IRRITAÇÃO
O Governo do RS peca por falta de comunicação. Quando toma alguma medida de ordem econômica e fiscal, mesmo que possa ter algum conteúdo satisfatório, acaba recebendo por parte da imprensa a divulgação de que a decisão foi muito ruim para todos. Tudo por falta de uma adequada exposição das justificativas. Isto ficou muito claro e evidente na prestação de contas promovida hoje, pela SEDAI - Secretaria de Desenvolvimento do RS -, liderada por Luiz Roberto Ponte, o qual até confessou esta incapacidade.
MENOS ATENÇÃO AO CONSUMIDOR
Mesmo fazendo o reconhecimento da incompetência em se comunicar, o secretário Ponte se mostra com pouca paciência com quem dele discorda. Quando eu disse que o governo dispensa muita atenção para as corporações públicas e algumas para o desenvolvimento industrial, a conta dos maiores sacrifícios acaba indo para os consumidores, o secretário perdeu a paciência. Mesmo sem a calma que o cargo exige, Ponte também não conseguiu provar que as minhas afirmações são verdadeiras.
OS PROBLEMAS SÃO OUTROS
Quando o secretário disse, alto e bom som, que o RS cobra as menores tarifas de ICMS, comparadas com outros Estados da Federação, não consegue explicar a razão para que os combustíveis aqui são muito mais caros, nos postos, para o consumidor. Vide o que acontece no vizinho estado de SC, onde a diferença é brutal. Então vamos deixar bem claro: o RS tem problemas muito maiores do que a estiagem e o câmbio. O governador, infelizmente, é que tem preferência em atacar a natureza e o livre mercado, coisas que podem ser administradas com competência.
A ORDEM É COPIAR
Em todos os encontros com empresários e governo, o prato principal é o ataque aos produtos chineses e a dificuldade em competir com os asiáticos. Creio que, passado este mero desejo de impedir a vinda de produtos de além mar, o que precisamos é fazer as coisas da mesma forma com que somos atacados. A ordem é copiar a China e não pretender, infrutiferamente, que ela deixe de exportar. Isto só é possível com reformas bem feitas. E mais: não é preciso ser comunista.
LIBERAL SEM MEDO
A revista Veja desta semana, nas suas páginas amarelas, mostra uma bela entrevista com o economista Paulo Guedes. Até que enfim um órgão de imprensa resolveu entrevistar alguém com conteúdo liberal. Faço isto diariamente há alguns anos e admito que já passei a ser melhor compreendido. Gente, é assim mesmo que a coisa funciona. Comparando e mostrando o que fizemos até hoje e o que estamos fazendo atualmente. E todos compreenderão com mais facilidade que jamais testamos algo próximo ao liberalismo ou ao neo-liberalismo.
GRIPE FULMINANTE
Os benefícios de quem adotou os princípios da liberdade mostrou-se extremamente promissores e cheios de vantagens para os cidadãos. Quem dera que em algum dia possamos respirar este ar limpo ficando mais afastado da poluição que impede as mentes de entenderem as vantagens do liberalismo. Digo isto porque a América Latina está sendo atacada pela gripe fulminante do social-comunismo, que já destruiu mentes em vários países já arrependidos. Seus tentáculos já estão muito perto das nossas fronteiras.
CANDIDATO
O vereador Adeli Sell, de Porto Alegre, já está se mexendo para ser deputado estadual. Segundo o próprio, está fazendo aquilo que acha ser fundamental para não entrar naquela ciranda de grana para campanha, dívidas, etc. Diz mais: - estou fazendo uma rede de contatos e fazendo com que pessoas e mais pessoas entrem no jogo. E se fizer uma boa votação, elegendo bem, como se diz, daí vou pensar em 2008 o que fazer em Porto Alegre....
AGENDA ESTRATÉGICA
As cinco federações empresariais gaúchas (Farsul, FCDL, Fecomércio-RS, Federasul e Fiergs) estão à frente de uma iniciativa que projeta "O Rio Grande que queremos" para o período 2007/2020. A chamada "Agenda Estratégica do RS" visa a consensar, com a participação ativa da sociedade gaúcha, a visão do futuro do Estado. Busca, sobretudo, a tradução desta visão em ações para que possa ser implementada efetivamente e seus resultados geridos de forma sistemática e permanente.
ESPAÇO GOURMET
O Costão do Santinho Resort & Spa de Florianópolis está ainda mais atraente. Além da programação especial de verão, acontece o Espaço Gourmet. Renomados chefs do eixo Rio-São Paulo foram convidados para ensinar os segredos da alta cozinha. Os hóspedes irão apreciar e aprender a preparar deliciosos pratos. A programação iniciou com o chef Claude Troisgros do Olympe do Rio. Acontece todas as quintas-feiras até o final de fevereiro, exceto no Carnaval.
COLETIVA
O PSDB do Rs, por intermédio da presidente estadual, deputada federal Yeda Crusius, informa que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, chegará em Porto Alegre amanhã, 19, às 16h25min, no vôo da TAM, procedente de São Paulo e concederá entrevista coletiva na Sala Vip do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
Trabalhando há um ano e meio no desenvolvimento de negócios, o empresário gaúcho Carlos Gerdau Johannpeter, apresenta oficialmente ao mercado a Domus Urbanismo, empresa que atua no planejamento e desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. A busca por produtos inovadores e soluções urbanísticas são o foco dos projetos desenvolvidos até o momento, que contemplam os mercados do RS, SC e SP.