PROBLEMAS
Os maiores problemas do Brasil, segundo informam as constantes pesquisas de opinião pública, de forma bastante insistente, estão localizados, basicamente, nas seguintes três áreas sociais: Educação, Saúde e Segurança.
DEMOCRACIA ???
É importante ressaltar que a existência do Estado foi concebida -democraticamente- pelos povos civilizados, porque todos entendiam que só o Poder Público poderia prestar tais serviços, de forma igual e satisfatória, a todos os cidadãos.
No Brasil, pelo forte descaso que os governos vem mostrando, justamente nestas áreas mais demandadas pela população, fica evidente que a DEMOCRACIA é algo inexistente ou trata-se de uma enorme fraude.
CABEÇA IDEOLÓGICA
Vejam, por exemplo, que os governantes, tanto pela cabeça ideológica quanto por grande influência da mídia, de forma totalmente equivocada acreditam que a solução e/ou melhora destes serviços básicos está na simples contratação de pessoal. Que nada mais é do que um inchaço da máquina pública.
EFICIÊNCIA
Antes de tudo, para que qualquer tipo de serviço seja prestado com alguma eficiência, independente de quem o faça, é imprescindível que a tarefa seja bem administrada. Isto só acontece com correto PLANEJAMENTO, CONTROLE, DIREÇÃO E AVALIAÇÃO.
ESTADO É MAU ADMINSTRADOR
Ora, mais do que sabido, o Estado brasileiro tem se revelado na maioria das vezes, senão em todas, um PÉSSIMO ADMINISTRADOR. O que propõe, de forma indiscutível, a colheita (farta) de resultados ruins e/ou péssimos. Mais: com preços sempre bem mais altos do que qualquer concorrente poderia oferecer.
SEM SURPRESA
Partindo deste raciocínio lógico não há como alguém possa ficar surpreso com o contínuo mau desempenho do Estado em todas as atividades em que se propõe a executar. Como os indicados pelo governo não reúnem conhecimento e/ou não têm a mínima vocação para administrar, não há como esperar que a Educação, a Saúde, a Segurança e todas as empresas públicas-estatais sejam bem dirigidas, planejadas e controladas.
CONHECIMENTO DO ASSUNTO
Não há portanto, dúvidas de que a Educação e a Saúde DEVERIAM ser entregues para verdadeiros ADMINISTRADORES, com forte conhecimento do assunto. Isto significa, por óbvio, que nestas áreas não deveria haver envolvimento político.
E as estatais, que tem se tornado focos de alta corrupção, devem ser imediatamente privatizadas. A partir daí o risco destas atividades deixam de ser da sociedade -pagadora de impostos- e passam a ser de responsabilidade do investidor/acionistas privados.
No caso da Segurança, que em princípio é tarefa a ser executada pelo Estado, antes de tudo é preciso que sejam suprimidas e/ou revogadas as leis que incentivam o crime e a impunidade. Mais: que o Poder Judiciário não torne em vão o trabalho da polícia, que depois de prender um bandido vê o mesmo ser solto poucas horas depois.
Que tal?