ASSUNTOS DE ECONOMIA
Os jornalistas, em geral, mais do que sabido, por falta de gosto e/ou por absoluta falta de afinidade para tratar de assuntos de economia, quando recebem alguma informação que diga respeito ao setor mal conseguem explicar ou o que realmente está por trás do assunto.
DESINTERESSE
Daí a razão para que muitos jornais, (um bom exemplo disso está nas páginas diárias do jornal Zero Hora, do RS, que confessadamente já manifestou que não há profissionais competentes para cobrir o setor), deixem de dar atenção adequada (na maioria das vezes nenhuma) ao que acontece na área de economia.
CIÊNCIAS EXATAS
De parte dos jornalistas, a razão para tamanho desinteresse tem uma correta explicação: as matérias que tratam das ciências exatas, principalmente a matemática, não são exigidas, tanto para o exame vestibular quanto no próprio curso de jornalismo.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Diante da clara incapacidade que os jornalistas em geral têm para desenvolver o raciocínio lógico que só as ciências exatas propiciam, quem acaba perdendo, e muito, é o povo-leitor, que deixa de obter, através dos jornais, os esclarecimentos sobre as CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS das medidas econômicas que são tomadas, constantemente, pelo governo.
MATRIZ ECONÔMICA
Neste crucial momento que a economia brasileira está vivendo, de inflação alta, crescimento cada dia mais baixo, intervenções governamentais de todo tipo e a toda hora, despesas públicas aumentando sem parar, etc, etc, por exemplo, é raro encontrar um periódico que faça a correta constatação de que tudo isso não passa de pura CONSEQUÊNCIA de uma Matriz Econômica (BOLIVARIANA) totalmente equivocada.
ESTRAGO
Ora, é inegável que, ao longo dos últimos anos o Brasil vive um claro processo de paulatina deterioração econômica. Infelizmente, por falta de interesse e/ou conhecimento necessário de quem trabalha com a informação, a evolução do estrago não vem sendo mostrado. E, pelo visto, só será estampado quando estivermos perto do caos.
PESSIMISTAS
Isto explica o forte desprezo que muita gente acaba nutrindo por aqueles que, através do discernimento, expõem os perigos que a economia brasileira está vivendo e continuará vivendo nas mãos e pés do PT. Estes que deveriam ser chamados de RESPONSÁVEIS, a presidente Dilma Neocomunista e seus seguidores chamam de -PESSIMISTAS-. Pode?