessária e mais ampla do ambiente não é o forte nem o compromisso dos insatisfeitos. Tem gente que está se lixando para o risco-país, instrumento que mede exatamente o tamanho da nossa irresponsabilidade.
A LÓGICA DA ECONOMIA
Para quem acompanha a política e a economia, e se propõe a emitir opinião diária sobre seus comportamentos, precisa ter em mente que as lógicas enfrentadas em cada um dos ambientes são bem distintas, justamente pelos interesses de seus agentes. Nas questões que envolvem a economia o interesse dos agentes é individual e está relacionado diretamente com os resultados pretendidos. Embora exista a necessária concorrência, os mais lógicos querem crescer sabendo, de antemão, que jamais estarão sozinhos no mercado. E a ambição que move os envolvidos no processo econômico é o lucro, coisa altamente positiva por estimular o emprego, o desenvolvimento e o progresso.
A LÓGICA DA POLÍTICA
Na política a coisa é bem diferente. Quem não está no Poder está fora e contra. Assim, não tolera qualquer decisão por parte de quem esteja ocupando o cargo. Não havendo possibilidade de todos participarem do Poder, já fica impedida aí a existência do jogo do ganha-ganha. A ambição dos políticos é chegar ao Poder. Não importa o preço a ser pago. E quando isto ocorre, diferentemente da economia, o seu concorrente fica literalmente fora do mercado, que por sua vez começa a fazer de tudo para voltar.
CAMINHO DA DESTRUIÇÃO
Os políticos usam de todas as formas para se manterem ativos. Para tanto, ferir a economia faz parte do jogo, independente de que esteja sendo bem conduzida pelo seu oponente. A lógica, portanto, é outra. A pretensão de estar no Poder não tem compromisso com a saúde da economia. Sendo necessário, a ordem é destruir com tudo até levar o país à breca. Desde que isto os conduza aos cargos de direção. Estamos neste caminho.
DEBATE
O programa Manhã Bandeirantes, da Band AM 640, promove, na próxima 2ªfeira, às 9h da manhã, o primeiro encontro na emissora de quatro propostas para governar o RS a partir de 2006. São quatro pré-candidatos declarados que debaterão suas plataformas de governo sem regras, sem tempos, antes do início das prévias e da legislação eleitoral. FRANCISCO TURRA, NELSON PROENÇA, MOACIR VOLPATO e YEDA CRUSIUS vão debater o futuro do estado e a sucessão de Germano Rigotto. O deputado federal pelo PDT ALCEU COLLARES não confirmou presença. Os ouvintes já podem participar pelo email: manha@bandrs.com.br e telefone 3299-0640.
PALESTRAS
A Rede Bourbon Shopping promove nos próximos dias 22 e 23 de novembro palestras exclusivas aos proprietários e colaboradores das operações dos shoppings Bourbon Assis Brasil e Bourbon São Leopoldo, com o doutor em administração Victor Almeida. O tema do encontro é ?Por que as pessoas compram??. O evento integra o programa de endomarketing da Rede Bourbon Shopping.
COLÓQUIO
O Instituto Liberdade (IL/RS) promove no dia 03 de dezembro o colóquio ?Para Além da Política? ? uma discussão baseada nas obras de William C. Mitchel e Randy T. Simmons. O evento acontece das 9h às 13 horas, no centro de convenções do Ritter Hotel (Largo Vespasiano Júlio Veppo n° 55, Porto Alegre), com a participação de advogados, empresários e diversos intelectuais membros do IL.As inscrições custam 10 reais por participante. Informações pelos telefones 3332-2376 ou 3321-3577.
PROMOÇÃO
Para provar que o tempo não passa voando nos finais de semana, o Moinhos Shopping lança uma promoção especial no mês de novembro: o estacionamento aos domingos terá preço único de R$ 4,50 e tempo ilimitado.
TURISMO
A Capital gaúcha vai estar representada na FIT - Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires, a partir deste sábado, 19 de novembro. A gerente de Marketing e Visitors do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Sílvia Scola, participará da Feira, que se realiza até o dia 22, com o objetivo de promover e divulgar Porto Alegre como destino turístico. Será levado para a FIT amplo material publicitário, destacando o potencial turístico, cultural e gastronômico da cidade.