INVESTMENT GRADE
Mesmo que seja muito importante festejar a conquista do primeiro Investment Grade brasileiro, obtido pela excelente Vale do Rio Doce, é lamentável que tenhamos somente uma empresa no Brasil nesta condição. Uma só, gente. É duro. Esta nossa predileção e vocação, desenvolvida nas escolas em todos os seus níveis, para que nunca abandonemos a idéia de participação no Terceiro Mundo, e com isto manter compromisso forte com o atraso, é o que nos leva a esta situação.
ADMINISTRAÇÃO COMPETENTE
A Vale do Rio Doce só obteve tal graduação porque, felizmente, foi privatizada. A partir de então é que começou a respirar uma administração competente. A valorização das ações da companhia, mostrando o grau de saúde de suas contas e presença no mercado, foi possível principalmente quando a iniciativa privada obteve o comando dos negócios. Isto é que propiciou a conquista do importante Investment Grade concedido pela Moody?s Investors Service, com a elevação da nota de risco.
ÚLTIMO ESCÂNDALO
Quem deixa de assistir televisão ou ouvir rádio por dez a quinze minutos pode estar perdendo a divulgação do último escândalo. A coisa está bem assim neste momento brasileiro. E mesmo sabendo que todo o cuidado é pouco, alguns políticos protagonizam situações de grande constrangimento para seus partidos e para si próprios. Esta de tentarem viajar com muito dinheiro escondido em pastas e cuecas é de cabo de esquadra. Deve estar embutido nestes procedimentos, uma fantástica vontade de aparecer e de ser descoberto. Não pode ser somente fruto de burrice ou ingenuidade.
AMBAS AS COISAS
Todos aqueles que falam ou escrevem sobre a crise que se abate na política brasileira, especialmente no âmbito do PT, sugerem que Lula sabia de tudo o que foi descoberto. Até pesquisas recentes mostram que a maioria do povo entende que Lula não poderia deixar de saber dos acontecimentos.
MAIS ALÉM
Alguns vão um pouco mais além quando admitem que só a incompetência poderia explicar um provável desconhecimento da situação. Pois eu vejo tudo da forma mais clara e transparente. Não tem ?se?. Lula sabia de tudo e sabe muito mais ainda do que já foi revelado. E mais: também é muito incompetente. Ambas as coisas, com toda a certeza.
NOVO PRESIDENTE
Estrategicamente, o ministro Tarso Genro assumiu a presidência do PT com promessas de dar mais transparência aos assuntos que seus membros participam. O curioso é que, por muito menos do que já foi descoberto até agora, o mesmo Tarso Genro propôs um Fora FHC. Incoerente e cheio de esperteza,como bem se definem as manifestações dos petistas. Nao entro no mérito da questão anterior. Entro no demérito das atitudes do atual presidente do PT. É por isto que não há como entender que alguém lá seja sério e correto.