Artigos

20 nov 2006

DECLARAÇÃO MUITO INFELIZ


Compartilhe!           

A FAVOR DA MORATÓRIA
O presidente do Tribunal de Justiça do RS, Marco Antônio Barbosa Leal, em entrevista, ontem, na TV Bandeirantes, disse ser a favor da moratória da dívida do RS e outros Estados junto a União. Logo após ter feito a afirmação perigosa e complicada tratou de se proteger dizendo não ser economista.
FALTOU BOM SENSO
Ora, o presidente do TJRS, com toda a certeza, não precisa ser economista para falar de débito ou crédito. Para isto e muito mais basta que tenha bom senso. E isto, infelizmente, faltou ao presidente do TJRS. Afinal é do Poder Judiciário que precisamos o máximo de bom senso para que as decisões sejam sempre mais próximas do justo, do honesto.
AUMENTO DOS PROBLEMAS
Para respaldar a afirmação usou como exemplo o calote da dívida Argentina. Aí mostrou que, além da falta de bom senso também não tem grande conhecimento do que lá aconteceu. Uma pena, pois precisamos muito de pessoas capazes e bem informadas para decidir os nossos destinos. Calote não trará benefício algum para o RS. Ao contrário. Aumentarão os nossos problemas.
OUTRAS ALTERNATIVAS
Quero ajudar o presidente do TJRS, que não admite abrir mão dos 3,8% de aumento para o orçamento 2007. Por isto proponho que pense em outras alternativas mais lógicas e sensatas. Como, por exemplo, ser a favor das privatizações. Afinal, o RS paga, mensalmente, 18,5% da RCL para com a União, porque não quis privatizar. Outros Estados comprometem 13% porque abriram mão de empresas estatais.
CAIR FORA
Atitudes como estas, perigosas e lamentáveis, só servem para promover debandadas. Os gaúchos que ainda pensam, e entendem o que significam estes rompantes já devem estar fazendo as malas para cair fora do RS. Empresas, idem. Quem prega calote, certamente não consegue dar bons exemplos. Gente, a coisa está ficando cada vez pior. Lula lá e calote aqui. Um horror.
SOB NOVA DIREÇÃO
O grau de importância que o grupo Gerdau ganhou no mercado de capitais é de tal monta, que a divulgação a ser feita amanhã, 21, na Fiergs, daquele que substituirá Jorge Gerdau na presidência do Grupo deve atrair muita gente. A nova Governança Corporativa terá à frente André ou Cláudio Johannpeter, candidatos ao posto a algum tempo. Como o anúncio está previsto para as 11 horas, o pregão da Bovespa vai repercutir, já na abertura, a escolha feita.
COMUNICADO GERDAU
A GERDAU S.A comunica aos seus acionistas e aos investidores que a Corporación Sidenor, S.A., da Espanha, empresa na qual tem uma participação de 40% do capital social, alcançou hoje um acordo definitivo com a CIE Automotive, S.A. para a aquisição da totalidade das ações de emissão da sua subsidiária GSB ACERO, S.A., empresa que produz aproximadamente 200 mil toneladas de aços especiais por ano, localizada em Guipúzcoa, Espanha.O preço para aquisição de todas as ações de emissão da GSB ACERO, S.A. é de aproximadamente ? 111,5 milhões, além de uma dívida líquida em torno de ? 11 milhões, perfazendo um total de ? 122,5 milhões. Este valor está sujeito a ajustes com base no fechamento contábil de GSB ACERO, S.A. em 31 de dezembro de 2006. O pagamento será feito com a utilização de caixa próprio e linhas de crédito junto a instituições financeiras.O fechamento da operação está condicionado à aprovação dos órgãos competentes, incluindo as autoridades espanholas de defesa da concorrência. A expectativa de ambas as empresas é que a operação seja concluída antes do final deste ano.A participação da Gerdau S.A. no capital social da Corporación Sidenor, S.A. é de 40%, em conjunto com empresa do Grupo Santander, com 40%, e a holding dos executivos da Sidenor, com os restantes 20%.
PLÁSTICO
O Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) promove coletiva de imprensa para apresentação de novo programa para o setor plástico gaúcho, análise do desempenho do setor em 2006, mapa estratégico do Sinplast para 2006-2009 e perspectivas de desenvolvimento da indústria petroquímica-plástico para os próximos quatro anos. A entrevista acontece no dia 22 de novembro, às 8h30, no Salão Amarelo do Hotel Plaza São Rafael.
RESTAURANTE
A partir de hoje, 20, o Bourbon Shopping Country incrementa suas opções de gastronomia com a inauguração do Restaurante Marcos. Instalado no segundo piso do shopping, a casa possui 90 lugares e é especializada na culinária litorânea. No menu, pratos como Camarão Crocante, Sinfonia de Frutos do Mar e o Linguado Crosta e Canela.
CICLO DE PALESTRAS
A Câmara de Industria, Comércio e Turismo do Brasil-Uruguai convida para o Ciclo de Palestras 2006, dia 22/11, com o tema ?Estrutura Organizacional e Gestão do Sicredi?. O evento ocorre no Hotel Sheraton Porto alegre às 19 horas e 30 min. Informações pelo e-mail c.brasilurugui@terra.com.br