Artigos

02 jun 2005

CEARÁ - TURISMO EM ALTA


Compartilhe!           

JERICOACOARA
Um capítulo à parte esta praia, distante pouco mais de 300 km de Fortaleza. Para chegar em Jeri, a partir da cidade de Gijoca, só com veiculo 4x4. Gijoca fica 24 km antes do paraíso e é governada por um espanhol Sergio Herrero Gimenez, há 12 anos. Hoje, Jeri é demarcada pelo Ibama como APA - Área de Preservação Ambiental-, o que impede a existência de novas propriedades pelos limites impostos. E o seu ar primitivo, sem calçamento algum, é a gloria dos europeus, principalmente.
POUSADAS - I
Hoje Jeri conta com aproximadamente 100 pousadas sendo que 7 ou 8 são de ótima qualidade. Entre elas a Pousada do Barão onde me hospedei por dois dias. Os preços, na baixa temporada, que é só o mês de maio, fica por volta de R$ 100/150 a cabana. Na alta, os preços ascendem a R$ 180/200 com alguma negociação. O índice de ocupação é alto, ficando acima de 80% coisa que acontece só na baixa. Na alta é 100% mesmo.
POUSADAS - II
No caso da Pousada do Barão, a paixão à primeira vista aconteceu com uma advogada paulista, de nome Bárbara Meira, que resolveu passar um final de semana em Jeri, há cinco anos atrás. Nunca mais saiu do lugar e se tornou uma empresária de sucesso com a pousada, que depois reconstruída tem hoje 20 suítes. Conta ela que o maior público freqüentador é jovem e com espírito de aventura. E o tempo médio de permanência deles é de 4 dias.
PERFIL DOS TURISTAS
O maior freqüentador das praias cearenses hoje é o italiano, seguido de perto pelos portugueses, que por sinal estão fazendo muitos investimentos em hotéis e pousadas no Ceará. Nos últimos anos os preços dos imóveis comerciais em praias de maior preferência chegaram a subir mais de 100% principalmente Jeri.
GUIAS DE TURISMO
Para aqueles que alugam carro para visitar as praias vão se dar conta, ao longo dos trechos nas rodovias, que faltam placas de sinalização. Mas não é por falta de colocação delas nos locais apropriados para orientação dos turistas. O problema é que os guias de turismo praticam a - tirania -, ou seja, retiram as placas para poderem vender as informações. E se dispõem a acompanhar os turistas prometendo voltar de ônibus tão logo cheguem ao destino.
LOJAS DE INTERNET
Em praticamente todas as praias do Ceará existem lojas de Internet, onde os turistas se ligam com as noticias de suas localidades e consultam suas caixa de correios eletrônicos. Em Jeri, estou me valendo da Oásis Cyber-Café, do André Sampaio, para enviar o material do PONTOCRITICO.COM. André, como os demais, além da simpatia é incansável. Principalmente quando há problemas na banda larga. O site da Oásis, que deverá entrar no ar esta semana é www.universoturismo.com.br .