Artigos

01 jun 2006

APRENDENDO A FAZER MANIFESTAÇÕES


Compartilhe!           

INÉRCIA
A sociedade brasileira, por muitos anos, sempre foi impedida de se manifestar publicamente, devido aos longos períodos em que as ditaduras aconteceram no Brasil. Com isto, além da impossibilidade do exercício, o jeito para tanto foi esquecido, coisa que só os militantes petistas conseguiram reiniciar. Aliás, com muito sucesso, como podemos observar.
AINDA DESORGANIZADOS
Com o andar da carruagem, e diante de tantos descalabros cometidos pelo setor público, felizmente passamos a observar, aqui e ali, algumas mobilizações importantes. Falta, no entanto, mais organização e determinação para que resultados positivos possam ser colhidos.
PRIVILÉGIOS PARA TODOS
Devido ao baixo índice de educação do povo é comum que as reivindicações apresentadas não proponham o término dos muitos privilégios concedidos a poucos, mas pela tentativa de ampliação dos mesmos à totalidade dos brasileiros, o que é outro absurdo. Aliás, foi assim que acabamos criando esta onda impagável de assistencialismos, devidamente blindados pela Constituição.
OLHO NO IMPOSTO
O - Movimento de Olho no Imposto - resultou em 30 caixas com cerca de 1,5 milhão de assinaturas contra a carga tributária no país. Com certeza não fará com que o governo aprove qualquer redução de impostos, mas é um passo para que, ao menos, todos saibam o quanto pagam. Por lei, as notas fiscais deverão discriminar o valor do produto ou serviço e o imposto pago em cada compra. Esta consciência pode, quem sabe, desencadear novas manifestações. Espero que sejam mais contras as causas e não contra as conseqüências como é o caso do Movimento acima.
CONTRA AS CAUSAS
Ainda não vi, por exemplo, manifestações contra o sistema de previdência social e sobre os privilégios denominados - direitos adquiridos ? que esfolam de forma brutal os contribuintes. Estas seriam, sem dúvida, mobilizações em direção às causas dos nossos problemas, como por exemplo: taxas de juros altas e impostos idem.
GRANDE DESCONHECIMENTO
A desorganização, sem dúvida, ainda é grande e a falta de foco é muito perceptível. Até o insulfilme (película usada para escurecer vidros de veículos), que está ameaçado como foi noticiado, conseguiu um bom número de manifestantes gaúchos em sua defesa. Mais de 20 mil inconformados estão mobilizados. Coisas mais importantes e vitais ainda não estão a reunir pessoas inconformadas. Imagino que seja pelo desconhecimento dos problemas.
SMILES
A ANDEP - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, através de sua consultoria jurídica, após minucioso estudo da doutrina e da jurisprudência, concluiu que os proprietários de milhas Smiles têm direito à indenização por dano moral, por parte da União Federal. Concorda com a tese, e, por isso, integrará o pólo ativo da ação, o Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, colegiado que congrega 70 entidades públicas e civis do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, no RS.
MERCADO DE CAPITAIS
EXPOTRADER BRASIL 2006 - 7 e 8 de Junho de 2006 - III CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTORES E OPERADORES DO MERCADO DE CAPITAIS. O Evento terá palestras e operações on-line ao vivo no mercado de capitais com negociação de ativos no mundo inteiro com tradução simultânea. Local: FECOMÉRCIO ? SÃO PAULO ? SP. Maiores detalhes: 021-2232 5133 011-8141-3139 website: www.expotrader.com.br
PACTO PELO RIO GRANDE
As câmaras de vereadores e as prefeituras realizam, no próximo dia 24 de julho, audiências públicas simultâneas para marcar o Dia do Pacto. A data foi definida durante reunião da comissão executiva do Pacto pelo Rio Grande, com representantes da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), da Federação das Associações dos Municípios do Estado (Famurs) e da Associação Gaúcha Municipalista (AGM).
EXPOCACHAÇA
Empreendedores gaúchos participarão da 9ª edição da Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça), que será realizada durante a SuperAgro Minas 2006, de 2 a 4 de junho, em Belo Horizonte, MG. A missão empresarial contará com 45 empresas da região Sul do Brasil, sendo 30 delas de Osório, a 95 quilômetros de Porto Alegre e de outros municípios do Litoral Norte Gaúcho.
CAFÉ NO BAIRRO
A Associação de Amigos dos Bairros São Geraldo e Navegantes inicia no próximo dia 06/06 às 8h15 o Café no Bairro. Será um evento mensal, sempre na segunda terça de cada mês, trazendo sempre um representante do governo para discutir os problemas do bairro e encaminhar soluções. Local: Hotel Porto Alegre - Av Cairú, 340. Maiores informações com: Silvio Belbute - 91934600 ou Angélica Konzen -99727500