Artigos

16 jan 2006

CADA DIA MAIS POPULISTA, MAIS COMUNISTA


Compartilhe!           

FELIZ DA VIDA
O estado de animo, a alegria, a simpatia e a felicidade não conseguem ser disfarçadas na fisionomia do presidente Lula quando ele se reúne com qualquer comuno-populista. Isto ficou mais uma vez muito claro quando aqui chegou, na semana passada, o novo maluco latino-americano, o cocaleiro Evo Morales. As fotos que registraram o encontro revelam claramente um Lula feliz e realizado. Que vai ficar mais feliz ainda com a anunciada vitória da socialista chilena, que fala a mesma língua dos populistas.
COMPANHEIRO E IRMÃO
Típico de quem está reunido num bar com a turma de amigos íntimos. Para confirmar este sentimento de alegria dos iguais, o novo presidente da Bolívia disse ainda que Lula garantiu apoio ao seu governo e o chamou várias vezes de - companheiro e irmão -. Para recompensar a gentileza sincera, Evo garantiu que as empresas terão segurança jurídica para investir na Bolívia. Morales disse ainda que analisará, depois de tomar posse no dia 22, se é melhor para a Bolívia ingressar no Mercosul, como membro efetivo, como fez a Venezuela, ou se ficará na Comunidade Andina de Nações. Viva.
ESCASSEZ
Enquanto isso, na Venezuela, já está havendo uma enorme escassez de alguns alimentos básicos. Produtores e atacadistas interromperam entregas em reação ao endurecimento do controle de preços pelo governo e à queda das margens de lucro. Café, açúcar e legumes foram os primeiros a desaparecer das gôndolas. Chávez colocou limites aos preços dos alimentos básicos há três anos, imaginando que os pobres seriam beneficiados. Esquece, como muitos aqui, que o mais caro é a falta dos produtos. Está colhendo o que plantou ao confrontar com o mercado.
TEIMOSIA E DESPREPARO
Entra ano e sai ano e as coisas teimam em se repetir por aqui. A história já se encarregou de contar o trauma que envolve a costumeira discussão sobre o Salário Mínimo Nacional. Desta vez, como é sabido, foi entregue às três centrais sindicais a sugestão do valor do novo SM, o qual acabou sendo proposto em R$ 350,00. Como das vezes anteriores, infelizmente, imperou a teimosia, o despreparo e a burrice. Nada que nos surpreenda, diga-se de passagem. Mas, enfim, a única coisa construída na proposta foi a certeza de um novo e maior rombo nas contas da previdência social, além de muita insatisfação entre os recebedores do Mínimo.
SINDICATO DOS INFORMAIS
Esta incapacidade dos envolvidos, ao apresentar uma proposta de valor para o SM, evidencia que preferem tratar a conseqüência e deixar intocada a causa. O baixo valor do Mínimo no país é fruto de uma previdência não reformada e de leis trabalhistas jurássicas. A quantidade de informais no mercado de trabalho é prova suficiente e indiscutível desta verdade. Sugiro que, da próxima vez, seja concedido ao Sindicato dos Informais o estudo definitivo do SM, da reforma da Previdência, da CLT e da reforma tributária e Fiscal. Creio que aí vai dar certo.
CRETINICE DUPLA OU TRIPLA
Os nossos parlamentares continuam aprontando de forma escandalosa contra a sociedade. E ninguém faz nada, ninguém vai às ruas, não há manifestações públicas. Depois da descoberta da onda de corrupção, onde muitos se envolveram, tiveram ainda a cara dura de criar mais uma convocação extraordinária para receber salários polpudos. Insaciáveis. Querendo fazer alguma média e aparecer na mídia como bons moços alguns disseram que doariam os proventos extraordinários. De novo confirmaram a única coisa que sabem fazer: mentir. Deixaram as instituições de caridade a ver navios. Safados, cretinos dupla ou triplamente. Para fechar, o nível de cretinice é tão grande que querem mais deputados para gozarem das delícias do parlamento.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Passeando pelo Moinhos Shopping e terminou a bateria do seu celular? Sentiu um mal-estar? Está com dificuldade de localizar uma determinada loja? Auxiliar o cliente nessas e em outras situações, estabelecendo uma relação de troca de informações e convivência, é um dos propósitos do Departamento de Relacionamento com o Cliente, do Moinhos Shopping, instalado em ambiente exclusivo no 3° piso com funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h.
CaixaRS
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, receberam, as cartas-consulta dos municípios gaúchos interessados em obter financiamento internacional para seus projetos de melhoria social. O pleito conjunto de 29 cidades riograndenses foi coordenado pela CaixaRS Fomento Econômico e Social, cujo presidente, Dagoberto Lima Godoy, acompanhou a Brasília a comitiva composta pelos prefeitos participantes, representante da Famurs e parlamentares gáuchos.De acordo com Godoy, os ministros consideraram inédita a iniciativa, pela sinergia da ação conjunta, uma vez que, geralmente, as prefeituras costumam apresentar seus pleitos individualmente.
MAIOR GRANELEIRO
Amanhã, 17, às 17hs, a Navegação Aliança lançará o maior navio a motor de navegação interior do país: é o N/M Germano Becker, em comemoração aos 75 anos de atividades da Trevisa Investimentos, no Armazém A-1 do Cais do Porto. Em seguida, acontecerá a solenidade de batismo.
SEDAI/RS
O secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, concederá entrevista coletiva à imprensa, às 9:00 horas desta quarta-feira (18.1), onde fará um balanço do desempenho da Pasta em 2005 e das perspectivas para este ano, especialmente na atração de novos investimentos e comentará o apoio aos Arranjos Produtivos Locais ? APLs, o RS Competitivo, o novo perfil que se projeta para a economia gaúcha e os instrumentos de política tributária.
INSTITUTO LIBERDADE
O IL criou cinco opções para quem deseja tornar-se sócio da entidade, inclusive para estudantes, com preços mais acessíveis. Os associados ganham desconto de 30% nas publicações do instituto e têm acesso aos textos exclusivos no website, entre outras vantagens. Outra novidade é que o pagamento poderá ser semestral ou anual.